Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Arquivos | Regiões

Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245097 | anr109 | 28 nov 2009 01:21

Saudações para todos e todas

Pela dificuldade da distância e outros agravantes, venho pedir aos participantes deste Fórum ajuda para completar minha parte portuguesa no meu 6º avô de nome André Nogueira Ribeiro, tenho seu assento de batismo, que me foi enviado pelo Arquivo Distrital do Porto. Fiz pedido de outros assentos, mas não obtive resposta, que seriam o casamento e seus irmãos.
Portanto, venho aqui pedir encarecidamente ajuda. . Contate-me neste E-mail: regis-arte@hotmail.com, para que possa enviar a cópia do assento enviada pelo A. D. do Porto.

Desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245286 | isabel71 | 01 dez 2009 16:24 | Em resposta a: #245097

Caro confrade:

O arquivo distrital do porto tem grande parte dos seus livros já digitalizados e disponiveis on line. De que freguesia é o seu 6º avô?Que datas procura?
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245306 | anr109 | 01 dez 2009 19:30 | Em resposta a: #245286

Oi, Isabel

Como havia comentado, o meu 6º avô André Nogueira Ribeiro, nasceu aos 18 de Maio de 1682, é justamente a freguesia ou lugar como consta do assento, que não consegui trancrever. Gostria que me enviasse seu e-mail para que possa enviar o assento de nascimento de André e ajuda para desvendar o lugar em que ele nasceu.

Desde já grato pela atenção.
Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245310 | M.Ribeiro | 01 dez 2009 20:07 | Em resposta a: #245306

Caro Antonio Regis

Desculpe-me, mas não resisti a fazer as contas e por elas vê-se que quem tem um 6º avô nascido em 1682 terá nascido ainda no século XIX, mesmo dando-se uma diferença de 30 anos entre as gerações! Veja direitinho qual é a data, é a minha sugestão.

6º avô - 1682
5º avô - 1712
tetravô - 1742
trisavô - 1772
bisavô - 1802
avô - 1832
pai - 1862
nascido em 1892 você teria hoje 117 anos, sendo o homem mais velho do mundo ...

Se colocar um link aqui com o assento, como muitos participantes fazem, outras pessoas poderão ver junto com a Isabel, não só a freguesia, como o ano de nascimento de seu 6º avô..

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245312 | M.Ribeiro | 01 dez 2009 20:30 | Em resposta a: #245310

Caro Antonio Regis

Depois de escrever a mensagem anterior a esta, vi em outro tópico de 2008 que você informava ser a data de nascimento de seu 6º avô como 1782, mas depois corrigiu para 1682. Vai ver é isto mesmo e seus antepassados tinham filhos não tão novos. É uma possibilidade, mas gostaria que você esclarecesse. Fiquei curiosa. Genealogia tem destas coisas.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245415 | anr109 | 02 dez 2009 22:00 | Em resposta a: #245310

Oi, Marli Ribeiro

Perdoe-me pelo engano, na verdade André Nogueira Ribeiro é meu 7º avô. Tens razão, teria 117 anos, gostei da tirada, " o homem mais velho do Mundo". Sim, como sou novato aqui, gostaria que descresse como fazer um link.
Por isso, dei a ideia do E-mail, acreditando ser mais fácil o contato.

Grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245422 | anr109 | 02 dez 2009 23:09 | Em resposta a: #245415

Ajuda para Decifrar o Nome do lugar deste acento, que estar nesse link

http://www.myheritage.com.pt/site-photo-albums-38869001/regis?albumID=3#RecentPhotos-2

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245434 | M.Ribeiro | 03 dez 2009 00:14 | Em resposta a: #245415

Antonio

Infelizmente não sei como fazer, mas sei que muita gente faz.

Espero que apareça alguém para orientá-lo ...

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245436 | M.Ribeiro | 03 dez 2009 00:29 | Em resposta a: #245434

Antonio

Depois de responder a sua mensagem endereçada a mim foi que vi que já colocou o link. Ainda bem.

Certamente vai aparecer alguém para decifrar o nome da freguesia. É questão de tempo. Mas talvez você tenha que abrir um tópico com o link, porque este tópico pode não chamar a atenção dos genealogistas familiarizados com as freguesias de Portugal.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245443 | anr109 | 03 dez 2009 01:24 | Em resposta a: #245436

Oi, Marli

Espero que esta tentativa surta efeito
obrigado por tudo
Xau
Antonio N. Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245447 | abribas | 03 dez 2009 09:02 | Em resposta a: #245422

Eu diria que é lugar do Outeiro, mas a resposta à sua pergunta inicial, de qual a freguesia, ela estará nos documentos que lhe enviaram do ADP, e até antes mesmo, no seu pedido ao ADP onde especificou a freguesia em que procurava dados. Certo?
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245452 | M.Ribeiro | 03 dez 2009 11:34 | Em resposta a: #245443

Antonio

Tenho mais uma coisa a acrescentar. Este registro foi procurado pelo Arquivo Distrital do Porto no livro de alguma freguesia, pois sem o nome da freguesia a pesquisa fica impossibilitada de ser feita. Veja se lembra o nome da freguesia que forneceu para o ADP.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245456 | anr109 | 03 dez 2009 12:41 | Em resposta a: #245447

Oi, Antonio

Tens razão, a freguesia é de Santa Cristina de Nogueira, esta consta no assento de batismo do seu segundo filho nascido no Brasil.
espero que possa me ajudar, conseguindo para mim os assentos que necessito, os ancestarais de André Nogueira Ribeiro

Grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245458 | anr109 | 03 dez 2009 13:05 | Em resposta a: #245452

Oi, Marli

Tens razão, a freguesia consta num assento de batismo de seu primeira neta nascida no Sapé, Vale do Jaguaribe-CE, veja o assento:

Aos vinte dias do mez de Setembro de mil settecentos e secenta, e dous nesta Matriz de licença m.a o R. Padre Ezequiel Gameiro baptizou e poz os Santos Óleos e André, nascido aos sinco do mesmo mez e anno, filho de José Felix da Costa, natural da freg.a das Alagoas ... e de sua m.er Anna M.a do Nascimento natural e moradora nesta freg.a das Russas: neto paterno de Josê da Costa, natural de Portugal ignora a freg.a ... e de sua mulher Sebastiana de Azevedo naturaes da mesma freg.a das Alagoas, neto materno de André Nog.a Ribr.o natural da freg.a de Santa Catarina do Nog.a. Arcebispado de Braga e de sua m.er Jozepha M.a natural, da freg.a do Rio Gr.de do Norte, forão padrinhos Estevão Alvares de Bizerra. e Jozefa M.a da Conceyção moradores todos na faz.da Sapê desta freg.a; deq. Fiz este assento comque meassigno.

descobri mais tarde, arduamente, que se tratava da freguesia de Santa Cristina de Nogueira, hoje pertencente ao Distrito do Porto.

Desde já grato pela atenção

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245463 | anr109 | 03 dez 2009 14:25 | Em resposta a: #245436

Oi, Marli

Há um outro detalhe, acreditamos que André Nogueira Ribeiro tenha se casado por aí, e aqui são comprovados seus dois casamentos, é do segundo casamento o assento que postei aqui.

Mais uma vez obrigado pela ajuda

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245467 | M.Ribeiro | 03 dez 2009 15:33 | Em resposta a: #245463

Oi Antonio

Eu não sou de Portugal. Nasci no Rio de Janeiro e moro em São Paulo. Pesquiso os meus antepassados em Portugal. O meu pai e os meus avós são do Distrito do Porto.

Você deu muita sorte que no assento de nascimento tenha o nome da freguesia. Isto é raro de acontecer em registros no Brasil. A busca pelo nome da freguesia de nascimento de antepassados em Portugal é motivo de muito trabalho para os brasileiros que pretendem requerer a nacionalidade portuguesa.

Procurei a freguesia Santa Catarina do Nogueira no Google e não veio resultado. De qual Concelho do Distrito do Porto é esta freguesia?

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245468 | M.Ribeiro | 03 dez 2009 15:37 | Em resposta a: #245467

Antonio

Depois que coloquei a mensagem acima vi que são citadas as freguesias de Santa Cristina do Nogueira e Santa Catarina do Nogueira. Qual é o nome correto? Mas no Google não encontrei nenhuma das 2.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#245573 | anr109 | 04 dez 2009 23:24 | Em resposta a: #245447

Oi, Antonio

Se já lhe respondi, descupe-me

A freguesia é Santa Cristina de Nogueira, pertencente ao antigo Arcebispado de Évora, hoje da do Porto.

Desde já grato pelo empenho de me ajudar

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246119 | anr109 | 17 dez 2009 02:32 | Em resposta a: #245286

Oi, Isabel

na verdade é 7º avô, André Nogueira Ribeiro, nascido em 1682, no lugar Outeiro, freguesia de Santa Cristina de Nogueira, conselho de Lousada.
Gostaria que me ajudasse a encontrar o casamento dos pais de André, Gonçalo Nogueira e Maria Ribeiro, acredito que tenham se casados na mesma freguesia
Sim, os livros desse período estão online?

Grato pela atenção

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246180 | Marco | 18 dez 2009 10:51 | Em resposta a: #246119

António,

Para ver se os livros paroquiais estão online use este site:
http://etombo.com/
E se suscrever Novidades por email, recebe automáticamente na sua caixa de correio o "andamento" deste processo

Cumprimentos,

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246186 | anr109 | 18 dez 2009 15:05 | Em resposta a: #246180

Oh!, José Antonio

Obrigado pela ajuda, depois, retornarei para discussão acerca do que encontrar.
Um Forte e Fraterno abraço

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246266 | anr109 | 20 dez 2009 02:35 | Em resposta a: #246180

Oi, José António

Saudações

Olhando por alto e fazendo Downloads, percebi muitos Nogueiras e Ribeiros, um deles me chamou a atenção: Gonçalo Nogueira casado que foi com Maria Baptista.
Veja

PT-ADPRT-PRQ-PLSD16-003-0004_m_00007

gostaria de ter sua opinião acerca disto.

Muitíssimo obrigado pela ajuda

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246345 | anr109 | 21 dez 2009 16:19 | Em resposta a: #246180

Oi Jose Antonio

Saudações

Antes que me dê sua impressões, sobre o assento de óbito de Gançalo Nogueira, venho lhes perguntar sobre o assento relatado. Nele esta escrito que o testamento de Gonçalo Nogueira se encontra no Livro de Testamentos, folhas 11(onze) na nota de Custódio Ribeiro da Silva, Tabelião no Conselho de Louzada. Ou ainda se existe o Livro de Testamentos da Igreja de Santa Christina de Nogueira.
Em contato com estes dados, encurtaria minha pesquisa ao mais, me ocuparia em outras investidas.
Devo acreditar que estes dados existem?

Desde já grato pela atenção

Antonio N. Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246428 | anr109 | 23 dez 2009 00:53 | Em resposta a: #246180

Oi, José Antonio

Encontrei em alguns assentos do livro de óbitos de S. C. de Nogueira c.a. 1738-08-12 a 1859-12-23, alusão a uma certa irmandade de Nossa Senhora do Rozario do Salvador de Unhão, e a de Santo André de Cristello.
Será que existem livros ou outros documentos que listem os participantes destas irmandades?

atenciosamente,

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246433 | Marco | 23 dez 2009 01:08 | Em resposta a: #246428

Não conheço, provavelmente deve haver noticia nas igrejas paroquiais de Unhão e Cristelo
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246528 | anr109 | 26 dez 2009 16:13 | Em resposta a: #245452

Oi, José Antonio

Encontrei em alguns assentos do livro de óbitos de S. C. de Nogueira c.a. 1738-08-12 a 1859-12-23, alusão a uma certa irmandade de Nossa Senhora do Rozario do Salvador de Unhão, e a de Santo André de Cristello, de Aveleda e Meinede. estas conatavam na maioria dos assentos, enclusive o do meu 8º avô. Tem mais, os testamentoa eram realizados nestas Irmandades ou em um livro constante nas igrejas.
Do assento de óbito der meu avô:

"fez tes-tamento na nota de Custodio Ribeiro da Silva Tabalião no Concelho de Louzada, cujas verbas se achão lançadas no livro dos testam-entos as folhas onze". É possível encontrar este Livro de Testamentos? sertamente deve constar nele o Titulo de Herdeiros.

Será que existem livros ou outros documentos que listem os participantes destas irmandades?

atenciosamente,

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246600 | anr109 | 28 dez 2009 02:39 | Em resposta a: #245286

Oi, Isabel

Gostaria que me informasse se ainda é possivel encontrar os dados aludidos neste trecho, retirado do registro de óbito de meu 8º avô, Gonçalo Nogueira:

"fez tes-tamento na nota de Custodio Ribeiro da Silva Tabalião no Concelho de Louzada, cujas verbas se achão lançadas no livro dos testam-entos as folhas onze"

Caso sejá possível, me ajude nesta empreitada!

desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis
regis-arte@hotmail.com
antonioregis.blogspot.com

Resposta

Link directo:

RE: Procuro ajuda no arquivo distrital do porto

#246698 | anr109 | 29 dez 2009 15:24 | Em resposta a: #246180

Oi, Jose Antonio

Por favor esclareça-me a diferença entre a freguesia de S. Cristina e Santa Maria, são distintas ou são a mesma coisa? ambas são de nogueira.

atenciosamente,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 21:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen