Termo que não conhecia

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Termo que não conhecia

#243657 | QuintaVale | 07 nov 2009 12:28

Caros amigos preciso de ajuda

Em assento de óbito diz o seguinte, fui informado que António solteiro faleceu na Campanha, sendo solteiro seu pai esta obrigado aos bens de alma.
Confesso que é a primeira vez que encontro o dito termo, mas creio tratar se do serviço militar?, como poderei avançar mais só com esta informação.

Agradecido se poderem ajudar.

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Termo que não conhecia

#243663 | jcjfonseca | 07 nov 2009 14:23 | Em resposta a: #243657

Caro A. Oliveira,

"Campanha" e de facto um termo militar (ou nao). Neste caso, ao mencionar que "António solteiro faleceu na Campanha", tudo leva a crer que estava no servico militar, podera por vezes encontrar o seguinte "Campanha militar em ... ...". Este termo e ainda muito usado hoje em dia.

Os meus cumprimentos

Joao Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Termo que não conhecia

#243664 | QuintaVale | 07 nov 2009 14:38 | Em resposta a: #243663

Caro João Fonseca,

Em primeiro obrigado pela pronta resposta, claro que a palavra Campanha sei o que quer dizer, o que desconhecia aplicada da forma que foi em assento de óbito, lamento a fraca informação do padre em só dizer isso, no óbito a seguir já declara o seguinte que morreu nas bandas de Castela.

Como foi informado de dois óbitos, logo penso que podemos imaginar que se trata de militares, até porque penso que teriam entre vinte e vinte e cinco anos.
Esta informação foi dada pelo mês 10.1725.

Cumprimentos,
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Termo que não conhecia

#243670 | Luís Neves | 07 nov 2009 15:59 | Em resposta a: #243664

Caros:

Campanhã é o nome de uma fregueisa do concelho do Porto.

Cumprimentos.

Luís Neves

Resposta

Link directo:

RE: Termo que não conhecia

#243684 | Gilson Nazareth | 07 nov 2009 21:15 | Em resposta a: #243657

Caro,
Antonio faleceu na Campanha.Caso tivesse falecido numa Campanha de Guerra, expecífica, teria falecido na Campanha X.
Caso tivesse falecido numa vaga Campanha de Guerra, tipo manobras, teria falecido em campanha e não na Campanha.
Acredito que este na denuncie um locativo :Campanhã , no campo, Campanha francesa...
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Termo que não conhecia

#243688 | QuintaVale | 07 nov 2009 21:39 | Em resposta a: #243684

Caro Gilson Nazareth,

É justo que quero tentar ir o mais adiante possível neste assento, mas não queria criar confusão, tenho lido muitos assentos foi a primeira vez que me apareceu o motivo que peço ajuda.
O importante do assento é isto (Fui informado q António solteiro filho-----------------faleceu na Campanha sendo soldado) a data da informação foi a 10.1725 pelo assento anterior e posterior da o mês 10.1725.

Com estes dados como posso avançar?.

Cumprimentos,
A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Termo que não conhecia

#243698 | Gilson Nazareth | 08 nov 2009 00:34 | Em resposta a: #243688

Caro,
Vc havia omitido informaçao:tratava-se de um soldado.
Agora é ver as guerras e lutas em Portugal a esta data, não sei de história portuguesa para poder ajudá-lo.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Termo que não conhecia

#243751 | Luis K. W. | 08 nov 2009 21:48 | Em resposta a: #243698

Em 1706, durante a Guerra de Sucessão em Espanha, o exército português - comandado pelo Marquês de Minas - levou tudo à frente e conquistou Madrid.

Lá para 1725 as relações entre Portugal e Espanha estavam tensas, mas não creio que houvesse qualquer conflito militar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 11:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen