Família de Penela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família de Penela

#245272 | MartaV | 01 dez 2009 12:51

Gostaria de saber se algum dos participantes neste fórum tem informações acerca de:

Maria Guilhermina Sousa Peres Faria (minha trisavó) ou de seu 1.º marido, Cândido Augusto de Araújo e Sá. Maria Guilhermina enviuvou e voltou a casar, com alguém de apelido Faria (de quem também gostaria de ter informações). Viveu, até ao início do século XX (provavelmente até aos anos 30) no Convento de Sto António (Convento de Penela) em Penela.

O seu filho (não sei se único) e meu bisavô, chamava-se João Peres de Araújo e Sá, e era fruto de seu 1.º casamento.

Agradeço qualquer informação.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#245293 | Lourval | 01 dez 2009 17:23 | Em resposta a: #245272

Cara Marta,

Tenho muitas anotações de Penela mas nenhuma com os nomes que indica. De fato há Sás e Farias mas muito poucos e os que menciono são bem antigos.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#245303 | MartaV | 01 dez 2009 19:17 | Em resposta a: #245293

Caro Louval,

João P. A. Sá nasceu em 1884, mas não tenho certeza quanto ao local do seu nascimento. Quanto a Maria Guilhermina, sei que seu pai era Arnault (ou Arnaut) Peres, ainda que desconheça o 1.º nome.
Será que os Sá´s de que fala têm alguma relação com estes?

Também, quando menciona informação antiga refere-se concretamente a que século?

Com os cumprimentos,

Marta Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289574 | PP | 19 out 2011 22:14 | Em resposta a: #245272

Cara confrade,

Tenho estes seus familiares na minha base de dados. Cândido Augusto de Araújo e Sá c.c. Maria Guilhermina Peres Faria. Sei que tiveram pelo menos uma filha, Maria Cândida Peres de Araújo e Sá, que casou com Laurentino [Pacheco Sobrinho] a 10.02.1912 na Conservatória do Registo Civil de Penela.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289597 | MartaV | 20 out 2011 10:37 | Em resposta a: #289574

Caro PP.

Bom dia. Sim, de facto sei da existência desta filha, Maria Cândida, e de um seu irmão, João Peres (Araújo?) e Sá. Gostaria de saber que ligações tem a este ramo?
Quanto a mim, posso dizer-lhe que sou bisneta de João Peres e Sá.

Cumprimentos

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289599 | PP | 20 out 2011 11:06 | Em resposta a: #289597

Cara confrade,

As informações que tenho são apenas as seguintes: Maria Cândida Peres de Araújo e SÁ casou num sábado na Conservatória do Registo Civil de Penela, Coimbra. Laurentino tinha 24 anos de idade e Maria Cândida Peres de Araújo e Sá tinha 28 anos de idade, era natural de Santa Eufémia, Penela, Coimbra (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1887) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1887), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, K/13/3 - 708.3, fólio 44, assento n.º 88 de 1887-06-19, averbamento n.º 1 de 1966-07-04, boletim n.º 29, maço n.º 1).

O casamento foi dissolvido com a morte da cônjuge, ocorrida em 30 de Novembro de 1943 (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1887) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1887), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, K/13/3 - 708.3, fólio 44, assento n.º 88 de 1887-06-19, averbamento n.º 2 de 1966-07-04, boletim n.º 13, maço n.º 1).

Maria Cândida Peres de Araújo e SÁ, sua tia-bisavó, casou com um parente meu, Laurentino Pacheco, filho de Sebastião Ferreira Pacheco Sobrinho e Antónia da Silva, ambos de Penafiel.

Laurentino Pacheco faleceu às 5:00 h na freguesia de Santa Eufémia, Penela, Coimbra (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de 1887 (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1887), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, fólio 44, assento n.º 88, averbamento n.º 3 de 1966-07-04, boletim n.º 9, maço n.º 1).

Tenho cópia destas fontes, se achar interessante, posso enviar-lhas.

Por acaso não sabe nada sobre os descendentes deste casal?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289600 | MartaV | 20 out 2011 11:22 | Em resposta a: #289599

Infelizmente não. Tenho um tio-avô que ainda se lembra da tia Maria Cândida. Irei tenar saber, junto dele, mais algumas informações; mas não é fácil, trata-se de uma pessoa já com muita idade. Se obtiver mais alguns dados, transmitir-lhos-ei.

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289776 | MartaV | 23 out 2011 18:56 | Em resposta a: #289599

Caro PP.

Como lhe tinha prometido, consegui saber pequenas informações, através do meu tio (já com 95 anos) que não sei se lhe serão úteis, sobre o seu ascente Laurentino Pacheco (Laurentino Ferreira Pacheco, nome indicado pelo meu tio).

Assim, Laurentino e Maria Cândida tiveram 3 filhos: Manuela (a mais velha), Júdite (2.ª filha) e Artur (o filho mais novo). Viviam em Santa Clara, Coimbra, e costumavam, convidando o sobrinho, meu tio-avô, ir de férias para a Figueira da Foz (dado pouco útil, mas ainda assim curioso). O meu tio não sabe mais nada sobre os primos, de quem perdeu contacto muito cedo, na adolescência, por ter ido viver para Lisboa.

Sobre este assunto, queria pedir-lhe para, caso venha a recolher mais algumas informações sobre os descendentes de Laurentino e Maria Cândida, as partilhar comigo.

Melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289778 | PP | 23 out 2011 19:19 | Em resposta a: #289776

Cara Marta V.,

Obrigado pela sua preocupação e informações.
Infelizmente irá ser difícil encontrar o rasto destes parentes, já que não estão disponíveis «on-line» os assentos de Penela, freguesia de Santa Eufémia, posteriores a 1908. Julgo que deverão ter nascido em Santa Eufémia... Pelo que entendo deverá ser quase seguro que Manuel, Judite e Artur já deverão ter falecido. Só dei com este dado (casamento) por causa de um averbamento e achei-o curioso pois os Ferreira Pacheco são quase todos de Penafiel e por lá ficaram.

De qualquer forma, fique descansada que darei notícias caso encontre algo.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289799 | f4b2 | 24 out 2011 09:18 | Em resposta a: #289778

Caro PP

No Anuário de 1944 em Coimbra vi esta referencia:

JUDITE & PIEDADE - Modistas em Coimbra,1944

Pesquisei Penela e Penafiel nos anos 1909 e 1944,foi o único nome,Judite,que vi! Também vi dois nomes Pacheco em Penafiel no ano de 1909,mas nenhum é Ferreira Pacheco.Se quiser envio-lhe esses nomes?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289803 | PAIVAMANSO | 24 out 2011 11:00 | Em resposta a: #289776

Cara Marta, a sua primeira mensagem tem quase dois anos. Por falta de tempo, ando sempre a tentar reduzir os tópicos onde me ofereço para ajudar, mas não resisto a perguntar: Já conseguiu encontrar o que procurava ? Vivo relativamente perto de Penela e se a Marta precisar, talvez eu lhe possa ser útil. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289805 | PP | 24 out 2011 11:52 | Em resposta a: #289799

Caro João Barroca,

Desculpe as perguntas, mas o que é este anuário? Uma espécie de lista classificada? Há alguma coisa publicada «on-line»?
É que de facto seria interessante não apenas recuar no tempo, mas também procurar familiares ainda vivos, mas tal torna-se difícil... julgo eu...
Terá alguma ideia de como é possível encontrar familiares quando os registos acabam? Já me lembrei de escrever para as juntas de freguesia, que não sei se terão listagens dos habitantes e fornecerão informações sobre estes.

De qualquer forma, obrigado pela sua gentileza em procurar pelos apelidos que me interessam.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#289808 | f4b2 | 24 out 2011 12:25 | Em resposta a: #289805

Caro PP.

O Anuário é efectivamente uma lista classificada,onde na época,dada a inexistência de telefones,os dados sobre as pessoas eram facultados por um informador local,conhecedor de quase todos os habitantes dessas localidades,e remetidos para o coordenador do Anuário.
Os Anuários que possuo na minha pequena Biblioteca foram adquiridos em feiras de antiguidades,e estes dos anos de 1908/1909,têm dado uma preciosa ajuda aos confrades dada a época que envolve, pois são do ano anterior á implantação da Républica,e muita documentação se perdeu após o 5 de Outubro de 1910.
Penso que não existe nenhuma publicação «on-line».

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#299896 | MRaposo | 15 mar 2012 19:21 | Em resposta a: #289803

Caro Sr. Jorge Santos,

Permita-me entrar assim sem ser convidado em sua conversa com a Sra. Marta V, mas é que tenho antepassados em Penela e em Miranda do Corvo e talvez, com sua base de dados sobre Penela, o ilustre confrade possa ajudar-me.

Até onde consegui chegar, meu 4º avô era Antonio de França, de Moinhos da Retorta, Miranda do Corvo. Em 1823, quando já residia em Cheira de Podentes, Penela, ele se casou com Teresa Joaquina, de Pousafoles, Lamas, também em Miranda do Corvo. Conheço parte da descendência desse casal, toda nascida em Cheira de Podentes, e conheço bem melhor a parte brasileira da família. No entanto, nada sei sobre as origens desse Antonio de França, que deve haver nascido nos últimos anos do século XVIII.

Seria possível dizer-me alguma coisa a respeito? Quem sabe, ainda há parentes vivos na região? De minha parte, estou à disposição aqui no Rio de Janeiro.

Saudações,
MRaposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#299941 | PAIVAMANSO | 16 mar 2012 02:28 | Em resposta a: #299896

Caro M. Raposo, todos os que vêm por bem são sempre bem vindos e além disso, eu diria que aqui no Fórum somos todos convidados uns dos outros. Por favor não me trate por ilustre, não passo de um simples aprendiz em quase tudo e não quero ser mais do que isso. Trate-me por Jorge Santos e esqueça o "Sr." e já agora, caso queira, diga se o seu M. é de Mário ou de Manuel, ou .....? Apesar de eu não ter uma base de dados, prometo que vou tentar dar-lhe uma ajuda à minha maneira. Se souber um pouco mais sobre esse seu tetravô António de França, os nomes dos pais ou o mês em que casou, ou o ano em que terá nascido, ou que idade teria quando casou (o que vai dar ao mesmo)..... diga, para me ser mais fácil procurar o assento do casamento e o do baptizado dele. Todas esses lugares por si referidos, situam-se aqui relativamente perto de onde eu vivo, e por isso, vários dos seus antepassados eram certamente vizinhos, conhecidos e talvez até amigos dos meus. Fico à sua espera. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#299976 | MRaposo | 16 mar 2012 14:51 | Em resposta a: #299941

Caro Jorge Santos,

Obrigado por sua pronta resposta, anima-me a possibilidade de termos alguma relação. Meu "M" (difícil de adivinhar) é de Marcos, pode chamar-me assim, se preferir.

Quanto ao meu 4º avô Antonio (deixo sem acento porque aqui é Antônio, aí, António) de França, obtive seu nome no assento de casamento de seu filho João de França com Perpétua de Jesus (meus 3ºs avós) em 19/08/1823, no livro 1806-1831 de Lamas, Miranda do Corvo, fls. 42. Ali se diz que Antonio de França, pai do nubente, era casado com Thereza Joaquina, sendo sua origem Moinhos da Retorta, Miranda do Corvo. No entanto, João de França, o noivo, já residia em Cheira (Podentes, Penela) ao casar-se com Perpétua de Jesus. A qual era filha de Manoel Fernandes Dias e Mariana de Jesus, de Pousafoles, Lamas.

Cheguei ao batismo dessa minha 3ª avó Perpétua de Jesus, que está no livro de Lamas 1764-1805, fls. 205v., oficiado em 09/10/1803, e lá confirmei que seus pais eram Manoel Fernandes Dias e Maria de Jesus, sendo padrinhos Manoel Pereira e sua filha Maria do Rosário, de Pousafoles. Infelizmente, não fui capaz de encontrar o batismo de meu 4º avô Antonio de França, que há de ter nascido uns 25 anos antes de 1823, quando se casou.

Meu bisavô José, filho de João de França e Perpétua de Jesus, nasceu em 1840 em Cheira, porém o livro de batismo de Podentes dessa época está desaparecido. José emigrou para o Brasil por volta de 1860, aqui trabalhou e prosperou, adotando porém o nome de José França da Graça. Ficou conhecido como o Graça, deixando muitos filhos, inclusive minha avó paterna. Faleceu em 1916, em situação bastante confortável.

Haveria alguma esperança de descobrir mais sobre a família França? Tenho os nomes de algumas irmãs e de um único irmão (Joaquim) do meu bisavô penelense, porém nada sobre o seus avós Antonio de França e Thereza Joaquina. Se puder dizer-me alguma coisa, ficaria muito agradecido.

Saudações,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#299977 | MRaposo | 16 mar 2012 14:56 | Em resposta a: #299976

Desculpe, Jorge, retifico meu 3º parágrafo: "Não fui capaz de encontrar o batismo de meu 3º avô, João de França, que há de ter nascido uns 25 anos antes de 1823, quando se casou." Não de meu 4º avô, Antonio, que é uma geração acima.
Saudações, Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300132 | MartaV | 18 mar 2012 15:04 | Em resposta a: #289803

Caro Jorge Santos,

Só agora respondo à sua amável mensagem, mas não a recebi no meu email e, porque nem sempre tenho disponibilidade para espreitar o fórum, passou-me. Sobre antepassados de Penela, tenho alguns nomes que, tanto quanto pude averiguar, também têm proveniência de Ansião. Assim, questiono-o acerca de José Peres de Almeida Freire (ou José Peres de Aleluia) casado com Micaela Joaquina, pais de João Peres de Almeida Freire, nascido em 1766, médico, natural de Penela, freguesia de S. Miguel.
José Peres Aleluia nasceu no Escampado, Ansião, mas casou viveu em Penela. A mulher, Micaela Joaquina (filha de Sebastião Almeida e Luisa Maria), nasceu em Penela, não sei se Sta Eufémia se S. Miguel, mas nada mais consegui apurar.
Deve dizer que sobre os filhos de João Peres e Micaela (pelo menos 6 rapazes, tendo todos estudos superiores) tenho mais algumas informações que partilharei com quem estiver interessado.

Será que o Jorge tem mais algumas informações sobre esta família?

Melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300136 | PAIVAMANSO | 18 mar 2012 15:27 | Em resposta a: #300132

Caro Marcos Raposo, desculpe só agora responder. Vou compilar os dados que aqui nos deixou. Por favor fique atento, porque como habitualmente, irei fazer-lhe algumas perguntas para tentar perceber melhor como poderei ajudar na sua pesquisa. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300137 | PAIVAMANSO | 18 mar 2012 15:31 | Em resposta a: #300136

Cara Marta, seja bem vinda. Por favor fique atenta, porque em breve irei fazer-lhe algumas perguntas, para perceber melhor o que devo fazer para tentar ajudá-la. Ainda me falta compilar os dados que aqui nos trouxe. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300140 | MartaV | 18 mar 2012 16:07 | Em resposta a: #300137

Caro Paiva manso,

Rectifico o último parágrafo da minha mensagem. Nele não me refiro aos filhos de João Peres e Micaela mas entes de José Peres e Micaela. Confusão com os nomes.

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300168 | PAIVAMANSO | 18 mar 2012 21:15 | Em resposta a: #300140

Caro Confrade PP Após rever as suas mensagens neste tópico, desculpe mas tenho de lhe perguntar: Por favor não se importa de me enviar por email as digitalizações dessas fontes ? Caso tenha conhecimento, peço-lhe por favor que responda a estas três perguntas: ? Em que ano (se possível também o mês) casou Maria Cândida com Laurentino Pacheco na Conservatória Civil de Penela ? Em que freguesia e concelho, faleceu a 30 de Novembro de 1943 a Maria Cândida Peres de Araújo e Sá ? Em que ano (se possível também o mês) faleceu Laurentino Pacheco na freguesia de Santa Eufémia, Penela, Coimbra ? Com estes elementos talvez seja mais fácil ajudar a nossa Confreira Marta e também o PP. Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300170 | MartaV | 18 mar 2012 21:30 | Em resposta a: #300168

Caro Jorge Santos,

Ainda que não me seja dirigida a mensagem, como é também do meu interesse as informação acerca de ascendentes de Penela, julgo poder responder às seguintes questões (o que não significa que o confrade PP não possa enriquecer estes dados):
1) Maria Cândida e Laurentino Pacheco casaram a 10 de Fevereiro de 1912;
2) Maria Cândida faleceu na freguesia de Santa Cruz, Coimbra;
3) Laurentino Pacheco faleceu a 30 de Julho de 1966.

Acrescento que sou descendente de um irmão de Maria Cândida (minha tia bisavó).

Melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300176 | PAIVAMANSO | 18 mar 2012 22:39 | Em resposta a: #300170

Caro Marcos Raposo, fiz um resumo dos dados que nos trouxe e por ser muito assunto, escolhi pesquisar quem foram os seus 5 º Avós, os Pais de António de França que casou com Teresa Joaquina. Diga se quer enviar para o meu email o assento de casamento do filho deles, João de França com Perpétua de Jesus em 19-08-1823. Talvez o possa ajudar um pouco mais se me enviar todos os assentos de Batismo, Casamento ou Óbito que tenha consigo. Disse que o livro dos Batismos de 1840 de Cheira - Podentes - Penela está desaparecido. Diga por favor onde procurou esse livro e onde lhe deram essa informação, e também onde obteve a informação que o seu Bisavô José nasceu em Cheira em 1840? Faltam-lhe tantos dados, desde os seus Bisavós aos Pentavós que tem aí muito trabalho pela frente. Só posso ajudar um pouco, mas talvez seja o suficiente. Fico à espera desses assentos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300177 | PAIVAMANSO | 18 mar 2012 22:44 | Em resposta a: #300170

Cara Marta, ainda bem que conhece e informou esses dados. Eles vão facilitar as nossas pesquisas. Daqui a talvez trinta minutos enviarei uma outra mensagem para si. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300180 | cacalmei | 18 mar 2012 23:07 | Em resposta a: #245272

Caríssimos,

Por mero acaso, dei com este tópico. Acontece que tenho muitos ascendentes em Penela, e após uma primeira volta pelos paroquiais, na pesquisa de ascendentes mais ou menos directos, resolvi alargar a pesquisa e estou a consultar os paroquiais 1736/1784. Se acharem que poderão ter algum interesse, podem contactar-me através da minha pág. familiar (http://pagfam.geneall.net/3323/) , que darei acesso aos referidos assentos através de Ancestry.co.uk.
Disponham
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300181 | PAIVAMANSO | 19 mar 2012 00:16 | Em resposta a: #300180

Cara Marta, compilei o essencial das mensagens que lhe dizem respeito. São muitos assuntos. Sugiro que escolha o mais urgente na sua opinião. Comecemos por aí. O objectivo deste compacto é facilitar a consulta rápida dos dados conhecidos e dos que a Marta procura. «Gostaria de informações acerca de:
Maria Guilhermina Sousa Peres Faria (minha trisavó) ou de seu 1.º marido, Cândido Augusto de Araújo e Sá. Maria Guilhermina enviuvou e voltou a casar, com um Faria…. (procurar dados dele). Viveu, até ao início do século XX (até aos anos 30 ?) no Convento de Sto António de Penela. O seu filho ( único ?) e meu bisavô, chamava-se João Peres de Araújo e Sá, fruto de seu 1.º casamento e nasceu em 1884, …. não tenho certeza onde nasceu. O Pai de Maria Guilhermina era Arnaut Peres, desconheço o 1.º nome……. Maria Cândida Peres de Araújo e Sá casou com Laurentino Pacheco a 10 de Fevereiro de 1912 na Conservatória Civil de Penela, Coimbra. Laurentino tinha 24 anos de idade e Maria Cândida tinha 28 anos de idade, era natural de St.ª Eufémia, Penela, Coimbra. Maria Cândida P. Araújo de Sá faleceu na freguesia de Santa Cruz a 30 de Novembro de 1943. Laurentino Pacheco faleceu na freguesia de Santa Eufémia, Penela, a 30 Julho de 1966. era filho de Sebastião Ferreira Pacheco Sobrinho e Antónia da Silva, ambos de Penafiel. Laurentino e Maria Cândida tiveram 3 filhos: Manuela (a mais velha), Júdite (2.ª filha) e Artur (o filho mais novo). Viviam em Santa Clara, Coimbra. Procuro descendentes deles. Não estão disponíveis «on-line» os assentos de Penela, freguesia de St.ª Eufémia, posteriores a 1908. Terão nascido em Santa Eufémia ? Manuel, Judite e Artur já deverão ter falecido. ...... José Peres de Almeida Freire (ou José Peres de Aleluia) casado com Micaela Joaquina, pais de João Peres de Almeida Freire, nascido em 1766, médico, natural de Penela, freguesia de S. Miguel. José Peres Aleluia nasceu no Escampado, Ansião, mas casou viveu em Penela. A mulher, Micaela Joaquina (filha de Sebastião Almeida e Luisa Maria), nasceu em Penela, não sei se St.ª Eufémia se S. Miguel, nada mais consegui apurar. Os filhos de João Peres e Micaela (pelo menos 6 rapazes, tinham todos estudos superiores). Cândida e Laurentino Pacheco casaram a 10-02-1912; Sou descendente de um irmão de Maria Cândida (minha tia bisavó).» Marta V. ……… Repito: Sugiro que escolha o assunto mais urgente na sua opinião, aquele que mais gostaria de ver solucionado com sucesso. Comecemos por aí. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300185 | PAIVAMANSO | 19 mar 2012 00:28 | Em resposta a: #300181

Caro Confrade Francisco (Cacalmei-FPA) quero agradecer-lhe, apesar de não ser eu o interessado directo, mas estando a tentar ajudar neste tópico, estou no mesmo barco e todas as ajudas são bem vindas. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300188 | PP | 19 mar 2012 01:13 | Em resposta a: #300168

Caro confrade Jorge Santos,

Só por mera sorte é que vi sua mensagem...
Mande-me o seu e-mail que eu envio as digitalizações pedidas.

Respostas:
1. Casaram a 10.02.1912 na Conservatória do Registo Civil de Penela, Coimbra. Laurentino tinha 24 anos de idade e Maria Cândida Peres de Araújo e Sá tinha 28 anos de idade, era natural de Santa Eufémia, Penela, Coimbra;

2. Faleceu na freguesia de Santa Cruz, Coimbra;

3. Faleceu a 30.06.1966.

Fontes:
(1) Casaram num sábado na Conservatória do Registo Civil de Penela, Coimbra. Laurentino tinha 24 anos de idade e Maria Cândida Peres de Araújo e Sá tinha 28 anos de idade, era natural de Santa Eufémia, Penela, Coimbra (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1887) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1887), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, K/13/3 - 708.3, fólio 44, assento n.º 88 de 1887-06-19, averbamento n.º 1 de 1966-07-04, boletim n.º 29, maço n.º 1). O casamento foi dissolvido com a morte da cônjuge, ocorrida em 30 de Novembro de 1943 (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1887) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1887), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, K/13/3 - 708.3, fólio 44, assento n.º 88 de 1887-06-19, averbamento n.º 2 de 1966-07-04, boletim n.º 13, maço n.º 1);

(2) Faleceu na freguesia de Santa Cruz, Coimbra (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1887) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1887), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, K/13/3 - 708.3, fólio 44, assento n.º 88 de 1887-06-19, averbamento n.º 2 de 1966-07-04, boletim n.º 13, maço n.º 1);

(3) Faleceu às 5:00 h na freguesia de Santa Eufémia, Penela, Coimbra (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de 1887 (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1887), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, fólio 44, assento n.º 88, averbamento n.º 3 de 1966-07-04, boletim n.º 9, maço n.º 1).

Se houver desenvolvimentos, agradeço notícia.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300190 | PAIVAMANSO | 19 mar 2012 01:33 | Em resposta a: #300188

Caro PP aqui vai o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com e por favor diga-me; No âmbito deste tópico qual é o assunto que mais prazer lhe daria encontrar a solução ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300191 | PP | 19 mar 2012 01:51 | Em resposta a: #300190

Caro Jorge Santos,

Gostava de saber se o casal deixou descendência e quem foram os seus filhos. E, claro, se ainda há descendentes dos Ferreira Pacheco por Penela.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300200 | MartaV | 19 mar 2012 11:12 | Em resposta a: #300181

Caro Jorge Santos,

De facto, sobre os ascendentes de Penela, levantei diversas questões para algumas das quais fui obtendo resposta.
Assim, as mais prementes dizem respeito à minha última dúvida:
A ascendência de José Peres de Almeida Freire (ou José Peres de Aleluia) e de sua mulher, Micaela Joaquina, pais de João Peres de Almeida Freire, nascido em 1766, médico, natural de Penela, freguesia de S. Miguel.
José Peres Aleluia nasceu no Escampado, Ansião, mas casou e viveu em Penela. A mulher, Micaela Joaquina (filha de Sebastião Almeida e Luisa Maria), nasceu em Penela, não sei se St.ª Eufémia se S. Miguel, nada mais consegui apurar. Os filhos de João Peres e Micaela (pelo menos 6 rapazes, tinham todos estudos superiores).

Muito agradeço a disponibilidade em me ajudar; como bem saberá, estas pesquisas genealógicas experimentam sempre períodos de alguma estagnação e outros de maiores descobertas, atualmente inscrevo-me no 1.º estadio, pelo que qualquer informação adicional muito me agradaria nesta altura.

Melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300204 | f4b2 | 19 mar 2012 13:10 | Em resposta a: #300181

Caro Jorge Santos

Não sei se terão interesse para o tópico,deixo estes nomes que retirei do Anuário de 1909,cito:

- VICTORINO PERES FURTADO GALVÃO - Administrador da Administração do Concelho de Penella,Advogado,Conservador
da Conservatória de Penella,1909.

- ANTÓNIO da COSTA SIMÕES FARIA - Funcionário do 1º Officio do Tribunal Judicial de Penella,Lavrador ou Agricultor em Penella,1909

- MANOEL JOAQUIM ARNAUT - Funcionário do 3º Officio do Tribunal Judicial de Penella,1909

- AUGUSTO JOSÉ MENDES ARNAUT - Agência de Publicações,Thesoureiro da Câmara de Penella,Depósito de Bandeiras e Balões em Penella,1909

- JOÃO AUGUSTO MENDES ARNAUT - Médico,Productor de Azeite,Cereais e Vinho,Lavrador ou Agricultor em Penella,1909

- ANTHERO FARIA - Notário em Penella,1909

- ADELINO GOMES ARNAUT - Pároco em Santa Eufémia,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300208 | PAIVAMANSO | 19 mar 2012 14:19 | Em resposta a: #300204

Cara Marta se percebi bem, temos estes dados: José Peres de Almeida Freire (ou Aleluia) casou com Micaela Joaquina. Ele é natural Do lugar de Escampado, Ansião. Ela é natural de Penela e filha de Sebastião Almeida e Luísa Maria. Tiveram pelos menos seis filhos rapazes e todos fizeram estudos superiores, sendo que um deles, chamado João Peres de Almeida Freire, nascido em 1766 e natural de Penela, foi Médico. Queremos obter os dados principais, dos Pais de João Peres de Almeida Freire (ou Aleluia) e dos de Micaela Joaquina. Cara Marta,para caçar esses dados convém saber se conhece mais alguma data ligada a esta gente, se tem algum assento de Batismo ou Casamento deles, se sabe em que data aproximada nasceu o primeiro desses seis filhos e se sabe o nome dele e ou dos outros quatro filhos, qual é a fonte segundo a qual esses 6 filhos tinham todos estudos superiores, e quais estudos ? Por favor responda a essas perguntas e se possível, acrescente algum dado ou pista, que possa ajudar a poupar tempo de pesquisa. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300213 | PAIVAMANSO | 19 mar 2012 15:48 | Em resposta a: #300208

Caro PP venho agradecer os documentos que me enviou por email. Relativamente a Laurentino Pacheco Saraiva que casou na Conservatória Civil de Penela em 10-02-1912 com Maria Cândida Peres de Araújo, o Confrade quer saber se algum dos 3 filhos, Manuela, Judite e Artur teve descendência e se existe algum parente vivo. Quando casaram, Laurentino Pacheco Sobrinho tinha 24 anos, e Maria Cândida Peres de Araújo e Sá tinha 28. Ela era natural de Stª Eufémia, Penela, e faleceu na Freguesia de Stª Cruz, Coimbra em 30-11-1943. Ele faleceu na Freguesia de Stª Eufémia em 30 de Junho, ou Julho, de 1966 ? Talvez haja uma campa comprada por eles no Cemitério de Penela. Dê-me 10 dias, para eu ajudar quem está a espera há mais tempo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300214 | PAIVAMANSO | 19 mar 2012 15:56 | Em resposta a: #300204

Caro Amigo João Barroca, creio que esses nomes, com profissões, datas e localizações associadas, têm interesse para este tópico, o problema é que talvez só daqui a uns dias se consiga perceber qual é a eventual ligação a algum deles.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300358 | MRaposo | 20 mar 2012 21:49 | Em resposta a: #300176

Caro Jorge Santos,

Muito agradeço sua resposta. Os livros de Podentes relevantes para a história de José de França seriam os de batismo do intervalo 1830-1860. No entanto, não é possível encontrá-los no arquivo da Universidade de Coimbra nem no site etombo, tão útil. A falta desses livros me foi também confirmada por Pedro de França, ativo aqui no Geni na área do AUC.
No entanto, não há dúvida de que meu bisavô nasceu em Cheira, Podentes, Penela, entre 1840 e 1841 pelos seguintes motivos: ele se casou no Brasil em 25/01/1874 (livro de casamentos nº 8, fls. 104v., da Paróquia de São João Batista, município de São João da Barra, Província do Rio de Janeiro, Império do Brasil) com Maria Caetana da Boa Morte, informando ser filho de João de França e Perpétua de Jesus, nascido e batizado na igreja de Nossa Senhora da Purificação do bispado de Coimbra, Portugal. Trata-se justamente da matriz de Podentes, onde se localiza Cheira, que o próprio José de França sempre afirmou ser o lugar de seu nascimento.
Além disso, descobri a concessão de passaporte a José de França, anotada em 21/06/1861, sob o número 583, no livro competente do distrito de Coimbra, para viajar ao Brasil. Aí, ele é qualificado como solteiro, de 20 anos, natural e residente em Cheira, freguesia de Podentes. Como se vê, é perfeita a coincidência das informações sobre sua origem.
Também coincidem os nomes dos pais de José de França (João de França e Perpétua de Jesus), que constam do seu assento de casamento no Brasil, com o que está registrado no assento de casamento desses mesmos João de França e Perpétua de Jesus existente a fls. 42 do livro de casamentos 1806-1831 da freguesia de Lamas, concelho de Miranda do Corvo, datado de 19/08/1823. Ali se diz que João de França, o nubente, filho de Antonio de França e Thereza Joaquina, era oriundo de Moinhos da Retorta, porém que residia em Cheira, lugar de Podentes; e que a nubente, filha de Manoel Fernandes Dias e Mariana de Jesus, era de Pousafoles, lugar de Lamas, em Miranda do Corvo.
Existe ainda o assento do casamento de Joaquim de França com Florinda da Encarnação, a fls. 28 do livro 1860-1877 de Podentes, datado de 08/05/1871. Joaquim de França era filho de João de França e Perpétua de Jesus, natural de Cheira, em Podentes, solteiro, com 40 anos. Trata-se de um irmão de José de França, nove anos mais velho que ele. E existem assentos de batismo de outros membros da família, que não acrescento aqui para não alongar esta manifestação, já de si tão longa, mas que terei prazer em enviar, se me informar o seu endereço de e-mail e me permitir com isso importuná-lo um pouco mais.
Muito obrigado pela ajuda que puder dar e fique certo de minha estima.
Atenciosamente,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#300498 | PAIVAMANSO | 22 mar 2012 00:18 | Em resposta a: #300214

Cara Marta, fui ontem ao AUC, tratar de 3 ou 4 assuntos e o seu foi o mais demorado que exigiu o pedido de vários livros (nunca tinha pedido tantos livros à consulta num só dia) e veja só o que consegui trazer para si : Os nomes que constam em livros de Batismos, Casamentos, Certidão de Idade, Boletins de Matrículas, Ordenações Sacerdotais e outros, são os seguintes: João Peres de Almeida Freire, nasceu em 27 de Março de 1766, e foi Batisado em 20 de Agosto do mesmo ano, na Freguesia de São Miguel, do Concelho de Penela, do Distrito de Coimbra. Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde se matriculou primeiramente em Filosofia a 31-10-1783 e depois em Medicina a 14-10-1788. Era filho do Baxarel José Peres de Aleluia que nasceu em 04-05-1734 na Freguesia de Santa Eufémia, do Concelho de Penela do Distrito de Coimbra e de Micaela Joaquina. O Casamento de José Peres de Aleluia com Micaela Joaquina, realizou-se na Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Freguesia de São Miguel, do Concelho de Penela, no Distrito de Coimbra a 2 de Fevereiro de 1761. Os Pais de José Peres de Aleluia foram Cláudio José da Rosa nascido na Freguesia de Alvorge a 10-10-1700 e Luísa Teresa Caetana nascida em Ansião a 31-12-1704. Os Pais de Micaela Joaquina foram Sebastião de Almeida e Luísa Maria. Chegados aqui, o objectivo principal da pesquisa estava alcançado. Não houve tempo para procurar os Pais de Sebastião de Almeida nem os Pais de Luísa Maria. Mas ainda foi possível procurar nos Livros de Casamento e de Batismo do século XVII, mais quatro ascendentes : Os Pais de Cláudio José da Rosa foram o Licenciado Manuel Mendes da Rosa e Maria Peres Furtado e os Pais de Luísa Teresa Caetana foram Manuel Rodrigues Cadeleiro e Maria Freire, do Descampado de Cima, Ansião. Tudo isto dito assim até parece que foi fácil ou que sou muito competente, mas a verdade é que eu nem conseguia perceber o nome completo de Cláudio José …….. e por isso, fui pedir ajuda ao Dr. Pedro França que estava na sala. Ele, não só me disse que o nome completo era Cláudio José da Rosa, como também ao ver a minha dificuldade em avançar na pesquisa, ofereceu-me ajuda preciosa. Foi o Dr. Pedro França quem na verdade me disse que livros devia pedir, e por não termos informação de datas aproximadas, foi Ele quem pesquisou nos livros e encontrou os assentos de Batismo e Casamentos. Eu mal conseguia perceber como Ele estava a fazer aquilo, tal era o ritmo do pedido dos Livros e o frenesim das buscas Dele nos mesmos. Não se pense que isto demorou pouco tempo, antes pelo contrário. Fiquei preocupado por saber que lhe estava a roubar muito tempo. Os Livros e Cadernos estavam “parados” na secretária Dele, mas eu nunca teria hipótese de trazer estes nomes, estes dados, se não fosse assim, porque alguns daqueles assentos tinham grafias para mim praticamente ilegíveis. Só alguém muito conhecedor e experimentado os consegue ler. Foram momentos inesquecíveis, é muito agradável ver um verdadeiro investigador a mostrar como se faz, a ensinar, sem esconder nada, a ajudar mais e mais, sem eu ter pedido. Nunca me atreveria a pedir-lhe que perdesse aquele tempo todo. São casos raros, mas há pessoas assim. Aqui lhe presto a minha singela homenagem. Cara Marta, a meio deste texto, recebi uma má notícia, que não me permite discernir com calma, se estes nomes datas e lugares vão todos correctos. Sugiro uma de duas hipóteses: Ou a Marta pede fotocópias ou Certidões dos assentos acima referidos, ou contacta o Dr. Pedro França, que certamente lhe conseguirá mais nomes e mais dados importantes, talvez dos Avós e Bisavós de Micaela Joaquina, como talvez também dos Bisavós de José Peres de Aleluia. Sei que este tipo de trabalhos costumam ser feitos sob orçamento, mas isso não me diz respeito, e aliás, metade do trabalho já o Dr. Pedro França fez totalmente grátis. Um grande Bem-Haja para Ele, e para a Marta vão os meus Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#301712 | MartaV | 03 abr 2012 01:34 | Em resposta a: #300498

Caro Jorge Santos,

De facto não tenho palavras para lhe agradecer! Que esplêndida ajuda me deu, que quantidade de informação encontrou! Que trabalheira teve!!

Muitíssimo obrigada, agradeço também ao Dr. Pedro França. Trata-se de um bom empurrão nas minhas pesquisas, que têm estado quase paradas.

Um abraço,

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#301717 | PAIVAMANSO | 03 abr 2012 02:50 | Em resposta a: #301712

Cara Marta, já passaram 15 dias, tenho receio de dizer asneira, a minha memória falha muito, mas recordo-me que o Dr. Pedro França, naquela sua investigação fascinante, encontrou e deu-me a ler um processo de limpeza de sangue, salvo erro do Bacharel José Peres de Aleluia, que estudou para Padre, mas não chegou a ter Ordens Sacras, não terá acabado o Curso de Cânones, e por isso, acabou por desistir da vida Religiosa e casou como sabemos, com Micaela Joaquina e tiveram João Peres de Almeida Freire. Isto para lhe dizer que naquele processo, eu não consegui ler nada dos assentos de batismo que lá estão. Essa informação que eu lhe dei, foi o Dr. Pedro França quem na realidade lhe ofereceu. Eu apenas tive o prazer de ser um atento intermediário. No dia em que alguém, com bastante mais tempo, e que saiba ler aquelas grafias muito difíceis, vá recolher todos os dados que estão naquela Inquirição de Generi, a Marta receberá ainda muito mais informação, sobre os ascendentes desses que demos conhecimento. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302570 | PAIVAMANSO | 11 abr 2012 23:24 | Em resposta a: #300358

Caro Marcos Raposo, Sobre o seu caso, enchi uma folha A4 com o resumo das sua informações que colhi aqui no tópico, e por serem muitas as suas questões atirei-me só a uma: Procurar os nomes dos Pais de António de França. Para descobrir isso, decidi ir á procura do assento de Batismo de João de França, filho de António de França. Tendo em conta que João de França casou em 1823, pedi os livros de Batismos de Miranda do Corvo (que abrangem o lugar dos Moinhos da Retorta) cerca dos anos 1790 a 1800 e encontrei o Batismo dele na Página 760 do Livro B 6 de Miranda do Corvo – Coimbra, que diz mais ou menos isto: Aos 25 de Julho de 1796 batizei a JOÃO, filho de António França e sua Mulher Teresa Joaquina dos Moinhos da Retorta, que nasceu aos 14 dias do mesmo mês e ano. Neto Paterno de BERNARDO DE FRANÇA e MARIA FRANCISCA do lugar das Aradas da freguesia de Podentes e Neto Materno de JOÃO MENDES e de MARIANA JOAQUINA do Lugar da Cheira, da freguesia acima. Ora se não estou errado já o ajudei um pouco. Ainda pedi o livro de Casamentos de Lamas que abrange Pousafoles, onde pode ter casado António de França com Teresa Joaquina, natural de Pousafoles, mas acontece que o livro mais antigo de Casamentos da Freguesia de Lamas começa em Maio de 1806 e portanto por aí não temos hipótese pois eles certamente casaram antes de João ter nascido em 1796 e esses livros não se sabe deles. Não prometo para não falhar, mas quando voltar ao AUC, tentarei encontrar o Batismo de António de França, cerca dos anos 1765 a 1776, Filho de Bernardo de França e de Maria Francisca, que talvez esteja no Livro do lugar das Aradas, Podentes, Freguesia de Penela. No Batismo de António de França estarão os nomes dos Avós Paternos e dos Maternos dele ?! Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302587 | cacalmei | 12 abr 2012 01:15 | Em resposta a: #302570

Caro Jorge Santos,

Poderá confirmar, mas será assim: António, fº de Bernardo de França, de Podentes (baptizado em 21.07.1710), e Maria Francisca, de Podentes/Aradas, neto paterno de João de França, de Podentes (baptizado erm 15.3.1668) e Maria Antunes, de Podentes (baptizada em 25.01.1668), neto materno de Manuel Domingues, de Podentes/Aradas e de Francisca João, de S. Miguel, Pinheiro/Penela, nasceu em 27.01.1761, Podentes/Aradas e foi baptizado em 04.01.1762.

Espero que facilite.

Cumprimentos

fpa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302636 | MRaposo | 12 abr 2012 15:17 | Em resposta a: #302570

Prezado Jorge Santos,
É fantástico o que o Amigo conseguiu, que excelente disposição, ajudou-me e muito! Vou já e já tentar acessar os livros referidos em sua mensagem, para ver se consigo as imagens correspondentes. Já atingimos mais uma geração completa, o que é sensacional. Muitíssimo obrigado, sua colaboração foi utilíssima para um trabalho que estou escrevendo (ou a escrever, como se diz aí...) sobre a família. E conte comigo aqui do outro lado do mar.
Saudações cordiais, Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302643 | PAIVAMANSO | 12 abr 2012 15:50 | Em resposta a: #302636

Caro Marcos Raposo, se dentro de 15 dias eu não lhe disser mais nada, é porque me esqueci de si. (Quem diz a verdade não merece castigo). Vejo que o Marcos consegue acessar os assentos pela net. Eu não tenho habilidade nem saúde para fazer isso. Só me sinto bem a ler directamente nos livros, com eles nas minhas mãos e ainda assim os olhos choram, mesmo quando a alma sorri, se encontro mais um assento de Batismo ou Casamento. Só lhe quero dizer que, se precisar de mim, poderá sempre fazer um email para paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302648 | PAIVAMANSO | 12 abr 2012 16:06 | Em resposta a: #300188

Caro PP, é só para lhe dizer que na próxima semana vou tentar procurar uma eventual campa comprada no Cemitério de Penela, que nos ajude a encontrar algum descendente de Laurentino Pacheco Saraiva, uma vez que ele faleceu em 30-06-1966 na Freguesia de Santa Eufémia, de Penela, Coimbra. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302654 | PAIVAMANSO | 12 abr 2012 16:51 | Em resposta a: #300170

Cara Marta diga por favor qual será o nome completo e correcto de Laurentino Pacheco. O confrade PP baseado no assento de casamento diz que se chamava Laurentino Pacheco Sobrinho, mas a Marta disse que um seu Tio-Avô se recorda dele como sendo Laurentino Ferreira Pacheco. Por favor, se souber, diga se ele ficou sepultado no cemitério de Penela, ou se foi transladado para Penafiel de onde era natural. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302680 | MartaV | 12 abr 2012 19:55 | Em resposta a: #302654

Irei ver essa questão, mas poderei demorar alguns dias.

Cumprimentos,

MartaV

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302691 | MRaposo | 12 abr 2012 21:13 | Em resposta a: #302643

Caro Jorge Santos,
Pode ser que o Jorge Santos se esqueça de mim, mas eu não me esquecerei da gentileza com que trabalhou no meu caso. Sim, escreverei para o seu endereço de e-mail, mas não quero deixar sem um agradecimento final este nosso diálogo aqui no fórum do Geneall. Muito obrigado!
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302699 | PAIVAMANSO | 12 abr 2012 22:00 | Em resposta a: #302587

Caro Cacalmei, não quero ser indiscreto mas gostaria de saber o seu primeiro nome (será Filipe ?) para o tratar correctamente. Será que o confrade percebe que me poupou horas de pesquisa lá no AUC, ao colocar aqui essa mensagem cheia de dados novos e importantes para o Marcos Raposo ? Como é que conseguiu ? Pesquisou no syte do AUC ? Fez um excelente trabalho e dou-lhe os meus parabéns e agradecimentos. Contei 4 Batisados na sua mensagem, uma grande ajuda, assim de mão beijada. Certamente o Marcos vai ficar muito feliz. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302700 | MRaposo | 12 abr 2012 22:11 | Em resposta a: #302699

Fico, sim, muito feliz, Cacalmei, e quero agradecer-lhe também. Já acrescentei suas informações a um trabalho que estou a meio de escrever sobre a família, aqui no Brasil. Parabéns, o Cacalmei sabe das coisas.
Atenciosamente, Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302706 | PAIVAMANSO | 12 abr 2012 22:36 | Em resposta a: #302699

Caro Cacalmei desculpe pedir uma ajuda. João de França nasceu em 1796 e casou com Perpétua de Jesus em 1823, tinha ele 27 anos de idade. Até aqui tudo normal....... mas se o Pai dele, António de França nasceu em 1710, em 1796 quando o filho João de França foi Batizado, teria 86 anos de idade !? Por favor ajude-me a perceber isto. Já devo estar demasiado cansado porque passei o dia ao computador a tratar de vários assuntos e ........ será que o João que eu encontrei, nascido em 1796 não é Filho, .......mas sim Neto, de António de França ? Peço perdão se estou a dizer asneira. Vou dormir. Talvez amanhã veja tudo isto com outros olhos e cabeça fresca ......... mas conto com a preciosa ajuda do Amigo. Cumprimentos, agradecimentos e pedido de desculpas do Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302714 | PAIVAMANSO | 13 abr 2012 00:23 | Em resposta a: #302680

Cara Marta, peço-lhe que não perca tempo com isso. Já "falei" com o confrade PP (por email) e ficou claro, que com os dados já em meu poder, se ele tiver sido sepultado no Cemitério de Penela, (e provavelmente terá sido), seja qual for a variação do nome dele, será por nós encontrado nos Livros dos registos dos sepultamentos. Confirmaremos os dados e se estiver numa campa comprada, talvez encontremos descendentes vivos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302717 | cacalmei | 13 abr 2012 00:36 | Em resposta a: #302706

Caro Jorge Santos,

Peço muita desculpa pela confusão que terei causado. O texto correcto talvez fosse:

"António, nasceu em 27.01.1761, Podentes/Aradas e foi baptizado em 04.01.1762, fº de Bernardo de França, de Podentes (baptizado em 21.07.1710), e Maria Francisca, de Podentes/Aradas (baptizada em 05.05.1718), neto paterno de João de França, de Podentes (baptizado erm 15.3.1668) e Maria Antunes, de Podentes (baptizada em 25.01.1682), neto materno de Manuel Domingues, de Podentes/Aradas e de Francisca João, de S. Miguel, Pinheiro/Penela ."

Já agora, também acrescento, porque me tinha esquecido e é capaz de "dar jeito": Bernardo de França e Maria Francisca casaram em Podentes/Penela a 03.02.1735. O António foi o 11º de 12 filhos desse casal.
Espero agora ter sido mais explícito e completo. De facto, todos estes dados foram recolhidos através do "site" do AUC. Por acaso, estas pessoas faziam parte da minha base de dados....
Disponha sempre
francisco pinto de almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302727 | MartaV | 13 abr 2012 09:42 | Em resposta a: #302714

Já agora, se as pesquisas derem frutos, peço-vos que partilhem comigo, pois será também uma forma de eu enriquecer a minha "história".

Um abraço,

MartaV

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302729 | PAIVAMANSO | 13 abr 2012 10:17 | Em resposta a: #302717

Caro Francisco Almeida, não peça desculpa. Esse foi um pequeno engano ao escrever e já está por si bem resolvido. O Francisco trouxe aqui informações muito importantes, e embora não sejam directamente para mim, agradeço-lhe como se fossem. O Marcos Raposo gostaria de saber como aceder a esses assentos, mas teve receio de lhe pedir essa informação para não "abusar" da sua simpatia. Espero que tanto o Marcos como o Francisco me perdoem o descaramento, mas eu atrevo-me a pedir que o Francisco, aqui no Fórum ou por email, ajude um pouco mais ainda o Marcos, a perceber como deve fazer para aceder a esses assentos, e outros eventualmente. Eu não posso explicar porque não sei fazer isso.
Fiquei curioso, se o Francisco tem essas pessoas na sua base de dados, não poderá ser parente do Marcos ? Sei que estou a ser demasiado "Naif" ...... mas o Mundo é tão pequeno ...... o Marcos e o Francisco precisam ficar amigos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302750 | cacalmei | 13 abr 2012 13:27 | Em resposta a: #302729

Olá,

É fácil. É só ir a este "link": http://193.137.201.198/pesquisa/default.aspx?page=regShow&ID=43374&searchMode=as

e muita paciência....

Cumprimentos

fpa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#302792 | MRaposo | 13 abr 2012 19:39 | Em resposta a: #302717

Prezado Francisco Pinto de Almeida,
Fiquei muito surpreso ao encontrar tanta boa-vontade por sua parte e do Jorge Santos. Pessoas como vocês não são facilmente encontráveis nos dias que correm. A ajuda que ambos me prestaram é inestimável, permitindo que minha modesta pesquisa chegasse ao século XVII. Para não deixar a história do meu bisavô França perder-se, escrevo alguma coisa que pretendia distribuir a meus muitos primos brasileiros. Pois agora vejo que deve havê-los em Portugal também. Muito obrigado, só posso retribuir minimamente pondo a seu dispor (em endereço de e-mail que me indique) o que descobri sobre esses meus França, aqui e lá.
Sempre agradecido,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304409 | MRaposo | 28 abr 2012 19:58 | Em resposta a: #302729

Prezados Jorge Santos e FPA,
Reabro nosso frutuoso diálogo para dizer que através da Internet consegui alguns dados que podem interessar-lhes, e também que estaquei em alguma coisa que o Jorge Santos me disse.
O que descobri é um bocado de gente em Penela com o sobrenome Fernandes Falcão, às vezes associado aos meus França, coisa que talvez interesse ao FPA. Para o Jorge Santos, coligi uns dados sobre os Simões Donario que incluem o Reverendo José Simões Donario dos Santos, pároco de Podentes nas últimas décadas do século XIX. Posso enviar por e-mail, se desejarem.
De minha parte, fiquei intrigado com a informação de que o batismo de João de França está na página 760 do Livro B 6 de Miranda do Corvo, como escreveu o Jorge Santos. A página é mesmo essa? O livro tem mesmo mais de 700 páginas? Ele pertence à freguesia da vila ou a alguma outra freguesia de Miranda do Corvo?
Pedindo desculpas pela maçada de me explicar, agradeço muito, de antemão.
MRaposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304444 | PAIVAMANSO | 29 abr 2012 01:32 | Em resposta a: #304409

Caro Marcos Raposo, esta noite já vai muito alta para mim. preciso ir dormir, e não tenho aqui à mão os apontamentos sobre as a pequena ajuda que lhe dei, mas não quero deixar de lhe responder agora o essencial. O Batismo de João de França está realmente na página 760 do Livro B6 de Miranda do Corvo. Não me recordo agora quantas páginas tem aquele Livro, mas pode confiar, porque aposto que não me enganei. Se pedir fotocópia simples desse Batismo, o AUC cobra 1 euro por cada A4 e no máximo (quando o assento passa de uma página para outra) duas fotocópias custam 2 euros mais os portes de correio. Se precisar de uma Certidão, digamos que a fotocópia segue igual MAS com carimbos de autenticidade confirmada, como a lei exige para alguns casos especiais. Deixo-lhe aqui o meu endereço de email e se precisar de mim conte comigo. paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Já me esquecia de lhe dizer que o Batismo está no Livro de Miranda do Corvo, porque o Lugar dos Moinhos da Ribeira pertenciam e pertencem a essa Freguesia, embora se avançar mais 800 metros, entra logo noutra Freguesia já do Concelho de Penela. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304468 | MRaposo | 29 abr 2012 15:21 | Em resposta a: #304444

Prezado Jorge Santos,
Fico muito grato por sua resposta e imagino como deve ser difícil manusear um livro com tantas páginas. De minha parte, ultimamente só pesquiso através do computador. Mas nem tudo está em rede.
Posso abusar com mais uma pergunta? O Jorge Santos teria esbarrado com alguma família Graça em Penela ou Miranda do Corvo? É que meu bisavô José de França acrescentou Graça ao seu nome ao chegar ao Brasil e nunca disse porque. Até agora, só achei em Podentes um João Dias d'Almeida da Graça, falecido em 25/09/1886 aos 37 anos, que era casado no Brasil (Óbitos, Podentes, 1860-1891, fls. 86v.).
Ainda uma vez, muito obrigado,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304514 | PAIVAMANSO | 29 abr 2012 22:32 | Em resposta a: #304468

Caro Marcos Raposo, pegar naqueles Livros e pesquisar neles, é fácil e fascinante. Infelizmente era um pesadelo quando tentava consultar, via on-line, esses livros de Batismos, Casamentos ou Óbitos. Falta-me saúde nos olhos, para passar horas a ler aquelas caligrafias difíceis, na luz do monitor do computador. Isso causa-me dores insuportáveis, e a minha falta de habilidade para encontrar os livros, piorava tudo. Por isso pesquisar paroquiais on-line é me impossível. Custa admitir a minha falta de memória. Afinal já tínhamos trocado alguns emails anteriormente. Peço desculpa, estou a ficar velho e longe de tudo, até de mim próprio. Quanto ao seu Bisavô José de França ter acrescentado o apelido Graça ao nome dele, creio que pode haver uma de várias razões. Creio que o melhor a fazer é tentar encontrar esse apelido em algum ascendente direto dele. Curioso, a minha Avó Paterna também era Graça e era de Lamas, descendente de naturais de Miranda do Corvo, mas nunca investiguei esse apelido. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304529 | MCNN | 30 abr 2012 01:10 | Em resposta a: #304468

Caro Marcos Raposo


Apenas como curiosidade, deixo-lhe aqui um pedido de passaporte para o Brasil (em 1940) de um homónimo do seu avô, natural do concelho de Miranda do Corvo, feito no Porto em 1940.

Assim, trata-se do pedido de passaporte para o Rio de Janeiro feito em 19/06/1940 por José França, de 21 anos, solteiro, carpinteiro(?), filho de João França e de Felisbela Pereira Martins.

Pode ver o registo desse pedido, que está acompanhado da fotografia do próprio, neste link (é o registo nº 2264) :

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=64685&FileID=_2767229

Quem sabe se não será um familiar do seu bisavô ?

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304530 | MRaposo | 30 abr 2012 01:12 | Em resposta a: #304514

Prezado Jorge Santos,
É uma felicidade encontrar alguém com a sua disposição. Já me tem ajudado bastante, e eu insisto, mas é que aqui do outro lado do Atlântico, não tenho alternativa: ou gasto a vista (que não dispensa lentes de 7 graus), ou nada feito. Esse livro B6 de Miranda de Corvo, por exemplo, não há maneira de encontrar on-line. Quanto ao Graça, creio que o Amigo tem razão, deve haver alguém na ancestralidade de meu bisavô que usava esse apelido. Será que o Jorge Santos ainda me faria o favor de dar alguma informação sobre a sua avó paterna, que era Graça e era de Lamas, de onde eram também alguns dos meus? Tenho fé de que descobrirei alguma coisa aqui pelo meu computador...
Cordiamente,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304533 | MCNN | 30 abr 2012 02:11 | Em resposta a: #304530

Boa noite

O assento de que o amigo Jorge Santos Falou está aqui:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=3315&NodeID=_280981

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304537 | MRaposo | 30 abr 2012 03:47 | Em resposta a: #304529

Prezado Mário Navarro,
Muito obrigado, deve mesmo ser da família. Infelizmente, a página indicada não está acessivel agora, vou tentar mais tarde. Meu bisavô imigrou para o Brasil em 1861, mas deixou muitos parentes em Penela e Miranda do Corvo. Acabo de descobrir que a penelense Filipa França casou-se em Podentes em 1629...
Agradeço a colaboração, foi muito gentil.
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304543 | PAIVAMANSO | 30 abr 2012 10:39 | Em resposta a: #304529

Caro Mário Navarro, é bom sentir que o Amigo está sempre perto, e disposto a ajudar com toda a sua competência. Se eu não fosse tão mau aluno, muito poderia ter aprendido com o que o Senhor me tentou ensinar. É com muito prazer que leio as suas luminosas intervenções, como por exemplo essa, que mostra ao Marcos Raposo o tal assento de Batismo do Livro B6 de Miranda do Corvo. Receba um abraço de amizade e agradecimento deste seu humilde amigo. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304555 | PAIVAMANSO | 30 abr 2012 14:06 | Em resposta a: #304530

Caro Mário Raposo, a minha Avó Paterna, Maria da Graça, era filha de José de Paiva Manso Sárrea de Carvalho, e de Maria Emília Rodrigues dos Santos. Não sei de onde ela recebeu esse apelido. Do ramo Paterno de Maria da Graça, sei os nomes dos ascendentes diretos até aos sextos Avós dela e ninguém tinha esse apelido. Os padrinhos de Batismo dela também não. Do ramo Materno conheço apenas os nomes dos Avós e dos Bisavós, e o apelido Graça não consta nos documentos que tenho deles, mas quem sabe talvez tenha vindo de algum trisavô ou tetravô que me falta pesquisar. Estes pequenos mistérios aumentam a nossa curiosidade, mas o mais importante, e talvez a solução, seja investigar mais e melhor muitos ascendentes.
O sexto Avô Paterno da minha Avó Graça, Manuel Francisco Manso , que casou em 1664, com Catarina de Paiva, na Igreja Matriz de Miranda do Corvo, era descendente de uma família oriunda da Retorta. Tal como lhe prometi, quero ir fotografar a Retorta e as ruínas dos Moinhos, ainda visíveis no sopé do monte, mesmo à beira da Ribeira que já leva pouca água, excepto no Inverno…… XIIIIIII…… Só agora estou a lembrar-me que tenho algures umas fotos que tirei a esses locais em 2010 ou 2009. Vou procurar essas imagens e enviar para o Marcos.
Outro assunto; Já reparou que o nosso Confrade Mário Navarro colocou aqui para si, a imagem digitalizada, do tal assento do Livro B6 de Miranda do Corvo que o Marcos não encontrou ? Talvez um dia destes eu consiga ajudar um pouco mais, mas por hoje é tudo.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304559 | MRaposo | 30 abr 2012 14:40 | Em resposta a: #304543

Prezados Jorge Santos e Mário Navarro,
Só agora percebi que a referência feita pelo Mário ao assento de que falava o Jorge dizia respeito à minha pesquisa, só agora acessei e pude ver a página, que é realmente a 706, do livro B6 de Miranda do Corvo com o assento de batismo de meu 3º avô João de França. Magnífico! Mais uma vez, obrigado, vocês são mesmo de primeira!
Abraços efusivos do
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304623 | MCNN | 30 abr 2012 23:34 | Em resposta a: #304559

Caro Marcos Raposo


Porque penso que será igualmente do seu interesse, aqui pode ver o registo do pedido de passaporte para o Rio de Janeiro feito em Coimbra por seu bisavô José de França em 21/06/1861.

E creio que será do seu interesse porque este registo vem acompanhado da descrição física do próprio (altura, cor do cabelo, dos olhos, etc).

É logo o primeiro registo

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-24473-8093-77?cc=1928596&wc=14596272


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304631 | MRaposo | 01 mai 2012 01:30 | Em resposta a: #304623

Prezado Mário César Navarro,
É utilíssimo esse registro, eu já o havia visto, foi através dele que percebi que meu bisavô não usava o sobrenome Graça antes de chegar ao Brasil. E como algumas de suas características físicas perduram até hoje na família. Pena que não tenhamos herdado também o talento para os negócios...
Muito Grato,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304636 | MCNN | 01 mai 2012 12:12 | Em resposta a: #304631

Caro Marcos


Não me tinha apercebido que já tinha visto esse registo.

Entretanto queria alertá-lo que me apercebi que alguns livros de Podentes, apesar de ainda não estarem disponíveis para consulta no site do AUC, podem ser consultados no site dos Mormons.

Não é o caso infelizmente dos baptismos da época em que o seu bisavô nasceu, pois estão mesmo desaparecidos, mas por exemplo os óbitos de 1860 em diante podem ser consultados nos Mormons.

Por ironia, logo na primeira folha desse livro aparece o óbito de uma Lucina, filha de um José Joaquim da França e neta de um Joaquim da França:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-23399-19671-4?cc=1928593&wc=14399410

Caso os pais do seu bisavô tenham ficado a viver em Podentes, os seus assentos de óbito podem estar nestes livros (excepto, obviamente, se faleceram antes de 1860).

Também são disponibilizados no site dos Mormons vários livros de baptismos e de casamentos de Podentes ainda não disponibilizados para consulta no site da AUC.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304648 | MRaposo | 01 mai 2012 15:24 | Em resposta a: #304636

Prezado Mário,
Tenho visitado os livros dos Mórmons também e pretendo chegar a esse que o amigo indicou. No entanto, ainda estou mais atrás, no livro misto de Podentes que vai de 1621 a 1675, no qual, entre outras coisas, encontrei ontem o casamento de meus 6ºs avós, João de França e Mariana de Barros.
Creio que o pai do nubente é Pedro de França, abreviado como Pº de França, mas não tenho certeza. E a mãe do nubente, Anª Mn, será Ana Mendes, "moradores do Espinhal"? O que é isso que o padre escreveu antes de dizer que o pai da nubente já era defunto?
Quanto à mãe da nubente, consegui ler que era "dessa vila, filha de Antonio de França e Mel. de Andrade", como pode ser isso? Estou perdido!
Se o Mário puder ajudar, a imagem tem o número PNL03-001-0001_m0238.tif, no AUC. O endereço da página é
http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=3901&NodeID=_338313
Não tenho como retribuir, mas muito obrigado.
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304649 | HRC1947 | 01 mai 2012 15:41 | Em resposta a: #304648

Caro Confrade;

Será este o Registo ?

http://193.137.201.198/pesquisa/ShowFile.aspx?DOId=3901&FileId=338313&imageType=0

Ana Simões
.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304653 | MCNN | 01 mai 2012 16:31 | Em resposta a: #304648

Caro Marcos

Esse assento é bem difícil, mas aqui vai o que eu julgo conseguir ler.

O pai do noivo também me parece que era Pedro de França. Já a mãe do noivo me parece que se chamava Maria Antónia (quer o "Maria" quer o "Antónia" se encontram abreviados), "moradores que forão no Espinhal, freguesia de São Sebastião".

Deve com toda a certeza tratar-se da freguesia do Espinhal, também do concelho de Penela, cujo orago era precisamente São Sebastião.

E´pois forte a probabilidade do noivo ter sido baptizado na freguesia de Espinhal. E está com sorte, porque dei uma vista de olhos e parece-me que existem livros dessa época para o Espinhal.

O pai da noiva parece-me que se chamava Pedro Anes, era já defunto (isto é, tinha já falecido), e a mãe da noiva era Maria Roiz (forma arcaica de Rodrigues), "dessa Vila" (pelo que presumo que eram de Podentes). As testemunhas foram António de França e Manuel de Andrade.

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304660 | MRaposo | 01 mai 2012 18:18 | Em resposta a: #304649

Sim, prezada Ana Simões,
É esse mesmo, que eu tenho dificuldade em decifrar. Na verdade, esse assento se refere a meus 7ºs avós e contém os nomes de meus 8ºs avós. É por isso que eu apelo para a boa vontade dos caros confrades aqui no Geneall. Se puder colaborar, agradecerei muito.
Saudações,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304663 | MRaposo | 01 mai 2012 18:23 | Em resposta a: #304653

Prezado Mário, você matou a charada!
Vou seguir a sua pista quanto aos livros do Espinhal, vamos ver em que dará. Quanto ao Pedro Anes, só mesmo o olho de um especialista para entender. É isso mesmo, sem dúvida.
Muitíssimo obrigado,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304670 | MCNN | 01 mai 2012 19:04 | Em resposta a: #304663

Caro Marcos

Tenha em atenção que a hipótese do noivo ter sido baptizado no Espinhal não passa disso mesmo, duma hipótese. Será a hipótese mais provável, mas nada obsta a que ele afinal tenha sido também baptizado em Podentes.

Ou noutro lado qualquer !!!! Nestas andanças já vi de (quase) tudo, temos de estar sempre preparados para surpresas.

Esse António de França que aparece como testemunha do casamento será com toda a certeza um familiar do noivo.

Boa sorte !!!!

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304693 | cacalmei | 01 mai 2012 23:16 | Em resposta a: #304559

Caro Marcos,

Após umas curtas férias, verifico que tem havido grande actividade sobre Podentes. Deixe ficar por aqui o seu e-mail que eu dou-lhe acesso a todos o registos que tenho sobre Podentes. Alguns, estão em http://pagfam.geneall.net/3323/ , mas como decidi alargar o âmbito da pesquisa, mesmo não havendo ligação directa comigo, muitos registos não encontra lá. Se por acaso tiver o Family TreeMaker, que é o programa que eu uso, também lhe posso enviar o ficheiro completo. Caso use outro, posso-lhe enviar um ficheiro formato GED, que poderá importar do programa que use. Só tem um contra: como dizemos por aqui, leva é com muita "palha" :)
Disponha
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#304716 | MRaposo | 02 mai 2012 14:20 | Em resposta a: #304693

Prezado FPA,
Muito bom reencontrá-lo aqui, melhor ainda o seu oferecimento, que aceito sem pestanejar. Ainda não disponho desses programas para construir árvore, faço apenas uma listagem dos assentos com os dados que interessam. Portanto, com "palha" ou sem ela, quero, sim, o arquivo que você me puder enviar, no formato que for. Se me recomenda o Family Tree Maker, eu vou procurar comprá-lo. Mas pode ser melhor enviar nesse formato GED, não é? Fica a seu critério, os dados que você tem serão uma preciosidade para mim. Meu e-mail é raposomar@oi.com.br e mais uma vez, penhoradamente,
Obrigado!
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#313637 | PP | 14 set 2012 01:09 | Em resposta a: #301712

Cara confrade Marta,

Veja se estes dados lhe servem para as suas investigações:

http://pt.legislacao.org/segunda-serie/aviso-de-contumacia-n-o-9275-2000-aplbr-g-janeiro-pacheco-cantanhede-correia-30689

e

http://pt.legislacao.org/segunda-serie/aviso-de-contumacia-n-o-16914-2000-aplbr-g-direito-jose-juizo-correia-58899

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#313648 | MartaV | 14 set 2012 13:07 | Em resposta a: #313637

Muito obrigada,

São realmente informações interessantes; vou verificá-las cautelosamente pois, numa primeira análise, parecem "saltar" uma geração, a dos pais de Berta.

Cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#313650 | PP | 14 set 2012 13:18 | Em resposta a: #313648

Cara Marta,

Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco deve ser parente de Laurentino Ferreira Pacheco, mas não sei qual a ligação. Quem descobriu este nome no cemitério de Penela foi o confrade Jorge Santos. Pelos vistos estará na mesma campa.

Se descobrir alguma coisa, agradeço.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316252 | PAIVAMANSO | 29 out 2012 15:50 | Em resposta a: #313650

Caro Senhor Marcos Raposo, Costumamos comunicar por email, mas desta vez venho registar aqui no Fórum uma notícia, que creio, vale a pena publicar. Na semana passada fui ao Cemitério da Aldeia de Lamas, sede da Freguesia de Lamas, Concelho de Miranda do Corvo, colocar flores na Campa da minha Bisavó Maria Emília Rodrigues, onde também está a Ossada do meu Pai, e pela primeira vez, reparei que mesmo ao lado, está uma Campa com estes nomes; João de França nascido a 23-05-1891 falecido a 08-09-1944 Felisbela Pereira Matias nascida a 27-11-1898 falecida a 11-09-1980. Creio que seriam Casados, e pais deste outro França, que está noutra Campa ao lado; Manuel Matias França nascido a 06-12-1921 falecido a 16-11-1983. Diga-me por favor se conhece estes nomes como sendo seus parentes. Na Campa do Casal estão as Fotos Deles. Viveram em Pousafoles, uma Aldeia a cerca de 3 quilómetros de Lamas. Tirei fotografias às Campas e às Fotos Deles, em pormenor. Caso lhe interesse enviarei por email. Aproveito para lhe dizer, que dos França acima referidos, ainda existem descendentes vivos, e se necessário poderei tentar falar com Eles, para os cativar a entrarem em contacto com o Marcos. Procurei em todas as Campas do Cemitério de Lamas e no de Podentes, onde viveram em tempos recuados, vários França , mas não encontrei mais nenhuma Campa (além das duas acima referidas), onde se visse esse Apelido. Nesses Cemitérios de Lamas e de Podentes, existem várias Campas sem nomes e outras que sendo exclusivas (compradas) não têm indício das Famílias a que pertencem. Acresce, que o Cemitério de Lamas foi fundado em 1885 e o de Podentes foi em 1897. Antes disso, as pessoas eram sepultadas nos Adros das Igrejas ou dentro Delas. Por isso, de tantos França, que morreram em Pousafoles e em Podentes nos séculos XVII e XVIII e XIX, antes de abrirem os respectivos Cemitérios, tenhamos notícias Deles apenas nos Livros de Batismos Casamentos e Óbitos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316261 | PP | 29 out 2012 17:39 | Em resposta a: #316252

Caro Jorge Santos,

Alerto apenas de que esta mensagem não é com certeza para mim.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316264 | PAIVAMANSO | 29 out 2012 18:10 | Em resposta a: #316261

Caro PP
Essa não era para Si, mas saiba que em breve vou tentar acabar um trabalho de digitalização completa de uma Obra antiga, do século XIX, muito pouco conhecida mas importante, sobre o Concelho de Penela, e alguns dos seus antepassados, que neste tópico o PP tem andado à procura, estão lá, muito detalhadamente referidos. Certamente vai interessar pelo menos também à Marta V, ao Lourval, ao Cacalmei...... é uma Obra composta por três Livros do mesmo autor, escritos e publicados em datas diferentes e depois também editados em conjunto em tiragem reduzida. De facto estes três Livros funcionam como um só, completam-se, e poucas pessoas o conhecem. A primeira parte já está pronta e são 216 páginas, falta-me digitalizar a segunda parte 146 páginas e a terceira, 178 páginas, são ao todo 543 páginas.
Não digo aqui o nome desse Livro tripartido, para ser uma agradável surpresa. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316268 | Maria Montoya | 29 out 2012 19:54 | Em resposta a: #316264

Sr. Paiva Manso
Gostaria de saber se na obra que esta a digitalizar do seculo XIX vem referenciada a Familia Costa Quaresma?
O primeiro que nasceu em Penela em 24 de Setembro de 1801 chamava-se Adriano. A sua mae Maria Bernardina da Encarnacao e Silva é que era natural de Penela/Sta. Eufémia e casou com Miguel da Costa Quaresm. Fiixaram residencia em Penela.
Todos os filhos do casal nasceram em Penela e deram origem as familias - Chambell da Costa Quaresma, Serpa Faria da Silva Quaresma, Quaresma Feio e Quaresma de Almeida.
Após a digitalizacao do referido livro, onde podera o mesmo ser consuiltado?
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316272 | PAIVAMANSO | 29 out 2012 20:40 | Em resposta a: #316268

Cara Senhora Maria Montoya, a minha intenção é oferecer essa digitalização completa a quem a quiser receber, grátis, como é evidente. Vou dar uma vista de olhos por estas 543 páginas que tenho aqui mesmo agora em mãos para ver se algum desses nomes lá constam mas para já, se não estou enganado, os Chambel constam sim.
A minha ideia é ajudar quem vive muito longe de Penela e por não conhecer este Livro certamente ficará feliz por o receber. Fiz um ensaio e enviei o primeiro volume de 216 páginas a um dos nossos Confrades, mas demorei horas a enviar e quero aprender uma maneira mais fácil e mais rápida de fazer isso...... e claro, quero enviar a Obra completa. Não me esquecerei de enviar também para a Senhora. Já ando há meses para concretizar isto mas pego constantemente em assuntos diferentes. Por favor aguarde uns dias, vou tentar ser breve. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316278 | cacalmei | 29 out 2012 22:11 | Em resposta a: #316264

Caro Jorge,

Desde já agradeço a sua atenção e a sua lembrança.
com que então andou por Lamas......
Obrigado.

francisco

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316279 | PAIVAMANSO | 29 out 2012 22:41 | Em resposta a: #316278

Caro Francisco, Muitos dos meus ascendentes diretos e colaterais, nasceram e viveram em Lamas e Chão de Lamas. Mas muitos outros eram da Tróia, Vila Nova, Miranda do Corvo. Não me esquecerei de ninguém, mas já agora pergunto; Quando eu tiver numa pasta (no computador) 543páginas A5 digitalizadas, como é que poderei enviar por email? Na realidade serão 272 páginas A4. Sei que existe um tipo especial de email para enviar ficheiros muito "pesados" mas dará para enviar essas páginas todas ? No caso do Francisco poderei entregar pessoalmente, mas eu quero enviar para longe até para o Brasil e não convém em CD, para não ter de pagar os portes de correio. Se alguém souber explicar, agradeço. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316280 | PAIVAMANSO | 29 out 2012 22:51 | Em resposta a: #313648

Cara Marta, leia por favor as minhas mensagens mais recentes neste tópico. Saiba que vários parentes Seus constam neste Livro que ando a digitalizar, e foram pessoas de certa importância no Concelho de Penela. O Livro a que me refiro vai ser um prazer para os Seus olhos e para o Seu Espírito. Pode crer que vai dar um avanço significativo nos estudos Genealógicos da Sua Família. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316281 | cacalmei | 29 out 2012 22:55 | Em resposta a: #316279

Caro Jorge,

Para ficheiros até 2GB, costumo utilizar o "site" : www.wetransfer.com . É bastante intuitivo e fácil de usar: coloca o seu e-mail, o e-mail dos destinatários (se mais que um, separados por virgulas), e em seguida localiza e anexa os ficheiros que se pretende enviar. Assim ultrapassa-se o limite dos 10MB do correio electrónico normal. Para ficheiros muito grandes, pode demorar um bocado, pois depende, para além do tamanho do(s) ficheiro(s), da velocidade de "upload" da sua ligação à internet. Quando o destinatário recebe e faz o "download" do fificheiro, recebe uma mensagem de confirmação.
Cumprimentos
francisco

PS- Pelo menos de nome, sabe onde é a "Sobreira", não sabe? :)

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316283 | PAIVAMANSO | 29 out 2012 23:09 | Em resposta a: #316281

Caro Francisco, a Quinta da Sobreira é mesmo ao lado da Igreja de Lamas. Quando eu era jovem conheci algumas pessoas dessa Quinta. Porque é que o Francisco fala da Sobreira ? Vai-me desculpar mas quando eu tiver aquele Livro digitalizado, se me permitir, pedirei ajuda e mais pormenores sobre como fazer para enviar as 272 páginas A4. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Livro do século XIX.

#316284 | PP | 29 out 2012 23:34 | Em resposta a: #316264

Caro confrade Jorge Santos,

Obrigado pela sua atenção.
Vou aguardar ansiosamente pelas novidades das suas investigações.
Esperemos então por esse livro tripartido!
Boas digitalizações.
Vão ficar muitas pessoas na expectativa.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316285 | MartaV | 29 out 2012 23:43 | Em resposta a: #316280

Caro Jorge Santos,

Continuo a seguir atentamente os seus posts, mas obrigações profissionais têm-me impedido de me dedicar mais afincadamente a estes assuntos familiares, para grande pena minha!
Quanto ao livro, coloco-me, desde já, na lista de interessados, aguardando com grande curiosidade as surpresa que, de certo, encerrará.
Agradeço-lhe a partilha, reconhecendo a sua generosidade em disponibilizá-lo (que de certo obrigou a um trabalho de digitalização de imagens, regra geral, bastante moroso). Fico, então, a aguardar o terminus desta sua "empreitada".

Os meus cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316288 | PAIVAMANSO | 30 out 2012 08:55 | Em resposta a: #316281

Caros Amigos, essas eram as palavras de estímulo que eu precisava de "ouvir" para dedicar umas quantas horas a essa paciente tarefa de digitalizar as 327 páginas que faltam. Vai ser uma "seca" mas sei que "Vocês" vão apreciar. Cumprimentos para todos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316301 | MRaposo | 30 out 2012 16:00 | Em resposta a: #316252

Prezado Senhor Jorge Santos, muito obrigado por seu oferecimento. Tenho recebido provas de sua verdadeira abnegação em ajudar os participantes deste forum e a mim em particular, inclusive a digitalização e o envio do primeiro dos livros sobre Penela que se acham extintos. Por tudo isso, sou-lhe intensamente agradecido, e mais ainda agora, que se dispôs a visitar o cemitério de Lamas, onde encontrou a campa de pessoas que são seguramente parentes meus. Não tinha até agora notícia desse João de França nascido em 1891, por isso que o meu bisavô José de França saiu de Podentes e veio para o Brasil em 1860. O pai dele chamava-se João de França e é sem dúvida parente próximo, talvez avô, desse João de França nascido em 1891 e casado com Felisbela Pereira Martins, sepultados no cemitério de Lamas. Aliás, meu trisavô João de França, que morava em Cheira, faleceu em 11/12/1875, aos 80 anos, e e sua esposa Perpétua de Jesus, em 22/08/1888. A verdade, porém, é que os França de Penela e Miranda do Corvo formavam ali uma família muito antiga e numerosa, na qual os nomes se repetiam "ad nauseam". Por isso, existem tantos homens chamados João, José, Antonio etc. de França morando nas ditas localidades, que adotavam apelidos para se distinguirem dos tios e primos. Por exemplo, meu bisavô José de França, nascido em 1840, recebeu o apelido de "Graça" (como um seu bisavô materno, João Mendes "da Graça") e ficou sendo o Graça aqui no Brasil por toda a vida, sendo por isso mesmo que meu pai e meus tios receberam Graça como sobrenome materno. Pois bem, na minha ancestralidade penelense, há um João de França que adotou o apelido de "Quaresma", era João de França "Quaresma", que faleceu em Podentes em 01/11/1701 e deixou muitos filhos, inclusive o meu ancestral João de França "Barbeiro". É muito provável que algum de seus outros filhos haja adotado o apelido "Quaresma" e, quem sabe, será essa a origem de uma das famílias Quaresma da região. Saudações ultramarinas, Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316304 | PAIVAMANSO | 30 out 2012 18:46 | Em resposta a: #316301

Caro Senhor Marcos Raposo
Fez hoje oito dias que estive em Lamas,à procura de uns ascendentes meus, colaterais, e encontrei nos Livros, não só o que procurava, mas também 2 ou 3 assentos de pessoas com o apelido França. Como estava especialmente focado nos meus parentes, não transcrevi aqueles que acreditei serem os seus, mas registei mentalmente, o meu desejo de, em breve, lá ir buscar todos os dados. Tenho esperança que tal como o Senhor diz, aquele João de França que encontrei seja Neto do seu Trisavô João de França. Entretanto, procedendo de acordo com essa esperança, vou já enviar-lhe por email as fotos das Campas, as fotos de João de França 1891 / 1944 e Felisbela Pereira Matias 1898 / 1980 além das fotos dos Cemitérios de Lamas e de Podentes. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316306 | MRaposo | 30 out 2012 20:08 | Em resposta a: #316304

Obrigado mais uma vez, caro Senhor Jorge Santos. Sua boa disposição é algo raro, inestimável.
Saudações, Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316310 | Campos Henriques | 30 out 2012 21:41 | Em resposta a: #316280

Pedindo desculpa pela intromissão mas gostaria de saber se não se terão cruzado com um casamento de Mauricia Rodrigues com Francisco Rodrigues.
Mauricia Rodrigues nasceu no Espinhal em 01/12/1689, filha de Marta Antunes e João Rodrigues.
Do casamento houve 4 filhos que nasceram no lugar do Outeiro de Santa Luzia, freguesia do Espinhal.
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316312 | PAIVAMANSO | 30 out 2012 22:15 | Em resposta a: #316310

Caro Campos Henriques, já procurou esse assento de Casamento nos Livros Paroquiais do Espinhal ? Desculpe mas por favor esclareça melhor ;qual dos Casais teve 4 Filhos ? Se me responder a essas duas questões e me der 2 dias talvez eu consiga ajudar. Mas nada posso garantir. Teve mais parentes no Concelho de Penela ? Quais eram os nomes de Família (apelidos) deles ? Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316338 | Campos Henriques | 31 out 2012 10:58 | Em resposta a: #316312

Caro Jorge Santos
Agradeço a sua resposta.
Já procurei, por mais de uma vez, no livro misto de Espinhal, mas nada encontrei. Poderá o casamento ter ocorrido em qualquer outra freguesia de Penela.
Em 13/01/1675 casamento de Marta Antunes com João Rodrigues no Espinhal. Tiveram nascidos no Outeiro de Santa Luzia, Espinhal, Maria, Antonio, Bartolomeu, Ana e MAURICIA RODRIGUES.
Em data e local indterminado Mauricia Rodrigues terá casado com Francisco Rodrigues que tiveram 4 filhos tambem nascidos no Outeiro de Santa Luzia, a saber. Josefa (foi madrinha D. Josefa Freire de Miranda e Vasconcelos mulher de Luis de Magalhães de Brito de Azevedo, Desembargador da Suplicação, Conservador Geral do Tabaco, Senhor do Morgado de São Bartolomeu, Tomar e de N. S. da Guia do Espinhal), Josefa Maria, Maria Rodrigues e JOSÉ RODRIGUES.
É com o casamento deste Jose Rodrigues, já em Lisboa, que vai nascer em 22/03/1755 o primeiro CAMPOS (António José) apelido de familia que se mantem até à actualidade.
Falta-me portanto o casamento referido e saber a razão porque só com este ultimo aparece o apelido Campos.
Verifiquei que em Espinhal já eram inumeros os Campos.
De tudo o que me puder ajudar ficarei muito agradecido.
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316391 | PAIVAMANSO | 01 nov 2012 11:46 | Em resposta a: #316338

Caro Campos Henriques, Para tentar resolver essa questão de saber porque é que António José foi o primeiro da Família a receber o apelido Campos, antes de mais, é preciso ver o assento de Batismo dele e verificar se o Padrinho tinha esse apelido, essa é uma das hipóteses. Mas na minha opinião deixaria isso para depois. Investigue um problema de cada vez. Não faça como eu, que quero ajudar várias pessoas ao mesmo tempo e desde há quatro anos que ando com a cabeça à roda, (mas é claro que nestes 4 anos aprendi muitas coisas interessantes). Para encontrar o assento de Casamento de Francisco Rodrigues e Maurícia Rodrigues só vejo uma hipótese, seria ir ao AUC e pesquisar todos os assentos de Casamento da Freguesia do Espinhal desde o ano 1707, teria Maurícia 18 anos, até o ano 1727 teria Ela 38 anos. Maurícia nasceu no Espinhal, deve lá ter Casado …… mas em último caso eu procuraria na Freguesia de São Miguel e na Freguesia de Santa Eufémia, de Penela, mas repito; só em último caso. O Senhor não sabe ou não disse se foi o primeiro, ou o eventual segundo Casamento Dela. Pessoalmente tenho um problema ; Já disse a 4 ou 5 Confrades que quando puder, irei ao AUC pesquisar para Eles, e em 3 casos são pesquisas meio loucas, porque nem sabemos em que anos foram registados (nos Livros Notariais) os actos que terei de procurar. Isto para lhe dizer, que não posso prometer mais nada a ninguém enquanto não cumprir o que antes prometi. Outro problema que pode acontecer é deparar-me com caligrafias que eu não consiga decifrar. Esperemos que lá esteja o Livro de Casamentos que o Senhor procura, porque caso contrário, nada feito. Repare que estamos a falar de uma pesquisa difícil, talvez muito demorada, porque não sabemos em que década Casou Maurícia Rodrigues. Estou convencido que o Campos Henriques não sabe em que datas nasceram os 4 Filhos deste Casal, ou pelo menos um deles. Isso ajudaria muito a encontrar o Casamento. O Campos Henriques por favor não entenda mal, e o Dr. Pedro França que me perdoe o atrevimento, mas na minha modesta opinião, Ele será talvez a Pessoa mais indicada para lhe fazer essa pesquisa. Já vi várias vezes o Dr. Pedro França a ler assentos Paroquiais antigos com caligrafias que me pareciam hieróglifos e Ele lia sem problemas como se estivesse a ler o último Livro do Saramago. Mas acima de tudo, não passo de um aprendiz e o Dr. Pedro França é sem dúvida um dos melhores Genealogistas que anda por aqui neste excelente Fórum.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316395 | Campos Henriques | 01 nov 2012 12:45 | Em resposta a: #316391

Caro Jorge Santos
Agradeço a sua atenção e boa vontade.
Quanto aos casamentos de Espinhal existe, no AUC, um paroquial MISTO com casamentos e obitos de 1574 a 1759 que posso dizer ter passado a pente fino, mais de uma vez, e nada encontrar.
A 1.ª filha da Mauricia Rodrigues (tinha esta 25 anos) e de Francisco Rodrigues, Josefa nasceu em 07/09/1714; Josefa Maria em 03/10/1717; Maria em 16/02/1721 e Jose Rodrigues em 12/09/1724. Portanto terei que admitir o casamento ter ocorrido entre 1708/1714. Mas a verdade é que nada consigo encontrar.
Recorri ao pedido de ajuda ao caro amigo por saber que investigava Penela e que poderia eventualmente «tropeçar» neste casamento. Se tal vier a acontecer ficarei muito agradecido. Caso contrário não se justifica que perca tempo em fazer a busca propositadamente. Pensei que o facto de ter indicado a identificação da madrinha de baptismo da 1.ª filha pudesse ajudar.
Os meus cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316412 | PAIVAMANSO | 01 nov 2012 17:47 | Em resposta a: #316395

Caro Campos Henriques
Geralmente, quem aqui no Fórum pede ajuda, não diz “tudo” o que sabe logo no início, e quem lê as primeiras mensagens, imagina que existem poucas pistas para facilitar a pesquisa. Isto não é uma crítica, mas sim a constatação de que talvez seja possível encontrar esse Casamento, com uma dificuldade relativa, inferior à inicialmente prevista. Antes de lhe responder na mensagem anterior, consultei uma extensa Lista que na verdade é um Livro ainda Inédito, com mais de 8000 nomes, Casais e seu Filhos, Genros e Noras, de moradores na Freguesia do Espinhal, mas não só, essencialmente do século XIX mas também muitos do século XX. Ora esse Casamento é do início do Século XVIII e por isso não está lá nenhum dos nomes que procuramos. Falemos agora de um outro Livro do qual já digitalizei a primeira e a segunda partes e só falta a terceira, sobre a História e as Gentes do Concelho de Penela. Creio que poderá ser-lhe muito útil no futuro. Mas há mais dois ou três Livros que a seu tempo me atreverei a indicar. (Isto sem querer parecer presunçoso). Diz o Senhor que eu Investigo o Concelho de Penela……. Na realidade, tento ajudar em pesquisas que têm como epicentro o Concelho de Penela, o de Miranda do Corvo ou o da Lousã, porque moro “aqui” e estou “perto” das Aldeias, das Vilas, dos Cemitérios, das Igrejas, das Capelas, e dos potenciais descendentes vivos, que abordo quando necessário. Sempre que posso, tiro fotos, inclusive de Campas e Jazigos, e das fotos dos falecidos, incrustadas nas Pedras Tumulares. Tento não me limitar a dizer a alguém que vive lá longe ; Encontrei uma Campa no Cemitério tal, das pessoas A e B, nascidos nas datas C e D, falecidos nas datas E e F……… tudo ganha outra dimensão, quando no email, anexo as fotos das Lápides, aquelas letras de metal ou gravadas nas Pedras, que confirmam os dados…… e ás vezes, (suponho), alguém se comove ao ver a fotografia de um Bisavô ou Trisavô e umas palavras sentidas do género « Os vossos entes queridos recordam-vos com saudade ». Já tenho feito muito mais do que isso, mas não passo de um vulgar amador. As minhas “Investigações” rudimentares, não passam de uma Paixão descoberta tardiamente.
Peço desculpa por me ter perdido em considerações pessoais. Caso queira informe o seu endereço de email. Gostaria de oferecer-lhe o tal Livro sobre Penela, muito em breve. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316417 | PAIVAMANSO | 01 nov 2012 19:10 | Em resposta a: #316412

Caro Campos Henriques, o nosso estimado Confrade e meu Amigo Jorge Resende, enviou-me um email que em princípio contém o assento de Casamento de Francisco e Maurícia Rodrigues, em 1713, teria Ela 24 anos e bate certo porque a primeira filha nasceu no ano seguinte e este Casamento foi em Coimbra, por isso o Senhor não o encontrou nos Livros do Espinhal. Francisco Rodrigues consta como sendo Filho de Manuel e de Isabel Francisca, Maurícia consta ser Filha de António (não João) Rodrigues e uma Marta Antunes, do Lugar de Santa Luzia, da Freguesia do Espinhal. Percebe-se tão dificilmente, que realmente carece de confirmação, até por causa da divergência António/João. Vou ter de trocar mais um email ou dois com o Jorge Resende, mas estou convencido que Ele acertou em cheio e se assim for, é espectacular.
Este meu Amigo Jorge Resende tem sido excepcional a encontrar assentos Paroquiais pela internet e repare, como é possível Ele ter descoberto este Casamento numa das várias Freguesias de Coimbra se era suposto ser no Espinhal. Mais logo espero voltar aqui.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316422 | Campos Henriques | 01 nov 2012 20:45 | Em resposta a: #316417

Caro Jorge Santos
A informação que me acaba de dar, a confirmar-se, é fantástica e mesmo uma situação de sorte extraordinária. São estas surpresas que façam com que vivamos estas investigações como uma especie de fanatismo. Amigo já com experiência quando soube que também me ia embrenhar na genealogia avisou-me «olha que isso acaba por ser um vicio». Tinha razão. Quanto ao facto da Mauricia poder constar como filha de António e não João tenho em meu poder copias dos assentos de casamento de João (António?) Rodrigues com Marta Antunes (13/01/1675) e dos assentos de baptismo dos seus 5 (cinco) filhos e apesar da caligrafia ser a caracteristica dos padres do século XVIII parece-me não ter dúvidas de ser mesmo João.
Sempre pensei que a solução estaria na madrinha da 1.ª filha da Mauricia, D. Josefa Freire de Miranda e Vasconcelos. O casamento poderia ter lugar no local da residencia da madrinha mas nada consegui apurar quanto a esse local, embora, confesse, não tenha sido muito persistente. Vou fazê-lo agora.
Quanto a literatura sobre Espinhal tenho conhecimento do livro «Espinhal - 800 anos de história» mas infelizmente ainda não tive oportunidade de o consultar na Biblioteca do Porto.
O meu e-mail jorgechenriques@hotmail.com.
Cá ficarei a aguardar ansiosamente.
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316430 | PAIVAMANSO | 01 nov 2012 23:34 | Em resposta a: #316422

Caro Campos Henriques
Esse Livro ESPINHAL-800 ANOS DE HISTÓRIA, da autoria do Dr. João Carvalho Saraiva de carvalho, é um daqueles que eu tenho e recomendo. São 431 páginas onde muito se aprende sobre o Espinhal e suas Gentes. Paguei 22 euros pelas fotocópias desse Livro, porque pensei que ele estava esgotado, mas afinal está á venda por 15 euros no Posto de Turismo de Penela, mesmo na Praça do Município e da entrada principal do Castelo. Quanto à Genealogia, eu diria que este é um vício saudável, que em nada prejudica quem o apanha, nem a sociedade em geral. Antes pelo contrário, e neste fórum e neste syte temos centenas de milhares de exemplos, de entreajuda, amizade, partilha, solidariedade. O Jorge Resende é um daqueles Confrades que em tempos me pediu ajuda, mas eu sempre percebi que ele era muito mais competente do que eu, pois ele já me deu muitas provas disso. Acredite, não foi por sorte que ele encontrou esse assento de Casamento. Amanhã reencaminharei para o Campos, o email do Jorge Resende, com a digitalização do Casamento.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316444 | PAIVAMANSO | 02 nov 2012 15:36 | Em resposta a: #316430

Caro Campos Henriques Quando puder, diga por favor, se recebeu o meu email com a digitalização do Casamento em causa, se os assentos de Santa Justa-Coimbra e do Espinhal chegaram relativamente bem legíveis e se concorda que esse é de facto o documento que procurava. Ficamos a dever a solução deste caso, ao nosso estimado Confrade Jorge Resende, que mais uma vez, fez um trabalho de pesquisa 5 Estrelas. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316447 | PAIVAMANSO | 02 nov 2012 16:00 | Em resposta a: #316444

Peço desculpa, não é; «o meu email» mas sim o email do Jorge Resende, que eu me limitei a encaminhar para o Campos Henriques. Para o Jorge Resende um abraço. Para o Campos Henriques os meus Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316480 | Campos Henriques | 02 nov 2012 23:46 | Em resposta a: #316447

Caro Jorge Resende
Gostaria imenso de lhe agradecer a valiosa ajuda, a disponibilidade, o tempo que comigo perdeu, a sua extraordinária perspicácia.
A minha gratidão.
Como já transmiti a Jorge Santos e como residente em Aveiro cá ficarei aguardando a V. visita para saborearmos uma caldeirada de enguias e uns ovos moles.
Do mesmo modo estou disponivel para dar a ajuda que for preciso no ADAVEIRO que infelizmente pouco tem on-line.
Cumprimentos
Jorge Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#316482 | Jorge Resende | 03 nov 2012 00:13 | Em resposta a: #316480

Estimado Campos Henriques, grato pelas suas palavras, foi uma satisfação proporcionar-lhe a alegria de obter o assento que há muito desejava. Entrei no vosso tópico do fórum, e reparei que o meu amigo Jorge Santos ali estava presente para com a sua habitual e sempre inteligente disponibilidade (adivinho que muitas vezes com prejuízo da sua saúde) tentar ajudar o amigo Campos Henriques e outros criadores do tópico. Tomei a liberdade de me intrometer, e em boa hora acabei por lhe proporcionar como antes disse, a satisfação relativa ao assento de casamento tão ansiado. Tenho andado atento ao Arq. de Aveiro, é uma pena pouco ter digitalizado e online, os meus antepassados eram de Pardelhas, vou aguardando que surjam mais livros digitalizados.A direção do Arquivo, tem medo de perder receitas, mas os outros Arquivos e em muita quantidade (Coimbra, Porto, Lisboa etc) disponibilizaram on line os arquivos, pelo que se lamenta a relutância de Aveiro.
Grato pelo convite para a caldeirada mas como vivo agora na Madeira (sempre vivi em Lisboa até 2006) nem sempre é possível ir ao continente. Mas repito, fico grato. Os livros de Penela têm letras horríveis, muito difíceis, mas alguma coisa se apanha.
Disponha sempre, foi um prazer o contato cumprimentos. Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#317402 | Maria Montoya | 17 nov 2012 17:08 | Em resposta a: #316268

Caro Paiva Manso (Jorge Santos),
E com muito interesse que fico a aguardar o envio da sua obra sobre Penela. Tenho a minha investigacao sobre esse ramo familiar quase acabada mas ...( ha semopre um mas), ainda me faltam umas ligacoes e quem sabe atraves desse livro conseguirei mais elementos.
Cumprimentos
Maria Montoya
meu endereco de email: elopez@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Berta Peres de Sá Ferreira Pacheco

#317407 | PAIVAMANSO | 17 nov 2012 20:15 | Em resposta a: #317402

Cara Maria Montoya, já tenho o Livro todo digitalizado, só falta agora aprender a enviar por email. O nosso estimado Confrade Cacalmei, Francisco P.A. já se ofereceu para me ajudar nisso. Em princípio na semana que vem, vou tentar ultrapassar essa minha dificuldade, aproveitando a bondade Dele. Não tenho dúvidas nenhumas que este Livro interessa a todos aqueles que estudam a História do Concelho de Penela e as Suas Gentes, e por isso quero partilhar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342138 | jppf | 07 fev 2014 16:40 | Em resposta a: #289597

Bom dia. Descobri este site por uma pesquisa feita em nome de minha mãe. As diversas referências à família levam-me a disponibilizar alguma informação, já que andamos "perto" neste grupo familiar. Eis o que posso, de imediato juntar:
Laurentino Ferreira Pacheco (nome completo) casou com Maria Cândida Peres de Araújo e Sá. São meus avós maternos. Já não conheci minha avõ, mas conheci muito bem o meu avô Laurentino, pois vivemos juntos por vários anos até ao seu falecimento.
Tiveram 4 filhos: (ordem decrescente de nascimentos)
- Maria Manuela - teve duas filhas e um filho
- Berta (minha mãe) aue enviuvou e veio a casar mais tarde tendo outro filho desse casamento.
- Raul - teve 6 filhos
- Judite - teve 4 filhos

Estes são ´já falecidos.
Cumprimentos
JPPF

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342141 | PAIVAMANSO | 07 fev 2014 17:46 | Em resposta a: #342138

Caro JPPF
Já não intervenho regularmente neste fórum há 13 meses, para ocupar o meu tempo a tratar outros assuntos inadiáveis.
Acontece que a sua mensagem é relevante e creio que seria bom que vários intervenientes deste tópico a lessem.
Sugiro que (das duas uma) ou o JPPF nos deixa aqui o seu endereço de email, ou se preferir, que me faça um email para o endereço paivamansoebelisariopimenta@gmail.com e me autorize a divulgar (via email), o seu endereço eletrónico a vários intervenientes que em tempo trocaram mensagens neste tópico e certamente terão interesse em contatar consigo.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342162 | jppf | 07 fev 2014 23:50 | Em resposta a: #300170

Tenho informações caso ainda interessem, pois sou neto de Laurentino Ferreira Pacheco e de Maria Cândida Peres de Araújo e Sa.
Como tal ainda somos "primos"...
Jose

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342163 | MartaV | 08 fev 2014 00:03 | Em resposta a: #342138

Caro FPPF,

O meu bisavô (paterno) era João Peres de Araújo e Sá, irmão de Maria Cândida de Araújo e Sá. Um tio-avô (ainda vivo), há algum tempo, quando o questionava sobre a família, falou-me de uns primos (precisamente duas das suas tias, Maria Manuela e Judite, e da sua mãe; não me recordo do meu tio me ter referido o nome Raul, mas é possível) com quem chegou a ir de férias para a Figueira da Foz.
Tenho pesquisado a família deste meu bisavô, que tem aspetos interessantes. Os seus bisavós (pais de Maria Cândida) eram Maria Guilhermina de Sousa Peres Faria (este último apelido herdado do 2.º marido) e Cândido Augusto de Araújo e Sá. Segundo me chegou a contar uma tia-avó, Cândido Augusto morreu jovem, no dia em que tomaria posse como magistrado. De facto, a certidão de baptismo data de 1852 e a de morte de 1897.

Se não me engano, a sua avó, Maria Cândida, terá falecido em Coimbra, na freguesia de Santa Cruz, por volta dos anos 50 do século XX.

Com os meus cumprimentos,

MartaV

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342200 | jppf | 08 fev 2014 19:10 | Em resposta a: #289776

Prezada D Marta V
Há dias descobri este site e fiquei curioso pois que a minha família e invocada e "pesquisada". Tenho obviamente alguma informações que passo a partilhar, só nãos ei se nesta data (08-02-2014) poderão ter ainda algum interesse. Assim:

Laurentino Ferreira Pacheco (nome completo) e Maria Cândida Peres de Araújo e Sa Pacheco são meus avós maternos.
Tiveram os seguintes filhos (por ordem descente de idades):
1 - Maria Manuela, que teve duas filhas e um filho. O filho viveu sempre no Avelar! Perto de Penela. as filhas estiverem muitos anos em Angola e regressaram em 1975 fixando-se em Santo André (Sines).
2 - Berta Peres de Sa Ferreira Pacheco, minha mãe que enviuvou quando eu tinha quase um anos e idade e voltou a casar após 10 anos, havendo outro filho desse casamento, o Antônio José Pacheco Correia.
3 - Judite, que teve 4 filhos (2 filhas e 2 filhos). Os filhos viviam na zona da Amadora. Foi a primeira a falecer ainda nova.
4 - Raul ( e não Artur) como já vi referido neste fórum. Teve 6 filhos. Viveu a sua vida em Angola, tendo regressado em 1964. Fixou-se em Coimbra, zona onde julgo viverem os filhos.
Todos estes maus tios são já falecidos. A minha mãe Berta foi a ultima a falecer em 1997.
Não. Conheci a minha avô Maria Cândida, pois que só nasci em 1946. Não conheci o irmão embora minha mãe e meu avô me falassem dele. Quanto ao meu avô Laurentino, pude privar com ele significativamente pois que nos últimos anos da sua vida vivemos juntos até ao seu falecimento.
Ainda quanto ao meu avô Laurentino era de facto originário de Penafiel e dos muitos irmãos que tinha conheci 3 irmãs, uma episodicamente em Penela quando veio ao continente pois vivia em Luanda. Outras duas irmãs, uma casada e outra solteira viviam em Castelo de Paiva, onde todos os anos acompanhava o meu avô pará-la passar uns dias no mês de Agosto.
São estes elementos que me ocorre transmitir pela memória e pela vivência.

José Pers Pacheco de Faria

PS: o. Eu Faria não e do ramo de Penela, mas sim da família de meu pai de uma localidade chamada Fiscal, freguesia de Vilarinho, concelho da Lousa.
Os Farias de Penela tem origem, ao que sei pelas informações que ainda jovem me foram dadas, em Anthero de Faria que era originário de Ceras, localidade perto de Tomar (na estrada de Penela para Tomar). Ainda conheci muito bem a esposa viúva - Conceição Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342202 | MartaV | 08 fev 2014 19:53 | Em resposta a: #342200

Caro José,

Não tenho informações sobre o seu avô Laurentino, pois a sua avó é que faz parte de um dos ramos da minha família por ser irmã do meu bisavô.
Relativamente a este ramo tenho imensa informação, alguma que reporta ao século XVII, daí que me seja difícil resumi-la aqui. Mas posso ir transmitindo alguma e, assim, eventualmente, aguçar-lhe a curiosidade.
A sua avó Maria Cândida era neta:
- pela parte materna de Rita da Purificação Carolina Germano Peres (n. 1815 na Lousã) e de Firmino Eduardo Peres de Sousa (n. 1815, em Penela), ambos residentes em Penela. Rita era filha de José Dias Germano (n. Lousã, data??) e Maria Rita da Purificação (n. 1787, Penela, Espinhal). Firmino era filho de João Peres de Almeida Freire (n. 1766), que era advogado em Penela (há menção a este advogado num livro sobre a vila de Penela), e de Maria Rosa Ludovina Racol de Sousa (n. 1779, Sta Cruz, Coimbra);
- pela parte paterna de Jacinto António de Sá (n. 1814, Pombal) e de Maria Domecilia Araújo Pereira (n. 1813, Leiria, Sé). Jacinto era filho de Joaquim António de Sá (n. Ourém, Figueiró dos Vinhos, data???) e de Joana Cândida Leitão (n. Pombal, Leiria, data ???). Maria Domecília era filha de Francisco José de Araújo Pereira, (n. 1770 ou 1774, Braga, Avidos, lugar de Penços) e de Maria Severina Saraiva (n. 1774, Viseu, Carregal do Sal, Currelos)

Segui, essencialmente, o ramo da família de Firmino Peres, pois é aquele em que me é mais fácil aceder aos registos. É uma família de advogados, médicos e padres, daí que seja possível seguir alguns deles (os homens) através de registos de matrícula que solicitei ao Arquivo da Universidade de Coimbra. Infelizmente as mulheres tinham outra sorte e delas não consegui saber grande coisa.

Quanto a Anthero de Faria, achei curioso o que me disse, pois não sabia que após a morte de Guilhermina Peres tinha voltado a casar.Julgo que tinha uma filha chamada Conceição, que nunca casou, de um primeiro casamento (antecedente ao de Guilhermina) e que era notário em Penela. Viveu com Maria Guilhermina, até à morte desta, no convento de Penela (hoje, infelizmente, em ruínas). Os irmão, João e Maria Cândida, venderam-no após a morte da mãe.
Já agora, porque gosto de saber mais para além da mera sucessão de nomes e datas, tem mais algumas informações sobre Anthero Faria?
Tem fotografias da sua avó Maria Cândida ou de Maria Guilhermina? Tenho uma fotografia desta última, que gosto imenso.

Já vi que ficou com o apelido Peres, eu cá fiquei com o Sá. O meu avô era ainda Peres.

Um abraço,

MartaV.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342203 | MartaV | 08 fev 2014 20:13 | Em resposta a: #342138

Caro José,

Aproveitando a disponibilidade de um confrade cá do fórum, poderá solicitar a paivamansoebelisariopimenta@gmail.com o meu endereço de mail (que este conhece), talvez assim seja mais fácil a troca de informação.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342261 | jppf | 10 fev 2014 12:43 | Em resposta a: #342202

Bom dia
Agradeço tanta informação, pois agora "agucei o bichinho da curiosidade". Permito-me corrigir a minha anterior referência quanto a Conceção Faria, pois baralhei os dados. De facto a Condeção Faria era filha do Anthero Faria e não esposa. Foi esta Senhora que eu ainda conheci e convivi por vários anos até ao seu alecimento.

Quanto ao convento de Penela a título de curiosidade sei que metade foi a hasta pública tendo sido aquirido por Monsenhor Manuel Palrinhas ( pároco em Penela à época) e depois foi doado à Santa Casa da Misericórdia. A outra metade, pertença de minha avó Maria Cândida com o seu falecimento e o falecimento de meu avô Laurentino veio poara os filhos e netos por falecimento daqueles. Foi totalmente adquirido (as duas partes) mais tarde (1995) por um Médico - oficial da Marinha, mas não sei o que recuperou,pois passo em Penela uma ou duas vezes por anos (já que vivo em Évora) e não vou verificar.

Um abraço

José

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342263 | PAIVAMANSO | 10 fev 2014 13:56 | Em resposta a: #342261

Caro Senhor José
Creio que ainda não leu todas as mensagens deste tópico (o que lhe recomendo vivamente) e por isso não reparou que caso queira poderá receber um importante livro muito antigo, digitalizado via email, sobre a história de Penela, com muitos nomes e factos e dados relevantes, inclusive de vários ascendentes seus.
Também me parece que terá muito a ganhar, se puder contatar por email não só a Marta como outros intervenientes deste tópico.
Aqui onde vivo, em Miranda do Corvo, existe uma Família, que pelo apelido invulgar, talvez sejam seus parentes.
Como já lhe disse, deixei de interagir neste excelente Fórum, só por falta de tempo, para me concentrar mais a fundo nas pesquisas da minha família....... e na divulgação da vida e obra de Belisário Pimenta.
Volto a sugerir-lhe que me envie um email, caso queira que eu lhe dê os endereços de email de outras pessoas que estudam a Sua Família antiga, no fundo serão seus colaterais, ainda que "muito" afastados.
Sei que é um risco colocar aqui os endereços de email, mas aqui o repito. paivamansoebelisariopimenta@gmail.com
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342309 | jppf | 11 fev 2014 11:46 | Em resposta a: #342202

D. Marta

Agradeço a paciência e amabilidade das informações, especialmente agora que comecei a ter curiosodade sobre o tema.
Permita-me corrigir a minha primeira informação quanto a Anthero Faria, pois que baralhei as referências. De facto conheci, sim, a filha deste Senhor e não a esposa. O que refere nos seus dados está correto. A Conceição Faria, filha de Anthero Faria vivia em Penela numa casa em frente da que nós vivíamos. Depois mudamo-nos para parte da sua casa. Era antigamente a Rua dos Aliados, hoje tem outro nome.
Através do Sr Paiva Manso enviei o meu endereço de e-mail que está ao vosso dispor para qualquer contacto que desejem.
Cumprimenta o
José Peres Pacheco de Faria

Resposta

Link directo:

RE: Família de Penela

#342341 | PP | 11 fev 2014 19:38 | Em resposta a: #342162

Caro confrade José,

Bem-vindo!

Acabo de ser informado pelo gentil confrade Jorge Santos, que está sempre disponível a ajudar e a colaborar, de que colocou aqui algumas informações interessantes.

Bem haja por ter aparecido.

Tal como disse, da minha parte, somos efectivamente primos e até nem muito afastados. Julgo eu...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355711 | Marina Pacheco | 15 mar 2015 15:44 | Em resposta a: #342138

Olá JPPF, boa tarde

Descobri este site por acaso e fiquei felicíssima por ver o nome de minha tia, Berta, e de meus avós (Laurentino Ferreira Pacheco e Maria Cândida Peres de Araújo e Sá) na internet! Como o mundo é pequeno :)
Sou filha de Raúl Peres de Sá Ferreira Pacheco, seu tio :) que teve 8 filhos e não 6. O último (meu irmão mais novo) já nascido em Portugal.
Meu pai, Raúl, casado com Raquel, foi muito novo para Angola e lá viveu durante muitos anos. Viemos a Portugal muitas vezes mas creio que viemos definitivamente por volta de 1969, era eu ainda bebé.
Lembro-me de ver a sua mãe uma ou duas vezes em criança, lembro-me muito bem de passar férias no Convento de Penela, lembro-me da tia Manuela e lembro-me vagamente de uns primos do Avelar? Sou a mais nova de 5 raparigas e 3 rapazes. Deve conhecer os meus irmãos mais velhos: Cândida, João e Anabela?

Gostaria muito de ter acesso a mais informação deste meu lado da família, parece-me que li que há um livro sobre Penela?

Com os melhores cumprimentos

Marina

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355713 | MartaV | 15 mar 2015 16:25 | Em resposta a: #355711

Cara Marina,

Sou descendente de João Peres de Araújo e Sá, irmão de Maria Cândida, sua avó. Tenho diversa informação sobre este ramo da família, mas infelizmente pouco tempo para me dedicar a este meu hobby que é a genealogia.

O confrade Paiva Manso tem o meu endereço eletrónico (estou certa que não se importará de servir, uma vez mais, de intermediário - agradeço-lhe antecipadamente), assim, caso tenha interesse em algum assunto em particular deste ramo da família (e eu o tenha em minha posse), terei todo o gosto em partilhar.

Com os melhores cumprimentos,

MartaV

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355714 | PAIVAMANSO | 15 mar 2015 16:55 | Em resposta a: #355711

Cara Marina Pacheco
Já enviei um mail a alertar o Confrade José Peres Pacheco de Faria, para vir ler e responder á mensagem que a Marina Pacheco aqui lhe dirigiu, embora, reconheço, essa sua mensagem interessa a vários intervenientes deste tópico. Por favor confirme se recebeu o meu mail, onde dei seguimento ao pedido da Confreira Marta V e lhe enviei o endereço de email Dela, para trocarem documentos. Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355716 | PP | 15 mar 2015 17:23 | Em resposta a: #342202

Caro confreira Marta,

Poderia, por gentileza, confirmar se os locais de nascimento, relativamente às pessoas que cita na sua mensagem estão correctos, a saber:

Jacinto José de SÁ: Pombal, Pombal, Leiria, Portugal;

Maria Domecília Araújo PEREIRA: Sé, Leiria, Leiria, Portugal;

Joana Cândida LEITÃO: Pombal, Pombal, Leiria, Portugal;

Francisco José de Araújo PEREIRA: Lugar de Penços, Avidos, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal;

Marina Severina SARAIVA: Currelos, Carregal do Sal, Viseu, Portugal;

Firmino Eduardo Peres de SOUSA: Penela, Penela, Coimbra, Portugal;

Rita da Purificação Carolina Germano PERES: Lousã, Lousã, Coimbra, Portugal;

Maria Rosa Ludovina Racol de SOUSA: Santa Cruz, Coimbra, Portugal;

José Dias GERMANO: Lousã, Lousã, Coimbra, Portugal;

Maria Rita da PURIFICAÇÃO: Espinhal, Penela, Coimbra, Portugal;

Podia ainda clarificar aquela indicação: (Ourém, Figueiró dos Vinhos), por favor?

Grato e desculpe o trabalho.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355739 | PAIVAMANSO | 16 mar 2015 15:18 | Em resposta a: #355713

Cara Marta V
Dentro das minhas poucas possibilidades, disponha sempre. Enviei o seu endereço de email para a Marina Pacheco.
Respeitoso abraço de amizade.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355778 | Marina Pacheco | 17 mar 2015 08:26 | Em resposta a: #355714

Caro PAIVAMANSO, bom dia

Recebi o seu email sim, muito obrigada pela disponibilidade e pela rápida resposta.
Com os melhores cumprimentos
Marina

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355779 | Marina Pacheco | 17 mar 2015 08:31 | Em resposta a: #355713

Cara Marta, bom dia

Muito obrigada pela sua disponibilidade. Li aqui no fórum a mensagem de alguém que queria saber dos descendentes de Maria Cândida Peres de Sá e Laurentino Pacheco e por isso resolvi deixar algumas informações. Já tenho o seu email guardadinho e espero poder trocar algumas informações consigo sobre a "nossa" família :)

Com os melhores cumprimentos
Marina

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355836 | PP | 18 mar 2015 15:41 | Em resposta a: #355779

Cara Marina Pacheco,

Gostaria de a cumprimentar, ainda que virtualmente, e informar de que somos parentes, dado que temos os mesmos 4.ºs avós.

Tive curiosidade em seguir este ramo, dado que os «Ferreira Pacheco» são quase todos de Penafiel...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355849 | PAIVAMANSO | 18 mar 2015 20:35 | Em resposta a: #355836

Caro Confrade PP
Sugiro que lei a mensagem do recente tópico « Enviar um e-mail a qualquer confrade mesmo sem saber o endereço de e-mail dele. »

#355844 | PAIVAMANSO | 18 Mar 2015 18:19

Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#355983 | PP | 21 mar 2015 16:14 | Em resposta a: #355849

Caro confrade Jorge Santos,

Grato pela sua atenção.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#356020 | Marina Pacheco | 22 mar 2015 18:36 | Em resposta a: #355836

Caro PP

Muito obrigada pelo seu post. O mundo é mesmo pequeno. Confesso que estou cada vez mais curiosa e espero arranjar tempo para reunir informação sobre os meus ascendentes.
Não fazia ideia que meu avô tivesse vindo de Penafiel :)

Com os melhores cumprimentos

Marina

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#356322 | PAIVAMANSO | 31 mar 2015 00:04 | Em resposta a: #356020

Cara Marina Pacheco
Já pedi por email a vários confrades e confreiras deste tópico que por favor se algum deles puder, lhe envie o tal Livro publicado no séc XIX sobre Penela, por aquele e-mail especial Wetransfer.
Por já não ter o programa do Wetransfer, não tenho possibilidade de enviar a mais ninguém. São mais de 500 páginas, um e-mail pesado. Aliás o meu computador portátil que tinha as digitalizações daquelas 540 páginas do livro, avariou completamente e nunca mais funcionou.
Vamos então esperar que esse Livro digitalizado sobre Penela, chegue em breve ao seu computador.
Agradecido e ao seu dispor
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#356323 | PP | 31 mar 2015 00:10 | Em resposta a: #356322

Caro confrade Jorge Santos,

O livro a que se refere é o «Notícias de Penela», de 1884, correcto?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#356346 | PAIVAMANSO | 31 mar 2015 21:56 | Em resposta a: #356323

Caro Confrade PP
Eu já nem me lembrava ,mas é isso mesmo, o Livro é o NOTÍCIAS DE PENELA.
Agradeço-lhe muito mas o Confrade Francisco Pinto de Almeida já enviou o Livro á Marina Pacheco. Só falta Ela confirmar que recebeu o Livro na perfeição.
Aproveito para agradecer aos outros confrades e confreiras a quem fiz esse pedido.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#356352 | PP | 01 abr 2015 00:03 | Em resposta a: #356346

Caro confrade Jorge Santos,

Ainda bem que está tudo resolvido.

Sempre que precisar, cá estou.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#356360 | Marina Pacheco | 01 abr 2015 10:47 | Em resposta a: #356346

Caríssimos Jorge Santos, Francisco Almeida e PP, bom dia

Muito obrigada pela vossa amabilidade. Cá recebi o ficheiro do livro sobre Penela. Já tenho ali muito material para pesquisar :)

Com os melhores cumprimentos

Marina Pacheco

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#366057 | rchamoun | 12 fev 2016 03:36 | Em resposta a: #300358

Meu avô Antonio, nasceu no lugar da Cheira em 1888. Ele era filho de Isabel Maria, que era filha de José Simões Freire (Nascimento 1820), Chainça, São Miguel, Penela, Penela, Portugal e Helena Maria (Nascimento 1820) Retorta, Miranda do Corvo, Miranda.

Meu avô nasceu após minha bisavó ficar viúva de João de França João de França (Nascimento 1839
Cheira, Podentes, Penela, Coimbra, Portugal, Casamento 30/04/1879, Óbito 31/01/1885
Cheira, Podentes, Penela, Coimbra, Portugal) ele era filho de Joaquim de França
Nascimento 1810s e Michaella de Conceição (Nascimento 1810, Retorta, Miranda do Corvo, Miranda do Corvo, Coimbra, Portugal ).

Minha bisavó Isabel Maria, teve duas filhas do seu casamento com João de França:

Maria de França
Nascimento 20/06/1881
Cheira, Podentes, Penela, Coimbra, Portugal
Batismo 27/06/1881
Podentes, Penela, Coimbra, Portugal
Óbito 06/11/1935
Podentes, Penela, Coimbra, Portugal

e

Lucina de França
Nascimento 21/02/1884
Cheira, Podentes, Penela, Coimbra, Portugal
Batismo 28/02/1884
Podentes, Penela, Coimbra, Portugal


Meu avô assinava ANTONIO MARIA FERREIRA, pois veio para o Brasil em 1901 com um tio de nome
Manoel Ferreira
Nascimento ?
Podentes, Penela, Coimbra, Portugal

Filho de
Justino Ferreira
Nascimento 1830s
Podentes, Penela, Coimbra, Portugal; e

Vitorina de Conceição
Nascimento 1830s
Podentes, Penela, Coimbra, Portugal


Por sua vez eram filhos de
Joana Fortunata
Nascimento 1800s

Inácio Gomes
Nascimento 1800s

Madalena da Conceição
Nascimento 1800s

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#366166 | PAIVAMANSO | 15 fev 2016 18:54 | Em resposta a: #366057

Caro/a rchamoun

Por várias razões, deixei de poder andar por aqui, a tentar ajudar quem precisa. Apesar das minhas muitas limitações, de quando em vez, tive a sorte de conseguir ser útil, e isso deixou-me algumas boas recordações.

Respondo-lhe porque andei a investigar as Famílias que viveram, e as que vivem atualmente, na Aldeia da Cheira, e da Retorta, onde já vive pouca gente. Entre Elas, a cerca de 300 metros, por caminhos antigos, situa-se um pequeníssimo Lugar, denominado Moinhos da Retorta, um grupo de 4 ou 5 casas antigas , onde antigamente se moía muito milho e pouco trigo. Estou a escrever de memória, que já falha muito, e peço desculpa se aqui vai algum erro.
Na entrada da Aldeia da Retorta destaca-se uma Casa de Habitação e um Lagar tocado a Água, magnificamente recuperados, sendo agora O Museu do Azeite. que creio já terá sido inaugurado.

Estou cada vez mais limitado pela falta de saúde, mas reparei que ainda ninguém respondei a essa sua mensagem e não resisto a perguntar-lhe:

Como é o seu nome ? Onde reside ? Procura ajuda nas suas pesquisas ou colocou aqui os dados desses seus parentes, só para dar conhecimento publico, ou por curiosidade ?

Se pretende ajuda, o que procura com mais urgência?

Cumprimentos

Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#366184 | rchamoun | 16 fev 2016 03:38 | Em resposta a: #366166

Prezado Jorge,

Meu nome é Roberto Chamoun Ferreira, resido no Rio de Janeiro.
Sou filho de José Maria Ferreira e neto de Antonio Maria Ferreira, nascido em Podentes em 1888.
Havia tentado, há algum tempo, conhecer a origem portuguesa de nossa família, uma vez que meu avô faleceu antes de eu nascer, e o que sei sobre ele são alguns poucos fatos contados por meu pai, também já falecido.
Meu pai me falava que meu avô sempre dizia ser de Coimbra com bastante orgulho e nossa família sempre cultivou hábitos bem portugueses. Castanhas no Natal, bacalhau e vinho nas festas, caldo verde na ceia....embora meu avô tenha chegado no Brasil com somente 12 anos.
O curioso é que, ainda que tenha vindo acompanhado de somente um tio(??), que depois retornou a Portugal, meu avô constituiu uma família bastante numerosa no Brasil, com muitos filhos, netos e bisnetos.....
Recentemente, após localizar o assento de batismo dele, descobri os dados que reportei na mensagem anterior, e senti vontade de investigar um pouco mais.....
Embora conheça um pouco Portugal, nunca estive no Concelho de Penela.
Através da pesquisa que conduzi para achar o assento de batismo de meu avô, acabei descobrindo bastante coisas sobre a região do Pinhal Norte, belezas naturais, vinhos, queijo rabaçal (kkkk!!!)... Quem sabe, em breve, não passe no cemitério de Podentes para deixar umas flores no túmulo de minha bisavó Isabel Maria....de qualquer forma, muito obrigado por sua atenção Jorge!
Att.

Roberto

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#366225 | PAIVAMANSO | 17 fev 2016 01:11 | Em resposta a: #366184

Caro Roberto
É verdade que não o vou poder ajudar muito, porque a minha falta de saúde me condiciona.
Estou a lutar contra o tempo, para tentar investigar mais profundamente os meus ancestrais.
Quero tentar fazer o meu blog que ainda mal comecei e por tudo isto me afastei do fórum.
Até estou a afastar-me (por falta de tempo) de um confrade a quem ajudei durante alguns anos.
Mas não resisto á tentação, de me oferecer, para o tentar ajudar um pouco nas suas pesquisas.
Estou de cama á meses, para fugir ao frio e não agravar a minha doença, mas tenho esperança de que a Primavera traga o calor e a luz do sol, que me permita, talvez, melhorar um pouco.
Se assim for, farei questão de lhe tentar ser útil, até porque tenho várias pessoas á minha espera, em Cheira, na Retorta, em Podentes, em Penela, onde me falta finalizar as ajudas sobre os França. Creio que o Roberto é descendente dos França que investiguei família e nesse caso, terei várias notícias para lhe dar, de colaterais seus, vivos, em Portugal e no Brasil e fotos da Retorta, da Cheira, de Podentes, de Penela, de Lamas..... vou reler os nomes e as datas que colocou no seu e-mail e cruzar esses dados com os meus. Por agora é tudo. Desculpe se repeti algo que já lhe tinha dito.
Cumprimentos

Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#366251 | rchamoun | 17 fev 2016 22:54 | Em resposta a: #366225

Prezado Jorge,

Muito obrigado pela gentileza.
Estimo suas melhoras.
Espero que o calor da primavera chegue logo, para que possa desfrutar os belos dias de Sol desta época do ano e aproveitar as coisas boas da vida.

Atenciosamente,

Roberto

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#374273 | PAIVAMANSO | 06 out 2016 01:06 | Em resposta a: #366251

Caro Roberto
Nunca mais vim a este tópico e já passaram sete meses desde que li as suas mensagens. Preocupado com muitos outros assuntos, esqueci-me de voltar a falar consigo. Pior que isso, ainda não voltei ao lugar da Cheira, para entregar a Árvore Genealógica que prometi. Não há volta a dar; Preciso mentalizar-me de uma vez por todas, que Já não tenho saúde para poder voltar a ser o Homem de palavra que fui enquanto pude. Imprimi agora as suas mensagens. Nada prometo para não falhar, mas sugiro que me contacte por e-mail. paivamansoebelisariopimenta@gmail.com
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#374328 | PAIVAMANSO | 07 out 2016 02:26 | Em resposta a: #316281

Caro Ex. mo Sr. Dr. Francisco Pinto de Almeida
Por ter milhares de e-mails a bloquearem-me o sistema, comecei a eliminar muitas centenas deles, e deparei-me com um antigo pedido de ajuda que no ano de 2013 não satisfiz. Trata-se do livro NOTÍCIAS DE PENELA que me esqueci de oferecer a um Senhor Padre Jesuíta que vive em Roma, e tem antepassados que viveram em Penela, Alvaiázere e Ferreira do Zêzere. Ele confirmou que gostaria muito de receber aquela Obra. Muito feia essa minha falha, eu sei, mas espero rectificar o mais depressa possível, e para tal, preciso mais uma vez, da preciosa colaboração do Senhor Dr. Francisco Pinto de Almeida.
Como o Senhor se recordará, eu não sei enviar o Livro pelo WETRANSFER, e por isso lhe peço encarecidamente ajuda nesse sentido, para darmos as antigas NOTÍCIAS DE PENELA a quem há três anos, por minha culpa, (leia-se falta de memória) ansiosamente espera por elas. Será que o Senhor me pode ajudar mais uma vez?
Vou reforçar este meu pedido por e-mail, inclusive para resguardar o nome e o endereço de e-mail do Senhor Padre, mas não quis deixar de agradecer publicamente ao Dr. Francisco.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#374347 | cacalmei | 08 out 2016 01:42 | Em resposta a: #374328

Caro Jorge,

Já seguiu e chegou ao destino.
Disponha.
fpa

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#374348 | PAIVAMANSO | 08 out 2016 01:57 | Em resposta a: #374347

Caro Ex. mo Sr. Dr. Francisco Pinto de Almeida

Muito lhe agradeço mais uma vez pelas suas ajudas preciosas, sua disponibilidade e solidariedade.
É um bem valioso, ter Amigos assim, como o Senhor, sempre dispostos a ajudar quem precisa.

Bem-Haja

Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#374937 | LAMBERT | 04 nov 2016 23:44 | Em resposta a: #374348

Caro Jorge Santos:

Ótimo que você esteja por aqui. Espero que possa estar bem.

Nesse livro sobre Penela, sabe se há algo dos LAMBERT.

Grande abraço Jorge, Saúde e Paz.

Lambert

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#374970 | saintclair | 06 nov 2016 16:51 | Em resposta a: #374937

http://www.rtp.pt/noticias/pais/utad-o-esquema-de-admissao-de-alunos-em-cursos-inexistentes_v959615

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#374975 | PAIVAMANSO | 06 nov 2016 19:32 | Em resposta a: #374937

Caro Amigo Lambert
Ainda vou andando por aqui, mas a saúde é cada vez mais escassa. Para fugir da realidade fico 15 horas por dia no computador e esse erro paga-se caro.
Estive agora dois dias meio KO por ter abusado ao ler milhares de nomes das listas de passaportes concedidos em Lisboa, nos anos de 1910, 1911, 1912...quando me levantei da cadeira... tive de ir para a cama agarrado ás paredes, com falta de equilíbrio. Estive ontem e hoje todo o tempo na cama, mas ainda não estou bem. Só agora voltei e sinto que vou ter de sair daqui rapidamente, pois estou a ficar com os mesmos sintomas.
Vou pedir ao nosso Confrade Francisco Pinto de Almeida, para por favor enviar esse Livro para Si, via wetransfer um e-mail especial que suporta muitos Megas e eu não sei fazer isso.
Receba um grande abraço deste seu amigo
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Penela, Podentes, Rabaçal

#384454 | jliberato | 14 set 2017 12:13 | Em resposta a: #245272

Caros confrades,
Venho chamar a atenção para o tópico que lancei "Árvore de costados de Bernardo Fernandes Casanova, da Póvoa de Varzim" em
http://geneall.net/pt/forum/172129/arvore-de-costados-de-bernardo-fernandes-casanova-da-povoa-de-varzim/#a384302
Contém elementos de São Miguel de Penela e Podentes. Também do Rabaçal
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#386820 | LAMBERT | 24 nov 2017 00:03 | Em resposta a: #374347

Caro Francisco Pinto de Almeida, lendo esse tópico no dia de hoje, percebi que na mensagem #374975 o amigo Jorge Santos pediria mais um favor ao senhor, ou seja remeter para mim NOTICIAS DE PENELA.
Um dos ramos da família LAMBERT seguiu para aquela localidade, provavelmente a partir de 1875 (há registros de batismo de seus filhos entre os anos de 1875 e 1886), o primeiro em Cheira e os demais, 6 ou 7, em Moinhos da Retorta).
Desde já agradeço, estando à disposição: alb45gom@gmail.br
Abraço
Lambert

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414171 | manoelav | 26 abr 2019 02:58 | Em resposta a: #245272

Olá a todos!! Me chamo Manoela e peço licença para solicitar ajuda na busca de meus antepassados que provavelmente viviam em Penela.
Meu 2º avô Joaquim veio para o Brasil aos 9 anos em 14/11/1897 à bordo do navio La Plata que desembarcou em Santos. Seu pai Manoel Bernardo, casado com Margarida Conceição (filha de Maria Conceição), tinha mais dois filhos, João (nascido em 1894) e Manoel (nascido em 1895).
Manoel Bernardo (meu 3º avô) era agricultor. Seu passaporte consta como nº1005 no documento de embarque.
Busco o assento de Joaquim e informações sobre minha família em Portugal.
Agradeço qualquer ajuda que puderem me oferecer.
Abraços cordiais,
Manoela

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414181 | PAIVAMANSO | 26 abr 2019 14:18 | Em resposta a: #414171

Cara Manoela
Encontrei os Baptismos do seu Bisavô Joaquim e dos Irmãos dele; João e Manuel.
Fiz um texto para lhe enviar, mas perdi tudo, e vou ter de escrever outra vez.
Diga se recebeu esta minha mensagem.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414192 | PAIVAMANSO | 26 abr 2019 18:14 | Em resposta a: #414181

Cara Manoela
Os Pais de Joaquim, de João e de Manuel, Casaram na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação em Podentes a 20 de Março de 1886.
Cerca de 11 meses depois, mais exatamente a 23-02-1887, Nasceu o 1º Filho; JOAQUIM, o seu Bisavô, que foi Batizado a 05 Março de 1887.
João Nasceu a 14-12-1893 e foi Batizado a 22-01-1894
Manuel Nasceu a 22-12-1895 e foi Batizado a 13-02-1896
Esses 3 Batismos foram realizados nessa mesma Igreja onde Casaram os Pais deles.
Caso queira, informe um endereço de email, para eu lhe enviar as digitalização das imagens desse Casamento e desses 3 Batismos.
Transcrição do Assento de Batismo de JOAQUIM = Aos 05 do mês de Março do ano de 1887 nesta Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Podentes, concelho de Penela, diocese de Coimbra, batizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de JOAQUIM, que no lugar da Gateira desta freguesia Nasceu pelas quatro horas da tarde, do dia vinte e três de Fevereiro ultimo; Filho legitimo primeiro de nome de Manuel Bernardo e Margarida da Conceição trabalhadores, esta natural do lugar das Vendas, desta mesma freguesia, aquele natural e ambos moradores no mesmo lugar da Gateira ; recebidos nesta freguesia e da mesma paroquianos. Neto Paterno de Albino Bernardo e de Rosa Maria, moradores no lugar da Gateira e Neto Materno de Luís Mendes e de Maria da Conceição , moradores no mesmo lugar das Vendas; Foram Padrinhos, que sei serem os próprios; Joaquim Mendes, solteiro, trabalhador, Tio Materno, e Maria da Conceição, casada, proprietária, Avó Materna do batizado, ambos moradores no mesmo lugar das Vendas. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os Padrinhos, comigo não assinaram por não saberem assinar. Era est supra. O prior Abílio Maria de Brito Amado.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414481 | manoelav | 06 mai 2019 23:00 | Em resposta a: #414192

Muitíssimo obrigada sr. Jorge Santos, me sinto muito emocionada de conhecer mais uma parte da minha história, sou muito grata por sua ajuda!!

Meu e-mail é manoelavalejo@hotmail.com, se puder me enviar as digitalizações, elas serão de grande ajuda!!

Sinta-se abraçado,
Manoela

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414502 | PAIVAMANSO | 07 mai 2019 20:42 | Em resposta a: #414481

Cara MANOELA
Se tudo correr bem como espero, em breve a irei ajudar um pouco mais.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414505 | cacalmei | 08 mai 2019 02:19 | Em resposta a: #414502

Se é o que eu penso, já seguiu a prometida ajuda.
Os meus cumprimentos.
fpa

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414533 | PAIVAMANSO | 09 mai 2019 00:21 | Em resposta a: #414505

Caro Amigo Dr. Francisco Pinto de Almeida
Mais uma vez, pudemos contar com a sua preciosa ajuda, no envio por email, do Livro muito antigo NOTÍCIAS DE PENELA que a Manoela me pediu, mas como eu nunca aprendi a enviar via Wetransfer, foi sempre o Amigo quem teve a amabilidade de ter esse trabalho, o que muito lhe agradeço, em meu nome, e em nome de todas as pessoas que receberam esse Livro. É claro que lhe devo outras ajudas importantes que nunca esquecerei .
Receba um grande abraço de amizade e agradecimento.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414537 | manoelav | 09 mai 2019 17:48 | Em resposta a: #245272

Olá a todos, gostaria de deixar meus sinceros agradecimentos ao Dr. Francisco Pinto de Almeida e ao sr. Jorge Santos, recebi os arquivos, estou baixando o livro nesse momento. Mal posso esperar para lê-lo.

Sou imensamente grata pela gentileza, generosidade e cavalheirismo de ambos os senhores.
Abraços,
Manoela

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414549 | PAIVAMANSO | 10 mai 2019 01:50 | Em resposta a: #414537

Cara Manoela

Encontrei o Baptismo da sua Trisavó Margarida da Conceição, que Nasceu no dia 01-02-1861 e foi Baptizada na Igreja Paroquial de Podentes dez dias depois, a 11-02-1861. Amanhã com a cabeça menos cansada, farei e enviarei a transcrição.

Não encontrei o Baptismo do marido dela, Manuel Bernardo, porque ele terá nascido e sido baptizado em 1858 ou 1859 na Igreja Paroquial de Podentes, mas os Livros disponíveis começam no ano de 1860... e sem os Livros certos, nada feito !

Fui á procura do Casamento dos pais de Manuel Bernardo; Albino Bernardo e Ana Maria, mas não pude avançar, porque os Livros dos Casamentos também só começam em 1860.

Por agora é tudo.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414552 | PAIVAMANSO | 10 mai 2019 04:17 | Em resposta a: #245272

Caro Amigo Dr. Marcos Arruda Raposo
Foi neste tópico que o senhor me contatou pela primeira vez; em 15 de Março de 2012 e a nossa ultima troca de mensagens neste excelente fórum foi também aí em cima, em Outubro do mesmo ano.
Já passaram 7 anos, mas nunca deixámos de colaborar um com o outro. Muitos emails, muita entreajuda, construímos uma boa amizade “virtual”. Eu nunca escondi que não passo de um humilde aprendiz de genealogista amador, mas o amigo sempre me agradeceu com palavras generosas.
É por isso, que quando eu digo que não aceito nada em troca das minhas ajudas, isso é só metade da verdade, pois na realidade, quando consigo dar uma ajuda nas pesquisas histórico genealógicas a desconhecidos, por mais insignificante que seja essa ajuda, sinto a alegria que tanto me falta.
Passados tantos anos de silêncio entre nós neste fórum, regresso por vaidade (ninguém é perfeito) e muita satisfação, para lhe dar uma boa notícia; que apesar de ser coisa simples, e já vir tarde demais para poder entrar no seu fascinante livro que conta as histórias da sua família, é uma peça importante desse puzzle, que talvez o amigo queira resumir em cinco linhas, acrescentadas em jeito complemento, incluindo um pouco mais de luz, dentro do seu fascinante Livro digital.
Sinto a necessidade de partilhar aqui esta alegria; de ter finalmente descoberto um dos mistérios que o amigo sempre quis resolver, me perguntou se eu saberia ajudar a desvendar, mas só hoje consegui encontrar a razão pela qual o seu Trisavô JOÃO DE FRANÇA, quando chegou ao Brasil passou a acrescentar o apelido / sobrenome GRAÇA !
Já passa das 4:00 horas da madrugada. Falta-me escrever expondo a minha “tese” e é claro, ficarei depois á espera que o amigo concorde comigo, e vou já pedindo desculpa se eu estiver errado ! O amigo lembra-se de a seu pedido termos andado á procura de uns Caetanos, nos Livros de Paroquiais, aqui algures nesta região ?
Vai-me desculpar, mas só amanhã terei cabeça fria para tentar mostrar a justificação desta minha ingénua alegria. Perdoe-me tantas palavras para dizer quase nada, mas o amigo sabe que já não estou bem, nem física, nem mentalmente. Não passo de uma triste sombra do homem que fui.
Receba um abraço deste seu humilde amigo Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414564 | MRaposo | 10 mai 2019 14:33 | Em resposta a: #245272

Prezado Sr. Jorge Santos,
Sim, foi aqui, neste fórum, em 2012, que começamos a dialogar, sempre com grande proveito para mim. De lá para cá, creio que levantei o essencial sobre a família França, de Podentes e Miranda do Corvo, sempre com sua inestimável ajuda, pela qual não me canso de agradecer.
No curso desse meu trabalho, cheguei também a algumas famílias locais correlatas aos França, e o panorama que temos hoje é amplo o bastante para que eu ponha o que tenho à disposição de quem necessitar, neste fórum.
Recentemente, enviei-lhe uma relação de batismos e casamentos que mencionam os Simões, Simões Donário e Mendes relacionados com os França. Espero que seja útil.
Dois mistérios, porém, persistem: 1º - onde foi parar o livro de batismos de Podentes de 1840, no qual está o batismo de meu bisavô José de França, filho de João de França e Perpétua de Jesus, moradores em Cheira? 2º - por que cargas d'água esse meu bisavô acrescentou o apelido Graça a seu nome, ao chegar ao Brasil, passando a chamar-se José França da Graça?
Pelo que percebo, o estimado confrade tem resposta a uma dessas indagações. Pois muito lhe agradeceria se pudesse dizer-me algo a respeito, aqui mesmo no fórum.
Aceite um abraço de quem se orgulha de chamá-lo de amigo,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414590 | PAIVAMANSO | 11 mai 2019 10:38 | Em resposta a: #245272

Cara Manoela
Já lhe enviei mais dois assentos paroquiais, e é tudo por agora. Caso queira responder ás perguntas que lhe coloquei, talvez eu consiga ajudar um pouco mais, apesar da falta de alguns Livros de Baptismo e de Casamento, da freguesia de Podentes, do concelho de Penela, do distrito de Coimbra.
Respeitosamente
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414591 | PAIVAMANSO | 11 mai 2019 10:42 | Em resposta a: #245272

Caro Amigo Marcos Arruda Raposo
Peço desculpa, mas preciso talvez de mais quatro ou cinco dias, para tentar encontrar as provas, que possam erguer e sustentar a minha crença (que espero venha a receber a concordância por parte do Amigo) … mas confesso que ainda receio um pouco, pois posso estar a ser demasiado optimista. Procuro três ou quatro assentos paroquiais que sustentem a minha ideia de ter encontrado o motivo pelo qual José de França, ao chegar ao Brasil acrescentou o apelido / sobrenome “da Graça”.
Peço perdão, por de uma coisa pouca fazer um empolamento, como se fosse uma descoberta importante, mas não lhe consigo dar a pista que encontrei, pois o Amigo rapidamente encontraria as eventuais provas, e eu perderia a hipótese de ter essa alegria sem ajudas, de sentir que ainda estou vivo e capaz de encontrar a sós a solução completa. Percebo que esta minha limitação não é fruto do meu egoísmo, mas sim da minha fragilidade, causada pela doença, cansaço, tristeza e solidão.
Com um abraço amigo e um até breve Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414608 | MRaposo | 11 mai 2019 19:10 | Em resposta a: #414591

Não há pressa, caro Sr. Jorge Santos, para uma questão que já tem mais de 150 anos...
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414657 | PAIVAMANSO | 13 mai 2019 23:41 | Em resposta a: #414608

Caro amigo Dr. Marcos Arruda Raposo
Quando há poucos dias decidi pesquisar mais a fundo os seus Donário do lugar do Casal da Azenha, tropecei por acaso na fotocópia do Passaporte de Transito do seu trisavô, que em tempos fotocopiei no AUC e lhe enviei, e agora vi que da outra vez, deixei escapar uma pista que é a seguinte;
“ Concedo Passaporte a José de França, solteiro, 20 anos de idade, filho de João de França e de Perpétua de Jesus, do lugar da Cheira, freguesia de Podentes, deste concelho (de Penela) para solicitar passaporte no Governo Civil deste distrito, para o Rio de Janeiro; O impetrante mostrou por documentos achar-se desembaraçado para poder sair do país, e não vai incógnito nem resolvido a contratar como colono”. 20-06-1861
Até aqui nada de novo, mas desta vez reparei que ; vai Abonado por Caetano Dias de Almeida, das Vendas, de Podentes.
Um rapaz de 20 anos de idade, que em tempo de ser chamado para o serviço militar, ganha autorização para sair do país, rumo ao Brasil, e é abonado por um “vizinho” que mora nas Vendas, a poucos quilómetros da Cheira, de onde José de França e seus Pais eram naturais e moradores…
Não resisti; coloquei em espera os Donário, e fui pesquisar para tentar encontrar os nomes e os dados das pessoas certas para reconstituir a Árvore de Costados desse Abonador; seria um Parente ? Traria alguma novidade ao mistério do sobrenome GRAÇA ?
Há falta dos livros de Batismos e Casamentos que estão desaparecidos, entrei nos de Óbitos, dos prováveis anos do falecimento de Caetano Dias de Almeida, das Vendas de Podentes, sabendo que era uma tarefa difícil, sem notícia de qual seria a década da morte dele, nem certeza dele ter falecido na freguesia de Podentes, de onde era natural.
De trás para a frente; passei a pente fino 32 anos de Óbitos 1860- 1891 , e do dele nem sombras, mas apareceram dois assentos que acredito serem peças do puzzle do mistério do sobrenome GRAÇA, que foi acrescentado ao nome do seu Trisavô José de França.
Primeiramente, encontrei o Óbito do filho de Caetano Dias de Almeida, o tal abonador? e sorri quando vi o sobrenome dele: GRAÇA.
Resumo do assento de Óbito, em: Vendas, Podentes - nº 10 -- # 176 - de 25-09-1886 - JOSÉ DIAS DE ALMEIDA DA GRAÇA - faleceu aos 37 anos de idade, filho legítimo de Caetano Dias de Almeida e de Fortunata de Jesus, proprietários, Esta do lugar da Cheira, aquele do lugar das Vendas, onde ambos são moradores. Casou no Brasil, mas não se sabe com quem, onde e quando. Não deixou filhos e foi sepultado no cemitério de Podentes.
No outro extremo desse livro encontrei mais um assento relevante; Resumo do Assento de Óbito em Podentes – nº 1 --# 7 – de 26-02-1860 Ana Maria, 60 anos, filha de António de Afonseca, e de Luísa Joaquina, Neta Paterna de Bernardo de FRANÇA e de Maria Francisca, Neta Materna de João Mendes da GRAÇA e Mariana de Jesus, deixou filhos. (Mais uma vez, o Batismo e o Casamento desta Ana Maria, nascida no ano 1800, estão nos livros desaparecidos.)
Assim sendo, não havendo prova em contrário, posso admitir a hipótese dessa Ana Maria, ter sido a Madrinha de Batismo de José de França, pois aparentemente tinha todas as condições para isso: Tinha 41 anos de idade quando José de França foi Batizado, e era Neta Paterna de um França e Neta Materna de um Graça !
Gostaria de encontrar uma eventual ligação de parentesco desses Dias de Almeida, á família França, mas dou ao Amigo estas descobertas, pois por falta de livros paroquiais de Batismos e Casamentos, nada consigo provar, e está a ser muito difícil avançar nesta pesquisa.
Vou continuar a pesquisar, seguindo por outros atalhos, mas isso vai demorar mais uns dias, e receio nada mais encontrar que seja útil, e muito menos, decisivo.
O seu Trisavô nasceu em 1840/ 41, e este José Dias de Almeida da Graça terá nascido em 1848/ 49, eram vizinhos da mesma freguesia, e talvez parentes, talvez amigos, visto que José de França e os Pais dele, eram naturais e moradores no lugar da Cheira, de onde Fortunata de Jesus, a Mãe deste José Dias de Almeida da GRAÇA, era natural.
Conforme ia recuando nesse livro, fui transcrevendo e guardando resumos de vários assentos de Óbitos dos França, dos Falcão, dos Lourenço, dos Donário, dos Mendes, todos eles entrelaçados uns nos outros ao longo de gerações, por via dos casamentos que foram fazendo entre eles.
Resumo do Assento de Óbito em Podentes – nº 1 --# 7 – de 26-02-1860.
Acabado de ler esse Livro, fui á procura do Óbito de Caetano Dias de Almeida que encontrei no outro livro de Podentes, de 1891 a 1904 ;
Resumo do assento nº 7 -- # 66 -- de Óbito de Caetano Dias de Almeida, faleceu em 09-07-1900, aos 87 anos incompletos, casado com Fortunata de Jesus, natural e morador no lugar das Vendas, de Podentes. Filho legítimo de António Dias e de Josefa Rosa, trabalhadores, aquele natural da freguesia de São Miguel, do concelho de Penela e esta natural das Aradas, da freguesia de Podentes. Deixou filhos....
Os assentos de Baptismo de José de França, de José Dias de Almeida da Graça, de Ana Maria, de Caetano Dias de Almeida, talvez explicassem muita coisa, mas com esses livros desaparecidos, como saber ?
Irei continuar esta pesquisa, mas sem livros, é quase impossível obter com certeza a resposta que procuramos à pergunta: Porquê José de França, aos 21 anos, acrescentou o apelido GRAÇA ?
Peço desculpa por isto ir mal escrito, e incompleto, mas sinto-me muito cansado.
Receba um abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414666 | PAIVAMANSO | 14 mai 2019 13:58 | Em resposta a: #414657

Caro Amigo Dr. Marcos Arruda Raposo
Peço desculpa, mas enganei-me na transcrição do resumo do assento do Óbito de ANA MARIA. Ela Faleceu aos Cinquenta anos de idade, e não aos sessenta como eu tinha escrito. Dei o nome da Mãe dela como sendo Luísa Joaquina, mas agora parece-me ser Tereza Joaquina. Por favor, quando puder, leia o assento em causa e dê-me a sua opinião. Ainda por cima, escrevi que José França da Graça é seu Trisavô, quando na realidade é seu Bisavô. Decididamente, estou a precisar de sair de casa para ir ver e ouvir o mar, matar saudades de ver a praia, apanhar uma manhã de sol, para tentar iluminar a alma, e desanuviar a cabeça já velha e cansada. Receba um abraço de amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414672 | MRaposo | 14 mai 2019 19:14 | Em resposta a: #245272

Estou mais que surpreendido, estou sem palavras para qualificar a atuação do amigo genealogista Jorge Santos, aqui neste fórum.
O assunto em pauta é meu bisavô José de França, que nasceu em Cheira, Podentes, em 1840, e cujo assento de batismo está em um livro que desapareceu. A questão é: por que, ao imigrar para o Brasil em 1860, teria ele adotado o sobrenome Graça, quando seu nome, no passaporte, era apenas José de França?
Vem o incansável Jorge Santos e descobre que, na ancestralidade desse meu bisavô, havia vários Graça. A pesquisa partiu daquele que lhe havia abonado a isenção do serviço militar, Caetano Dias de Almeida, cujo filho, José Dias de Almeida da Graça, usava o apelido. O qual era também de José Mendes da Graça, o bisavô materno de José de França.
Jorge Santos descobriu, no assento de óbito de uma certa Ana Maria, falecida em 1860, que ela era ao mesmo tempo neta paterna de Bernardo de França (bisavô paterno de José de França, meu bisavô) e neta materna de João Mendes da Graça (bisavô materno do mesmo José de França). Pode-se imaginar a dedicação e o trabalho que tudo isso exigiu.
Justo o necessário para provar que os França e os Graça de Podentes eram proximamente, intrincadamente parentes por diversas gerações, e que José de França, ao chegar ao Brasil, tinha todo direito de dizer-se também um Graça. Tinha, porém, a necessidade? Rigorosamente, não, pois o passaporte foi emitido em nome de José de França, apenas.
No entanto, aconteceu com meu bisavô algo que comprovadamente também aconteceu com muitos outros portugueses, ao ingressarem no Brasil. Conta-se em família (e eu não acreditava) que José de França, ao desembarcar ao Rio de Janeiro aos 20 anos, ouviu do funcionário da imigração a seguinte pergunta: "José de França, só isso?" Ao que ele respondeu "José França... da Graça". Disse-o hesitantemente, para livrar-se da pergunta, sem perceber que assim passaria a ser José França da Graça. Nome com o qual tornou-se comerciante abastado e origem de uma enorme família.
Outros, na mesma situação, respondiam com o local de onde provinham, como fizeram tantos Oliveira (do Hospital), Pinheiro, Vianna, Braga, Freixo (de Espada à Cinta), etc..
Houve até o caso real de um português chamado Domingos da Silva, que, respondendo à pergunta do funcionário "E o que mais?", dissera, simplesmente, "Só". Com o que tornou-se Domingos da Silva Só, e, anos depois, era proprietário do Estaleiro Só.
Agradeço, de coração, as horas que o Sr. Jorge Santos dedicou a resolver o genealogema do "Graça", nome que chegou a meu pai. Louvo a disposição e o desinteresse que demonstrou em ajudar, louvo seu caráter brilhante e fora do comum. Muito obrigado, e tenha sempre ótima saúde, meu caro amigo Sr. Jorge Santos!

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414682 | PAIVAMANSO | 15 mai 2019 01:28 | Em resposta a: #414672

Meu caro amigo Dr. Marcos Arruda Raposo
Seria fácil deixar no ar as suas generosas palavras de grande amigo, que gentilmente pretendem promover-me a genealogista, que nunca fui, e jamais serei.
Sou apenas um humilde principiante; um apaixonado aprendiz de genealogista amador, que há minha falta de talento, contraponho entusiasmo, dedicação, e junto a solidariedade e ajuda de outros amigos.
Por alta de saúde, algumas das minhas ajudas, até me parecem relevantes, e é nessa simpática ilusão, que vou encontrando alguma paz, prazer e alegria.
Receba um grande abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#414719 | PAIVAMANSO | 16 mai 2019 13:43 | Em resposta a: #414682

Caro Amigo Dr. Francisco Pinto de Almeida
Ainda há três dias referi que me socorro das ajudas dos amigos, para ajudar quem precisa; por email ou aqui no fórum. O Senhor é um desses Amigos.
Falei de um Assento de Óbito em Podentes – nº 1 --# 7 – de 26-02-1860 Ana Maria, 60 anos, filha de António de Afonseca, e de Luísa Joaquina, Neta Paterna de Bernardo de FRANÇA e de Maria Francisca, Neta Materna de João Mendes da GRAÇA e Mariana de Jesus, deixou filhos. (Mais uma vez, o Baptismo e o Casamento desta Ana Maria, nascida no ano 1800, estão nos livros desaparecidos.)
Rectifiquei na mensagem seguinte, pois ANA MARIA tinha de facto 50 (cinquenta!) anos em 26-02-1860 e não 60 como por lapso havia escrito. Portanto Nasceu cerca de 1810 e foi Casada com António Alves o que quanto á falta de Livros de Batismo vai dar ao mesmo, pois estão desaparecidos os seguintes livros da freguesia de Podentes :
Baptismos: Temos na net em tombo.pt os Livros de 1621 até 1908, mas Faltam os Livros dos anos 1739 até 1859 inclusive.--- Casamentos: Temos em tombo.pt os Livros de 1860 até 1908, mas Faltam todos os Livros anteriores ao ano de 1860.--- Óbitos Temos em tombo.pt os Livros de 1860 até 1908, mas Faltam todos os Livros anteriores ao ano de 1860.
Evidentemente que não escrevi isso dos Livros para o Amigo, que está farto de saber isso, mas sim para alguém ainda inexperiente que possa entrar neste tópico e ainda não saiba onde pesquisar os Livros na net e quais é que da freguesia de Podentes, concelho de Penela, estão desaparecidos.
Decidi pesquisar mais dados sobre os ascendentes dessa ANA MARIA mas nem precisei investir nisso umas horas; Pois encontrei a sua mensagem postada neste tópico no dia 13 de Abril de 2012 : que passados 7 anos (hoje mesmo) me poupou muito tempo de pesquisas;
" ..… António, nasceu em 27.01.1761, Podentes / Aradas e foi baptizado em 04.01.1762, fº de Bernardo de França, de Podentes (baptizado em 21.07.1710), e Maria Francisca, de Podentes/Aradas (baptizada em 05.05.1718), neto paterno de João de França, de Podentes (baptizado erm 15.3.1668) e Maria Antunes, de Podentes (baptizada em 25.01.1682), neto materno de Manuel Domingues, de Podentes / Aradas e de Francisca João, de S. Miguel, Pinheiro/Penela ." Já agora, também acrescento, porque me tinha esquecido e é capaz de "dar jeito": Bernardo de França e Maria Francisca casaram em Podentes, Penela a 03.02.1735 …… ” (extracto da mensagem aqui no fórum, de Francisco Pinto de Almeida em 13 Abril de 2012)
Este é um dos milhões de exemplos, da colaboração entre os utilizadores deste fórum do geneall.net que é sempre importante enaltecer e divulgar.
Caro Amigo Francisco Pinto de Almeida, proveito para lhe agradecer, pois já entrei na Sua Página Familiar, cheia de Nomes de gente antiga, com os respectivos dados. Mais um reforço valioso nas excelentes ajudas que o Amigo nos tem dado.
Receba um abraço de agradecimento
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#425641 | manoelav | 14 jul 2020 22:24 | Em resposta a: #414590

Muito obrigada, mil perdões pelo tempo passado, tive um bebê e as coisas foram tumultuadas por um tempo por aqui.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#425649 | PAIVAMANSO | 15 jul 2020 12:22 | Em resposta a: #245272

Cara Senhora Manoela Valejo
Desejo que a Senhora e todos os seus familiares estejam muito bem, e cheios de saúde e de alegria. Ter mais um Filho, é um acto de Amor e de Esperança. Seja bem vinda !
Respeitoso abraço de amizade
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#425650 | saintclair | 15 jul 2020 12:32 | Em resposta a: #425649

Caro Jorge Santos;
Estimo que se encontre de boa saude.
Bons tempos que passámos neste Forum.
Até um dia destes.
Ana

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#425658 | PAIVAMANSO | 15 jul 2020 16:51 | Em resposta a: #425650

Minha Cara e Especial Amiga ANA
Não imagina a alegria que me deu, ao colocar aqui essa sua breve mas sentida mensagem.
Tenho muitas saudades dos tempos que passámos, a investigar para ajudar desconhecidos. Quem diria ... até tenho sentido falta da sua rebeldia, que em tempos me parecia excessiva.
Cheguei a imaginar que algo muito mau lhe pudesse ter acontecido....
Ainda hoje tinha falado em si, para, sem ser indiscreto, tentar descobrir o seu mistério.
Felizmente posso talvez deduzir, que esteja tudo bem consigo.
Para mim é um até sempre. Uma sala escura onde novamente se acende uma luz.
Respeitoso abraço de amizade e de saudade
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#425660 | PAIVAMANSO | 15 jul 2020 17:26 | Em resposta a: #245272

Cara Senhora Manoela Valejo
Conforme o seu e-mail que hoje recebi, acabo de contactar o meu amigo Sr. Dr. Francisco Pinto de Almeida e pedir-lhe que por favor envie para si, o Livro antigo : NOTÍCIAS DE PENELA.
Não se esqueça que quando o receber através daquele e-mail especial do Wetransfer terá de o baixar no prazo lá indicado, de poucos dias.
Com amizade
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#440981 | cesar.santos80 | 11 mai 2022 21:14 | Em resposta a: #425660

Olá Sr. Jorge Santos,

Espero que esteja bem,

Procurando pela história de minha família verifiquei em registros digitalizados que parte da família tem origem em Penela, pelo sobrenome do senhor quem sabe até podemos ser parentes. Saberia informar sobre a origem da família Santos em Penela.

Desde já agradeço a atenção,

Cesar Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441235 | PAIVAMANSO | 31 mai 2022 19:14 | Em resposta a: #440981

Caro Senhor César Santos
Peço desculpa por esta minha resposta 20 dias atrasada, mas só agora há poucos minutos encontrei por acaso a sua mensagem.
Por falta de saúde física, cansaço mental e outros problemas que a vida me foi sobrecarregando, já há muito tempo deixei de participar aqui no Fórum, mas não quero deixar de tentar ajudar quem me pede ajuda, como é o seu caso.
Não é provável que sejamos parentes, porque os "Santos" de quem descendo não viveram no concelho de Penela, mas sim no concelho de Miranda do Corvo e no de Coimbra. Mas isso não é importante. O que importa agora é eu tentar ajudar o Senhor César Santos e para que tal seja possível sugiro que me diga algo sobre o que sabe sobre a sua Família que terá vivido em Penela nem que seja uma pequena pista para podermos começar a fazer as pesquisas necessárias.
Como já lhe dei a entender, estou velho, doente e muito limitado, e não posso prometer muito mais que o meu desejo de lhe tentar ser útil, mas fico à espera da Sua resposta.
Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441254 | cesar.santos80 | 02 jun 2022 13:40 | Em resposta a: #441235

Olá, respondi a mensagem diretamente em seu email, se a mensagem não chegou favor avisar.
Novamente agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441256 | saintclair | 02 jun 2022 13:52 | Em resposta a: #441235

Olá Jorge;
Folgo em saber que continua a participar neste forum.
Bem Haja
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441257 | MRaposo | 02 jun 2022 14:33 | Em resposta a: #245272

Prezado Amigo Sr. Jorge Santos,
Fico muito feliz em sabê-lo bem e ainda em atividade. Sua atividade aqui neste fórum é de extraordinário valor, como todos os que o contactaram sabem. Mais uma vez meus agradecimentos pela ajuda recebida ao longo de anos, desejo ao prezado Amigo, de todo coração, muita saúde e boa disposição para continuar!
Permita-me enviar um abraço fraternal aqui do Brasil,
MRaposo.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441258 | PAIVAMANSO | 02 jun 2022 14:50 | Em resposta a: #441254

Caro Senhor César Santos
Recebi o seu email eram 3 da manhã de hoje e li várias vezes com atenção mas por serem horas muito tardias decidi só lhe responder hoje e demorei horas a fazer o respetivo email que seguiu há minutos. Estou muito hesitante em tratar-mos esta minha tentativa de ajuda aqui diretamente no Fórum, ou mais recatadamente por email... para esconder as minhas falhas e incompetências. Depois decidiremos.
Abraço
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441260 | PAIVAMANSO | 02 jun 2022 15:17 | Em resposta a: #441256

Olá Cara Amiga Ana
Só voltei ao Fórum por ser incapaz de deixar de responder positivamente a quem me pede ajuda.
Ainda acredito que talvez possa ajudar o nosso Confrade César Santos. Já iniciei as minhas pesquisa e . espero não estar errado.Tenho saudades dos tempos em que nós interagíamos aqui no Fórum, para ajudarmos desconhecidos e a nós próprios. Fizemos tantos Amigos que nos deixaram saudades... Quanto si Cara Amiga, desejo-lhe tudo de bom, o melhor possível, e eu é que lhe digo Bem Haja por ainda se lembrar de mim com simpatia. Respeitoso Abraço de Amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441261 | PAIVAMANSO | 02 jun 2022 16:48 | Em resposta a: #441257

Meu Caro Amigo Dr. Marcos Raposo
Os anos vão passando, a falta de saúde vai aumentando, as limitações físicas e mentais cada vez mais me vão condicionando, mas ainda cá estou, e louco como sou, não resisto a um pedido de ajuda. A minha fraca competência continua a cair, mas o meu desejo de ser útil a desconhecidos mantém-se ! O Amigo continua a ser generoso comigo enviando-me palavras de apreço pela minha pessoa, que ambos sabemos serem exageradas. Ao tentar ajudar os Outros sempre tentei ajudar-me a mim próprio e na realidade consegui. De vez em quando, revisito as minhas ajudas aqui no Fórum, e as outras por email e sinto uma paz que me ajuda a enfrentar os desgostos e tristezas que me vão caindo em cima. Foi para mim uma honra e uma fonte de prazer, ter ajudado humildemente o Amigo a erguer uma ínfima parte das Suas pesquisas Genealógicas, que permitiram enriquecer o excelente Livro que o Senhor escreveu sobre a História da Sua Família, a partir da saga do Seu Corajoso Bisavô José de França da Graça. De tempos a tempos volto a ler esse Seu Livro para poder matar saudades.
Receba um Abraço de Amizade e de Agradecimento
deste seu amigo que muito o estima.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441263 | MRaposo | 02 jun 2022 21:27 | Em resposta a: #441261

Agradeço imensamente as palavras gentis e generosas de meu amigo Sr. Jorge Santos, cujo valor e boa-vontade não há quem discuta. Foram anos em que dialogamos aqui, e esse nosso diálogo virtualmente resolveu o genealogema dos França, a minha família de Penela. Quem ajuda aos outros ajuda também a si próprio, não é verdade? Muita saúde e força, Sr. Jorge, mais uma vez agradeço a trabalheira que lhe dei. Quanto ao meu e-book, estou sempre a reescrevê-lo... Grande abraço!

Resposta

Link directo:

O TRIGO

#441326 | saintclair | 07 jun 2022 14:09 | Em resposta a: #441260

Olá Jorge;
Gostaria que o Confrade nos ajudasse a encontrar literatura/ videos etc. sobre a participação
dos nossos monarcas nos Descobrimentos, com a intensão de encontrarem terras além-mar,
para a cultura trigo.
Há tempo ouvi um membro do governo falar sobre isso, se bem que foram "só mesmo umas
três frases."
O nosso saudoso Hermano Saraiva creio que nunca abordou o tema.
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/31734/2/ulfd133832_tese.pdf
Melhores cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441361 | PAIVAMANSO | 09 jun 2022 17:16 | Em resposta a: #441326

Cara Ana
Infelizmente não sei o que lhe possa responder, porque a minha memória está tão fraca que já nem me lembro de ter obtido conhecimento sobre a origem e a data da primeira entrada do Trigo em Portugal. Sinto tristeza por não ter a memória fresca, mas também foi por perceber essa minha limitação (entre outras) que me afastei do Fórum e parei de oferecer ajuda por minha livre vontade e iniciativa. Só voltei porque senti que não podia deixar de responder ao pedido de ajuda do nosso confrade César Santos e já troquei com Ele muitos emails. Vai demorar um longo tempo mas acredito que vou poder dar uma ajuda realmente útil, porque se trata de um caso difícil mas muito empolgante. Quanto à origem do Trigo em Portugal, gostaria de lhe dar uma resposta positiva e bem baseada, mas de momento "só sei que nada sei" sobre esse assunto e tenho de apostar forte nas tentativas de ajuda ao César Santos. Curiosamente, estranhamente, a pesquisa pedida por César, veio despertar em mim o desejo de avançar noutras duas pesquisas que eu tinha deixado por completar, por culpa da Pandemia me ter fechado algumas portas importantes de acesso a Livros fundamentais, mas colhi recentemente novas informações preciosas que me permitiram subir de nível numa delas e estou agora novamente em força em todas elas, e a esperança que estava moribunda .... renasceu !
Com Amizade
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441750 | PAIVAMANSO | 28 jun 2022 18:15 | Em resposta a: #440981

Caro Senhor César Santos
Só hoje pude ir pesquisar o mistério que o César me pediu ajuda para tentar desvendar. Apesar de várias dificuldades que não vale a pena aqui especificar, o resultado final é o seguinte;

Segundo a sua pista; o seu Avô Jaime dos Santos tinha casado em Portugal com Georgina da Conceição em 01-01-1924 e desse 1º Casamento teria nascido uma filha chamada ROSA mas o César nada mais sabia sobre ROSA e gostaria de saber o mais possível sobre Ela.

Fui falar com uma Pessoa Amiga, na Conservatória do Registo Civil do Concelho de Miranda do Corvo e Ela encontrou um documento que passo a transcrever o resumo completo;

Registo de Nascimento de MARIA ROSA DOS SANTOS.
que Nasceu ás 20 horas do dia 6 de Janeiro do ano de 1925, no lugar de Pousafoles, na Freguesia de Lamas, do Concelho de Miranda do Corvo, Filha legítima de JAIME DOS SANTOS, vinte e dois anos de idade, Casado, profissão; trabalhador, ( não diz de onde Jaime dos Santos era Natural. )

e de GEORGINA DA CONCEIÇÃO de 17 anos de idade, Casada, profissão Doméstica, Natural desta Freguesia de Lamas e domiciliados no dito lugar de Pousafoles.

Neta Paterna de Salvador dos Santos e de Joaquina de Jesus
Neta Materna de Francisco dos Reis e de Maria da Conceição

Foram Testemunhas; Mário Simões, solteiro, maior, agricultor, morador no lugar de Chão de Lamas, e José Pereira, solteiro, maior, agricultor, morador no lugar e Freguesia de Vila Nova, deste Concelho.

A declaração de Nascimento foi feita pelo Pai da registada.
Miranda do Corvo aos 07 de Janeiro de 1925.

---------------------------- Averbamentos :
Maria Rosa dos Santos, Casou aos 21 anos de idade, na Igreja de Lamas no dia 23 de Fevereiro de 1946 com António Fernandes, de 22 anos de idade.

António Fernandes faleceu em 4 ou 5 de Setembro de 1984

Maria Rosa dos Santos faleceu em 02 de Fevereiro de 2012 na Freguesia de Lamas.

---------------------------------

Talvez com mais tempo se consiga saber se MARIA ROSA DOS SANTOS deixou descendência
mas hoje não foi possível ir tão longe nas pesquisas.

Melhores Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441760 | cesar.santos80 | 28 jun 2022 23:31 | Em resposta a: #441750

Olá Sr. Jorge,

Primeiro gostaria de agradecer imensamente pelas informações trazidas, o senhor encontrou dados de alguém que não tínhamos nenhuma informação,

Repassei as informações para o meu pai que ficou encantado com a informação, porém, triste por sua irmã já ter falecido. Particularmente fiquei surpreso com a data de falecimento de minha tia, foi bem recente.

Com os dados coletados tentei verificar mais a fundo, porém, atos posteriores a 1977 não encontrei a digitalização.

Novamente agradeço a atenção,

Cesar.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441774 | PAIVAMANSO | 29 jun 2022 18:17 | Em resposta a: #441760

Não posso prometer nada, porque a minha falta de saúde condiciona-me muito. Estou a tentar descobrir se Maria Rosa dos Santos, teve descendência e se existem aqui perto Filhos ou Netos ainda vivos. A pandemia da Covid19 ainda é uma ameaça real que complica extremamente o acesso aos Livros que não estão digitalizados. Não lhe dou dicas para o Senhor ir à procura, porque apesar de tudo acredito que se eu não conseguir avançar nesta particularidade das suas pesquisas, o César pior ainda. Não se trata de competência, mas sim de ser necessário ir aos sítios certos, pedir ajuda ás pessoas certas. Repito; nada posso prometer, mas dentro das minhas limitações irei tentar ajudar mais um pouco.
Preciso de tempo, de saúde e boa sorte, e colaboração solidária de quem tem os Livros à sua guarda.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441811 | PAIVAMANSO | 02 jul 2022 08:50 | Em resposta a: #441774

Caro Senhor César Santos
Eu próprio fico fascinado como é que a vida me tem dado tão impressionantes e muito estranhas coincidências que apesar de já não conseguir ser religioso e crente na religião que em criança me enfiaram no coração e na mente ... fico a pensar que alguma coisa parece querer dizer-me que estou
talvez errado, pois são demasiadas e muito extraordinárias coincidências para serem vividas por uma só pessoa tão insignificante como eu. Diga ao seu Pai que encontrei familiares Dele vivos e se Ele tiver dúvidas, dentro de poucos dias lhe darei provas disso, mas as pessoas têm receios de aparecer a desconhecidos e só se me derem luz verde é que poderei avançar com nomes, locais, datas e histórias de vida concretas. Num dos seus emails recebidos há vários dias recebi um preocupante alerta de aviso e essa é a razão principal de ter fugido pelo menos temporariamente a responder aos seus emails. Espero estar a lidar com gente séria e merecedora da minha solidariedade, porque se assim for, vos darei em breve provas de que os senhores encontrarem a pessoa certa para vos ajudar.

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441823 | cesar.santos80 | 02 jul 2022 22:59 | Em resposta a: #441811

Olá,

responderei ao Senhor via email,

novamente a atenção e dedicação,

atenciosamente,

Cesar

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#441875 | PAIVAMANSO | 05 jul 2022 16:37 | Em resposta a: #441823

Caro Senhor César Santos
Li o seu último email datado de 02-07 e percebi ter preferido utilizar essa via de forma discreta. Não responderei via email, por não me sentir seguro, mas quero continuar a ajudar. Estou à espera de documentos que pedi para poder mostrar ás pessoas que encontrei pessoalmente, cara a cara, aqui perto, pois irei fazer e mostrar-lhes Duas Árvores de Costados: Uma com base na Pessoa do Seu Pai e nas informações que "Ele me deu" e outra Baseada na Pessoa vossa parente Portuguesa com quem falei, pois Ela foi dando informações que batem certo com as que já tínhamos encontrado. A minha intenção é mostrar que existe a ligação parental entre as vossas Famílias e perguntar se em face dessa comprovação que irei fazer, estarão dispostos a aparecerem pessoalmente ao Senhor e ao seu Pai, que lhes são totalmente desconhecidos,pois essa realidade é preocupante. Por agora não posso dizer a localidade, os nomes, as datas, mas creio que posso revelar que falei pessoalmente com uma Filha de Maria Rosa dos Santos que tem descendência, e serão Eles quem daqui a poucas semanas irão decidir; aparecer ou não, ao senhor e ao seu Pai.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família de Penela

#442143 | PAIVAMANSO | 21 jul 2022 13:57 | Em resposta a: #441875

Caro Senhor César Santos
A vida é uma caixa de surpresas, e as mais tristes ultrapassam em largo número as mais alegres. Continuo a encontrar estranhas coincidências que por enquanto me permitem sonhar, embora não muito, porque já vivi o suficiente para saber e sentir na carne e no espírito que este mundo não é, nunca foi, e nunca será um mar de rosas, e por isso dou muito valor ás Pessoas que se dedicam a ajudar os outros.Tropeçamos constantemente em pessoas incapazes de ajudar seja quem for, mas felizmente de vez em quando também encontramos outras, raras, fascinantes, generosas, que nos dão muita alegria. Recebi há minutos um daqueles documentos que procurava e a Pessoa que pesquisou para mim nos Livros teve um trabalhão que durou dias para a digitalização poder ser feita por Ela própria diretamente do Livro que está à guarda de uma instituição muito grande e especial.... e mais não lhe posso dizer por agora, porque é importante salvaguardar o anonimato dessa excelente Pessoa, pois nem toda a gente que se esforça muito para ajudar os outros... é apreciada por todos.
Devido ao meu estado de saúde talvez só daqui a muitos dias poderei ir mostrar o processo que estou a compilar para ir mostrar aos descendentes de Maria Rosa dos Santos para saber se Eles gostariam de vos conhecer pessoalmente conforme o César disse ser Seu desejo e do Seu Pai.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 20:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen