Confusao com Vila Verde

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Confusao com Vila Verde

#243009 | ATM | 28 out 2009 02:58

Caros confrades

Tenho uma ascendente natural de ' freguesia de Vila Verde de Areias Pedreira de Tomar', no inicio dos anos 1700.
Poderao informar-me onde se encontra esta regiao?

Com os maiores agradecimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#243023 | NISGM | 28 out 2009 14:10 | Em resposta a: #243009

Salvo erro, entre a estrada que liga Torres Novas a Ourém e Tomar existe uma localidade chamada areias, nas imediações da Lamarosa. Mas no google maps, perto de Ferreira do Zêzere, há uma vila verde e uma areias.

atentamente. nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#243061 | henrdias | 28 out 2009 20:36 | Em resposta a: #243009

Olá Tózé, sejas bem aparecido.

Este teu ascendente é alguém que eu conheça?

Sabes, eu conheço um lugar chamado Vila Verde que fica no caminho de Tomar para Maçãs de D. Maria, um pouco antes da localidade dos Cabaços, mas este lugar já pertence à freguesia de Areias, do concelho de Ferreira do Zêzere.
Também há uma freguesia chamada Pedreira no concelho de Tomar, donde dista 7 Km.

http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=232

Agora não sei qual é a que interessa, mas será que nessa época o termo de Pedreira ia até à Vila Verde, e que as Areias de F. do Zêzere pertenciam a Tomar? sinceramente não sei, mas também pode acontecer que a referência a Tomar seja apenas em termos de Bispado?

Olha, ficam as dúvidas, mas vai dando notícias.

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#243084 | ATM | 29 out 2009 07:14 | Em resposta a: #243061

Caro Nuno de M.

Obrigado pela informação.

Atentamente

António Mendes


Olá Henrique

Pois é. De vez em quando arrebito. Por aqui tudo bem.
Não querendo fazer deste tópico um assunto de outros tópicos já existentes, vai só uma pequena explicação.
Em 2003 fui informado pelo A.D. de Leiria que no registo de baptismo (não tenho) de Miguel Teixeira de Castro casado com Maria Bella da Maya não está mencionado o nome dos pais e que não conseguiram localizar o seu casamento com Maria (natural de Vila Verde). Fiquei sempre a pensar que eram de outra zona e que vieram para Chão de Couce viver para a aparentemente desconhecida Quinta da Amieira.
Pensei agora tentar descobrir qualquer coisa através desta Vila Verde que poderá pertencer a outro arquivo. Como sabes, não estou familiarizado com conselhos, freguesias, bispados, etc.

Um abraço e até breve

Tózé

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#243193 | NISGM | 31 out 2009 00:38 | Em resposta a: #243084

Caro António Mendes,

Já pensou em refazer este tópico também sob um título que envolvesse Pedreira de Tomar em vez de Vila Verde?

Quando abri este assunto imaginei que teria perguntas sobre o Minho e afinal...

Há várias pessoas pelo fórum que conhecem bem a zona de Tomar e de Ferreira de Zêzere e não vão ao engano.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#243268 | Paulo | 01 nov 2009 21:17 | Em resposta a: #243193

Caro António Mendes,

Os dados que colocou no tópico rementem-me para Vila Verde, freguesia de Areias, Prelazia de Tomar, ou Portela de Vila Verde, freguesia de Areias, Prelazia de Tomar.

Ambos os lugares existem, pertencem à freguesia das Areias e foram da Prelazia de Tomar.

A má notícia é que em 1858/59 houve um incêncio na residência paroquial das Areias e os livros que por lá existiam arderam todos...

Atentamente,

Paulo A. Neves

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#243296 | ATM | 02 nov 2009 09:13 | Em resposta a: #243268

Caro Paulo A. Neves

Obrigado pela sua informacao. O incendio certamente complicou a procura por essa zona.
Terei de voltar a Chao de Couce.

Atentamente

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#243299 | chartri | 02 nov 2009 10:48 | Em resposta a: #243296

Caro confrade
Vila verde com 32 fogos nos finais do sec XIX, freguesia das Areias (orago N. S. da Graça), Concelho de Ferreira do Zézere, distrito administrativo de Santarém, Comarca de Tomar, Diocese de Coimbra e Correios: Tomar

Isto nos finais do Sec XIX e retirado num anuário dos Correios da altura

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#244209 | henrdias | 15 nov 2009 17:09 | Em resposta a: #243084

Tózé,

desculpa ainda não ter respondido ao teu mail, mas fica aqui já uma resposta parcial.

Sabes, isto é o resultado de andar a "combater" em várias frentes. É que colocaram recentemente os paroquiais de Arruda dos Vinhos on-line, e agora não tenho "mãos a medir", pois a Luísa tem aí a sua ascendência materna, e como está um pouco desfalcada em relação à minha, tenho de dar uma "mãozinha".

Quanto à tua ideia que os Teixeira de Castro possam ser Teixeira de Castro Mendonça, é claro que carece de confirmação, mas devo dizer que não é descabida de todo, pois estive a ver o nobiliário de Cândido Teixeira, no titulo Mendonças da Sertã e Figueiró dos Vinhos, e encontro várias ligações entre famílias de apelido Maia e Mendonça. Portanto é uma hipótese de estudo.

Sabes, eu aos poucos, estou a "despejar" o Cândido Teixeira para a minha base de dados. A ideia, não é apenas "engrossar" a minha base, mas antes, estabelecer a ligação com os paroquiais que estamos estudando, no intuito de ir um pouco mais além.

Pena é que os paroquiais de Leiria tardem a aparecer on-line, pois assim, até aí na Austrália, tu poderias participar destas pesquisas. Olha, o nosso primo Piçarra tem feito grandes avanços no Porto, pois é o Arquivo que vai à frente nesta matéria.

Quanto à Bernarda Teixeira que consta no Geneall, eu tenho-a aqui casada com um António Mendes filho de António Borges e de Maria Mendes da Amieira, Chão de Couce, e com descendência. Só que acho o casamento dela um pouco tardio (14.11.1751), comparado com o do irmão Miguel Teixeira de Castro (05.10.1751). E depois, como há a confusão com todos estes Migueis, espero confirmar melhor antes de enviar para publicação.

Bom, e agora recebe um abraço do tamanho do Mundo (tem de ser assim para chegar aí a esse lado...),
e até breve,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#244210 | henrdias | 15 nov 2009 17:15 | Em resposta a: #244209

Tózé,

rectifico: o casamento de Miguel Teixeira de Castro com Maria Josefa das Neves foi em (05.10.1737), aliás como consta no Geneall.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#244221 | ATM | 15 nov 2009 19:05 | Em resposta a: #244210

Ola Henrique

Obrigado pela resposta. Tambem ando a tentar completar um pouco mais da parte da Helena e dos meus, como podes ver com a irma do meu pai e minha avo materna.
Ca vou tentando e aguardando.

Um abraco

Toze.

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#250015 | henrdias | 16 fev 2010 21:48 | Em resposta a: #244221

Caro Tózé,

estou de regresso, como podes verificar.
Afinal a vida continua, não é verdade?

Olha, agora aos poucos, tenho andado a "despiolhar" os registos de Figueiró dos Vinhos. Não ando à procura de ninguém em particular, mas tento apenas perceber melhor os relacionamentos entre as pessoas das Cinco Vilas. E devo dizer que tenho encontrado coisas interessantes.

E numa dessas pesquisas deparei-me com um José da Maia filho de Luís da Maia e de Ana Joaquina, naturais de Vila Verde, Areias, termo de Pias. Estava casado com Angélica Maria filha de José Silveiro e de Joaquina Maria do lugar do Chavelho em Figueiró dos Vinhos, onde baptizaram um filho em 13.12.1810.

É curioso verificar que cerca de um século e meio depois da Maria Bela da Maia, esse apelido ainda se mantinha por esses lugares.

Bom, por hoje é tudo. Isto foi só para quebrar o silêncio...
Recebe um saudoso abraço deste primo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#253684 | LCM | 25 abr 2010 18:19 | Em resposta a: #243268

Caro Paulo,

Posso pedir o favor de me contactar? Não encontro o seu email. O meu é correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Confusao com Vila Verde

#255121 | jaboo | 23 mai 2010 00:58 | Em resposta a: #243299

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Desculpe por essa mensagem não ter nada a ver com este topico mas há alguns anos o Senhor teve a bondade de partilhar com varios membros deste forum uma versão word do Gayo. Infelizmente, perdi recentemente varios ficheiros no meu computador (por causa de um virus), dentro os quais essa versão do Gayo. Por isso peço-lhe se não for muita maçada, se me pode enviar uma vez mais esse documento (joaobraz_2000@yahoo.com).
Desde já um grande bem-haja pela ajuda.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen