Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.

#244908 | PP | 24 nov 2009 23:27

Caríssimos,

Partindo do princípio que a nossa pesquisa se baseia em registos paroquiais, sejam eles assentos de baptismo, casamento e óbito, todos eles são, fundamentalmente, fontes manuscritas.

Assim gostaria que sugerissem alguns exemplos de como é que citam nos vossos programas de genealogia as vossas fontes.

Melhor seria, caso sintam ser mais adequado, que interpretassem a seguinte norma, ou seja, partindo da Norma Portuguesa NP 405 (2000), na sua Parte 3 «Documentos não publicados», pág. 7 (ver/descarregar em: http://www.fcsh.unl.pt/bibliotecas/normas/norma-portuguesa-de-informacao-e-documentacao.-referencias-bibliograficas.-parte-3-documentos-nao-publicados/view), e a sua Parte 1 «Norma Portuguesa de Informação e Documentação. Referências Bibliográficas.» (ver/descarregar em: http://www.fcsh.unl.pt/bibliotecas/normas/norma-portuguesa-de-informacao-e-documentacao.-referencias-bibliograficas.-parte-1/view).

Em suma, se alguém teve a preocupação de querer seguir a norma portuguesa com exactidão, seria possível colocarem aqui alguns exemplos de como interpretaram a citada norma? Por exemplo, um assento de baptismo.

Agradeço algumas sugestões.

Com os meus cumprimentos, Paulo Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.

#244911 | MariaDavid | 25 nov 2009 00:30 | Em resposta a: #244908

Caro Paulo

Posso dar-lhe o meu exemplo, pessoal, em relação à forma como registo, no meu programa, as fontes dos assentos, sejam de Baptismo, Casamento ou Óbito. Seguindo a sua sugestão, vou passar um exemplo concreto de uma fonte relacionada com o baptismo de um ancestral:

ANTT, Registos Paroquiais, freguesia de S.Pedro, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, mic.187, item 4, fl.106.

Ou este, por exemplo, também de baptismo:
ADP, Registos Paroquiais, freguesia e concelho de Souzel, distrito de Portalegre, Lv. B 7, fl.177.

Para ser sincera, nunca averiguei se esta é a forma correcta de apresentar a fonte. Para a fórmula, segui o impulso lógico de quem precisa de situar um documento. Vou estar atenta ao tópico e tentar aprender.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Citação de fontes manuscritas através da Norma Portuguesa NP405.

#349354 | jpm2353 | 18 ago 2014 01:53 | Em resposta a: #244911

Caro confrade,

Talvez por a mensagem original já ser antiga, as ligações que colocou já não estão disponíveis, mas a referida norma pode ser descarregada através desta ligação:
http://www.isel.pt/adec/docs/tfm/np405_3_docs_nao_publicados.pdf

Agora, tentando responder ao que à data perguntou, deixo-lhe aqui o meu tardio contributo, com um exemplo que acho que cumpre essa NP:

SIMÕES, P.e Gonçalo - [Baptismo] 1612 Jan. 2, Aveleda, Lousada [de] Gregório de Magalhães [Manuscrito]. 1612. Autogr. Acessível no Arquivo Distrital, Porto, Portugal. LIVRO MISTO 1, fl. 67

O que lhe parece?

Melhores cumprimentos,
JMagalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 14:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen