Família Dias de Oliveira - Santo Amaro SP

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família Dias de Oliveira - Santo Amaro SP

#246039 | Carlos Oliveira | 15 dez 2009 11:12

Tenho feito por alguns anos um trabalho genealógico e procuro informações da família de Modesto Dias de Oliveira casado com Brandina Maria de Jesus.
Modesto Dias de Oliveira, também registrado em alguns documentos como Modesto Antonio dos Santos e Modesto Dias da Silva: nascido 1848 e falecido em 14 Dez 1880, em Santo Amaro SP ( Certidão de óbito: Livro I, NO 597 - Cartório de Registro Civil de Santo Amaro ) casado com:
Brandina Maria de Jesus: nascida em 1850, e falecida em 09 Jul 1895, em Santo Amaro SP, na ocasião de seu falecimento moravam no Bairro Capelinha, Santo Amaro, SP. Com a qual, teve pelo menos o filho:

* Manuel Dias de Oliveira ( meu bisavô ): nascido em 1869, em Santo Amaro SP, e falecido em 16 Mai 1934, em Bady Bassitt, SP, casado em 12 Ago 1893, em Barretos, com Edwirges Amarinha de Miranda, filha de José Bento de Miranda e de Francisca de Assis Carvalho.

Qualquer informação me será de grande importância, uma vez que desconheço se Manuel Dias de Oliveira, teve ou não irmãos.
Desde já, antecipo o obsequioso favor com o agradecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias de Oliveira - Santo Amaro SP

#246044 | Samuel C O Castro | 15 dez 2009 12:19 | Em resposta a: #246039

Primo Carlos,

É com satisfação que notei sua participação aqui, seja bem vindo, com certeza aqui encontrarás sempre gente disposta a ajudar.

Não sei se será útil para suas pesquisas, mas veja o que achei tempos atrás na NET de um "Dias de Oliveira", e grandei para lhe enviar:

"Família Moreira Lima - Importante família, de origem portuguesa, estabelecida em São Paulo, para onde passou o negociante Joaquim José Moreira Lima [19.02.1807, S. Miguel do Baltar, Portugal- 13.01.1879, Lorena, SP], filho do Capitão Matias Dias de Oliveira e de Ana Moreira. Deixou numerosa descendência de seu cas., em 18.08.1827, na Fazenda do Campinho, Lorena (SP), com Catarina Leopoldina Pereira de Castro [1808-1882], filha do Capitão-Mor Manuel Pereira de Castro, e terceira neta de Manuel Domingues de Castro, patriarca desta família Pereira de Castro (v.s.), em São Paulo. Catarina Leopoldina, depois de viúva, foi agraciada [Dec. 16.08.1879], com o título de Viscondessa de Castro".

Como vão a tia e os demais primos/as ? Boa sorte nas pesquisas. Fraterno abraço a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias de Oliveira - Santo Amaro SP

#255536 | Paulistanamineira | 30 mai 2010 21:55 | Em resposta a: #246039

Olá, gostaria de informar que sou sobrinha bisneta de dona Edwirges Amarinha de Miranda, que vem a ser irmã de minha bisavó, Deolinda Sabina de Miranda, ambas nascidas em Itajubá, MG.
E foi com grande emoção que eu reconheci os nomes de meus parentes em seu relato. Sou genealogista amadora e a única na família que está se preocupando com o assunto seriamente, a ponto de estar tentando traçar uma árvore genealógica o mais próxima da realidade possível.
Posso tentar ajudá-los já que pessoalmente nunca tive contato com essa pessoa, só ouvindo relatos de minha mãe. E José Bento de Miranda e Francisca de Assis Carvalho vêm a ser meus tataravós.
Posso tentar descobrir com algum parente do lado de cá que teve contato com minha tia-avó Edwirges se sabem alguma informação do seu lado da família, os Dias de Oliveira.
Acredito que seja do interesse de vocês.
Aguardo, no entanto, uma resposta de vocês para que possa acionar meus parentes.
Atenciosamente,
Regina Ferreira de Castilho
Belo Horizonte MG

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias de Oliveira - Santo Amaro SP

#255542 | Paulistanamineira | 30 mai 2010 22:32 | Em resposta a: #246044

Boa tarde, Samuel

É com satisfação que ora faço parte deste fórum pois há tempos venho acompanhando suas informações, muito importantes em meu caso.

Gostaria, antes de mais nada, de informá-lo que faço esse trabalho genealógico por puro diletantismo mas com grande seriedade, já que ainda sou uma amadora. Gostaria também de saber como faço para me profissionalizar, se essa informação puder ser compartilhada por você.

Gostaria também de perguntar se você mora em Olímpia, SP.
Eu nasci em São Paulo mas a família de minha mãe é de Olímpia e é bem provável que você conheça todos ou grande parte de meus parentes. Nunca tive a oportunidade, até hoje, de visitar a cidade mas imagino que não seja muito extensa.

Pois foi neste fórum que descobri inúmeras informações relevantes para mim e agora passo a relatá-las na esperança de que você possa me ajudar.

Parte dos meus parentes por parte de mãe veio de Portugal e agora, precisamente, estou procurando esclarecer as linhas de parentesco desta parte da família. Só que os dados mais antigos ficam cada vez mais difiíceis então pensei em iniciar as pesquisas de trás para frente, o que me remete diretamente a Olímpia, SP.

Eu sou da família Silva de Miranda, Carvalho Miranda, Miranda de Andrade, Miranda de Andrade Ferreira e Ferreira de Castilho. Por hora, concentrarei energias para chegar até os Silva Miranda a partir dos Miranda de Andrade Ferreira, que são meus parentes mais próximos.

Eu me chamo Regina Ferreira de Castilho, tenho um irmão, Marcelo. Nossa mãe é Maria José Ferreira de Castilho, nome de solteira Maria José (Miranda) de Andrade Ferreira. Ela é a filha caçula de Rachel Aparecida (Miranda) de Andrade Ferreira e João Baptista Ferreira Filho, mais conhecido como seu Joãozinho, proprietário de vários cartórios na cidade até os idos dos anos 50 do século passado.

A mãe de minha avó, minha bisavó, era Deolinda Sabina de Miranda, muito conhecida na cidade também, irmã de Edwirges Amarinha de Miranda, ambas filhas de José Bento de Miranda e Francisca de Assis Carvalho, meus tataravós.

Meu tataravò nasceu em Baependi, MG e minha tataravó, se não me engano, em Jaboticabal,SP, mas preciso confirmar essa informação. Você tem como me ajudar (pergunto)

A questão é que os cartórios de Olímpia têm como confirmar essas informações e me levar mais próximo de confirmar as outras filiações, como...

José Bento de Miranda casou-se com Francisca de Assis Carvalho em 1823 em Itajubá, MG (pergunto)
Ele teria falecido em Olímpia em 1907 (pergunto). Em que ano nasceu minha avó, Rachel Aparecida (Miranda) de Andrade Ferreira (pergunto) em Olimpia

Voltando às gerações passadas...Os pais de José Bento de Miranda viriam a ser Manoel da Silva Miranda e Maria Theodora de Carvalho, falecida em 1880 em Jaboticabal, SP (pergunto)

Os avós de José Bento de Miranda (que viriam a ser os pais do meu trisavô) seriam, então, Manuel da Silva Miranda e Andreza Maria de Jesus (pergunto) Depois ele teria casado novamente com uma irmã desta, de nome Rita Thereza de Jesus (pergunto)

Tentei obter esses dados dos cartórios locais via internet mas até onde sei não estão disponíveis on-line. Você, por favor, pode confirmar esta informação para mim (pergunto) E ajudar-me não só a obter a confirmação para estes dados mas porventura ajudar a confirmar as linhagens do passado e para qual estado ou cidade estão novas informações me levarão (pergunto)

Após a sua confirmação dos primeiros dados acima preciso continuar a pesquisa para descobrir, por ex, onde nasceu Manuel da Silva Miranda. (pergunto) Já teria sido em Portugal (pergunto)

Preciso de uma ajuda sua. Soh sei que ele nasceu em 1758 mas se foi no Brasil ou não ainda desconheço. Como descobrirei o restante das informações até conseguir chegar a Portugal (pergunto)

Você por acaso é meu parente, vindo a ser um dos Mirandas também (pergunto)

Desde já te agradeço demais pela ajuda que puder me fornecer.

Atenciosamente,

Regina Ferreira de Castilho
Belo Horizonte MG

Resposta

Link directo:

RE: Família Dias de Oliveira - Santo Amaro SP

#255550 | Samuel C O Castro | 30 mai 2010 23:14 | Em resposta a: #255542

Prima Regina,

É com muito prazer e alegria que recebo sua mensagem e, principalmente, por relatar familiares comuns de nossa ancestralidade.

Faço genealogia há mais de 15 anos e considero-me um amador nessa área. Mas tenho tido excelentes progressos no dia a dia das pesquisas, portanto, acho que só o tempo para progredirmos no conhecimento dessa área.

Sim, nasci e sempre vivi em Olímpia, SP, conhecendo uma grande parte dos descendente dos Mirandas, sendo que minha mãe é filha de Ana Clotilde de Miranda (filha de Maria Lucinda do Amaral e de Paulino José de Carvalho, este filho de José Bento de Miranda e de Francisca de Assis de Carvalho) e de Juvenal Leôncio de Oliveira (filho de Manuel Dias de Oliveira e de Edwirges Amarinda de Miranda, esta filha de José Bento de Miranda e de Francisca de Assis de Carvalho).

Olímpia hoje tem 50.000 habitantes e tem um excelente Parque Aquático "Termas dos Laranjais", veja na NET.

Das perguntas que me faz sobre dados da família Miranda, não os tenho para responder, pois pesquiso apenas o meu lado Castro e, não pesquiso minha ancestralidade materna, coisa que tenho deixado para o primo Carlos de Oliveira, que iniciou este tópico e muitíssimo bem vem estudando-a já há muitos anos e já efetuou diversas viagens com esse objetivo. Portanto, aconselho que entre contato com ele, respondendo uma mensagem dele, coisa que acho que já fez.

Como você mora em MG, para retroagires mais na ancestralidade dos antepassados que citas, sugiro-lhe como excelente fonte de consulta os Processos de Inventário e de Testamento daqueles que possam terem falecido em Baependi, Aiuroca e região. Nesses processos geralmente constam excelentes informações de interesse histórico / genealógico e costumam ficar arquivados nos Cartórios das Comarcas das cidades vinculadas da época, ou mesmo em Arquivos Públicos regionais.

Estou solicitando seu contato ao moderador, para o caso, se desejar, lhe enviar uma sinopse de meu livro publicado "Castro - Tesouro de Família", que retrata exclusivamente a família Castro, mas ali contendo apenas uma página com um "costado" da ancestralidade de minha mãe.

Fico a disposição. Carinhoso abraço a todos da família.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 12:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen