Familia Taveira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Taveira

#245199 | mmedrado | 29 nov 2009 22:55

Meu trisavô, Antonio Taveira Pinto de Azevedo, nasceu em Godim, no dia 22/06/1834. Veio a falecer em Vila Nova de Gaia, no dia 17/03/1899. Teve inúmeros filhos. Dentre eles meu bisavô, Antonio Arnaldo Taveira. Sabemos que ele nasceu no Porto, mas não descobrimos a Freguesia. Aguardo quem puder me ajudar na busca.
Abraços,
Mônica Medrado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245209 | IsabelFont | 30 nov 2009 01:32 | Em resposta a: #245199

Cara confrade
Mónica Medrado,

Antes de começar a procurar pelos assentos de baptismo e casamento, talvez pesquisando um pouco na internet! Não?
Encontrei o que transcrevo abaixo: (é da autoria de algum parente próximo?):

Arnaldo Taveira, seu pai Antonio Arnaldo Gomes Taveira é meu tio materno, irmão de minha mãe HELOISA ALINE GOMES TAVEIRA ou HELOISA ALINE TAVEIRA DI NIZO (nome de casada).

Esqueci-me de acrescentar ao texto abaixo que há dados concretos sobre a origem da família Taveira em uma enciclopédia portuguesa e sobre a sua origem em Lourinhã (Laurinius) e o motivo pelo qual foram enviados para o norte de Portugal.
Meu avô se chamava Antonio Arnaldo Taveira. Era filho de Antonio Taveira Pinto de Azevedo e Maria Augusta Azevedo( de Lisboa), nasceu na cidade do Porto, no dia 4 de dezembro de 1870 e faleceu na Ilha do Governador (Rio de Janeiro), na Praia da Guanabara, em 3 de agosto de 1936, com 66 anos de idade.
Seu pai ANTONIO ARNALDO TAVEIRA PINTO DE AZEVEDO, nasceu em GODIM, em 22 de julho de 1834 e faleceu em Vila Nova de Gaia, em 17 de março de 1899, mas a família era de Barqueiros.
O registro de batismo dele se encontra na Torre do Tombo, mas segundo o genro de um primo meu, o arquivo se queimou......
Devo observar que a família Taveira por ser da alta nobreza, suas mulheres permaneciam com o sobrenome Taveira e o transmitiam aos netos mesmo quando se casavam com outros fidalgos. Por isso houve casamentos com Magalhães, Pires, Pinto de Azevedo e outros mas na segunda geração o sobrenome voltava a ser Taveira.
Procurem por meio do www.google.com o sobrenome Taveira e o município de Lourinhã, berço da família.

Autora: celia ponto di ponto nizo arroba globo ponto com

Se não sabia, se calhar é sua parente ?! Prima?

Se quiser solicitar ao Arquivo Distrital de Vila Real tem que indicar o nome e a freuesia e a data bem precisa, pois sem os nomes dos Pais, não costumam pesquisar.

Aqui no Fórum há um tópico sobre os Taveira de Vila Real; porque não o lê? Pode ser que encontre alguém que lhe seja familiar!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245215 | mmedrado | 30 nov 2009 12:15 | Em resposta a: #245209

Cara Isabel,
Há muito essa minha prima Célia (a que vc citou) vem tentando obter maiores informações sobre o meu bisavô, mas até hoje sem sucesso. Conheço todos os dados por ela apontados e, ainda assim, nada. Já pesquisei todo este site, assim como em sites no Google. Nada. Como ela mencionou nossa história há algum tempo, fiquei na esperança de que alguém mais pudesse inserir novos dados, depois de tanto tempo...

De qualquer forma, Isabel, agradeço muito a sua atenção e as suas dicas.

Um grande abraço,
Mônica Medrado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245246 | Baptfausto | 30 nov 2009 22:31 | Em resposta a: #245215

Caras Confrades e pelos vistos também primas.

Antonio Taveira Pinto de Azevedo, que nasceu em Godim, no dia 22/06/1834 e veio a falecer em Vila Nova de Gaia, no dia 17/03/1899 à data de 23 de Janeiro de 1892 era ainda solteiro, conforme está escrito no registo de nascimento do seu filho mais novo baptizado em Vila Nova de Gaia na citada data.

Casou sómente com Dona Rosa Rogrigues de Figueiredo e só depois legitimou os filhos que já havia tido desta senhora.

Com os meus melhores cumprimentos.

Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245270 | mmedrado | 01 dez 2009 12:45 | Em resposta a: #245246

Primo Fausto! Que bom que fez contato...

Volto agora da Europa e retomo a busca pela certidão do meu bisa. Para isso, solicitei todas as informações que a prima Célia tinha. Dentre elas, consta o seu nome e, me parece, o do seu genro, ajudando-a nessa busca, frente ao IANTT. Parece que ficou pendente um bate-papo entre vcs pelo Skype. Então, aproveito para saber se conseguiram alguma nova informação...

Bem, primo, diante do que escreveu, pergunto:

- Segundo relato da prima Célia, António Taveira Pinto de Azevedo teve muitos filhos e "casou-se" várias vezes. Consta, nesse relato, que ele teria vindo ao Brasil (aproximadamente no ano de 1883) com a madrasta de meu bisavô, chamada Rosa Feliciana (a mãe mesmo dele se chamava Maria Augusta de Azevedo, oriunda de Lisboa). Vc saberia me dizer se esses dados estão corretos?

Bom, se meu bisavô nasceu no ano de 1870, parece-me razoável especular que ele tenha nascido em Vila Nova de Gaia. Vc teria alguma outra suposição?

Mais uma vez, obrigada por sua pronta resposta.

Cordialmente,
Mônica Medrado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245275 | Baptfausto | 01 dez 2009 13:52 | Em resposta a: #245270

Cara prima
Aquilo que escrevi está de acordo com o registo de baptismo de António Taveira Pinto de Azevedo filho mais novo do meu trisavô António Taveira Pinto de Azevedo e irmão da minha bisavó Feliciana Augusta.
Nas certidões destes ultimos refere as legitimações dos mesmos, fazendo inicialmente o António como filho ilegitimo e a irmã, como filha de pai incógnito.
Também tenho conhecimento da existência da certidão de casamento dos meus trisavós António Taveira Pinto de Azevedo e Rosa Rodrigues de Figueiredo Taveira.
A familia sempre afirmou que a minha trisavó tinha cerca de quarenta irmãos pelo lado do pai, a maioria no Brasil, a qual se correspondia com eles.
Quero ainda referir que este filho mais novo teve o mesmo nome de seu pai, e que a filha e minha bisavó, Feliciana Augusta o mesmo nome da sua avó paterna, que por sua vez era irmã (parece a mais nova) de António Tomaz de Almeida e Silva, o barão de Almeida referido aqui no Genneal. Também aqui no geneall existem muitos outros antepassados de António Taveira Pinto de Azevedo, tais como Marcelina Taveira de Barros que parece descender de uma irmã de Paulo Taveira de Magalhães, filho de Pedro Taveira Cão de Leonor de Magalhães, e que nos ligam ao Santo António de Lisboa; Roque Pereira Coutinho , filho de Pero Teixeira e Maria de Almeida: Ana Pinto de Leão, filha de Alvaro Mouta Pinto e Isabel de Leão, uma irmã de Rui Pires da Veiga, desembargador do Paço, inquizidor da Mesa Grande, Bispo de Elvas e outros.
Cumprimentos
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245284 | Baptfausto | 01 dez 2009 16:15 | Em resposta a: #245275

Cara prima

Esqueci-me de acrescentar que um sobrinho de António Taveira Pinto de Azevedo, meu trisavô, filho de seu irmão Guilherme Taveira Pinto de Azevedo, chamado José Taveira de Magalhães também faz parte da BD aqui de geneall, pois foi casado com Dona Maria Teresa de Faria da Camara Magalhães Ferreira Pinto Basto filha de Marcos de Faria Magalhães Ferreira Pinto Basto e de sua primeira esposa Dona Maria Adelaide Cordeiro Luizelo Pereira Fernandes.
Cumprimentos.
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245296 | mmedrado | 01 dez 2009 18:12 | Em resposta a: #245284

Fausto,
Precisei colocar no papel todas essas informações, para visualizar melhor a questão. Ainda, pergunto: quais seriam as datas de nascimento do seu bisavô (Antnio) e da sua bisavó (Dna. Feliciana)? Ela tb nasceu em Vila Nova de Gaia?

Abs,
Mônica Medrado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245304 | JoséRebelo | 01 dez 2009 19:17 | Em resposta a: #245296

Caros Confrades,
Chamou-me a atenção este tema do Fórum, porque também sou descendente dos Taveiras, por parte de minha mãe, conforme podem observar se clicarem no meu nome (no Geneall). Durante várias gerações (até minha mãe), o nome estava associado a outros dois apelidos "Tavares do Canto Taveira". Indo para trás, chegamos a Taveira e Neiva (Braga, séc. XVI). Por outro lado, há a convicção nos membros desta família que somos todos parentes de Santo António de Lisboa, cuja mãe era Taveira.
Despeço-me, invocando as bençãos de Santo António para todos nós,
José Manuel Tavares Rebelo
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245316 | mmedrado | 01 dez 2009 21:05 | Em resposta a: #245304

Caro José,
Não tinha me dado conta de como é impressionante a possibilidade de ramificações vindas de uma única família!
Saudações,
Mônica Medrado.

