Familia Domingos José Fernandes Braga

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Domingos José Fernandes Braga

#245659 | MGGorrell | 06 dez 2009 14:40

Procuro a familia e/ou familiares do Domingos José Fernandes Braga quem, em Junho 1830, já tinha sido preso 15 meses em Chaves, muito provavelmente por razões políticas. A única referência que tenho é que se refere à um irmão Lavrador, numa carta desse mês.
Antecipadamente obrigada,
MGG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Domingos José Fernandes Braga

#245773 | JFVAG | 08 dez 2009 23:30 | Em resposta a: #245659

Venho constatar uma coinciência que consta em um meu trisavõ que nasceu em 1807, Domingos José Fernandesti nha um irmão que casou em Braga onde era conhecido pelo Lavrador e também por fidalgo lavredor. A diferença é a de que o meu trisavô que esteve no Brasil adoptou, como aliás era norma no concelho o sobrenome de Guimarães.
Consta no genea como Domingos José Fernandes Guimarães.
Cumprimentos
Justino Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Familia Domingos José Fernandes Braga

#245803 | MGGorrell | 09 dez 2009 19:08 | Em resposta a: #245773

Em principio, tenho a seguinte familia:
Domingos José Fernandes Braga, filho de Manoel Gonçalves e Maria Lourença, casou 24 Março 1761 em São Romão da Ucha, Barcelos, Braga, com Mariana Domingues Fernandes, filha de Domingos Fernandes e Custodia Domingues. Deste casamento, houve pelo menos um filho, Domingos José Fernandes Braga, pelo qual não tenho datas. Este último seria eventualmente pai de outro Domingos José Fernandes e do seu irmão, dito Lavrador.

Manoel Gonçalves e Maria Lourenço tiveram outros dois filhos: João Gonçalves quem casou 1791 com Mariana Domingues, e Manoel José Gonçalves, quem em 1795 ainda era solteiro.

O facto é que depois da morte de Mariana Domingues, Dez 1859, o meu Domingos José Fernandes Braga escreve uma carta Chaves, datada 20 Junho 1830, de pésames ao seu "Estimadissimo primo do C..." em que ele e a sua mulher "acompanhamos o Nosso bom Primo nos Sentimentos da falta da Sua Cara Mai e Nossa boa Thia que Deos tenha em Gloria"... "Esta fonesta Noticia a tive por via de Meo Mano Labrador..". O primo em questão nasceu em 1795, t.b. em São Romão da Ucha e t.b. chegou a adoptar o nome de Guimaraens/Guimarães.

Diz-lhe qualquier coisa? Quando é que seu trisavô foi para o Brasil? O tal primo tinha ligações comerciais com o Brasil. Comentários?
Cumprimentos,
Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Domingos José Fernandes Braga

#246014 | JFVAG | 14 dez 2009 22:30 | Em resposta a: #245803

Na realidade parece que não passa de uma coincidencia. A genealogia do meu trisavô encontra-se aqui no genea, e é natural de Gondomar, Guimarães, Esteve no Brasil e voltou antes de 1855 data em que casou. Muito provávelmente para tomar posse da Casa da Lage, da qual era senhor quando casou. Um seu irmão que não se encontra no Genea mas do qual possuo os elementos e que casou em Sobreposta, Braga, aparece referido como o Labrador ou o Labrador da Ponte e ainda como o Fidalgo Labrador. Como o Domingos ainda tinha pelo menos um irmão na Baia, onde tinha estado é possivel que mantivesse relações comerciais com o Brasil, mas não tenho dados concretos.
Cumprimentos
Justino Guimarães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 10:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen