Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Património

Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

#244250 | Dsousa | 16 nov 2009 00:13

Caros Senhores,

Alguém me sabe dizer qual o estabelecimento comercial que em 1835 ficava no n.º 4 da Praia de D. Manuel, no Rio de Janeiro, ou que género de estabelecimento comercial aí se podia encontrar nessa data? Agradeço desde já qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

#244270 | Nuno Oliveira | 16 nov 2009 09:39 | Em resposta a: #244250

Caros confrades,
Aproveitando o embalo deste tópico, venho perguntar se algum confrade tem acesso a alguma informação sobre os nomes, proprietários e descrição dos estabelecimentos comerciais na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1850 e 1865.
Para o caso, estava interessado em obter informações sobre uma tal "Loja Penso" ou "Casa Penso", que existiu no Rio de Janeiro durante pelo menos o espaço temporal que acima citei.
Além destas datas e de que teria pertencido a um Manuel de Almeida Soares (ou António de Almeida Soares) e depois a um Bernardino de Almeida Soares, nada mais sei sobre esta loja comercial.
Fico antecipadamente grato pela atenção dos confrades.
Com apreço,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

#244325 | jpro | 16 nov 2009 19:44 | Em resposta a: #244270

Caro Nuno Oliveira

Se pesquisar no google "Almanak Laemmert" encontrará o site onde se encontra on line todos os Almanaques publicados entre 1844-1889 (uma especie de páginas amarelas do Rio de Janeiro para o séc XIX).
Depois é só ter paciência e procura. Cada Almanaque tem um índice.

Boa sorte
José Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

#244327 | Nuno Oliveira | 16 nov 2009 20:04 | Em resposta a: #244325

Caro José Paulo:
Manifestamente grato pela dica, vou proceder de imediato à procura que me sugeriu!
Com os melhores cumprimentos e ao dispôr,
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

#310458 | Dsousa | 20 jul 2012 18:22 | Em resposta a: #244250

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

#310848 | FGJ | 27 jul 2012 13:44 | Em resposta a: #244250

DANIEL SOUSA,
Infelizmente o ALMANAK LAEMMERT só começou a ser publicado em 1845.
O estabelecimento referido por você pode ter sido um hote, como outros que vieram a existir naquela área.
Tenho aqui um livro que registra que em 1877 o número 4 pertencia ao VISCONDE SANCHES DE BAENA, consistia num sobrado de 2 andares e "outrora era o 3 da PRAÇA DE D.PEDRO II" que é a atual PRAÇA 15 DE NOVEMBRO.
O livro tem o título NOVA NUMERAÇÃO DOS PRÉDIOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e o autor é J.CRUVELLO CAVALCANTI.
O livro é o resultado de levantamento realizado pelo autor entre 1874/1878 a mando da Câmara Municipal do Rio.
FGJ
Rio

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro

#310852 | Dsousa | 27 jul 2012 16:32 | Em resposta a: #310848

Caro FGJ,

Agradeço imenso a sua atenção. É possível que fosse mesmo um Hotel. Encontrei essa informação no registro de um parente que foi para o Brasil, ficando a trabalhar no local indicado. Talvez fosse pertença de algum parente, pois ele era de uma família com muitas ligações ao Brasil.

Com os melhores cumprimentos,
D. S.

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro - Para o confrade Eduardo Nuno Oliveira

#310906 | MICHELRIO32 | 28 jul 2012 14:29 | Em resposta a: #244270

Caro confrade o nome dessa pessoa poderia ser Manoel Joaquim de Almeida Soares ? Desse encontrei um inventário respectivo ao ano de 1850
Também achei um Alberto de Almeida Soares também constando um inventário do ano de 1890
Achei vários outros documentos como processos de casamento com pessoas com esse sobrenome "Almeida Soares" além de outros.

se desejar me escrever,segue meu e-mail : MICHELORQUIDOFILOARROBAHOTMAILPONTOCOM

Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro - Para o confrade Eduardo Nuno Oliveira

#310910 | Nuno Oliveira | 28 jul 2012 15:36 | Em resposta a: #310906

Caro Michel Corrêa:
É com muito agrado e manifestamente reconhecido que lhe agradeço a atenção.
Com efeito, através de pesquisas mais recentes a este tópico, tomei conhecimento de que sim, trata-se de Manuel Joaquim de Almeida Soares!
Sei que ele casou na freguesia de S. Francisco Xavier do Engenho Velho, cidade do Rio de Janeiro, com Amália Joaquina dos Santos, mas desconheço descendência do casal.
Fico extremamente grato se me puder facultar as informações que possui sobre o dito Manuel Joaquim de Almeida Soares e dos outros Almeida Soares que encontrou.
Vou certamente entrar em contacto via e-mail!
Cordialmente
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Estabelecimento comercial - Rio de Janeiro - Para o confrade Eduardo Nuno Oliveira

#311088 | Nuno Oliveira | 31 jul 2012 15:55 | Em resposta a: #310906

Estimado confrade Michel Corrêa:
Venho somente perguntar se recebeu o e-mail que lhe enviei.
Se eventualmente não chegou, aqui lhe deixo o meu contacto, por forma a que nos possamos comunicar e cotejar as informações sobre Manuel Joaquim de Almeida Soares:
e.nunoliveira[arroba]hotmail.com
Grato pela consideração.
Atenciosamente
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen