Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Formação

Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

#245755 | MartaV | 08 dez 2009 17:26

Muito agradeço a ajuda que me tem sido dada na leitura de registos de baptismo. Mais uma vez venho pedir que "descodifiquem" mais uns; não sei se por falta de jeito ou perícia ou experiência mas, de facto, tenho muita dificuldade na leitura destes documentos.


Em todos os que indico, de seguida, não consigo perceber o texto a partir de "padrinhos" (!!)

- Guilherme Vasconcelos Abreu
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1684&NodeID=_137599

- Rita Vasconcelos Abreu
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1684&NodeID=_137615, e página seguinte

- Augusto Vasconcelos Abreu
http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=1684&NodeID=_137665

- Henriqueta Vasconcelos Abreu
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1684&NodeID=_137649


Agradeço desde já a colaboração.

Marta Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

#245777 | hpinto | 09 dez 2009 11:24 | Em resposta a: #245755

Bom dia.

Não tentei decifrar na totalidade os registos, seria preciso mais tempo. Mas parece-me que no segundo (Rita), o Padrinho é o mesmo Dr. Cesário que aparece no terceiro (do Augusto):
«... Padrinhos o Dr. em Medicina Cezário Augusto de Azevedo Pereira e D. Rosa Angélica Ferreira, solteira, da Freguesia de S. Bartolomeu desta cidade...»
No quarto registo (Henriqueta), leio:
«... Padrinhos Francisco Marques de Figueiredo e (N. Silva ?) por quem tocou com uma (coisa?) da mesma Sra., Joaquim José Ferreira...».

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

#245783 | MartaV | 09 dez 2009 12:59 | Em resposta a: #245777

Cara Helena Pinto,

Muito obrigada pela sua ajuda.
Sei bem que a leitura de todos os registos carecia de muito tempo mas, enfim, como não o consigo fazer sozinha vou apelenado à boa-vontade daqueles que, tal como eu, se interessam por estas coisas (ainda que com melhor "olho").

De qualquer modo as informações que me deu já são uma grande ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

#245787 | hpinto | 09 dez 2009 14:15 | Em resposta a: #245783

Olá Marta,

Relendo o segundo (da Rita), corrijo (ainda com lacunas, mas havemos de conseguir!):
«... Padrinhos António de Oliveira Sá ... natural de (...?) Bispado de Viseu e (Dona?) Rita (Antónia Guimarães?) natural (desta cidade?), tia da baptizada, por quem tocou o Doutor Cesário Augusto de Azevedo Pereira, (Doutor?) em Medicina natural de Tomar.» Portanto, o Cesário foi padrinho da Rita por procuração.

O registo do Guilherme dá mais luta. Com muitas reticências e pontos de interrogação, leio: «... Padrinhos ... da Silva Matos e Carvalho (Escrivão?)... (Casa Grande?) da Alfândega do Porto ... Joaquim José (...?) tio do Baptizado, e Maria (Adosinda? Guimarães?) ... casada com Tiago ...». O tio Joaquim também foi padrinho por procuração.
À margem deste registo, existe uma anotação indicando que foi transcrito em 1878; talvez essa transcrição seja mais legível!

Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

#245788 | MartaV | 09 dez 2009 14:41 | Em resposta a: #245787

Cara helena,

Encontrei o registo de Guilherme, já reescrito, que não corresponde ao n.º 34 mas ao 35, ao contrário no referido no 1.º registo de baptismo. Francamente, acho que ainda é de mais difícil leitura que o primeiro. estava até interessada em perceber o motivo pelo qual este assento foi reescrito...não consegui!
Seja como for envio-lhe o link

http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=1690&NodeID=_138749

Quanto à madrinha da Rita, penso tratar-se de Rita Amália (ou Amélia) Guimarães.

Mais uma vez lhe agradeço a ajuda e a perseverança.

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

#245802 | marsousa | 09 dez 2009 17:35 | Em resposta a: #245755

Cara Marta

Não se preocupe por ter dificuldade em ler os assentos.
Há sempre pessoas dispostas a ajudar e irá aprendendo com a prática.

Relativamente aos padrinhos, o assento reformulado ajudou a descobrir o nome Adelaide que no 1º me parecia Adelina e tirar as dúvidas entre Tiago e Diogo e entre Matias e Mateus.

Escrevi “…” quando não consegui ler a palavra e “(?)” quando não tenho a certeza.
Então aqui fica a minha leitura que coincide, em muitos casos, com a de Helena Pinto.
_______
Padrinhos de Guilherme:
Clemente Albino da Silva Matias Carvalho Escrivão da Mesa Grande da Alfândega do Porto por quem tem procuração Joaquim José Ferreira tio do Baptizado e Maria Adelaide Guimarães desta Cidade casada com Tiago Duarte Reis (?).

Padrinhos de Augusto:
O Dr. em Medicina Cesário Augusto de Azevedo Pereira e D. Rosa Angelina Ferreira, solteira da Freguesia de S. Bartolomeu desta cidade.

Padrinhos de Henriqueta:
Francisco Marques de Figueiredo e Nossa Senhora por quem tocou com uma coroa da mesma Senhora Joaquim José Ferreira.

Padrinhos de Rita:
António de Oliveira Sá negociante nesta cidade natural de Valbom (?) Bispado de Viseu e Dona Rita Amália Guimarães natural desta cidade tia da baptizada por quem tocou o Doutor Cesário Augusto de Azevedo (…) Lente em Medicina natural de (…)
_______
Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Novo pedido de ajuda para leitura de resgistos - família Vasconcelos Abreu

#245807 | MartaV | 09 dez 2009 23:16 | Em resposta a: #245802

Muito agradeço, tanto à Manuela quanto à Helena, a ajuda na leitura destes registo.

Um abraço e cumprimentos,

Marta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen