Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244092 | MGGorrell | 13 nov 2009 18:05

Haverá alguém aqui que saiba quem eram os sócios/qual era a composição da empresa Costa, Guimaraens & Co., com sede em Londres em 1814, que exportava/importava peles, algodão e mais géneros de e para Lisboa, Porto, Brazil e Liverpool na Inglaterra? MGG

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244156 | vbriteiros | 14 nov 2009 20:07 | Em resposta a: #244092

Caro MGGorrell,
Já existiu aqui um tema sobre os Guimaraens. Julgo que para esse pormenor sobre a sociedade comercial seria melhor contactar o AHMP, a Associação Comercial do Porto ou a Feitoria Inglesa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244297 | MGGorrell | 16 nov 2009 16:44 | Em resposta a: #244156

Obrigada Vasco,
A Feitoria Inglesa não tem absolutamente nada e não se pode confiar com os dados no Oporto Old and New do Charles Sellers já que esse livro está cheio de erros. Entretanto, chegaram-me informações que indiquem que possivelmente o Guimaraens em questão poderia ser José Joaquim Vaz Guimarães, filho de Francisco José Vaz Guimaraens, comerciante do Porto, cujo testamento português o filho mandou traduzir para apresentar nas Cortes de Londres em 16 de Junho 1813.
O referido José Joaquim Vaz Guimarães aparece na lista, publicada na Gazela de Lisboa de 7 Janeiro 1814, "das pessoas que cedêrão dos Juros vencidos até 31 de Julho de 1813, do Emprestimo com que os Negociantes da Praça do Porto concorrêrão para a conclusão da Paz com a Regencia d'Argel."
Terá alguém mais informações sobre esta familia? No seu testamento, o Francisco refere à sua irmã Mariana, em Guimarães.
Magdalena

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244301 | aeiou2 | 16 nov 2009 17:05 | Em resposta a: #244297

Já tentou o Public Office DocumentsOnline?
Há algum tempo aparecia no Fórum uma Senhora Guimaraens

Maria

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244303 | roz | 16 nov 2009 17:27 | Em resposta a: #244297

Cara Magdalena

Nao sei se ja' viu ou se 'e relevante para as suas pesquisas mas essa companhia vem mencionada na lista do Lloyds de 1815 como Guimaraens, Costa& Co. Ver:

http://books.google.com/books?id=UU44AAAAMAAJ&pg=PA12&lpg=PA12&dq=costa+guimaraens+%26co&source=bl&ots=Y03IPXwVxP&sig=Wnvmorv5NmktdVFEhqhcVSph3pM&hl=en&ei=PoUBS6qcLoTl4QbEvdX4Cw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CCIQ6AEwBA#v=onepage&q=&f=false

Encontrei tambem isto que nao sei se se refere 'a mesma companhia:
http://www.manueljms.org/000183-RuaAntonioDaCostaGuimaraes-CG2009.06.03.pdf


Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244319 | PESOCO | 16 nov 2009 19:11 | Em resposta a: #244092

Prezado MGGorrell,

Apenas um pequeno palpite.

Não poderá ser a família Costa Guimarães nomeada no GENEA em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1000105

que possuiram uma importante fábrica de texteis?

Com os cumprimentos,

PPSC

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244320 | vbriteiros | 16 nov 2009 19:20 | Em resposta a: #244297

Cara Magdalena,
Lembrei aquelas fontes porque já há uns anos pesquiso o apelido " Guimarães/Guimaraens " no Porto ( Séc XIX) especialmente na zona ribeirinha, isto é na rua de S. João, Nova dos Ingleses, Congostas, etc. Fiquei surpreendido com a quantidade de Guimarães encontrados e a falta de qq. relação entre eles, pois todo o habitante da "área" de Guimarães que vinha nessa época para o Porto, passava a utilizar o nome da cidade como apelido.
Continuo ainda com essa busca e por isso se encontrar alguma coisa, digo-lhe.

Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244459 | MGGorrell | 18 nov 2009 10:39 | Em resposta a: #244303

Cara Rosario,

Muito obrigada pela dica, não pelo registo de Lloyd's, que já conhecia, mas porque levou-me a pesquisar a empresa e Guimaraens no Google Books. Após percorrer dezenas (literalmente) de referências a este nome, encontrei exactamente o que precisava sobre a dita firma.
Num relatório do Tribunal Distrital dos EUA, Distrito de Massachusetts, datado de 18 Novembro 1817, sobre o caso do navio San José Indiano, capturado em 16 Maio 1813 por um navio Americano enquanto viajava de Liverpool para Rio de Janeiro, com carga valioso, resolvido no Tribunal do estado de Maine, estão claramente descritos os sócios da empresa Costa Guimaraens & Co. de Liverpool, Inglaterra: "Antonio Julico Da Costa e Manuel Rilairo Guimaraens, súbditos Portugueses residentes na Inglaterra, e Carlos Lucena Mendes e João Gaudentio Da Costa, súbditos Portugueses residentes em Maranham, Brasil." Em outro relatório, um dos sócios é referido como sendo Francisco Gaudentio Da Costa. A dita empresa era proprietária de 1/3 do capital do navio. Obviamente, nos nomes dos sócios tais como estão descritos no relatório EUA traduzem a falta de conhecimentos de nomes ou da língua portuguesa! O livro de relatórios está reproduzido em .pdf.
Magdalena

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244460 | MGGorrell | 18 nov 2009 11:01 | Em resposta a: #244320

Caro Vasco,
Pelos vistos, os Costa Guimaraens & Co não me interessam - mais uns Guimaraens sem relação com os meus.
Estou muito interessada no seu trabalho de pesquiza sobre o apelido Guimaraens no Porto, especialmente no que toca o fim do Sec. 18 e principios do Sec. 19. Sei que Manoel Pedro Guimaraens, eventual sócio de João dos Santos Fonseca e Francisco Monteiro por volta de 1820-24, era um abastado comerciante do Porto, especialmente de tecidos e curtumes brasileiros que importava e exportava para Inglaterra e Hamburgo. Como na altura era muito jovem, provavelmente estava associado com outro comerciante nessa altura.
O facto complica-se porque para todos os efeitos legais, o MPG já tinha, nessa altura, radicalmente alterado o seu nome visto que ele nasceu em 1795 Manoel José filho de João Gonçalves Salgueyro e Mariana Domingues Pereyra, em Quintao, São Romão de Ucha, Barcelos. Laços com a cidade de Guimarães, totalmente desconhecidos.
Será que se importava de contactar-me off-forum sobre este assunto? Ficava-lhe muitissima grata. O meu email é m.gorrell@aiic.net.

Cumprimentos
Magdalena

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244461 | MGGorrell | 18 nov 2009 11:05 | Em resposta a: #244301

Maria,
São muitos os arquivos ingleses que tenho consultado. Obrigada na mesma. N.B. A tal Senhora Guimaraens que mencionas sou eu: Magdalena Gorrell Guimaraens, só que estive muito, muito tempo afastada do forum.

Magdalena

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244492 | roz | 18 nov 2009 18:30 | Em resposta a: #244459

Cara Magdalena

Alegro-me que tenha conseguido o que procurava ainda que "por portas travessas"! E eu hoje aprendi algo novo pois nao sabia sobre o barco capturado. Obrigada.
Boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244501 | vbriteiros | 18 nov 2009 20:26 | Em resposta a: #244460

Cara Magdalena,
Já lhe envie uma mensagem para o seu email.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244542 | MGGorrell | 19 nov 2009 18:21 | Em resposta a: #244319

É sempre uma possibilidade, mas a dita fábrica de texteis é muito posterior (1855) à data que me interessa. Procurei os nomes dos socios que aparecem nos documentos americanos: Antonio Julio da Costa, Manuel Rilairo Guimaraens, Carlos Lucena Mendes e João Gaudentio da Costa nessa BD, e não aparece nenhum nome parecido a qualquer destes para a época em questão. Obrigada na mesma.
Magdalena

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244589 | aeiou2 | 20 nov 2009 09:25 | Em resposta a: #244461

Olá,
Obrigada por ter respondido.É a amiga da Jane Crawford da Irlanda?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#244616 | MGGorrell | 20 nov 2009 17:12 | Em resposta a: #244589

Lamento. Não conheço nenhuma Jane Crawford.
Magdalena

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#250765 | filipeclix | 01 mar 2010 22:18 | Em resposta a: #244320

Caro Vasco,

Por algum acaso não sabe nada sobre os Guimaraens, das freguesias de Cedofeita e Ramalde da Cidade do Porto??


Cumprimentos

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

Firma Costa Guimaraens & Co. com sede emLondres 1814, exportando de e para Porto, Brazil e Liverpool

#250825 | vbriteiros | 02 mar 2010 16:40 | Em resposta a: #250765

Caro Luís Carvalho Guimarães,
Nas minhas pesquisas sobre Guimarães do Porto só tenho anotado o que já citei aqui neste tópico aos outros intervenientes. Quanto a Ramalde e Cedofeita desconheço, mas sugiro-lhe que consulte on-line o site da etombo.com,
que saiu recentemente com os registos de Cedofeita.
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen