Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#245693 | DGAM | 06 dez 2009 23:24

Caros amigos,

Procuro informações sobre os antepassados de Luísa Rafaela do Carmo Magalhães de Araújo e Costa, nascida em Braga a 24.10.1820, filha de Feliciano Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho e de sm Susana Branco de Azevedo Coutinho.

Luísa acima casou com o militar Isidoro Marques da Costa e viveu em Valença. De acordo com tradição familiar estaria ligada à Casa Grande de Braga, mas não vejo como.

Muito obrigado!
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#245979 | DGAM | 14 dez 2009 17:27 | Em resposta a: #245693

.

Resposta

Link directo:

RE: Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#247590 | cartagena | 12 jan 2010 18:49 | Em resposta a: #245693

Diz Manuel Rocha Vellozo que a Casa Grande foi "pertença dos Magalhães Araújo Costa" desde o século XVI até ao século XIX. Será que isto o pode ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#247610 | vbriteiros | 12 jan 2010 22:20 | Em resposta a: #245693

Caro Diogo,
Pode descrever melhor a Casa Grande de Braga? Em que rua?
Cumprimentos
V Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#247633 | cartagena | 13 jan 2010 10:17 | Em resposta a: #247590

Adenda e Errata:
Encontrei o pouco que sei sobre a Casa Grande da Senhora-a-Branca numa entrada sobre Manuel da Rocha Vellozo, e não num artigo da autoria do mesmo, como ignorantemente escrevi.

www.museu-emigrantes.org/Manuel-ROCHA-VELLOZO.htm: "Este abastado proprietário [Manuel da Rocha Vellozo ] viveu na Casa Grande da Senhora-a-Branca, onde lhe nasce a primeira e única descendente, como já ficou dito (Conf. certidão do baptismo daquele descendente). Essa Casa Grande devia situar-se, à ilharga do lado Sul da igreja de Nossa Senhora-a-Branca, de que recordo ter conhecido uma significativa casa agrícola, onde estão situadas agora as instalações da garagem «Jonova». Isto é mera hipótese. Mas vejamos o que se pode colher dos documentos sobre a história próxima da Casa Grande.

Aquela foi pertença dos Magalhães Araújo Costa, que nela viveram desde os meados do século XVI. No século XIX era senhor daquela, por sucessão, Sebastião José de Magalhães Araújo Costa, que igualmente era proprietário da Quinta do Sobrado, também situada na Senhora-a-Branca, e da Quinta da Soutinha, entre outras. Naquele tempo, todo o espaço compreendido entre a Senhora-a-Branca e a Avenida Dr. Porfírio da Silva era eminentemente rural. Sebastião casou-se, em São Vítor, em 14.10.1830, com D. Rita da Graça de Vasconcelos, da Casa do Tanque (actual Paço Arquiepiscopal)."

Resposta

Link directo:

RE: Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#335923 | Ernesto Barros | 27 set 2013 20:16 | Em resposta a: #245693

Caro amigo, vejo que o nome do militar oficial Coronel Isidoro Marques da Costa é o meu trisavô que viveu em Valença do Minho e pela certidão de nascimento de minha avó reparei que parece que o Coronel Isidoro é daqueles lados de Braga porque seu filho pai da minha avó nasceu na Sé de Braga.
Eu estou aqui porque estive em valença e familiares dos Marques da Costa disseram para eu procurar nos Azevedo Coutinho que deviam ser os mais próximos.
Agradecia se poder ajudar nesta procura.
Obrigado

Ernesto Barros

Resposta

Link directo:

RE: Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#335925 | Ernesto Barros | 27 set 2013 20:24 | Em resposta a: #245693

Caro amigo, vejo que o nome do militar oficial Coronel Isidoro Marques da Costa é o meu trisavô que viveu em Valença do Minho e pela certidão de nascimento de minha avó reparei que parece que o Coronel Isidoro é daqueles lados de Braga porque seu filho pai da minha avó nasceu na Sé de Braga.
Eu estou aqui porque estive em valença e familiares dos Marques da Costa disseram para eu procurar nos Azevedo Coutinho que deviam ser os mais próximos.
Agradecia se poder ajudar nesta procura.
Obrigado

Ernesto Barros

Resposta

Link directo:

Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#379622 | Ernesto Barros | 05 abr 2017 17:58 | Em resposta a: #335925

Reparo que me enganei bem no grau parentesco do meu tetra avô Comendador e General Isidoro Marques da Costa que nasceu no ano 1813 no Brasil Bahia que casou com Luisa Rafaela do Carmo Magalhães Araújo e Costa em 1842 na cidade de Braga. Faleceu em 1881 em Viseu.
Seu filho meu trisa avô militar também como Coronel com o nome Isidoro Magalhães Marques da Costa Júnior nasceu na cidade de Braga na casa grande onde frequentava a escola Militar em Lisboa também lá casou com Elisa Fausta Pereira dos Reis em 1873, filha do deputado e comendador António Pereira dos Reis.
Faleceu em Valença e sepultado no mesmo local em 1944.

Resposta

Link directo:

Magalhaes de Araujo e Costa de Azevedo Coutinho

#379626 | Ernesto Barros | 05 abr 2017 18:06 | Em resposta a: #379622

O Coronel Isidoro Magalhães Marques da Costa nasceu em 1848 na casa grande de Braga.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 03:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen