Casa da Nogueira, Cete

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Regiões

Casa da Nogueira, Cete

#245734 | HenriqueSousaAzevedo | 07 dez 2009 22:01

Caros confrades,

Estou interessado em qualquer informação que possuam sobre a Casa da Nogueira, em Cete, que pertenceu aos descendentes de Afonso Fayão. Sei que foi vendida à família Pinto Basto no início do século XX, tendo sido vendida uma segunda vez em 2001. Aproveito para perguntar se possuem o trabalho de J. Leão " A Casa da Nogueira, Em Cete Concelho de Paredes/Porto : Ruína que urge salvar", agradecendo desde já quem mo puder facultar. Acrescento ainda que pertenceu a Domingos de Meireles e a Hipólito de Meireles Afonso Fayão.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#245736 | vbriteiros | 07 dez 2009 22:18 | Em resposta a: #245734

Poderá encontrar alguns dados na obra do dr Elísio Meireles # Os Braganças do Minho#

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246383 | HenriqueSousaAzevedo | 22 dez 2009 12:29 | Em resposta a: #245736

Caro vbriteiros,

Muito obrigado pelo seu auxílio, contudo já consultei "Os Braganças da Província do Minho": Tinha esperança de que algum participante do fórum tivesse mais informações sobre a casa ou acesso ao trabalho que menciono na minha mensagem de 7/12,

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246510 | carneiro21 | 25 dez 2009 18:07 | Em resposta a: #246383

espere notícias

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246631 | HenriqueSousaAzevedo | 28 dez 2009 14:48 | Em resposta a: #246510

Caro carneiro21,

Assim farei. O tema interessa-me muito, portanto se dispõe de informações ficaria grato se as partilhasse.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246636 | carneiro21 | 28 dez 2009 15:55 | Em resposta a: #246383

Henrique Sousa de Azevedo
Não conheço os antepassados, mas também estou ligado a esta família, pela parte paterna e materna, a saber:
Casa de Poldrães, nas Aves. Tem Pedra de Armas. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1170007
Tenho recortes do jornal Ecos de Negrelos, com a ciografia da Casa, do Rev. Padre Dr. Francisco Carvalho Correia, que lhe posso fornecer.

Abreus de Cerzedelo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=998035

Jerónima Dias de Abreu sou descendente de um irmão
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=186250

(a) Teve um irmão Francisco Fernandes, casado com Andreza Machado, do prazo de Eirinhães em Cerzedelo
Filho
Manuel Machado casado com Maria Dias de Cerzedelo
Filha
Maria Machado Dias nasceu a 29/6/1759 e casou com Jacinto Dias Carneiro de Burgães
Filha
Maria Joana Dias Carneiro c. c. João Bernardo da Silva Carneiro, meu trisavô paterno
Capitão de Ordenanças de Landim
Notas
Andreza Machado fez testamento e está no Arquivo Alfredo Pimenta em Guimarães
Não foram possível mais informações, por falta de Livros Paroquiais

Também faz parte de esta família
Casa do Cruzeiro em Guimarães
Luisa Rosa de Meireles António José de Araújo e Abreu da Silva e Figueiredo
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1146446

Carneiro 21 Porto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246680 | mc | 29 dez 2009 10:51 | Em resposta a: #246636

Caro Confrade
Sobre um Jacinto Dias Carneiro de Burgães (que não sei se é o seu), encontrei a seguinte referencia: Padre Jacinto Dias Carneiro, nascido na freg S.Tiago Burgães e residente na freg Stº Ildefonso, Porto, filho de André Carneiro e Maria Dias que em 8 Dez 1757 apresentou Requerimento de matrícula para O.S. de Subdiácono em Coimbra (Arq.Univ.Coimbra-Cxa 572-DIII-S.1ªE-E.9-T.1-Nº14).

Também de Burgães é o Padre José Joaquim Dias Carneiro, n.02-09-1781 em S.Tiago de Burgães, Santo Tirso, filho de Manuel Dias Carneiro e Maria Antónia Barbosa (ADP-Inquirições Génere-Proc.23.276-Pasta 1051).

É que eu tb. estou interessada nos Dias Carneiro, mas de Frazão e de Abade de Vermoim no sec. XVIII, dos quais descendo.
Cumprimentos
Maria Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246699 | tmacedo | 29 dez 2009 15:43 | Em resposta a: #245734

Caro Henrique Sousa de Azevedo:

Tenho uma árvore genealógica colorida de finais do século XVIII ou início de XIX dos Faiões Leite de Bragança, de Cete.

Se lhe interessar verei o que lá vem.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246701 | HenriqueSousaAzevedo | 29 dez 2009 16:39 | Em resposta a: #246699

Caro António Taveira,

Com efeito, é exactamente isso que eu procurava. Desculpe incomodá-lo, mas seria possível digitalizá-la? É que as informações que possuo sobre esse ramo não são muitas. Deixo o meu e-mail, na esperança de que ma possa facultar:

henrique_azevedo@hotmail.co.uk

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246765 | OAOJ | 30 dez 2009 11:21 | Em resposta a: #246636

Caro confrade Carneiro 21
Fiquei com curiosidade com a sua referência à Casa de Poldrães, nas Aves, e à sua Pedra de Armas. Na minha pesquisa familiar cheguei a essa família, tendo introduzido os nomes na base de dados do Genea. Lendo as minhas notas, não indiquei o nome da Casa, porque a leitura do registo era "difícil", tendo ficado com dúvidas se era Poldrães ou Pondrães, na altura. Muito agradecia se tivesse a amabilidade de dizer um pouco mais sobre esta Casa. Curiosamente, pela mesma avó paterna, descendo dos senhores do Prazo de Eirinhães, em Serzedelo. Nesta altura ando a tentar identificar a ascendência de Josefa de Abreu e Magalhães, dessa casa. Como referiu, não há registos paroquiais da época, mas talvez se consiga ir mais longe. Os Abreus, da região, descendem quase todos do Casal do Outeiro, em S. Martinho de Candoso, bem documentado na base de dados.
Melhores cumprimentos

João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246771 | tmacedo | 30 dez 2009 11:53 | Em resposta a: #246701

Caro Henrique Sousa de Azevedo:

A citada árvore genealógica vem do arquivo duma casa de Paço de Sousa aparentada com familiares do marido de uma irmã de José Lino de Bragança. Começa no sr. D. Teodósio, duque de Bragança e termina com o citado José Lino de Bragança.

Vou digitalizá-la e enviar-lhe-ei cópia.

Os dados que contém, segundo minha interpretação, são:

1O Serení.º S.or D. Theodosio Duque de Bragança

2O Rev.º Afonço Faião filho natural

3Leonor Faião sua filha Gon.co Nogr.a seu marido

4O P.e Manoel de Meireles (deve ser irmão de António de Meireles marido de Maria Nogueira)

4Maria Nogr. Faião filha Ant.o de Meireles

5Alexandre de Afon.ca Faião (pode ser filho de Maria de Meireles Faião, seria n.º 6)

5Maria de Meireles Faião sua filha (de Maria Nogueira Faião)

6Dom.os de Meirelles Fon.ca

7Fran.co de Meir.es, e Sz.a

5Dom.os de Meireles Nogr.a (filha de Maria Nogueira Faião) D. Maria Barbosa

6Hipolito de Meir.es Faião

7José Lino de Bragança


Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246790 | HenriqueSousaAzevedo | 30 dez 2009 15:34 | Em resposta a: #246771

Caro António Taveira,

Em primeiro lugar, muito obrigado pela sua disponibilidade e pelo seu auxílio.
Com efeito, dos nomes que menciona, alguns são desconhecidos e creio que não vêm n'Os Braganças da Província do Minho, por exemplo, o do Padre Manoel de Meyrelles. Tenho alguns dados sobre a a ascendência do marido de Maria Nogueira Fayão:


António de Meyrelles, filho de António de Sousa e de Maria de Meireles, senhores da casa das Pias, em Paredes; neto paterno de António Tomás de Seabra (1) e de Maria de Sousa e neto materno de Gaspar Nunes de Meireles, morador em Duas Igrejas-Paredes, e de Catarina Antónia. Nasceu em Castelões da Cepêda-paredes, a 18 de Janeiro de 1608. Faleceu em Cete a 13 de Maio de 1678.

(1) António Tomás de Seabra é filho de Manuel Tomás de Seabra e neto de Tomás Rodrigues de Seabra, nat. de Vila do Conde e de D. Maria Dias da Maia que foram pessoas principais da Governança da dita Vila e cristãos velhos. Nos livros das Sessões da Câmara de Vila do Conde, encontra-se as seguintes referências: 1544. Janeiro, 1 (Lº 3 de sessões, folhas 2 v). Deliberação mandando regressar de Lisboa, "Tomás Rodrigues de Seabra, que andara na Corte, às custas desta Vila, requerendo coisas dela, por a Vila ser pobre e não o poder sustentar." No mesmo livro, as folhas 33-v e 34--Sessão de 1547--Março, 14--nesta sessão comparece Tomás Roiz de Seabra, "que a dita Vila tinha mandado à Corte a requerer coisas a El-Rei", e que partira "em dia de São Miguel, dois dias por andar de Setembro e chegara aos seis dias do mês de Março de 1547...e que ele, segundo diz, em sua consciência, trabalahra neles quanto pudera. Casara duas vezes, a primeira com Isabel de Lugo e a segunda com Maria Dias da Maia, da Casa de Madre de Deus--Póvoa de Varzim."

Possuo também uma cópia da Carta de Brasão de Armas de um primo (salvo erro, em 2º grau) de José Lino de Bragança de Faria Leite Correia, Ventura Fernandes de Meyrelles, se estiver interessado terei todo o gosto em enviar-lha.

Suponho que o arquivo de onde provém essa árvora seja o de Manuel Estevão Barreto de Morais e Andrade Vieira de Barbosa, fidalgo de cota d'armas, que casou com Florência Ventura de Faria Leite de Bragança. Aproveito para lhe perguntar se sabe onde poderei encontrar uma cópai da Carta de Brasão de Hipólito de Meyrelles Afonso Fayão.

Pergunto ainda, a título de curiosidade, também descende de Afonso Fayão?

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246835 | tmacedo | 31 dez 2009 11:50 | Em resposta a: #246790

Caro Henrique Sousa de Azevedo:

O antigo arquivo de onde vem a árvore que referi é de uma casa da freguesia de Paço de Sousa, dum ramo de Morais Barretos, antepassados de minha mulher e parentes, como bem advinhou, de Manuel Estevão Barreto de Morais e Andrade Vieira de Barbosa.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246843 | carneiro21 | 31 dez 2009 15:29 | Em resposta a: #246765

João Afonso

Casa de Poldrães
Aves
Gonçalo Gonçalves
c. c.
Ana Dias S. Maria de Oliveira – Famalicão
!
Gonçalo Gonçalves
c. c.
Catarina Machado – Rua Chã – Porto
!
Custódia Machado
c. c.
Cap. António de Araújo
!
Gerónima Machado
c. c.
Francisco de Faria e Almeida S. T. de Candoso
!
Manuel Machado Godinho
c. c.
Senhorinha Josefa Machado S. Martinho do Campo
Abandonaram a casa e construíram outra em S. Martinho do Campo

Armas
I Araújo
II Godinho
III Machado
IV Miranda
Timbre de Araújo

O pai da Catarina Machado era André Machado de Oliveira de Azeméis e casou 2 vezes a outra foi com Isabel Martins de S. T. de Negrelos e teve pelo menos uma filha que foi casar na Casa de Oliveira em Landim
Em Cerzedelo há falta de livro, mas há o livro de testamentos que ajudam as pesquisas
Dê-me o seu contacto pessoa para lhe mandar fotocópias

Cumprimentos
A. Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246877 | OAOJ | 01 jan 2010 15:01 | Em resposta a: #246843

Caro Confrade
Muito obrigado pela sua preciosa informação.
A minha morada é
Rua do Ribeirinho, 427
4150-635 Porto
Cumprimentos
João Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246879 | carneiro21 | 01 jan 2010 16:40 | Em resposta a: #246877

Caro João Afonso
Eu também moro no Porto no rua Bento Júnior à quinta do Covelo, dê-me o numero do seu telefone e marcamos um encontro
Cumprimentos
A. Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246916 | carneiro21 | 02 jan 2010 15:17 | Em resposta a: #246680

Maria Carneiro
Os Dias Carneiros de Burgães, passaram a usar os apelidos de Silva Carneiro, o João Bernardo, nasceu na Palmeira e passou para Areias, uma filha casou em Bente, outra foi para Famalicão, os restantes nas freguesias vizinhas.
Os dados que tenho, foram extraídos do Libro da Razão de Frei José Joaquim de Santa Rosa (José Joaquim Dias Carneiro) publicados pela Câmara de Santo Tirso, com o título Santo Tirso da Cidade e do Seu Termo, do Rev. Padre Dr. Francisco Carvalho Correia.
Pode encontrar Carneiro em na freguesia de Requião N. F. P. titulo de Carneiro § 17 e 20, em Areias § 35
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=40746
De Areias
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=123423

A. Carneiro
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#246918 | carneiro21 | 02 jan 2010 15:26 | Em resposta a: #246877

João Afonso

Telefone para 225507500, para marcar um encontro

A. Carneiro
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#247210 | carneiro21 | 06 jan 2010 11:40 | Em resposta a: #245734

Henrique Sousa de Azevedo

Braganças da Provincia do Minho p. 245 Dr. António Manuel Folhadela Teixeira de Melo, casado com Maria Zulmira de Abreu Pereira Mandes, da casa do Carvalhal em S. Maria de Guardizela
Na p. 243 Manuel Bernardino Leão de Araújo e Abreu, casado com D. Graziela Dias Pimenta, filha de Manuel José Pereira Júnior e D. Maria Dias Pimenta, deve ser dos Pimentas de Guimarães, mas do ramo da quinta de Paderne em S. Martinho do Campo.

Semeão António Rebelo de Araújo Leão
Vila Nova de Famalicão, Requião (Casa de Fornelo)
Casou com Rosa Carneiro de Sá 1760 (Felgueiras Gaio Carneiros § 20), um neto, casou com uma filha do Capitão João Bernardo da Silva Carneiro, residente em S. Tiago de Areias, Santo Tirso da Cidade e do Seu Termo V volume p 501 e seguintes por F. Carvalho Coreia.

Freguesia de Santa Cristina de Cerzedelo, ver Felgueiras Gaio Pinheiros § 49 e Lagos § 8, mas como faltam livros, vejam no Arquivo Alfredo Pimenta o livro de testamentos.

Casa de Poldrães na Aves, foi abandonaram a casa e foram e foram para a de Arnosela em S. Martinho do do Campo
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=246661

A família Teixeira fundou o Convento de Vilarinho, no concelho de Santo Tirso

http://mjfs.wordpress.com/2008/05/20/mosteiro-de-so-miguel-de-vilarinho-santo-tirso-porto/


Com os meus respeitosos cumprimento

A Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Nogueira, Cete

#248013 | HenriqueSousaAzevedo | 19 jan 2010 00:50 | Em resposta a: #247210

Caro A Carneiro,

Muito obrigado pelos dados que transcreve. Pelo que vejo, o número de famílias ligada a esta casa, directa ou indirectamente, é muito superior ao que eu supunha.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

Casa da Nogueira, Cete

#430015 | cfliberato | 29 dez 2020 20:49 | Em resposta a: #246680

Prezados, o Capitão João Bernardo da Silva Carneiro foi meu penta-avô, minha bisavô Balbina Nunes Rebello era neta dele. Muito do que foi conversado aqui sobre os Dias Carneiro ajudou nas minhas pesquisas e gostaria de tentar devolver alguma informação que posso ser do interesse dos participantes deste forum. Revendo os novos registros em tombo.pt consegui completar algumas lacunas de datas e acrescentar algumas pessoas na minha árvore com as respectivas fontes a partir de https://www.familysearch.org/tree/person/details/LB13-YY8

Correndo o risco de ser redundante reproduzo algumas informações que consegui obter destes registros em tombo.pt:

* filhos de Manoel Dias Carneiro e Maria Antonia Barbosa: Ana (1745), Custódia (1749), Jacinto Dias Carneiro (1751), Manoel José (1753), Bernardo (1756), Josefa (1758) e Padre José Joaquim Dias Carneiro (1762)

* óbito de João Bernardo da Silva Carneiro (20-01-1758) deixando Maria Joana viúva e que nasceu em 29-06-1759

Espero que possam ajudar a outros pesquisadores como todos vocês me ajudaram, devido aos novos registros no decorrer das próximas semanas provavelmente irei acrescentar mais informações, porque até o momento localizei 27 novos registros entre batismos, óbitos e casamentos.

Resposta

Link directo:

Casa da Nogueira, Cete

#443798 | joaolimabraganca | 20 out 2022 23:29 | Em resposta a: #246835

Caro António Taveira,

Ficaria muito feliz se pudesse ver esse documento que referiu, uma árvore genealógica da família Leite de Bragança, à qual pertenço.

Posso pedir-lhe a gentileza de me enviar uma imagem?

O meu endereço E-mail: joaolimabraganca@gmail.com

Melhores cumprimentos,
JPB

Resposta

Link directo:

Casa da Nogueira, Cete

#443807 | tmacedo | 21 out 2022 12:56 | Em resposta a: #443798

Caro João Lima Bragança,

Enviei-lhe email.

Cumprimentos,
A. T.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 04:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen