Casa ou Quinta de Nine

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Casa ou Quinta de Nine

#244323 | grm | 16 nov 2009 19:30

Prezados Senhores,
Alguém dispõe de informações sobre a história da antiga Casa de Nine, atualmente chamada Quinta de Nine, no vilarejo de mesmo nome, em Famalicão, Pt? Ao que me consta, ela foi berço de uma antiga e extinta familia em Portugal que assinava "Gonçalves de Menezes". Alguém tem alguma informação nesse sentido?
Grato
G.Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta de Nine

#244340 | vbriteiros | 16 nov 2009 22:32 | Em resposta a: #244323

Caro G Menezes,
Seria melhor fornecer mais pormenores, lugares da freguesia de Santa Maria de Nine, datas, etc para poder ter uma resposta dos intervenientes neste Forum. Existia uma grande Quinta junto à Igreja Paroquial, mas suponho que usavam os apelidos Sampaio e Meireles e eu ainda conheci uma senhora D. Carolina,que julgo vem aqui na BD.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta de Nine

#244344 | vbriteiros | 16 nov 2009 22:52 | Em resposta a: #244323

Caro G. Menezes,
Veja aqui na BD:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=43316

e verá um dos possuidores da Casa de Nine e sua mulher D. Carolina, que cheguei a conhecer.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta de Nine

#244360 | grm | 17 nov 2009 02:14 | Em resposta a: #244340

Caro Vasco,
Antes de mais nada, obrigado pela sua pronta atenção e interesse. De fato a Casa a que me refiro é a mesma que lhe veio a mente, ou seja, a grande casa ao lado da Igreja Paroquial de Nine. Ainda hoje é a maior propriedade e extensão de terra cultivada daquele lugar. Ao que consta do Dicionário das Famílias Brasileiras, a Casa de Nine foi o berço da família "Gonçalves de Menezes", cujo pequeno histórico você pode ler em http://pt.wikipedia.org/wiki/Família_Gonçalves_de_Menezes. Na história da referida família encontra-se também uma referência a "Quinta do Couto de Farinhas", também em Nine, mas eu nunca encontrei nada a respeito dessa outra propriedade. Eu já tinha conhecimento da propriedade por parte dos Sampaio, e também dos Cardoso Passos, porém em minhas pesquisas eu verifico que a casa fora de propriedade deles do século XIX para cá, e eu busco informações da casa, e de sua suposta ligação com a referida família, justamente nos séculos XVII e XVIII, época em que supomos ter se constituido o casal-tronco dos Gonçalves de Menezes. Uma outra duvida importante minha é de quando se formou de fato esta família. Estou parado em 1650, quando nascera Cristóvão Gonçalves de Menezes, e não sei mais como ir mais atrás na busca deste sobrenome. O que significa a sigla BD?
Com meus cumprimentos
Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta de Nine

#244438 | vbriteiros | 17 nov 2009 23:40 | Em resposta a: #244360

Caro Menezes,

A sigla BD significa Base de Dados , aqui no Genea.
Infelizmente mais não sei e isto que lhe transmiti deriva do meu interesse pelo Casal de Santo António, que lhe fica próximo.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta de Nine

#244446 | grm | 18 nov 2009 00:49 | Em resposta a: #244438

Vasco
De qualquer forma, muito obrigado. Se eu puder lhe ser útil no que tange a este Casal de Santo António a que você se refere, não deixe de me procurar.
Cumprimentos
Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta de Nine

#244507 | casadalage | 18 nov 2009 23:21 | Em resposta a: #244446

Caro G. R. Menezes

Tenho alguns elementos sobre esta Família "Gonçalves de Menezes" ou "Gonçalves de Azevedo" e tenho muito gosto em trocar informações consigo.

Se o desejar, pode entrar em contacto comigo através do meu endereço:
adolfo-azevedo@casa-da-lage.com

Cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

Casa ou Quinta de Nine

#443315 | gtellesdefreitas | 24 set 2022 02:37 | Em resposta a: #244323

Boa noite,

Verifico uma lacuna enorme.. esta casa sempre pertenceu sempre à família Cardoso Passos e Sampaio conforme o link:

https://geneall.net/pt/nome/586235/antonia-emilia-de-macedo-cardoso-passos/

Para além disso no seu portal o brasão é bastante evidente que tem as armas da família Cardoso, Correia e Passos.

Não existe nenhum documento nem na freguesia sobre esta família e que seja proprietária desta antiga casa de família que na qual sou bisneto da Maria Carolina Meireles Teixeira Coelho e do Adolfo Sampaio de Morais Pinto de Almeida.

Para além disso se reconhecer a casa não mencionaria esse horizonte temporal. Na Freguesia de Nine não existe mais nenhuma casa solarenga desta dimensão para ser confundida...

Resposta

Link directo:

Casa ou Quinta de Nine

#444236 | Vasco Briteiros | 17 nov 2022 01:42 | Em resposta a: #244323

Pertenceu ultimamente a uma família Sampaio, mas creio se extinguiu há muito tempo.
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 21:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen