Manuel de Anciães/ João Braz
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas
Manuel de Anciães/ João Braz
Caro João Braz:
Como está? Envio uma nota para verificar quando puder.
Manuel de Anciães, f. no Castanheiro a (6/9/1727) de quem já falamos, casado com Maria da Costa,, filha de Domingos Duarte e de sua mulher Isabel da Costa, de Trevões., casaram no Castanheiro a (19/2/1719)
1º Casamento:
Maria da Costa casou com Francisco de Távora.
Esta informação está correcta, só não sei se o Francisco de Távora é o que eu penso ser. Hoje penso que não estava viúva, mas dispensada do casamento anterior pelo Padre Provisor.
Naturalmente o 1º casamento foi realizado em Trevões.
Quando tiver um minuto veja se resolve o problema.
Cumprimentos
Nelita
Link directo:
RE: Manuel de Anciães/ João Braz
Cara Nelita,
Recebi a sua mensagem via o João Azevedo. Obrigado.
Quanto à Maria da Costa: ela casou de facto com Francisco de Távora, de quem foi sua segunda esposa (foi casado primeira vez com Maria Rodrigues Brusca). Esse Francisco de Távora faleceu no Castanheiro a 4/9/1715, e era filho de outro Francisco de Távora da Pesqueira e de sua segunda mulher Serafina de Azevedo do Castanheiro (veja no segundo livro de Albano Chaves sobre os Donas-Boto da Pesqueira na p.249).
Em Trevões não encontrei nenhum rasto sobre Domingos Duarte e Isabel da Costa, pais da Maria da Costa.
Cumprimentos,
JOAO
Link directo:
Caro João Braz:
Sabia essas ligações, mas há qualquer coisa que não bate certo. Pode ser que lá cheguemos.
Domingos Duarte, natural de Trevões faleceu no Castanheiro em 1727.
Cumprimentos
Nelita
Link directo:
Cara Nelita,
O que é que não bate certo?
Cumprimentos,
JOAO
Link directo:
Caro João Braz:
Ainda não me foi possivel reler, mas o pároco no casamento de Manuel de Anciães com Maria da Costa refere-se a um documento que gostaria visse com atenção. Dá a impressão de ter havido uma dispensa de um casamento anterior de Maria da Costa com Francisco de Távora, rarissima nessa época. Também não poderá ser o Francisco de Távora que pensamos. Só me aparece o baptismo de um filho do 1º casamento de Maria da Costa , de nome Francisco, mas haveria mais.
Tenho a impresão de que tudo isto não está bem estudado, mas sem cruzamento de fontes é impossível fazê-lo.
Será que o 1º casamento foi realizado em Trevões? Se sim dá alguma outra informação?
Penso que só ligando os dados de Paredes, Pereiro, Espinhosa, Castanheiro, Várzeas e Trevões será possível chegar a algumas conclusões.
Cumprimentos
Nelita
Link directo:
Caro João Braz:
Jerónimo de Lemos, natural de Trevões, casa a 18 de Outubro de 1818, em S. Bartolomeu de Casal de Loivos, termo de Favaios com Maria de S. Pedro, natural de Paipenela.
Test. Luís Bernardo Álvares Mourão e José Manuel de Quintela
Padre José Caetano Cabral de Mendonça
Cumprimentos
Nelita
Link directo:
Cara Nelita,
Sendo a Maria da Costa natural de Trevoes seria logico ter casado a primeira vez em Trevoes. Mas eu não encontrei esse registo nos paroquiais de Trevoes. Infelizmente, existem hiatos por isso esse registo deve estar perdido.
So não percebo a sua duvida quanto ao Francisco de Távora. Esses Távoras do Castanheiro têm sem duvida origem nos Tavoras da Pesqueira.
Cara Nelita, vou aproveitar para desejar-lhe umas optimas festas de fim de ano pois eu a partir do dia 17 de Dezembro estarei de férias na Europa até ao dia 6 de Janeiro 2010. Por isso Feliz Natal e votos de Bom Ano Novo!
Cumprimentos,
JOAO BRAZ
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 nov 2024, 08:49