Primo Fausto,
Fico no aguardo, ainda, das datas de nascimento do seu bisavô e bisavó, se os tiver. Aproveito para saber se Vila Nova de Gaia se refere ao Concelho e tb a Freguesia de nascimento dele.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245322 | Baptfausto | 01 dez 2009 21:37 | Em resposta a: #245304

Cara prima

A minha bisavó, Feliciana Augusta, nasceu a 1 de Março de 1886 e foi baptizada aos 17 dias do mês de Março de 1886 na freguesia de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia.

O meu bisavô Alberto, nasceu a 15 de Maio de 1887 e foi baptizado aos 18 dias do mês de Maio de 1887 na mesma freguesia de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia.

O Irmão mais novo e afilhado da minha bisavó Feliciana Augusta, António, nasceu a 2 de Janeiro de 1892, e foi baptizado a vinte e três de Janeiro de 1892, na mesma freguesia de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia.

Espero que lhe seja útil na busca do seo bisavô.

Cumprimentos

Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245366 | JoséRebelo | 02 dez 2009 10:59 | Em resposta a: #245316

Cara Mônica,
Há possibilidade hoje de sabermos até onde vão essas ramificações, mas isso requer tempo e dedicação.
A pouco e pouco poderemos ir desbravando caminhos, a ver se encontramos um tronco comum, que o há de certeza.
Abraços amigos para toda a família Taveira deste vosso parente,
José Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245369 | mmedrado | 02 dez 2009 13:35 | Em resposta a: #245366

Prezado José,
Depois que tomamos gosto pelo assunto, fica difícil nos desvencilharmos da curiosidade de nossas origens. Agradeço pelos dados compartilhados!

Nós, aqui do Brasil, retribuímos os abraços aos seus também,
Mônica.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245370 | mmedrado | 02 dez 2009 13:41 | Em resposta a: #245322

Caro primo,
Toda e qualquer informação adicional, nesse momento, pode ser realmente valiosa!
Uma vez mais, muito obrigada por sua atenção, sua contribuição e sua dedicação em responder tão prontamente.

Lembrando de mais algum dado que achar relevante nessa busca, serei toda ouvidos.

Abraços,
Mônica.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245618 | Baptfausto | 05 dez 2009 19:32 | Em resposta a: #245370

Cara prima

Se estivesse no vosso lugar, também procuraria a certidão de nascimento do vosso avô, nas freguesias de Aveiro.
Tanto quanto sei, o pai de António Taveira Pinto de Azevedo, José Taveira Pinto de Azevedo, vendeu a sua Quinta das Nogueiras, no Peso da Régua, quando apareceram as primeiras doenças nas vinhas do Douro, e comprou o posto de Escrivão da Real Câmara do Comercio de Aveiro. Os seus dois filhos, António e Guilherme tiveram empresas nessa região, enquanto a filha, Isménia, viveu na corte como aia da última rainha de Portugal, a rainha Dona Amélia.
É sabido que quando a corte se deslocava ao Porto, a tia Isménia, vinha buscar a minha visavó Feliciana para brincar com aquele que viria a ser o último rei de Portugal, já quer tinham a mesma idade.
Só depois de ter passado por Aveiro è que António Taveira Pinto de Azevedo veio viver para Vila Nova de Gaia.

Cumprimentos
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245629 | mmedrado | 06 dez 2009 00:19 | Em resposta a: #245618

Caro primo,
Fascinante a história de sua bisavó, Feliciana, brincar com um futuro rei! Quanto mais eu leio sobre nossos antepassados, mais interessante fica essa leitura...

Seguirei seu conselho e tentarei a busca também pela Freguesia de Aveiro. Faz sentido a busca, já que vc relata a permanência do meu trisavô por estas bandas. Anotado!

Por aqui, Rio de Janeiro (eu) e São Paulo (prima Célia), tentaremos agendar uma ida ao Centro Histórico da Família de nossas cidades, gerenciados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como Igreja Mórmon. Sabe-se que muitos registros de nascimento (também originários do Brasil e de Portugal) estão arquivados nesses Centros. Continuaremos com nossa pesquisa.

Querendo sugerir mais possíveis locais, de acordo com histórias conhecidas, sinta-se à vontade.

Obrigada, primo!

Abs,
Mônica.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#245965 | Baptfausto | 14 dez 2009 12:14 | Em resposta a: #245629

Cara prima Mónica

Veja este site.
http://www.archive.org/details/resenhadasfamili01silvuoft
Neste livro interessa-nos as Páginas.40,41,649 e 650.

Estão escritos os nomes dos pais de Antonio Taveira Pinto de Azevedo, que nasceu em Godim, no dia 22/06/1834. Veio a falecer em Vila Nova de Gaia, no dia 17/03/1899, Feliciana Almeida e José Taveira Pinto de Azevedo (página 650)
Cumprimentos.
Baptfaiusto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#246051 | mmedrado | 15 dez 2009 13:51 | Em resposta a: #245965

Caro primo,
Estou cercada, por todos os lados, pelas histórias de meus antepassados. Tenho também, em meu sobrenome, Abrantes. Foi curioso verificar os personagens históricos desse outro lado. É como diz o ditado: "quem procura, acha". Espero que ele seja completo... Realmente muito interessante o livro. Obrigada pela dica.

Abs,
Mônica M. Abrantes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#263016 | antaveira | 27 set 2010 21:26 | Em resposta a: #245275

Caros Confrades,

Desculpem macá-los.
Chamo-me António taveira, sou natural de Vila Pouca de Aguiar. Meu pai é filho de António Joaquim Taveira de Tazém/Padrela e de Maria da Conceição de Sousa Couto de Vila Pouca de Aguiar. Meu bisavô paterno era Eusébio José Lopes (1819) de Tazém, S. João da Corveira, casado com Carlota Maria Queiróz (1836), de S. João da Corvera. Meu trisavô paterno, Joaquim José Lopes, casado com Maria Antónia.
Toda a minha familia paterna é natural de Tazém, Padrela, Ruo Bom, S. João da Corveira, Valpaços-
Conseguem ajudar-me a identificar estes Taveiras?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#315208 | LASoeiro | 12 out 2012 01:26 | Em resposta a: #263016

Muito boa noite.
Pelo que li nas mensagens supra, penso pertencer a esta família. Fausto, não é o filho do Fausto Manuel? Eu sou neto de Alberto Taveira Teixeira, filho de Feliciana Augusta e de Alberto da Conceição Teixeira, de Vila Nova de Gaia.

Perdoem-me se não estamos a falar da mesma família, todavia, dos vários sobrenomes que li, todos me são familiares.

Gostaria muito de entrar em contacto convosco!

Seria de grande interesse escrever a história da nossa família (reitero, se falamos da mesma :))

A minha página de "facebook" é: Luís Alberto Soeiro.

Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo ansiosamente uma resposta.


Com os meus melhores cumprimentos,


Luís Alberto Soeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#322500 | ct1706 | 06 fev 2013 00:36 | Em resposta a: #263016

Olá a todos os taveira.
Moro no porto,mas minha avó materna é do peso da régua. Pelo que sei a minha bisavó chamava se Ana taveira que casou com um empregado da cavalariça. Casaram mas ele fugiu para o brasil,depois de gastar o dinheiro no vício dele,o jogo. alguém me pode ajudar a saber os meus antepassados?
Cláudia

Resposta

Link directo:

Excepções

#322544 | miguelmonteiro | 06 fev 2013 18:04 | Em resposta a: #245209

“Devo observar que a família Taveira por ser da alta nobreza, suas mulheres permaneciam com o sobrenome Taveira e o transmitiam aos netos mesmo quando se casavam com outros fidalgos”

Cara Maria Isabel:

Apenas entro neste tópico com o prazo de validade expirado, com o intuito de dizer que conheço dois casos, para mim surpreendentes, que são o inverso dos que menciona, de pessoas com as quais não tenho nenhuma relação familiar, que há séculos deixaram de usar os apelidos Meneses e Vilhenas de quem descendem legitimamente e com pouquíssimas quebras da varonia, ficando apenas com sobrenomes menos sonantes, digamos assim.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Excepções

#322749 | IsabelFont | 09 fev 2013 16:47 | Em resposta a: #322544

Caro confrade Miguel Monteiro,

Para confirmar a regra ainda bem que há excepções!

Aquela frase não é da minha autoria e sim de Célia di Nizo (salvo errro), brasileira.

Cumprimentos
Maria Isabel

NOTA: Eu penso que os tópicos nunca estão expirados. Há sempre confrades a pesquisar ou a voltar a pesquisar, como eu, por exemplo; isto da genealogia e da busca das raízes é um vício autêntico, infelizmente quase um comportamento aditivo!

Resposta

Link directo:

RE: Excepções

#322794 | miguelmonteiro | 10 fev 2013 13:36 | Em resposta a: #322544

Onde está Cara Isabel Fontes leia-se Cara Célia di Nizo

Resposta

Link directo:

RE: Excepções

#325145 | lamecensis | 11 mar 2013 00:26 | Em resposta a: #322749

Caros confrades,

Não sei se dá jeito a informação que vou colocar infra, mas como genealogista que sou sei que das pequenas coisas podem nascer as grandes. Viveu em Lamego muitos anos, onde tinha consultório um médico de apelido Reboxo, natural da Guarda. Foi casado com uma Senhora do Porto chamada Madalena Taveira que era a proprietária do Mosteiro de Salzedas, em Tarouca. Esta Senhora tinha um irmão que viveu numa casa sita à Rua de N.ª Sr.ª de Fátima, junto ao Liceu Carolina Michaelis, no Porto, que foi Professor Catedrático de Física, da Universidade do Porto. O Dr. Reboxo cc D. Madalena Taveira tiveram três filhos: Carlos, que julgo ter passado ao Brasil depois do 25 de Abril; Fátima Taveira Reboxo Lic.da em germânicas pela Univ. do Porto e Professora do Secundário na sua área de formação, reside na zona da Boavista no Porto, cc Dr. Artur Faria, Advogado no Porto (divorciados?) e com, pelo menos 2 filhos; e Eduardo que julgo ainda explorar e residir numa quinta em Sande que foi do seu tio acima mencionado, casado e com descendência.

Lamecensis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#326311 | wtav | 28 mar 2013 13:45 | Em resposta a: #246051

Mônica, parece-me que seu e-mail de 2004 (comercial) está desativado. Preciso falar com você, terminei o livro Família Taveira, História e Genealogia. Meu e-mail: wtav@terra.com.br (telefone 55 31 32931799.
Walter G. Taveira.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#328946 | vera taveira | 10 mai 2013 19:48 | Em resposta a: #245199

Queridos membros da família Taveira,

Eu tenho poucos dados para começar + a minha bisavó Maria da Purificação Taveira teve os filhos Heitor Armando Taveira, Esmeralda da Conceição Taveira (essa é minha avó), Jose Bernardino da Costa, Ilda da Conceição Costa, Joaquim da Costa e Maria Augusta Costa de Almeida (nome de casada) só me lembro desses pois viveram aqui no Brasil, por exemplo não sei o nome do marido dela. Será que alguém conhece o pode ajudar? Eles são de Rio Bom.

Att. Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#328953 | MCNN | 11 mai 2013 00:05 | Em resposta a: #328946

Cara Vera


Não sou membro da família Taveira, mas aqui lhe deixo o meu pequeno contributo.

Nos links seguintes pode ver as fichas de imigração no Brasil de:

Ilda da Conceição Costa (desembarcou em 04/12/1951)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22427-22031-71?cc=1932363&wc=M9QM-HS8:n549764166

Maria Augusta da Costa (desembarcou em 14/05/1946):

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-22416-6423-20?cc=1932363&wc=M9QM-CPB:n1114191539

José Bernardino da Costa (desembarcou em 13/05/1939)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-22416-11938-74?cc=1932363&wc=M9QM-C56:n958337551


Para ver o verso de cada ficha, carregue na seta para a direita.

No verso da ficha da Ilda é mencionado que viajou com o irmão Heitor, só que eu não consegui encontrar a ficha dele.

De qualquer forma, tudo leva a crer que o seu bisavô se chamava António Teixeira da Costa, pois é o nome que consta em todas as fichas como sendo pai de todos estes irmãos.

Não encontrei nenhuma ficha de imigração em nome da sua avó, mas encontrei o que penso ser a ficha de vários filhos dela com José Machado:

José Joaquim Taveira Machado, nascido em 16/07/1947 e que desembarcou no Brasil em 20/12/1956.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-12436-32520-20?cc=1932363&wc=M9QM-KGD:n783395631

Ilda Taveira Machado, nascida em 22/09/1940 e que também desembarcou em 20/12/1956

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22398-33555-45?cc=1932363&wc=M9QM-FHC:119924048

Em 1958, encontrei a ficha de Maria Augusta Taveira Machado, nascida em 28/08/1942

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12837-30238-88?cc=1932363&wc=M9QM-DNP:n1621589125

Mais tarde, em 1964, encontrei a ficha de outra filha dos seus avós, de nome Umbelina da Conceição Machado (nascida em 02/02/1932), e que viajou com 3 filhos (Maria Augusta, Dinis Machado e Vera Lùcia):

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22427-15574-64?cc=1932363&wc=M9QM-H7V:1774732821

Uma pergunta indiscreta, esta senhora é a sua mãe, e a Vera é esta Vera Lúcia ?

Infelizmente o site do Arquivo Distrital de Vila Real não está operacional, amanhã vou tentar lá descobrir mais alguma coisa.

Espero não me ter enganado com tanto link e não ter feito nenhuma troca !!!!!



Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#328965 | vera taveira | 11 mai 2013 02:18 | Em resposta a: #328953

Mário,

Você não sabe como fiquei feliz com todas as suas informações, quase chorei de emoção. Eu sou brasileira, minha mãe é a Maria Augusta Taveira Machado (nome de casada Maria Augusta Taveira de Oliveira), ela casou aqui no Brasil, e meu pai também é português de Marinhão Moreira de Rei, Fafe, chamado Antonio Joaquim Ribeiro de Oliveira, resolvi começar a árvore genealógica da minha família, e minha mãe pouco se lembra dos parentes que ficaram aí, então estou fazendo várias pesquisas e devo dizer que adorei receber a sua resposta.

Obrigado! Vera Lucia Taveira de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#328994 | MCNN | 11 mai 2013 21:29 | Em resposta a: #328965

Olá Vera

Se a sua intenção é fazer a árvore genealógica da sua família, o ideal seria obter o assento de nascimento dos seus avós maternos.

Sabe as suas datas e locais de nascimento ? Os respectivos assentos de nascimento (ou os assentos de baptismo, caso tenham nasscido antes de 1911) ainda devem estar na Conservatória de Registo Civil de Valpaços pois o Arquivo Distrital de Vila Real aparentemente só tem registos até 1903 para São João da Corveira.

Os nomes dos pais da sua avó materna já sabe. E sabe também o nome dos pais do seu avô materno ?

Caso tenha ainda alguma família por Valpaços, serão os descendentes de algum irmão ou irmã da sua mãe que tenha ficado em Portugal, ou então os descendentes dos irmãos dos seus avós maternos.

Para terminar, e relativamente ao seu pai, encontrei esta ficha de imigração de um António Joaquim Ribeiro de Oliveira, nascido em Fafe em 10/12/1939 e que desembarcou no Brasil em 05/09/1957.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12838-31155-11?cc=1932363&wc=M9QM-6MZ:1624749462

Se esse senhor é o seu pai, então ele viajou para o Brasil junto com o pai dele, seu bisavô, de nome Avelino de Oliveira:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12838-31205-94?cc=1932363&wc=M9QM-6MZ:1624749462

E, se aquela pessoa era o seu pai, então em 26(01/1959 desembarcaram no Brasil dois irmãos dele, seus tios portanto, de nome Nelson Sousa Oliveira (nascido em 31/07/1942) e Ãngelo Tarsício Sousa Oliveira (nascido em 05/11/1944).

Ficha do Nelson:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22440-26044-81?cc=1932363&wc=M9QM-ZR5:n1913204918

Ficha do Ângelo:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-20118-14687-12?cc=1932363&wc=M9QM-N6D:1167352383


Se souber os nomes e datas que eu lhe perguntei diga, que eu tento encontrar algo mais.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Taveira

#328998 | vera taveira | 11 mai 2013 23:07 | Em resposta a: #328994

Mário,

Fico muito grata com todas as informações que você tem me mandado, meu pai viajou com o meu avô (Avelino) depois vieram meus tios Nelson e Angelo, o Nelson vive aqui no Brasil com a família e meu tio Angelo foi morar na França e tem família lá.

Vou ver se consigo essas datas e nomes para que você na medida do possível e se não for muito incomodo, me ajudar.

Att. Vera

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#377238 | CrisTaveira | 21 jan 2017 03:39 | Em resposta a: #245199

Meu avô João Taveira e irmãos António, José e Mariazinha chegaram de navio com os pais (a mãe era nascida em Viana do Castelo e o pai do Porto) mais ou menos na década de 30. Tenho o passaporte da família com as fotos de mãe e crianças. Vou buscar e acrescentar dados. A mãe de vovô faleceu ao chegar ao Brasil e as crianças foram distribuídas aos cuidados de parentes. Estive há dois anos em Portugal e não tive coragem de buscar parentes. Me emocionei em ler os relatos.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#377509 | JoséRebelo | 31 jan 2017 18:09 | Em resposta a: #245199

Cara CrisTaveira, o nome Taveira é mais divulgado no Arquipélago dos Açores do que no Continente Português. A minha família materna usava o Tavares do Canto Taveira, sendo que a maioria deixou de usar Taveira e passou a usar somente Tavares do Canto ou apenas Tavares, (como é o meu caso). Caso seja necessário mais alguma informação estou ao seu dispor.

Cordiais saudações, José Tavres Rebelo.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#377547 | FLMF | 02 fev 2017 10:06 | Em resposta a: #245199

Haverá conhecimento de Adão Taveira e Américo Taveira, (filho e pai) ; moradores em Campolide, Lisboa?

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#411338 | karnaldo | 17 jan 2019 17:47 | Em resposta a: #245209

A informação de que meu avô Antonio Arnaldo Taveira teria nascido em 1870 está equivocada, ele nasceu no Porto em 04 de Dezembro de 1868 segundo consta em sua carteira de identidade, resta-nos descobrir em qual freguesia. Se alguém tiver informações, por favor me contacte!

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#418386 | elainejardin | 01 out 2019 21:02 | Em resposta a: #245199

Dez anos depois, posso dizer que ainda não se sabe em que freguesia Antonio Arnaldo Taveira nasceu aos 4 de dezembro de 1868.

1 - Sabemos que sua mãe Maria Augusta nasceu em Pinheiro da Composta, Oliveira de Azemeis, filha de Maria da Conceição e pai incógnito (informação no assento de batismo do filho Álvaro).

2 - Que seu irmão Alvaro de Azevedo nasceu em 16 de julho de 1873 em Paranhos (achei o batismo).

3 - Que seu irmão Alvaro se casou com Silvina Augusta de Araújo Braga em Lisboa em 24 de julho de 1907 (achei a certidão).

Gostaríamos muito de saber se houve reconhecimento da paternidade por parte de Antonio Taveira Pinto de Azevedo.
Se há algum passaporte com esse nome.
Se há alguma maneira de encontrar esse assento.

Grata, Elaine.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#418448 | JoséRebelo | 04 out 2019 15:50 | Em resposta a: #245199

Cara Elaine,

Começo por dizer que sou um simples amador da genealogia, sem quaisquer qualificações académicas para tal. No entanto gostaria de lhe poder ser útil, mas o que eu posso informar é que estando de pose do nome e data e lugar de nascimento do seu antepassado, pode pesquisar no site dos registos paroquiais portugueses que estão na internet. De resto, os Taveiras da minha família estão no arquipélago dos Açores desde o século XVI, não havendo qualquer ligação, que eu saiba, com os Taveiras do continente português. Posso ainda dizer-lhe, que sempre constou na família Taveira que somos parentes de Santo António de Lisboa.

Obrigado,
Cumprimentos,
José Manuel Tavares Rebelo.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#418449 | elainejardin | 04 out 2019 16:14 | Em resposta a: #418448

Caro José,

Obrigada pela resposta! Temos folheado dezenas de livros do Porto, mas realmente não achamos ainda este assento de batismo. Nem sabemos quem seria o titular do passaporte, já que ele tinha cerca de treze anos quando veio para o Brasil.

Sinceros cumprimentos,
Elaine.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#425688 | andrelgribeiro | 16 jul 2020 15:13 | Em resposta a: #328953

Olá,

Desculpe intrometer-me no assunto de família, mas minha avó ainda viva chamada Umbelina de Goes Ribeiro é filha de uma senhora de sobrenome taveira, cujo nome de casada é Isabel Taveira de Goes. E este sobrenome é deveras estranho para região do Amazonas, Manaus. Há registros dos Taveiras já no brasil de que alguns membros haveriam migrado para região amazônica no ciclo da borracha de 1879?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#425728 | JoséRebelo | 17 jul 2020 16:45 | Em resposta a: #425688

Caro André,

Tenho muito gosto em responder-lhe, embora a minha resposta não vai adiantar grande coisa. A minha família Taveira é oriunda do arquipélago dos Açores, embora o nome Taveira tenha estado sempre associado a Tavares do Canto Taveira.
Aproveito para lhe dizer que existe a ideia de que os Taveiras são parentes de Santo António de Lisboa ( Fernando de Bolhões, nome de baptismo).
Paz e saúde,
José Manuel Rebelo

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#432774 | acsdornelas | 13 abr 2021 19:41 | Em resposta a: #425688

Olá,

Não sei ao certo, mas sou do Pará bisneta de Eleotério Taveira dos Santos nascido em Souré-PA , cujos pais são Felinto Taveira dos Santos e Bernadina Andrade dos Santos pelo o que se sabe oriundos do Rio Grande do Norte. Não sei ao certo quando mudaram para o Pará e se tiveram outros filhos .

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#432779 | acsdornelas | 13 abr 2021 20:00 | Em resposta a: #432774

Eleotério tinha irmãos: Temistoles Taveira dos Santos, Luzinando Taveira dos Santos, Jozino Taveira dos Santos e Maria Taveira dos Santos.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#432810 | JoséRebelo | 14 abr 2021 16:00 | Em resposta a: #432779

Boa tarde,

Teria muito gosto em informá-lo, mas a minha família Taveira, natural do arquipélagos dos Açores, tem a ver com o apelido Tavares do Canto Taveira, e não tem qualquer relação com a vossa família Taveira dos Santos. Saudações açorianas

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#433931 | joseandraderendeiro | 22 mai 2021 16:25 | Em resposta a: #245199

Boa tarde.

Gostava de ter mais informaçãoes sobre a minha família do lado Taveira.
O meu ascendente mais antigo que tem o nome Taveira que eu consegui encontrar é o meu Trisavô, José Joaquim Taveira de Rio Bom, Valpaços, Vila Real, Portugal.
Ele casou-se com Maria da Conceição Couto e tiveram 7 filhos.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#434077 | antaveira | 28 mai 2021 18:56 | Em resposta a: #245199

Olá,
Boa tarde.
Sendo de Rio Bom, Valpaços, Vila Real é, certamente da minha família.
Apenas uma dúvida. De certeza que o seu trisavô se chamava José Joaquim Taveira?
Quem se casou, em segundas núpcias, com Maria da Conceição Couto, foi António Joaquim Taveira. Ele de Rio Bom, Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Vila Real, ela, de Parada do Corgo, Vila Pouca de Aguiar. Sobrinha neta de Padre Manuel do Couto, canonizado e padroeiro de Telões, Também Vila Pouca de Aguiar.
Gostaria de ajudar, mas pode informar o nome dos seus avós e pais?
Talvez ainda alguém se lembre deles.
Cpms

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#434137 | joseandraderendeiro | 31 mai 2021 16:35 | Em resposta a: #434077

Boa tarde
Por lapso, na minha última mensagem escrevi José Joaquim mas chamava-se António Joaquim como você disse.
Essas informações parecem-me todas corretas.
Sabe quem são os pais do meu trisavô e se possível os avós?
Fico grato por qualquer informação.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#434138 | joseandraderendeiro | 31 mai 2021 16:37 | Em resposta a: #434137

Esqueci-me de referir na minha última mensagem que a minha bisavó é Teresa de Jesus Couto Taveira que casou com José Maria Rendeiro.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#434140 | antaveira | 31 mai 2021 17:27 | Em resposta a: #245199

Boa tarde,
Penso que haverá por aqui alguma confusão.
Se me puder enviar o seu mail será mais rápida a resposta.
Falei com o meu padrinho de batismo, meu primo, António Taveira Rendeiro, filho de Teresa e José Rendeiro.

Penso que em conjunto se poderá construir alguma coisa.
Saudações
António Taveira

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#440735 | leocouto | 28 abr 2022 16:39 | Em resposta a: #434140

Pergunto sempre isto o que faz um sobrenome cada vez que estudo genealogia tinha uma segurança digamos ilusória sobre o meu sobrenome Couto descubro que serve como base a descobrir que tenho origem em Pereira, Leme,Goulart,Capão,Bicudo,Távora,Noronha,Henriques,Annes etc percebo que tanto origem social quanto o mesmo sobrenome é algo interessante e estranho a origem é ótimo pertencer a uma família tradicional mas é muito mais importante é você ser conhecido pelo o que você faz isto é que coloca o ser humano nas alturas seja a sua base social e o seu empenho pessoal.sobrenome é interessante mas senão vier tais predicados fica algo vazio sem sentido.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#440833 | JoséRebelo | 03 mai 2022 14:51 | Em resposta a: #440735

Caro Leo,

Tem toda a razão no que diz. Tenho encontrado pessoas que se orgulham por possuírem nomes a quem foram concedidos brasões, e que descendem por vezes de titulares. Para mim isso não interessa. No que cada um se deve orgulhar é de ter tido ascendentes que contribuíram minimamente para o bem estar da sociedade em geral. Sem esquecer que nós, portugueses e/ou brasileiros temos também no nosso sangue judeus, muçulmanos, africanos índios, além de povos brancos do norte da Europa, todos iguais em direitos e deveres.

Desejo-lhe felicidades com um abraço fraternal.

Resposta

Link directo:

Familia Taveira

#448000 | ANIBALROLDANRELOBA | 04 jun 2023 05:51 | Em resposta a: #245199

Meu Bisavo Antonio Taveira (em alguns documentos esta como Antonio Jose) nasceu em 1842-43 aprox. em Portugal e morreu em 1912 en Artigas-Uruguay na fronteira com o Brasil. Estava casado com Belmira Dornelles. Seus pais foram Francisco Jose Taveira e Rosa Moreira que morreram em Viana-Portugal. Nao tenho mas informacao. se alguem pudesse me ajudar agradeceria muito. meu email e: anibalroldan2011@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 21:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen