certidao de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação | Brasil

certidao de nascimento

#243364 | remi | 02 nov 2009 23:16

Olá,
Sei que meu bisa avô é de portugual só sei o nome dele completo e o nome dos pais dele.
O nome dele é VERIDIANO LUIZ DA SILVA
E O NOME DOS PAIS É:JOAQUIM VENCESLAU DE MEDEIROS
PERCILIANA LUIZA DA SILVA
Gostaria de poder encontrar a região que ele nasceu, será que é possível?
obrigado aguardo resposta.

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243369 | A-Pereira | 03 nov 2009 01:58 | Em resposta a: #243364

Olá Remi

Começo por lhe dar as boas noites (aqui em Portugal, agora é de noite) e de lhe dizer que tudo o que lhe vou escrever é com a maior sinceridade e sem a mais leve intenção de magoar ninguém.

Tenho lido, aqui neste forum, muitas mensagens parecidas com a sua e tinha jurado a mim mesmo não responder nunca! No entanto, e para fazer jus ao ditado que diz "quem mais jura mais mente!", cá vai uma respostazita para, se me permite, reflectirmos em conjunto.

Vamos lá então!

Todos nós sabemos que o Brasil é um país enorme, com muitos estados enormes... quase um continente inteiro do lado de lá do Mar Oceano. Por comparação, Portugal é um país pequeno, miúdo, minúsculo, do lado de cá do Atlântico. Pronto! Geograficamente, parece que estamos entendidos. Vós aí, nós cá, amiguinhos, mas com tamanhos bem diferenttes.
Muito bem!
Mas.... embora digam por aí que "o tamanho não conta... " na realidade conta... e muito! Embora Portugal seja pequenito, é muuito grande "à sua própria medida". Também por cá existem distritos - mal comparado o equivalente aos vossos estados - e dentro de cada distrito, muitos concelhos, que por sua vez se dividem em freguesias. Isto é: Portugal não é assim tão pequeno que nos conheçamos todos uns aos outros. Eu não conheço quem mora no meu prédio, quanto mais na minha rua, freguesia, cidade, concelho, distrito ou país ! ! ! !

Assim, pelo que acabei de expor, não me é possível saber quem era o Senhor seu bisavô, nem a Senhora sua bisavó. Seriam muito respeitáveis, decerto, muito boas pessoas, não duvido, excelentes cidadãos creio, mas... nunca os conheci!

Além de não saber se viviam aqui por perto (moro no sul de Portugal) ou se moravam lá para Trás-Os-Montes (do outro lado deste País, mas suficientemente longe para não se ver nem com binóculos), também não sei se quando eu nasci, há cerca de cinquenta anos atrás os respeitáveis senhores seus avós eram ainda vivos ou se já tinham entregue a Alma ao Criador.
Pois é! Será que são do tempo dos Bandeirantes? Viveram em Tiradentes? São João d'El Rei? Bahía? Privaram com o Aleijadinho (excelente escultor Brasilero de Minas Gerais que nasceu no século XVIII)? Tomáram uma xícara de café com D. Pedro I Imperador do Brasil? Também deram o Grito do Ipiranga? Pois , pois, não sei quando viveram esses respeitáveis antepassados seus.

Assim, veja só quão difícil é para mim, que até não me importava de ajudar, atender a pedidos dessa natureza que vêm, via net, do outro lado do Húmido Elemento, parar à minha casa e à casa de outros tantos cavalheiros (e cavalheiras).

Mas que lhe sirva de consolo o seguinte: Não está só. Por dia são uns quantos... E às vezes só com um nomezito: "Conhecem por aí o meu tio Manuel?" (Para vós somos todos Manueis, não é? Estou a exagerar, mas não muito!)

Reflitamos em conjunto! Fazem falta dados essenciais!
Se quer efectivamente saber onde nasceram as honoráveis criaturas Senhores seus Avós dê-nos, além dos nomes, uma data (nem que seja aproximada... já seria qualquer coisa...), e um local de nascimento.
Peça registos de nascimento dos seus pais, avós e pode ser que obtenha mais dados. Veja os Passaportes. Não sei como é que isso se vê, mas há, certamente, pessoas aqui no Forum que lhe explicam isso melhor que eu! Tenho a certeza.

E Pronto! Não leve a mal esta extensa epístola, cheia de considerandos... mas não "desconsiderandos".
Vou-me como cheguei! Terminh dando-lhe as Boas Noites (Isto é pequeno, mas ainda tem alvorada e ocaso. Dá para isso, pelo menos!)

Sinceros Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243391 | remi | 03 nov 2009 16:27 | Em resposta a: #243369

Olá António,
Boa Tarde aqui no brasil já é de tarde.
Muito obrigado pela dica,vou procurar mais detalhes e volto a escrever para voçê ok.
Atenciosamente:
Renata Miranda

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243433 | A-Pereira | 04 nov 2009 01:04 | Em resposta a: #243391

Ora Viva renata Miranda

Então Boam Noite mais uma vez.

Vejo que não ficou aborrecida comigo. Ainda bem. Não era essa a intenção

façã então isso que propõe: Procure mais informações e coloque-as aqui no forum.
Se ouder ajudar, terei todo o gosto.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243464 | NISGM | 04 nov 2009 19:11 | Em resposta a: #243369

Caro António Alferes Pereira,

Eu também já segui a sua lógica mas desisti de gastar latim.

Este mesmo post já teve tanta entrada e sempre tão ausente de lógica, apesar das sugestões...

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243486 | A-Pereira | 05 nov 2009 00:49 | Em resposta a: #243464

Boa Noite caro Nuno de M.

Compreendo-o perfeitamente. Isto é defeito profissional, pelos vistos! (sou professor)
Mas olhe que eu nem quero aprofundar muito o assunto porque, sinceramente, o caso assusta-me.
Além de se pedirem tarefas impossíveis, pede-se num português nunca visto. Inaudito! E, ao que parece, o caso não é isolado. Se dermos uma espreitadela pelos tópicos que por aí andam... meu Deus! Não há vírgulas, não há pontos, não há acentos, não há ortografia que resista...
E querem acordo ortográfico? Para quê? Para começarmos, também nós, a escrever estas garatujas? Nâo obrigado!

Este texto é mais um desabafo do que uma resposta. Perdoe-me por isso, mas às vezes sabe bem dizer o que nos vai na alma, a alguém que nos entende. Perdão.

Mas pode ser (há sempre esperança...) que as pessoas comecem a ter vergonha e procurem ter mais cuidado com o que escrevem "em público".

Cumprimentos

António Alferes Pereira

P.S. Eu sei que também cometo erros. Não quero com isto dizer que sou um mestre da língua. Longe disso. A diferença reside na preocupação. Quando não sei, procuro. Até já há dicionários on-line...

Saúde

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243499 | remi | 05 nov 2009 11:25 | Em resposta a: #243369

Olá,
Sr Antônio.
Mal lhe pergunte o senhor é professor de qual matéria?
O senhor trabalha em universidade?
Tenho muita vontade de estudar aí em portugual.
Como fazo para conseguir uma bolsa de estudo aí?
Estava tentando conseguir o passaporte português para poder ir para ai legal,pois tenho
dois filhos e ficar ilegal não dá.
Mas já até estou desistindo de tentar esses documentos do meu bisa,pois já faz dois anos que procuro algo e nada.
Tem outra maneira senhor Antônio de ir e ficar legal aí?
Obrigado
Renata Miranda

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243563 | A-Pereira | 06 nov 2009 01:05 | Em resposta a: #243499

Cara Remi

Nem sei que lhe diga...
A Senhora quer vir para Portugal? Mas olhe que isto é muito mais pequeno que o Brasil e já tem muita gente. Cabe sempre mais um... é certo e, se vier, todos a recebem cordialmente. Não duvide. Somos um povo hospitaleiro e generoso.
Mas pense bem! Isto também não está famoso. Tenho muitos alunos que estão a regressar ao Brasil. Já pensou? Se eles estão a regressar, porque será? porque aí, mal por mal, estão perto dos que lhe são queridos, têm fubá e mandioca e cachaça e carnaval! Aqui... somos uns sorumbáticos que nem carnaval temos de jeito. Cachaça?... Isso sim... só se for vinho verde e água-pé. E a temperatura??? Friiiiiiio de rachar!!! - se compararmos com Copacabana, bem entendido.
Depois, repare: escrevemos António com acento agudo em vez de circunflexo, usamos vírgulas e pontos, usamos os pronomes mais incríveis que possa imaginar e outras coisas muuito complicadas e esquisitas que nem lhe conto pois tenho horror a isso tudo.
Em suma. Somos um povo macambúzio e pardacento. Para que quer vir? Não faça isso. Pense nas crianças, a serem criadas sem sol, sem samba, sem saravá nem sururú... Pai de Santo? Não "tem" por cá. Terreiro? nem um... Isto é triste, mesmo. Sem sal nem sol...

Ah! esqueci-me de dizer quem sou.
Pois eu sou só um taciturno professorzeco de província que ensina solfejo e história da música a crianças tristes que só tocam prelúdios de gente já morta e com nomes esquisitos como Bach, Debussy, Chopin (Chopã) e outros que não me recordo porque são tudo nomes complicados.

Quanto ao mais importante para este forum que era saber quem foram os seus vovós... deixe lá isso que dá muito trabalho e se é só para vir para Portugal legalizada... talvez haja outra forma... sei cá... um contrato de trabalho, talvez... não sei...
E se assim fizer, os seus bisas descansarão na Paz do Senhor, sem perturbações de maior, ao som de harpas, cuícas e violões, entoando hinos ao Criador, juntamente com Querubis, Serafins, qual Escola de Samba em Domingo Gordo.
E creia, cara amiga que o Cristo Redentor, do alto do seu Corcovado abençoará a decisão de por aí ficar nessa Terra abençoada por Deus.

Leia a carta de Pero Vaz de Caminha. O homem tinha razão! E olhe que já lá vão uns anitos. Já naquele tempo....

Saravá
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243570 | glorinhasm | 06 nov 2009 04:50 | Em resposta a: #243563

Ai Antonio ,estou a rir aqui com suas respostas,não resisti vai lá, mas estou a responder cá uma resposta ,mesmo sendo serio tu es um grande cômico antecipando peço desculpas .eu escrevi em seu site para que ,que sabe alguém conheça algum parente tentar não é proibido rsss.

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243572 | roz | 06 nov 2009 08:23 | Em resposta a: #243563

Caro Antonio Alferes Pereira

O inverno comecou, a manha~ esta' de chuva ca' por onde vivo e o seu comentario foi mesmo o "tonico" de que eu precisava para principiar o dia! Rir faz bem 'a alma.....

Bem haja.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243615 | A-Pereira | 06 nov 2009 19:26 | Em resposta a: #243572

Cara (o) Rosário (ou Rosario)

Ora viva.
Em primeiro lugar, peço perdão por me estar a afastar do propósito para que este locar foi criado. Tratar de assuntos sobre genealogia. Neste momento já é mais um folhetim que se aproxima muito da "Simplesmente Maria", da rádiotelefonia, dos passados anos 70, ou da "Coxinha do Tide" de que a minha mão falava. Se tivesse imagem, assemelhar-se-ia às histórias do Museu de Cinema do Senhor António Lopes Ribeiro e do Maestro António Melo ou ainda ao "Pátio das Cantigas"... mas enfim! A conversa começou com genealogia... e rir um pouco também faz parte desta geração.

Adiante.
Fiquei a pensar no seu post. E agora, tendo-o aqui à minha frente, fiquei ainda mais intrigado. Eu explico.

Quando diz que o meu comentário foi mesmo o "tonico" de que necessitava, não sei se está a referiri-se ao "tónico", medicamento para fortificar, fortalecer... ou ao "tonico", i. é.: popular de "António".

É que sem o acento "tónico", fico sem saber se está a "rir de mim" ou se a "rir comigo".
Mas não se preocupe.
Se se ri de mim, aceito perfeitamente que o faça. Que hei-de eu fazer? zangar-me? Na.... As pessoas devem ter capaciddade para rir de si próprias. Quem o não fizer, tem medo da auto-crítica. E essa é necessária, por constituir em si uma forma de crescimento saudável, de transformação.
Portanto, posso-me rir consigo, de mim próprio. ´

Se se ri comigo, permita-me que fique feliz por isso, pois é sempre bom dar motivos para uma boa gargalhada. (sem se entrar no ridículo, claro está).

Neste mundo de afazeres constantes, de correrias loucas, de tempos perdidos e de serões mal passados em frente da T.V., a ver o "Quem Quer Ser Milionário" em vez de estar aqui no forum a ver "Quem Quer Ser Português", é bom que nos riamos. E bastante. P'ra quê chorar???
O humor é uma arma interessantíssima! (e às vezes, perigosa...)

Espero que tenha rido outra vez, com o "Tonico".
Sinceríssimos cumprimentos.


"An-tonico" Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243622 | remi | 06 nov 2009 19:43 | Em resposta a: #243563

Senhor António,é assim que escreve não é mesmo?
Nós brasileiros podemos até escrever errado, mas não somos tão burros igual o senhor imagina.
Sarava deve ter sim,mas cada um com sua religião não é mesmo?
Agora pedi só uma dica para o senhor,não preciso de criticas se escrevo errado ou se tem sarava por aqui.
Me desculpe se ofendi.
Voçês aí não tem coraçã, a outra entra para ler mensagens dos outros,antes de sair de casa,ela não tem o que fazer mesmo não é?
Agora não sou nenhuma mendiga aqui no brasil não e mesmo se fosse voçês portugueses vem para o brasil e é muito bem recebidos,mesmo se veêm para morar.
Eu senhor gosto de conhecer novas culturas,já morei na Englaterra,Estados unidos e Canadá,Há e um detalhe muito importante LEGALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.
Não sou de ficar ielgal nos países dos outros.
Agora o senhor passe bem.
E aprenda: Que um dia é da caça outro é do caçador.
RENATA MIRANDA

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243626 | A-Pereira | 06 nov 2009 20:17 | Em resposta a: #243622

Cara Renata

Como lhe disse, se vier para Portugal, é muito bem vinda e ninguém a tratará mal.

Se quiser saber dos seus antepassados, ajudarei no que for preciso, dentro das minhas possibilidades, claro!

Não se abespinhe.
É um facto que escreve mal e eu tenho pena que trate assim tão mal esta língua maravilhosa, de Camões, Pessoa, Vinícius, Ary Barroso, Tom Jobim e outros tantos portugueses e brasileiros. Mas que hei-de fazer?

A minha opinião sobre os brasileiros: Há-os bons e maus; burros e inteligentes; ricos e pobres; .... como em todo o lado, como em todos os países, como na farmácia!

A outra senhra viu o que escreveu?? Pois bem! Ainda bem. Se ninguém visse, ninguém lhe poderia responder. O forum é, por definição, um espaço público. Já no tempo de IVLIUS CAESAR ( Um velho caquético que foi morto brutalmente à porta do Palácio do Planalto do tempo do Asterix).

Saravá é uma bonita saudação e eu gosto!

Saravá para si. (sinceramente)


António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243628 | remi | 06 nov 2009 20:59 | Em resposta a: #243626

Senhor António,
Acontece que língua portuguêsa de portugual é bem mais culta que o português do brasil.
Eu admiro isso,é igual o inglês da Inglaterra é mais mais correto do que inglês dos Estados unidos,mas o que iremos fazer.
Obrigada por se dispor de ajudar nos meus antepassados.
Atenciosamente:
Renata Miranda

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243629 | roz | 06 nov 2009 21:08 | Em resposta a: #243615

Caro Antonio Alferes Pereira,

Sou Maria do Rosario mas so' a minha mae me tratava assim! As minhas desculpas pela falta de acentos, cedilhas, etc. mas vivo em Inglaterra e o meu computador nao os tem ou a azelhice 'e minha e nao sei como mudar o teclado.

Mais uma vez me fez rir, consigo, claro esta'! Que seria da vida se nao fosse o humor?! Embora outros possam pensar o contrario, o meu tempo 'e escasso mas continuarei a apreciar ler os seus comentarios.

Melhores cumprimentos da
Rosario

PS. Ainda me lembro do romance da coxinha do Tide e das calorosas especulacoes das donas de casa da 'epoca. Por ai' ja' pode adivinhar a minha idade.....

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243640 | A-Pereira | 07 nov 2009 00:45 | Em resposta a: #243628

Cara Remi

Diga se necessitar dos meus préstimos para encontrar os seus antepassados. Disse-o e repito-o: Estou disposto a ajudar, na medida das minhas possibilidades, claro.

Quanto às línguas de Portugal e do Brasil... que iremos fazer?? Eu digol-lhe: batalhar para serem ainda mais belas. Dois povos tão bonitos não podem deixar que a sua língua morra. É preciso carinho, ternura... Afinal usamo-la todos os dias, para dizer aos nossos filhos que os amamos, para escrevermos aos amigos, para indicar uma rua, para ler um livro saboroso, para sobrevivermos... Vai ver que se cuidar dela, como fez agora na última mensagem, se sentirá muito mais contente consigo própria. Dirá:
- Escrevi a um portuga que não conheço, mas ele entendeu o que eu disse, e a prova disso é que o safado me responde. Afinal o velhote não deve ser assim tão safado.... talvez rabugento... coisas de velhos... Mas não é que o safado tem razão? não é que eu fico melhor quando escrevo e me entendem?? Curioso....


Aceite um abraço amigo deste portuga. E mande lá os dados desses vóvós que o savado do portuga vai ver o que pode fazer...

Saravá amiga Remi

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243679 | NISGM | 07 nov 2009 20:39 | Em resposta a: #243486

Caro António Alferes Pereira,

O que me desmotiva não é a escrita, é a falta de leitura das respostas que os outros se dão ao trabalho de dar.


A queda continuada, repetida e inconsequente nos mesmos vícios, como se pode perceber por http://www.geneall.net/P/forum.php?search=remi&tema=0&pesq_por=uid

Repetem-se perguntas já respondidas e até depois de terem agradecido a resposta - o que quer dizer que a leram.

Desisti, pois a cada um o seu método.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243748 | A-Pereira | 08 nov 2009 21:43 | Em resposta a: #243629

Ora viva cara Maria do Rosário (como a Senhora su mão a tratava)

Que bom "ouvi-la"!

Posso adivinhar, atravez desta maquineta impessoal e contraditória, que a Senhora é bem disposta. Ainda bem. Conserve-se assim. É um exemplo para as novas gerações que, ou não riem, ou riem de coisas tolas (não são todos, Graças a Deus !!!). Ao menos nós rimos de coisas interessantes e, sobretudo, com inteligência, não é verdade?


Aqui há uns meses rspondi a um confrade aqui do forum e (se quer que lhe diga, já nem sei bem como foi...) fiz algum comentário acerca dos acentos.

Valha-me Deus !! que fui eu fazer? Crime de Lesa Majestade! Pecado Capital! O Senhor zangou-se comigo... de tal forma que eu dizia "de mim para comim": Ainda bem que não estou por perto!

Poispois, é que o tal Senhor vive na América e tem o mesmo problema com os acentos. O que o Senhor não percebeu - e a cara Maria do Rosrário percebeu - é que eu usei isso para apelar à necessidade de escrever com a maior corecção possível, sim, mas foi sobretudo para outras duas coisas bem importantes: Comunicar e fazer humor.

Comunicar é fundamental e eu, sempre que posso, não perco a oportunidade. Acabaram-se os cafés, onde se trocavam as ideias, os jantares de família são cada vez mais raros e os eventos culturais não contemplam essa vertente. Aí há comunicação, sim, mas entre o actor e o público - individualmente - , entre o cantor e o público - individualmente -, entre o bailarino e o público... sempre individualmente. Falta-nos conversar. O Foyer da ópera devia estender-se ao quatidiano. O computador proporciona, mas é frio. Faltam-lhe os olhos.

Usar um tema maravilhoso como é a nossa língua e fazer um tricadilhozeco com o tonico vs. tónico vs. acento tónico, que até vinha mesmo a calhar... é mais um pretexto do que uma chamada de atenção. Só as pessoas inteligentes o compreendem.

Bem-haja por isso

Se necessitar de algo que esteja ao meu alcance, diga. Moro no sul de Portugal mas às vezes ando a vadiar (não tanto com gostaria... mas alguém tem de trabalhar, não é verdade?)

Cumprimentos

P.S. Esse "bem-haja" do primeiro post revela origem beirã. Correcto?

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243752 | A-Pereira | 08 nov 2009 21:53 | Em resposta a: #243748

Cara Maria do Rosário

Eu novamente.

Desculpe os erros e o facto de não ter assinado.
"Deus castiga sem pau nem pedra". Quem me manda andar a corrigir os outros? Quem tem telhados de vidro...

Poispois. Além disso, não assinei.
Tenho desculpa. Estou com uma constipação monumental e cansado de uma viagem que fiz à zona de Fátima - Minde_ para fazer um concerto coral. Fui ontem, vim hoje e dormi "a correr" a noite passada. Já não tenho idade (embora não me lembre da coxinha do Tide, já sou avô).

Como se isto tudo fosse desculpa....


Cumprimentos, mais uma vez, e desta vai assinado

António Alferes Pereira
Ao seu dispor

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#243862 | A-Pereira | 10 nov 2009 14:06 | Em resposta a: #243640

.

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#245047 | A-Pereira | 27 nov 2009 01:00 | Em resposta a: #243862

.

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento

#245058 | ksaraujo | 27 nov 2009 11:42 | Em resposta a: #243364

Olá!

Você é a Renata Miranda da Silva que mora no Rio de Janeiro?

Entre em contato comigo que talvez eu possa ajudá-la nesta sua busca da certidão de nascimento do seu bisavô, está bem?

Mande uma mensagem para: k e l s o n (a rr oba) h o t m a i l . com (escreva tudo junto).

Fico no aguardo, abraço.

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen