Mudança de nomes de família?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Formação

Mudança de nomes de família?

#242731 | Chininuba | 24 out 2009 23:19

Desculpem eu colocar aqui um tópico exactamente igual ao que vem abaixo com o título de discrepância inexplicável mas creio que este título corresponde mais ao assunto que realmente aqui vem tratado.


Caros Confrades:

Desde que comecei a pesquisar a minha ascendência familiar (há escassos meses) já me deparei com surpresas de toda a espécie. As memórias dos meus familiares mais velhos são, no mínimo, nebulosas já que não correspondem ao que vou encontrando. Tenho vindo a atribuir isso ao facto de que, infelizmente, estão velhotes mas uma dessas discrepâncias não pode serr atribuída a essa causa. Desde sempre me foi dito, pelo meu Pai, pelos meus Tios, que a minha bisavó, mãe da minha avó paterna, era de origem escocesa e que se chamava Elizabeth MacWilson. A minha tia diz que ela tinha aportuguesado o nome e que assinava Isabel. Encontro-a na certidão de nascimentoda minha avó, na de meu pai, no assento de casamento dela mesma, etc... Sempre como Izabel Anna Vicente. Os pais também aparecem com o apelido de Vicente e foram baptizados, casados, e eram residentes na freguesia de S:José, Lisboa.

Não encontro explicação para esta discrepância. Será que a família terá mudado o nome para Vicente? Mas o que poderia levá-los a isso e onde poderei eu procurar a verdade? É que toda a família de meu pai sempre me disse o mesmo e até brincavam com o facto de eu e meus filhos sermos louros dizendo que era a costela escocesa. Alguèm me pode ajudar?

Obrigada


Maria Clara

Resposta

Link directo:

RE: Mudança de nomes de família?

#242735 | rogeriod | 25 out 2009 00:09 | Em resposta a: #242731

Cara Maria Clara

Pelo que posso entender da sua mensagem, não penso que terá sido uma mudança de nome oficial mas sim através de uso comum. Muito das vezes isso devia-se á ignorancia dos padres que lavravam os registos paroquiais e também a situação inferior que se atribuia á mulher na sociedade de então - uma mulher era filha do pai ou mulher do marido, ponto final, como tal os apelidos do lado feminino são muitas vezes perdidos, obliterados ou passados somente a descendentes femininos desta.

No seu caso suspeito que a sua ascedente poderá ter optado por aportuguesar o nome para lhe facilitar a vida no dia - imagine ela ter que soletrar - no Português de que ela propria seria capaz - o apelido McWilson! Contudo caso a mudança tenha sido voluntária ou não, o que descreve é também parte do fascinio da genealogia - descobrir algo que não sabiamos, por vez após muita pesquisa e dores de cabeça - e também por vezes desfazer alguns mitos e histórias de familia.

Não sei a que periodo se refere a situação que descreve, mas com a implantação da republica e a transição da função de registo da população (baptismos, casamentos e obitos) da Igreja para o Registo Civil, houve em Portugal um caos generalizado. Era costume, aquando de um baptismo na igreja atribuir sómente os nomes próprios - os apelidos eram depois atribuidos pelos pais por uso comum. Quem nasceu naquela altura antes da transição, e viu os seus registos transitarem para a conservatória do registo civil, viu-se na situação em que o seu nome oficial ficou sendo apenas como os seus nomes próprios, isto é sem apelidos. Isto foi o que aconteceu com o meu avô paterno - após 300 anos documentados do apelido Pereira Lima na minha ascêndencia paterna, acabei por ficar com um nome próprio como apelido! Claro que ainda posso rectificar a situação e fazer uma alteração de nome por requiremento ao Conservador do Registo Civil, mas curiosamente, uma vez que falei em todo este embrulho com os meus pais, eles ficaram bastante chocados com a sugestão! A idea ficou desde então em banho-maria...

Now for the good news ... quando for investigar a sua ascendência escocesa irá ter a vida muito facilitada - o Reino Unido tem as melhores fontes de história de familia da Europa, quer em qualidade de informação, quer a nivél de informatização de dados, pelo que pode fazer a pesquisa quase toda sem por os pés na Escócia! Good luck!

Melhores cumprimentos

Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Mudança de nomes de família?

#242766 | Chininuba | 25 out 2009 12:33 | Em resposta a: #242735

Caro Rogério:

Muito obrigada pela resposta e por todas as sugestões nela contidas. Em relação ao seu primeiro parágrafo, creio (mas não tenho a certeza) que a mina bisavó provinha de uma família de classe social mais elevada do que a do meu bisavô. No casamento de ambos, em 1870, ela sabe assinar e ele não. A idade de ambos quando se casaram , ele 33 ela 32, parece-me tardia para a época mas não sei se isto tem algum significado. de qualquer forma, ela é dada como natural da freguesia de S. José, Lisboa, baptizada na Igreja dos Ingleses, e filha de Jacob Vicente e de Eugénia Vicente, moradores na mesma freguesia (mas não diz de onde são naturais). Creio que tenho de tentar andar para trás para saber se existe alguma verdade nesta história de ramo escocês da família. Se mudaram o nome é bem provável que tenha siso por uma razão semelhante à que o Confrade aponta mas gostaria de saber ao certo. Se nunca houve escocês algum, acho estranhíssimo que toda a família do meu pai estivesse enganada e que, tanto o meu pai como os meus tios se lembrassem de que a avó materna deles lhes dizia que o seu verdadeiro nome era Elizabeth MacWilson.

Obrigada mais uma vez, com os melhores cumprimentos

Maria Clara

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 21:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen