Pedido de Ajuda em Faro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Pedido de Ajuda em Faro

#243492 | Saba | 05 nov 2009 03:05

Caros Colegas,

Ando a desenvolver a minha genealogia ha ja algum tempo e por os meus avos serem todos de localidades diferentes, isto tem sido um processo caro e demorado. Inicialmente gastei bastante dinheiro com os Arquivos Distritais, que muitas vezes nao achavam coisas que depois eu vim a achar. Depois comecei a recorrer aos microfilmes dos mormons, mas como tenho antepassados em tantas freguesias, esse processo tambem se esta a tornar caro.

Queria por isso pedir o favor de algum colega localizar o casamento dos pais destes meus antepassados:

Jose Goncalves que era natural de S. Pedro, Faro e filho de Jose Goncalves e de Maria da Conceicao
casou com Antonia Rosa, natural da Se, Faro que era filha de Bartolomeu Lopes e de Teresa Maria.

Casaram no Monte da Caparica, Almada em 4 de Junho de 1780, pelo que penso que os pais terao casado entre 1740 e 1758.

Agradeco qualquer ajuda.

Tenho comigo microfilmes de Carnaxide, Monte da Caparica, Avelas da Ribeira, Serta, Quadrazais, Vila do Touro, Aldeia Velha (Sabugal), Quintas de S. Bartolomeu e Vale de Espinho, entre outros que ja nao recordo, caso alguem precisa de ajuda nessas localidades.

Muito Obrigado,

Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#244889 | Saba | 24 nov 2009 21:17 | Em resposta a: #243492

renovo o meu pedido

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#244942 | jataide | 25 nov 2009 18:05 | Em resposta a: #243492

Caro Luís Ramos,

Não lhe prometo datas, mas logo que possa far-lhe-ei a pesquisa. No entanto, devo dizer-lhe, que o livro de casamentos da Sé/Faro, para a data pretendida está muitíssimo degradado.

Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#244943 | Saba | 25 nov 2009 18:08 | Em resposta a: #244942

Cara Manuela Aleixo,

Agradeco imenso qualquer ajuda que possa dar. Por favor diga-me se ha alguma forma de eu poder retribuir.
Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#245043 | jataide | 26 nov 2009 23:15 | Em resposta a: #244943

Caro Luís Ramos,

Não se preocupe. Temos é que ser solidários uns com os outros! Não faço mais que a minha obrigação, pois é a maneira que encontro de retribuir toda a ajuda generosa que tenho tido através deste fórum.

Conforme lhe disse, logo que tenha disponibilidade faço-lhe a pesquisa.

Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246084 | suzy gama | 16 dez 2009 12:13 | Em resposta a: #243492

Caro Luis Ramos

Imprimi este seu pedido e tenho andado com ele na esperança de conseguir um tempinho para ir ao ADF, o que aconteceu ontem.
Comecei por procurar o assento de baptismo de Antónia na freguesia da Sé de Faro, tendo encontrado o seguinte:

ANTÓNIA, filha legítima de Bartolomeu Lopes, mareante e de Teresa Maria.
Neta paterna de António Vaz e Isabel Rodrigues e materna de Manuel Raposo (?) e Catarina Pacheca (?), todos da cidade de Faro.
Nasceu no dia 17.10.1757 e foi baptizada em 23.10.1757. Foram padrinhos Manuel Machado, mareante e sua mulher Antónia Maria.
Fonte: página 231 do livro de baptismos da Sé de Faro
* Deverá solicitar cópia deste assento ao ADF para confirmar os dados

Não localizei o casamento do casal Bartolomeu Lopes e Teresa Maria nos livros de casamentos da Sé ou de S. Pedro.

No livro de baptismos de S. Pedro encontrei:

JOSÉ, filho de José Gonçalves, da freguesia da Conceição e de Maria da Conceição da cidade de Faro.
Neto paterno de José Gonçalves e Maria da Costa e materno de Manuel Rodrigues e Inês Gonçalves
Nasceu em 13.10.1750 e foi baptizado em 18.10.1750. Foram padrinhos Francisco Fernandes Coelho e sua mulher Joana de Sousa.
Fonte: página 71 do livro de baptismos de S. Pedro de Faro.

Não encontrei o casamento do casal José Gonçalves e Maria da Conceição nos livros de casamentos da Sé ou de S. Pedro.

Até aqui, tudo bem.

Encontrei o casamento de um irmão deste José Gonçalves que diz o seguinte:

Casamentos, S. Pedro Faro, página 71v

Em 10.09.1747, casou António Gonçalves, trabalhador, natural da freguesia de Pechão, filho de José Gonçalves e sua mulher Maria da Costa, com
Joana Maria, natural da freguesia de Santa Barbara, filha de Manuel Viegas (...) e de Maria Viegas.

Aqui aparece-nos um irmão do seu "alegado" avô José Gonçalves, um, nascido na Conceição de Faro e outro na de Pechão. Confirmei ambos os assentos e não tenho dúvidas.

Continuando...

Tendo já o assento de baptismo do José, nascido em 1750, não prestei mais atenção ao casamento dos pais a partir de 1750 para a frente, mas enquanto procurava o casamento do Bartolomeu Lopes encontrei o seguinte:

Casamentos, Sé de Faro, página 154v

Em 04.01.1751, casou
José Gonçalves, mareante, filho de Domingos Rodrigues e de Catarina Maria, com
Maria da Conceição, fiha de António Neto e Madalena da Cruz, todos naturais e moradores nesta cidade (Faro)

E aqui é que a coisa se complica, há que procurar um filho deste casal de nome José, nascido depois de 1751 ( que é bastante provável que apareça) mas vai ficar a dúvida de qual dos Josés Gonçalves c.c Marias da Conceição o meu amigo descende.

Gostaria de lhe dar melhores notícias mas para já é este novelo que tenho para lhe apresentar. Vou tentar rever os livros de baptismo e tentar localizar os casamentos nas freguesias vizinhas numa próxima vez que vá ao ADF.
Se tiver possibilidade, peça cópias dos assentos acima referidos ao ADF, para que possa conferir os dados (cópias não certificadas ficam bem mais baratas que certidões) e reveja os seus apontamentos acerca da descendência deste casal, pode ser que haja alguma informação acerca de tios/padrinhos que ajude a tirar dúvidas em relação a que casal descende.

Com os melhores cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246123 | Saba | 17 dez 2009 06:26 | Em resposta a: #246084

Cara Colega,

Agradeco mesmo imenso pela sua ajuda. Sei o quanto e' dificil e demorado ler esses registos. Eventualmente espero vir a pedir esses microfilmes e ver se descubro de qual dos casais Jose Goncalves e Maria da Conceicao descendo.

Sera que posso retribuir de alguma forma o seu favor? Que zonas do pais esta a pesquisar? Tenho comigo cerca de 3000 copias de assentos e acesso a microfilmes de varias zonas. Se puder ser util, por favor avise-me.

Mais uma vez um grande obrigado!

Os Melhores Cumprimentos,

Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246127 | suzy gama | 17 dez 2009 13:04 | Em resposta a: #246123

Caro Luis Ramos

Temos de ser uns para os outros!
Os meus antepassados são quase exclusivamente algarvios mas nunca se sabe se algum dia não precisarei de recorrer à sua ajuda. Até lá, boas pesquisas e se eu encontrar mais algum dado, informa-lo-ei.

Tenha um Feliz Natal!

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246196 | Gilson Nazareth | 18 dez 2009 19:14 | Em resposta a: #245043

Cara senhora,
Peço desculpas mas não consigo deixar de formular um pedido.
Haveria como levantar algo da ascendência desta família:

GENEALOGIA COSTA E SILVA ANTUNES


João Antunes da Costa e Silva n.Porto casado com Josefa Brizida.n.Faro

1-1-João Antonio da Costa e Silva Antunes, n.Freguesia de São Pedro- Faro
Casado 1ª c/Veneranda Joaquina Tereza da Graça Ramalho Ortigão, n.08-02-‘792 filha de Joaquim Ramalho Ortigão e Josefa Vieira dos Santos. Sem prole.
Casado 2ª Freguesia de NS dos Anjos c/Maria do Carmo Ferreira, n.Lisboa, Freguesia de Santo André
Pais de:
...2-2-José Ricardo da Costa e Silva Antunes, Oficial do Exército Português, elaborou a “Copilação da legislação militar portuguesa”, n.Lisboa 07-02-1831e f.Lisboa 07-08-1906 c/c/Maria da Conceição do Canto e Castro de Mascarenhas Valdez, n.Lisboa 24-10-1825 e f.Lisboa 20-04-1892. Filha de Francisco José do Canto e Castro Mescarenhas e Carlota Joaquina Mascarenhas de Mancelos Valdez
......3-1-João do Canto e Castro da Silva Antunes,Quinto Presidente de Portugal, n.Lisboa 19-05-1862 e f.Lisboa 14-03-1934.Casado 1891 c/Mariana da Santo Antonio Moreira Freire Correia Manuel Torres de Aboim, n.13-06-1865,filha de João Batista Moreira Freire Correia Manuel Torres de Aboim e Josefina Arcângela Pereira de Castro Telles Eça Monteiro da Cunha.Pais de:
.........4-1-Maria da Conceição de Canto e Castro c/c/Afonso Nobre Veiga.Pais de:
............5-1-Afonso Miguel do Canto e Castro Nobre da Veiga c/c/Maria José da Purificação de Arriaga Borges de Souza Ximenes do Sandoval Telles

.......4-2- José de Castro Canto

.......4-3-Josefina Aboim de Canto e Castro c/c/José Francisco de Lemos da Costra Salema, filho de Francisco Paulo da Costa Salema e Mariana Julia Gonçalves Viana Lemos. Pais de:

.........5-1-Maria Josefina de Aboim do Canto e Castro de Lemos da Costa Salema, n.08-02-1923 c/c/José Maria Eduardo de Brito Capelo de Morais

.........5-2-Maria do Carmo de Aboim do Canto e Castro Viana de Lemos da Costa Salema, n.16-02-1980 c/c/ Gastão Fernandes Furtado Pereira dos Reis

........ 5-3-José Manuel do Canto e Castro da Costa Salema c/c/Maria Guiomar Soares Ribeiro


1-2-Antonio José da Costa e Silva Antunes,Oficial do Exercito Brasileiro-Coronel- Foi Comandante da Fortaleza Ratos em Santa Catarina- n.Faro, Algarve e falecido Uruguai.
Casado Uruguai, Montevideo, El Cordón, 19-03-1822, com Micaela Vidal y Tembra, n.Freguesia de NS de Los Angeles, Departamento de Negreros,Arc.Santiago de Compostela, La Coruña,Espanha.Filha de Blás Vidal y Tembra e Pasquala Rosendo Patino.

...2-1-Antonio José de Acosta,n.Montevideo - El Cordón- 19-01-1823 e b.27-01-1823 lº3/1 e 1v, Vice- paroquia Del Carmen Maior, extra-muros.
Casado, RJ, Santana Lº3/123v(08-11-1856)às 6h da tarde, com Delfina Balbina de Oliveira Quintana, Nonoca, n.RJ,filha de
Domingos Manuel de Oliveira Quintana, n.MG, depois BA,N.S do Bonsucesso do Fanada cerca 1796-Senhor do Engenho da Caxamorra, em Guaratiba, RJ, e de Cândida Angélica da Nóbrega Botelho, que herdara o engenho de seus avós maternos. Nonoca, depois de viúva casou-se com o banqueiro francês Henri Benjamin Constant de Labothiérè, também com geração.
......3-1-Ernani Augusto de Acosta, f.Rio de Janeiro em provecta idade c/Brasil c/ Zulmira Amália de Oliveira, sem prole.Criaram um menino, Felisberto de Menezes, depois conhecido educador e dono de colégio.
......3-2-Isabel Augusta de Acosta y Quintana (Zabelita)n.Montevideo,b.Rio de Janeiro mas criada num convento no Uruguai, falecida de parto de trigêmeos, no Rio de Janeiro.Casada com Alberto da Silva Nazareth (Bebeto) n.RJ,filho do Coronel Sabino da Silva Nazareth, capitalista e que recebeu a Ordem de Cristo por sucessão de seu pai.e de Geroloma
Maria Pascoalina Rombo, n.Valvarena, Pelgli,Genova,Ligúria,Itália, com sucessão.
......3-3-Candida Augusta de Acosta c/c/Augusto Fernandes da Cunha s.m.n.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246281 | jataide | 20 dez 2009 13:47 | Em resposta a: #246196

Caro Gilson Nazareth,


Depreendo pelo conteúdo da sua mensagem que está interessado em encontrar a ascendência de João Antunes da Costa e Silva e de Brigida Maria, irei em Janeiro ao ADFaro.

Cumprimentos,


Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246288 | Gilson Nazareth | 20 dez 2009 16:08 | Em resposta a: #246281

Cara Manuela,
Exato,gostaria da ascendência de João Antunes da Costa e Silva e Brizida Maria.
Tenho outros ancestrasis em Faro como os Longueil,estes muito pouco claros para mim.
Meus antepassados diretos estão no livro do Sanches Baena mas não sinto firmeza no autor, o que me diz?
Obrigadíssimo e santas festas para a amiga,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246348 | jataide | 21 dez 2009 17:30 | Em resposta a: #246288

Caro Gilson,

Está combinado, durante o próximo mês o que apurar comunico e prometo que se me cruzar com alguma informação bibliográfica sobre estes seus ascendentes passar-lha-ei de bom grado.

Boas festas para si também!

Manuela

Suponho que a única data que tem para a pesquisa é 8.2.1792?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246364 | roz | 21 dez 2009 23:25 | Em resposta a: #246127

Cara Susana Gama

Primeiro, as minhas desculpas pelo atrevimento de lhe vir pedir este favor mas como vi a sua amabilidade para com o outro participante, vou arriscar-me.

Tenho um unico ramo do Algarve mas que ate' agora se mostrou o mais dificil por ter poucos dados concretos. O meu 6o. avo Jose Claudio Mendes Rosado, 'e de momento o fim de linha. Nao sei o nome dos pais mas sei que tinha pelo menos 2 irmaos, Inacio, que foi padre e Antonio. Num documento referente a este diz que era natural da "freguesia de Faro" mas como havia duas, nao sei a qual se refere. Assumo que os outros irmaos fossem da mesma mas nao sei.
Por calculos aproximados diria que devem ter nascido depois de 1710 pois comecam a aparecer em Cabo Verde, ja' adultos, antes de 1746.

Sei que 'e tudo muito vago mas se por acaso encontrar um Jose Claudio, um Inacio e um Antonio, filhos de um ou uma .........Mendes Rosado nos principios/meados do sec. XVIII ficar-lhe-ia imensamente grata pois vivo em Inglaterra e nao tenho possibilidade de ir a Faro pesquisar.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246372 | suzy gama | 22 dez 2009 02:14 | Em resposta a: #246364

Boa noite Rosario

Terei muito gosto em poder ajudá-la mas os dados que me dá são efectivamente algo vagos e achar o seu 6º avô nos registos sem o nome dos pais seria uma tarefa quase impossível.
Diz que "comecam a aparecer em Cabo Verde, ja' adultos, antes de 1746". Não tem registo de casamento do seu 6º avõ ou de um filho/filha? Qualquer dado pode ser uma pista.

De qualquer forma, estarei atenta a qualquer Mendes Rosado que me surja em Faro sempre que pesquisar nas 2 freguesias.

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#246377 | roz | 22 dez 2009 09:23 | Em resposta a: #246372

Cara Susana

Compreendo que o meu pedido 'e dificil mas 'e a minha ultima opcao. O Inacio, como disse era padre e os outros dois eram Capitaes-Mor em Cabo Verde. Ja contactei o A.H. Militar mas nao ha nada. Uma vez que fui a Lisboa fui ao A.H.Ultramarino e foi neste que encontrei o tal documento em que o Antonio fazia uma queixa contra outro capitao e dizia ser de Faro. Sobre o Jose Claudio ha' a tradicao oral da familia que o filho que ja levou para Cabo Verde era natural de Tavira, portanto suponho que talvez a mulher fosse de la', so' que Tavira tem muitas freguesias e por isso mais dificil procurar. Pedi 'a TT para ver nas freguesias de St. Maria e Santiago mas nao encontraram. 'E uma pena nao haver nenhuma data concreta o que limitaria a busca.

Assim, muito lhe agradeco se em qualquer altura se deparar com um Mendes Rosado em Faro, se lembre de mim.

Desejos de um Bom Natal e os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#247885 | Saba | 17 jan 2010 07:14 | Em resposta a: #246127

Cara Susana Gama,

Acabei de descobrir mais antepassados de Faro, num ramo da minha familia diferente do outro. Por acaso deparou com o casal Manuel Correia e Ana Maria? Eles eram os pais da minha antepassada Teresa Joaquina, que casou na Ajuda, Lisboa em 1801. Pelo que os pais dela devem ter casado a cerca de 1770.

Se puder ajuda-la em alguma das suas pesquisas por favor avise-me. Tenho no centro de historia familiar perto de mim cerca de 25 microfilmes de varias regioes de Portugal. Eventualmente espero a vir encomendar os de Faro, copia-los e coloca-los online como estou a fazer com outras regioes. Por enquanto ainda tenho muito que fazer em termos de copiar outros.

Agradeco muito qualquer ajuda.
Os Melhores Cumprimentos,

Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#247917 | suzy gama | 17 jan 2010 19:31 | Em resposta a: #247885

Boa tarde Sr. Luis Ramos

Não tenho tido possibilidades de ir ao ADF nos últimos tempos mas penso começar a ir pelo menos uma vez por semana a partir do mês de Março. Se me "cruzar" com algum registo de Manuel Correia e Ana Maria tomarei nota, com certeza.

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#247925 | Saba | 17 jan 2010 20:24 | Em resposta a: #247917

Cara Colega,

Agradeco imenso a sua ajuda.

Os Melhores Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249029 | jataide | 02 fev 2010 22:32 | Em resposta a: #246288

Caro Gilson,

Já tenho novidades para si, mas relativamente à Brizida Maria a bota não bate com a perdigota. Ou seja, o João António é filho de Josefa Marcelina, pelo que passo a transcrever:

O Tenente João António casou com D.Veneranda Joaquina em S.João da Venda (Almancil/Loulé) em 20.9.1807, o registo deste casamento foi lançado também nos Lv da Sé em Faro a fls 95 (casamentos), pelo que foi através dos microfilmes da referida freguesia (não existem os livros no ADFaro) que encontrei o assento propriamente dito.

"João António da Costa e Sylva Antunes, tenente do Regimento de Artilharia que ao presente guarnece a cidade de Faro, nat da freguesia de S.Pedro, filho do Major Antunes da Costa nat da freguesia de Santo André de Moimenta, Arcebispado de Braga e de D. Josefa Marcelina nat de Santarém, neto paterno de Felix Antunes e de Anna Simões naturais da dita freguesia de Santo André e materno de Domingos Martins Carrilho nat de Castelo de Vide e de Maria Teresa de Jesus nat de Santarém com D.Veneranda Joaquina Teresa da Graça nat da Sé /Faro, fª. do Major Joaquim Ramalho Ortigão nat de Santo Antão/Évora e de D.Rita Josefa Teresa (já defunta) neta paterna de José Carlos Ramalho Avellino nat de Vila Rica Bispado de Marian...(não consegui entender) e de Felicianna Jacinta Ortigão nat de Évora neta materna de Braz dos Santos Vieira e de Maria Teresa nats de S.Pedro/Faro.

Foram padrinhos o pai Major Joaquim Ramalho Ortigão e Sebastião Manuel Guimarães."

O João nasceu 15 de Fevereiro 1776 e foi baptizado em S.Pedro aos 23 do mesmo mês, os elementos constantes neste assento batem certos com o acima referido.

De acordo com os elementos que me disponibilizou penso que a pesquisa está correcta, pelo que terá que esclarecer a questão da Brizida.

Assim que me disponibilizar o seu e-mail, mandar-lhe-ei por PDF cópias do assento de baptismo e do lançamento do casamento na Sé.
Quanto ao casamento se estiver interessado na cópia deverá pedi-la ao TT (Lisboa). Encontra-se nos paroquiais de Loulé/Almancil (paróquia de S.João da Venda) livro de casamentos data 20.9.1807 fls 11 (anverso e verso) microfilme 409.
Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249035 | Gilson Nazareth | 03 fev 2010 00:39 | Em resposta a: #249029

D.Manuela Aleixo,
Obrigadíssimo
Gostei do dito:a bota não bate com a perdigota, embora não saiba o que significa.Perdigota não é uma ave?
Bem, a bota bate com a perdigota:quem não bate bem sou eu; o nome é Josefa Brizida,com dificuldade de leitura do brizida.
Aquí fico à sua disposição ou de quem mais precisar de dados nestas plagas cariocas.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249058 | A-Pereira | 03 fev 2010 12:37 | Em resposta a: #247925

Caro Luís Ramos

Como tem passado?
Calculo que esteja lembrado de mim. António Pereira de Portimão.
Estou a comunicar consigo para lhe dizer que estou a pensar ir amanhã (dia 4 de Fev.) a Faro, ao Arquivo Distrital. Há muito tempo que lá não vou, mas amanhã deve haver essa oportunidade e eu vou aproveitá-la.
Se houver alguma pesquisa que queira que eu faça, diga qualquer coisa. Terei todo o gosto.

Fico a aguardar.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro/Mendonça e Gasiba

#249064 | IsabelFont | 03 fev 2010 13:27 | Em resposta a: #249058

Olá, Boa tarde,
Caro confrade António Alferes Pereira,

Provavelmente já não se lembra de mim, mas sei que me ajudou aqui já há uns tempos numa sua ida a Faro.
Como aquele arquivo é muito demorado (tenho um pedido de pesquisa e cópias de outra famíla - minha colateral - já lá vai mais de 1 mês e nada!), atrevo-me a pedir-lhe "boleia" acaso ainda tenha tempo.
Esta diz respeito aos ascendentes de meus filhos e netos.

Preciso de conhecer a ascendência de Manuel de Mendonça Gasiba e de uma família Estanco.
Eis o que tenho:
1. José de Mendonça Gasiba, nascido em 29 de Dezembro de 1884, na freguesia de S. Braz de Alportel, foi filho de:
2. Manuel de Mendonça Gasiba, nascido em 19 de Julho de 1851, na freguesia de Estói, e casou com
3. Antónia Martins Gallego, nascida ceca de 1864 (?) na freguesia de S. Braz de Alportel, e teve como avós paternos e maternos:
4. José de Mendonça Gasiba, da freguesia de Sta. Bárbara de Nexe, nascido cerca de 1834,
5. Maria José, natural da freguesia de Estói, nascida cerca de 1834?
6. José Martins do Estanco, natural de ??? em 1839??'
7. Maria Antónia, natural de ??? em 1840??
8. José de Mendonça Gasiba ou Gasiva, n.c. de 1814
9. Theresa de Jesus, natural da freguesia de Sta. Bárbara (de Nexe??)

Agradeço tudo o que conseguir e tiver tempo para pesquisar, nomeadamente e se calhar principalmente os assentos de casamento de:
2. com 3. ou seja, de Manuel de Mendonça Gasiba com Antónia Martins Gallego, talvez cerca de 1884? em S. Braz??
8. e 9. ou seja, José de Mendonça Gasiba com Maria Josefa, c. de 1850? em Estói??

e o assento de baptismo de Antónia Martins Gallego cerca de 1864? em S. Braz de Alportel

Se lhe for possível esta pesquisa, ficar-lhe-ei extramamente agradecida.
Se encontrar algumas coisa e se não quiser transcrever para aqui, com o que se perde algum tempo e dá algum trabalho, pode apenas dizer-me as cotas que eu peço ao ADFaro, ou faça como entender. Outra maneira é pedir a cópia digitalizá-la, e mandar-me pelo e-mail que acho que já conhece, ou simplesmente, mandar-me as cópias pelo correio normal. Se tiver outra alternativa, proceda como entender!
De qq. modo o que é principal e difícil de retribuir é o tempo gasto na pesquisa! QQ. dado + concreto é relevante!

Os meus melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249092 | Saba | 03 fev 2010 19:12 | Em resposta a: #249058

Caro Antonio Pereira,

E' muito simpatico da sua parte oferecer a sua ajuda, principalmelmente quando a unica discussao que tivemos foi um tanto negativa. Vou aproveitar a sua amabilidade e aceitar a sua oferta de ajuda.

A colega Susana Gama deu-me estes dados:

"ANTÓNIA, filha legítima de Bartolomeu Lopes, mareante e de Teresa Maria.
Neta paterna de António Vaz e Isabel Rodrigues e materna de Manuel Raposo (?) e Catarina Pacheca (?), todos da cidade de Faro.
Nasceu no dia 17.10.1757 e foi baptizada em 23.10.1757. Foram padrinhos Manuel Machado, mareante e sua mulher Antónia Maria.
Fonte: página 231 do livro de baptismos da Sé de Faro"

Sera' que lhe posso pedir o favor de confirmar os apelidos dos avos maternos?

Muito Obrigado.
Se precisar de alguma ajuda deste lado do Oceano avise. Vou com frequencia ao centro de historia familiar dos Mormons.

Os Melhores Cumprimentos.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249095 | A-Pereira | 03 fev 2010 19:34 | Em resposta a: #249092

Caro Luis Ramos

Veja lá o rancor que guardo das pessoas que não me lembrava desses episódios menos positivos dos nossos contactos. Se quer que lhe diga, já nem me recordo bem do que foi, e também não me interessa. Tenho todo o prazer em ser útil aos utilizadores deste forum, à minha medida, é certo...
E se posso ser-lhe útil, vamos a isso.

Estou efectivamente a pensar ir a Faro amanhã. Caso raro!!!!! Há que aproveitar!!! A minha vida ocupada não permite visitas mais frequentes. Hélàs!!!

Vou então tentar confirmar os dados que me enviou. À noite, certamente, já lhe digo qualquer coisa.

Quanto às conversas passadas... deixe lá isso! Guerras demais há ele por aí, a rodos.

Cumprimentos e disponha.

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249132 | Saba | 04 fev 2010 00:03 | Em resposta a: #249095

Caro Antonio Pereira,

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos de

Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249218 | A-Pereira | 04 fev 2010 23:53 | Em resposta a: #249132

Caro Luís Ramos

Cá estou de novo com notícias.

Efectivamente os dados que enviou estão correctos. Os avós maternos são Manuel Raposo e Catarina Pacheca.
Tirei uma cópia que tenho comigo. Não é grande coisa a nível de qualidade mas, se quiser, envio-a ou por correio ou digitalizada. Terá que me dizer é para onde.
Se quiser o meu mail, pode pedir ao moderador. Não sei se devo dar autorização formal, ou se basta declará-lo aqui como estou a fazer. É um processo novo para mim.

Cumprimentos e, se necessitar de mais alguma coisa, diga. O pior é que só devo lá ir para o mês que vem...

Saúde.
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro/Mendonça e Gasiba

#249220 | A-Pereira | 05 fev 2010 01:31 | Em resposta a: #249064

Cara confreira Maria Isabel

Só agora vi a sua mensagem. Fiquei com pena de a não ter visto antes, mas...

Terei todo o gosto em ajudá-la na medida do que me é possível; no entanto, só deverei voltar a Faro daqui a 2 ou 3 semanas. Só tenho a 5º feira livre e, como sou professor, vou entrar em reuniões intercalares. Ficarei sem as 5ªs por agora.

O que lhe peço é o seguinte: Como eu venho aqui ao Forum quase todos os dias, mande-me um lembrete lá para daqui a duas semanas (mas antes de 5ª feira). Tenho muita coisa a gerir e pode falhar... a minha memória é boa, mas há muita coisa que passa.
Se quiser, pode escrever para o meu mail. Peça ao Moderador. Eu autorizo-o a que lho dê.

A sua morada... já não me lembro onde a tenho registada... se quiser que lhe mande por correio eu não me importo nada de o fazer, mas tem, então, de me dar a sua morada. O melhor, mesmo, é o mail e depois combinamos.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249226 | Saba | 05 fev 2010 05:34 | Em resposta a: #249218

Caro Antonio Pereira,

Muito obrigado pela sua ajuda. Se precisar que requesite algum microfilme que lhe interesse, por favor avise-me.

Agradecia muito se pudesse mandar uma copia digital do registo para ramosl1@seattleu.edu

Obrigado pelo seu tempo e atencao!

Os Melhores Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249353 | A-Pereira | 06 fev 2010 21:08 | Em resposta a: #249226

Caro Luis Ramos

Confirme-me o seu mail:

É ramosl1@seattleu.edu ?


Assim que tiver confirmação envio-lhe o documento.

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249354 | Saba | 06 fev 2010 21:11 | Em resposta a: #249353

Caro Antonio Pereira,

Confirmo que esta' correcto.
Mais uma vez obrigado.

Os Melhores Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#249362 | jataide | 06 fev 2010 23:54 | Em resposta a: #249035

Caro Gilson,


Um perdigoto(a) é a cria da perdiz, são minúsculos. O nome da senhora em questão é bem Josefa Marcelina.
Entretanto, lembrei-me que também tenho Martins/Carrilho em Castelo de Vide e é possível que sejam ascendentes do seu Domingos:

Manuel Carrilho (ca 1600) cc nn C.Vide

Domingos Carrilho (1635) em C.Vide cc Inês Martins(1640 Portalegre) em C.Vide (1.11.1662)

Maria Carrilho (1670 C.V.) casa em C.V.19.2.1697 com José Correia (1670) C.V. filho de António Correia (1640) de V.Viçosa e de Ana Fernandes (3ª. dela 12.2.1664) neto paterno de Manuel Fernandes(1610 V.Viçosa) e Isabel Correia
(V.Viçosa)e materno de António Fernandes, mercador (1610) e Inês Alvares ambos de C.V.

Maria Carrilho (C.V./Santa Maria) casa a 15.8.1723 com António Fernandes Rodrigues (1700 Nisa/Esp.Santo) em S.Domingos da Sarrazola/Seda (filho de Custódio Fernandes e Maria Dias, neto paterno de Manuel Garcia e Maria Gonçalves e materno de Manuel da Costa e Maria Dias)

Maria Martins (1723 S.D.Sarra.) casa em 11.1.1740 (3º.dele) com José Rodrigues de Benavila

Miguel Rodrigues 27.2.1745 (S.Dom.Sarra./Seda) lav. Herdade do Mato casa em Cabeção 23.1.1791 com Ludovina Maria do Rosário de Matos (15.11.1771) Bembeline/Maranhão.

Pedia-lhe, se no decorrer da sua pesquisa encontrar alguma afinidade, que me informasse. Também tenho em Seda, contemporâneos aos acima referidos "Costa e Silva", oriundos de Viseu, sendo que os Silvas têm na sua ascendência
Antunes. José da Costa e Silva (FSO)(1751) exerceu cargos de governança na Vila de Seda e era Lav. na Herdade do Montinho casou com Mariana Matilde Serrão Caeiro. Penso que serão apenas coincidências, mas como deste meu lado paterno tenho também ascendentes em Coruche/Santarém fica-se com a "pulga atrás da orelha" (esta conhece?).

O meu e-mail é manuela.aleixo@hotmail.com, preciso do seu para que lhe possa enviar as digitalizações dos assentos.

Cumprimentos
Manuela Aleixo
(sem dona p.f.)

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro/Mendonça e Gasiba

#249374 | IsabelFont | 07 fev 2010 01:50 | Em resposta a: #249220

Caro confrade
António A. Pereira,

Muito obrigada pela sua disponibilidade.
Assim farei. Vou pedir o seu e-mail ao moderador.
Se no entanto não o conseguir, lemvrá-lo-ei por aqui, ok?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#254730 | simoessant | 15 mai 2010 13:49 | Em resposta a: #249354

Boa tarde, Caro Luis Ramos



Desculpe o incómodo, mas também eu procuro criar a minha árvore genealógica e sendo eu nascido na Sertã, com família (materna) de Cernache do Bonjardim (2ª Freguesia do Concelho da Sertã), e fámilia paterna de (Lisboa e Monte da Caparica) procuro mais informação acerca de meus antepassados.



Tendo eu verificado no portal GENEALL.NET, que tem em seu poder microfilmes do Concelho da Sertã, Distrito de Castelo Branco (penso estar correcto), e também de Monte da Caparica, gostaria de saber se poderá partilhar os mesmos comigo?



Ainda tenho pouca informação sobre as gentes daquelas zonas de Portugal, mas como tenho lá familia directa e indo eu lá (Cernache do Bonjardim
) por muitas vezes (2 a 3 vezes / mês), poderei tentar de alguma forma arranjar elementos vários que julge serem-lhe necessários.



Informo ainda que nesta minha página de hotmail, disponho de vários títulos que de alguma forma lhe poderão ser úteis.

Já tive em meu poder o 1º Volume de uma Obra de nome Antiguidades, Famílias e Varões Ilustres de Cernache do Bonjardim e seus Contornos, de Padre Candido da Silva Teixeira.


Esta mesma obra foi publicada em 1925/1926 e reeditada pela EDINOVA (entretanto já extinta) em 2004, mas que se tem demostrado de grande dificuldade em encontrar completa.

Esta obra foi realizada a partir de uma outra mais antiga do Padre Manso de Lima, também ele morador no Concelho da Sertã.



Penso que consiga a curto médio prazo dispor da mesma em fotocópias, que poderei digitalizar e partilhar.



Assim, fico a aguardar um contacto seu.



Para qualquer esclarecimento, julgado necessário.


Vitor Santos
00351919050437
simoessantos@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#254735 | Saba | 15 mai 2010 18:15 | Em resposta a: #254730

Caro Vitor,

De facto tenho alguns microfilmes dessas areas no centro de historia familiar perto de minha casa. Tenho ainda centenas de copias (em papel e digitais desses filmes). Diga-me que nomes e datas procura e eu vejo se posso ajudar.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda em Faro

#269333 | Mendonça Martins | 26 jan 2011 18:03 | Em resposta a: #254735

Boa tarde,

Foi por acaso que encontrei este forum e quando percebi que era sobre genealogia, rapidamente fiz uma pesquisa "Mendonça em Faro", este é um tema que me interessa bastante e do qual gostaria de saber muito mais, sou Mendonça da parte da minha mãe e não por acaso moro em Faro, num bairro com o mesmo nome "Bairro Mendonça", aí só viviam Mendonça's, hoje isso já não acontece, mas ainda conheço alguns e são todos meus familiares.

A minha mãe também sempre se interessou muito em saber mais sobre os nossos antepassados, mas é muito difícil encontrar informações, na minha família tenho mais uma curiosidade, que é o facto de todos os homens tem o nome de Joaquim e as mulheres Beatriz Mendonça, só comigo é que quebraram a tradição.

Se tiverem informações relevantes agradeço que enviem para o meu mail: silviamartins81@hotmail

Disponibilizo-me desde já a ajudar no que for necessário tenho conhecimentos de paleografia, se for necessário transcrever textos com o intuito de descobrir mais sobre a Família Mendonça em faro voluntario-me para transcrever.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen