Casa e quinta do Mirante (ou do Lima) - VNGaia - Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas

Casa e quinta do Mirante (ou do Lima) - VNGaia - Ajuda

#243745 | curadora64 | 08 nov 2009 20:42

Muito agradeço a quem possa facultar-me dados genealógicos e/ou biográficos, ou fontes, de José Francisco Lima Júnior, falecido em 15.11.1914, e de sua esposa Amélia Ernestina Pereira Pedrosa de Lima, e, ainda, de Amália Augusta Pereira dos Santos Silva (falecida em 08.05.1968). Foram proprietários da quinta em epígrafe, na Rua de Entre-Quintas, no Lugar do Castelo, freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Estão sepultados no cemitério da Lapa (Porto).

Resposta

Link directo:

RE: Casa e quinta do Mirante (ou do Lima) - VNGaia - Ajuda

#245493 | Francisco Queiroz | 03 dez 2009 20:35 | Em resposta a: #243745

Estamos a falar da casa que foi de Wenceslau de Lima?
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Casa e quinta do Mirante (ou do Lima) - VNGaia - Ajuda

#245555 | curadora64 | 04 dez 2009 20:25 | Em resposta a: #245493

Preclaro Prof. Doutor Queiroz,
muito lhe agradeço ter vindo a este tópico.
Não sei se esse "casarão" foi de Wenceslau de Lima, pois não consegui, até agora. qualquer dado sobre José Francisco (de) Lima Júnior, o primeiro titular do jazigo-capela semelhante do do Barão de Santos, como V.Exa. me informou. Mas, José Francisco, casado com D. Amélia Ernestina Pereira Pedrosa de Lima, foram proprietários dessa Quinta, cujo portão tem o número 11 na Rua mencionada na mensagem anterior.
A Casa e a quinta do Lima (ou do Brigadeiro, ou do Mirante) existem até hoje, vendidas que foram, nos anos cinquenta, pela herdeira de José Francisco, D. Amália Augusta Pereira dos Santos Silva (fiz inicialmente uma confusão com a Quinta do Montado). Estes dados são seguros, não somente porque conheci esta senhora, como sua filha e seu genro, ainda quando residentes nesse Palacete.
Julgo saber que V. Exa. tem estudos sobre as quintas de Gaia cuja publicação aguardo ansiosamente.
Fico muito grato se V. Exa. puder facultar-me alguns dados.
Mário
mateiro@razaoinfo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Casa e quinta do Mirante (ou do Lima) - VNGaia - Ajuda

#245558 | Francisco Queiroz | 04 dez 2009 20:51 | Em resposta a: #245555

Nesse caso, deve ser esta quinta, mencionada na base de dados do ex IPPAR, como Casa e Quinta do Mirante, "Castelo de Vandoma", Casa do Lima ou Casa do Brigadeiro:
http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=156137
Não é a casa do Wenceslau de Lima.
Espero ter ajudado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Casa e quinta do Mirante (ou do Lima) - VNGaia - Ajuda

#245559 | Francisco Queiroz | 04 dez 2009 20:54 | Em resposta a: #245558

Devo adverti-lo que nem tudo o que se lê na ligação que citei tem fundamento.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Casa e quinta do Mirante (ou do Lima) - VNGaia - Ajuda

#245565 | curadora64 | 04 dez 2009 21:16 | Em resposta a: #245559

Muito obrigado, Sr. Prof. Doutor Queiroz. Os poucos dados de que hoje disponho são absolutamente seguros, dissipada que está a confusão inicial com a Quinta do Montado. Mas a genealogia de José Francisco (de) Lima Júnior - que deixa a quinta a uma sobrrinha - continua um "mistério". Estou procurando um genealogista que efetue a pesquisa para mim... mas também sem sucesso. Enfim...
Muito grato a seu dispor em terras do Brasil,
Mário

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 13:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen