Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#246092 | Ortigão | 16 dez 2009 16:22

Algum Albicastrense me poderá ajudar a localizar uns registos no Arquivo Distrital de Castelo Branco?
Trata-se dos assentos de baptismo de Carlos António Ferreira e Marta da Conceição Silva, nascidos cerca de 1880 em Sernache do Bonjardim, Concelho da Sertâ.
Obrigado!
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#247800 | Silcar | 15 jan 2010 17:17 | Em resposta a: #246092

Só agora reparei neste tópico.

Se ainda for necessário, posso ajudar.

Cumprimentos

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248008 | CMRSF | 18 jan 2010 23:09 | Em resposta a: #247800

Caro Confrade Luís Silveira.

Aproveitando a sua disponibilidade para ajudar, que desde já muito agradeço.
Necessitava saber de a sua ajuda pode ser dada na procura de dados dentro do ADCB.

Procuro ancestrais de:
Rosa Cândida Pintassilgo, * 1890 na Covilhã, (talvez Conceição) filha de Maria Rosa Pintasilgo e de Albino José.
Serafim Lopes da Costa, * 1893, da aldeia de Carvalho, Covilhã, filho de José Lopes da Costa e Mariana de Jesus.

Cordiais Saudações

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248031 | Silcar | 19 jan 2010 18:44 | Em resposta a: #248008

Caro Carlos Silva da Fonseca,

Relativamente ao pedido que me fez, posso desde já sastifazer uma parte, relativa ao SERAFIM LOPES DA COSTA.
Quanto a ROSA CANDIDA PINTASSILGO ainda não foi possivel encontrar mas, logo que possa, darei notícias.

Então :

SERAFIM - REG Nº 47 FH 39
n Aldeia do Carvalho a 30.07.1893, b. a 07.08
filho de JOSE LOPES DA COSTA VASSOUREIRO, tecelão, natural de Benquerença, concelho de Penamacor
e de MARIANA DE JESUS, natural da freguesia de São Pedro da Covilhã
Neto paterno de António da Costa, natural da freguesia de S. Pedro da Covilhã e de Ana Lopes Nunes, de Benquerença.
neto materno de António Cardoso Ferreiro e Joaquina Rosa.
Foram padrinhos o avô paterno, casado, proprietário e a avó materna, viúva, moradora em Lisboa.
Faleceu em 28.08.1932, Reg de óbito nº 795 da 4ª Consevatória de Lisboa
Casou a 3.11.1913 com Rosa Candida Pintassilgo


CASAMENTO : IGREJA DE SÃO PEDRO DA COVILHÃ 27.09.1890 - FH 13 Vº de 1890
JOSE LOPES DA COSTA, 31 anos, natural de Benquerença, Penamacor, filho de António da Costa e de Ana Lopes
MARIANA DE JESUS, de 31 anos, viúva de Francisco Arranco, filha de António Cardoso, da Covilhã e já falecido e de Joaquina Barata, da Pampilhosa


JOSE - FH 96 DO LIVRO 1829/59 MAÇO 12 PENAMACOR
n. 20.10.1858 b 1.11
filho de Ana Lopes e de António da Costa
Neto materno de Jose Lopes e Josefa Ribeirinha, ele de Benquerença e ela do lugar do Brejo
Neto paterno de Gaspar da Costa, de Penamacor e de Maria da Conceição, da Covilhã.
Foram padrinhos José Leitão e sua mulher Bernarda Lopes.


Logo que possa mando noticias.
Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248047 | CMRSF | 19 jan 2010 20:58 | Em resposta a: #248031

Caro confrade

Luís Silveira,

Ao ler esta sua resposta ao seu pedido deixou-me, repleto de uma grande alegria. Alegria esta pela qual desde já lhe agradeço e muito. Estou em Lisboa e só há pouco tempo comecei esta investigação familiar.

Confirmo as sua indicações sobre o meu Bisavó, nomeadamente as que indica sobre o óbito, em Lisboa, Na Freguesia de Alcântara (4ª conservatória).

Aguardo com ansiedade as suas informações sobre a minha avó.

Os meus Cordiais cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248050 | CMRSF | 19 jan 2010 21:26 | Em resposta a: #248047

Queria dizer: ao meu pedido.

Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda - Arquivo Distrital da Castelo Branco - Proença a Nova

#248064 | IsabelFont | 20 jan 2010 01:02 | Em resposta a: #247800

Caro confrade

Luís Silveira

Por acaso os seus conhecimentos não chegarão a esta região?
Tenho um caso bicudo para resolver: uma pessoa que deve ter emigrado para Angola muito cedo e casou com uma angolana.
Obter dados em Angola é bastante difícil, se não impossível! pelo que venho tentar obtê-lo através do marido, de Proença-a-Nova.

David Martins Jacinto de Medina, deve ter nascido, por volta de 1880 ou antes (uma sua filha nasceu em 4/4/1910, em Angola), na freguesia de Proença-a-Nova, concelho de Proença-a-Nova, Castelo Branco, e casou-se com Emília Zola Chimpioka, natural de Santo António do Zaire - Angola, ex- África Ocidental Portuguesa, não sei quando nem onde.
Os únicos dados que consegui até agora foi da certidão de casamento da filha.
Lembrei-me de ver se se encontra o assento de batismo dele: David Martins Jacinto de Medina, pois que como a data já é perto de 1900, pode ser que tenha averbado o casamento e até o óbito.

Peço desculpa por este pedido, já que nem sequer tenho os nomes dos pais; mas não consigo arranjar mais dados; pensei só que se alguém pesquisar essa zona e lhe saltar á vista o nome próprio DAVID (não muito comum) e os apelidos - que serão certamente dos pais: MARTINS e MEDINA. Acho que eram 21 irmãos, segundo uma história da família, que passou oralmente de geração em geração. Através da mesma oralidade, soube que a aldeia de onde ele é natural chamar-se-ia Cimadas.

E, mais não sei!
Grata desde já pela atenção dispensada,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda - Arquivo Distrital da Castelo Branco - Proença a Nova

#248065 | Silcar | 20 jan 2010 09:41 | Em resposta a: #248064

Cara Maria Isabel.


Quanto à região, não há problema embora seja dos concelhos a que menos me dedico.

No entanto, é possivel, sim, mas a dificuldade estará na localidade.

Falou-me em Proença-a-Nova e depois em "Cimadas". Pelo que sei existem pelo menos três : Cimadas Fundeiras, Cimadas Cimeiras e Montinho das Cimadas.

Não tenho a certeza se pertencem a Proença-a-Nova se a "Sobreira Formosa".

Vou tentar com os elementos que dispensou.

Se algum dado tiver sobre as "Cimadas" agradeço.

Cumprimentos


Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248089 | Silcar | 20 jan 2010 17:46 | Em resposta a: #248050

Caro manuel Siva da Fonseca.

Aqui estão os dados que faltavam:

ROSA - LV 1888/91 MÇ 58 COVILHÃ - SANTA MARIA
n 01.02.1890 b 03.03
filha de ALBINO JOSÉ, Tecelão, natural de Santa Maria
e de MARIA ROSA FAEL, natural de São Pedro
Neta paterna de BONIFÁCIO NUNES PINTO e de ROSA CÂNDIDA
Neta materna JOÃO BAPTISTA FAEL AE JOSEFA ROSA
Foi padrinho António Pires, Tecelão e Margarida Cândida
Casou com Serafim Lopes da Costa
Faleceu em Lisboa, Lumiar a 08.01.1972 (o dois não é perceptivel)

casamento
COVILHÃ - SÃO MARTINHO Nº 11 DE 1887
19.02.1887
ALBINO JOSE, de 27 anos, natural de Santa Maria, filho de BONIFACIO NUNES, funileiro, e de ROSA CANDIDA, naturais da extincta freguesia de São Silvestre.
MARIA ROSA, viúva de Francisco da Silva Manrão falecido na freguesia de Santa Maria, natural de São Silvestre, filha de JOÃO BAPTISTA FAEL e JOSEFA ROSA, operários, naturais da extincta freguesia de São João da Mata.

ALBINO - Nº 37 1860 - COVILHÃ - SANTA MARIA
n. 03.04.1860, b 25.4
filho de BONIFACIO NUNES, funileiro
e de ROSA CANDIDA, naturais de São Silvestre e recebido na de Santa Maria~
Neto paterno de FRANCISCO JOÃO NUNES, de São Tiago, e de RITA MARIA, de São Silvestre
Neto materno de ALBANO JACINTO, natural de Almeida, e de MARIA ANGÉLICA, natural de São Silvestre
Foi padrinho Joaquim dos Santos da Torre, proprietário.

Logo que me for possivel, tentarei encontrar o nascimento da Maria Rosa Fael.

Cumprimentos,

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda - Arquivo Distrital da Castelo Branco - Proença a Nova

#248090 | Silcar | 20 jan 2010 18:08 | Em resposta a: #248064

Cara Maria Isabel,

Quanto ás "Cimadas" está esclarecido. São Três e todos os baptismos registados em Proença-a-Nova.
Quanto ao baptismo do David está dificil.
DE 1849 a 1893 encontrei poucos:
Um, baptizado em 1893 e filho de um Joaquim Martins Moreira, das Cimadas - pouco provavel se a filha nasceu em Angola em 1910
Um em 1882 baptizado como "exposto" e encontado na vila de Proença
Todos os outros, os pais têm apelidos bem diferentes...
Será o exposto? Ou será de outra freguesia? talvez Sobreira Formosa....

Logo que for possivel pesquizarei pelos apelidos, tentando outros irmãos...

Cumprimentos

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248091 | CMRSF | 20 jan 2010 19:02 | Em resposta a: #248089

Caro Luís Silveira

Muito obrigado uma vez mais pela sua disponibilidade e ajuda.
Estou confuso em relação a um dos dados que me apresenta.

No assento de nascimento da minha avó, o nome da sua mãe é ROSA CANDIDA PINTASSILGO, filha de ALBINO JOSÉ E MARIA ROSA PINTASILGO. os dados que apresenta indicam contudo o nome de MARIA ROSA FAEL, em vez de MARIA ROSA PINTASSILGO.

Será um erro da certidão da minha avó já que o declarante é o seu pai JOSÉ LOPES DA COSTA?
Depreendo pela sua última frase que só após encontrar o nascimento de MARIA ROSA FAEL saberemos.

Os meus Cordiais Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248105 | Silcar | 21 jan 2010 01:03 | Em resposta a: #248091

Caro manuel Silva da Fonseca,

Em relação ao PINTASSILGO poderá ser um apelido da familia da Mãe e que não aparece nestes registos tal como aparece o Fael no nascimento da filha e no seu casamento apenas Maria Rosa.

Era comum acontecer.

De qualquer modo tentarei encontrar o seu baptismo.

Cumprimentos,

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda - Arquivo Distrital da Castelo Branco - Proença a Nova

#248107 | IsabelFont | 21 jan 2010 02:49 | Em resposta a: #248090

Caro confrade
Luis Silveira,

Inscrevi-me (registei-me) algures em 2008 num Fórum de Cimadas »» http://cimadas.stoneplaces.com/forum , de cujo user e pw agora não me lembro para lá entrar (pois não estou no meu local de trabalho normal) em que expus esta situação e lembro-me que alguém me respondeu que inha conhecido há muitos anos uma pessoa de apelido Medina; naquela altura fiquei com esperanças; mas depois não me deram mais resposta. Ora, David Martins Jacinto de Medina, não me parece um nome assim tão vulgar e a minha esperança era encontrar alguém descendente desta família. Sendo 21 irmãos, achava natural que alguém se lembrasse deste nome. Ele teria sido caçador em África (Angola), o que na época era vulgar.
Infelizmente ninguém me respondeu mais.

A minha data provável de baptismo seria 1875; e a minha esperança era que já nesse tempo estivesse averbado o óbito á margem! Sendo 21 filhos, parece-me que ser "o exposto" é capaz de ser incongruente com a história contada de que eram 21 irmãos, não acha?

Obrigadíssima pelos seus esforços.
Se conseguir alguma coisa, fico-lhe extremamente grata. Porque esse pode ser o princípio de uma grande história!

Vou tentar procurar nos apontamentos que tenho se referem nomes de outros irmãos.
Mais uma vez obrigada e fico a aguardar!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248150 | hmscs | 21 jan 2010 15:45 | Em resposta a: #246092

Caro Rodrigo,

Não sei se a Marta que procura é a mesma que faz parte da árvore genealógica da minha família. De facto, tenho uma Martha da Conceição e Silva que nasceu em 22/6/1883, mas numa outra localidade, embora muito próxima da que menciona, chamada Pedrogão Pequeno. Se for a mesma posso dar-lhe mais informações.

Essa terra foi onde durante dois séculos viveu a Família Conceição e Silva, sendo os Pais da que refiro: José Januário da Conceição e Silva e Maria Antão.

Disponha,

Helder Conceição Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#248198 | CMRSF | 21 jan 2010 23:20 | Em resposta a: #248105

Caro Luís Silveira

Confirmo que os dados que apresentou são efectivamente da minha Bisavó. Esta confirmação resulta do facto da minha mãe ter sido a última pessoa a ver a minha bisavó antes de falecer e se lembrar deste acontecimento ter ocorrido numa Instituição de Saúde do Lumiar. exactamente em 1972.

Seria possível indicar-me, quem foram os avós de MARIA ROSA FAEL?. Estou curioso, em relação união do apelido Pintassilgo com o apelido Fael.

deixo-lhe o meu email para o caso de entender contactar-me por outro meio:

carlos.silvadafonseca-arroba-gmail.com

Uma vez mais, muito obrigado, pela sua ajuda

Cordiais Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda - Arquivo Distrital da Castelo Branco - Bemposta

#249463 | IsabelFont | 08 fev 2010 01:53 | Em resposta a: #248090

Caro confrade
Luís Silveira,

Agora de uma família completamente diferente, mas colateral da minha, estou a querer levantar as raízes de uma sobrinha-neta.

E deparei-me com a seguinte situação:
1. Alice Alves Alexandre, natural de Samtarém, é filha de
2. Jaime Alexandre, nascido cerca de 1880, na freguesia da Bemposta , concelho de Penamacor (ADBranco), e de
3. Julia da Conceição ?? natural da freguesia de Areias do concelho de Santarém, sendo que aquele apelido ALEZANDRE, parece que foi um apelido adoptado, porque se tratava da família que tomou conta dele,
mas era filho de:
4. Vítor Januário Nunes Prudente, natural de ??, e de
5. Maria Ferraz, natural de Penamacor em Castelo Branco.

Será que é possível encontrar o assento de baptismo deste Jaime ASlexandre, em que este nome foi depois adoptado pelos descendentes, como apelido?
E o asento de casamento deste casal Vítor Januário Prudente e Maria Ferraz, que provavelmente ocorreu também em Penamacor, cerca de 1855/1860 ??.

Ficar-lhe-ei imensamente grata se me puder ajudar nesta.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#249556 | MartaV | 09 fev 2010 11:24 | Em resposta a: #248198

Caro Carlos da Silva Fonseca,

Espero não estar a abusar ao solicitar, também, a sua ajuda.

Na tentativa de construir a minha árvore geneológica deparei-me com um ramo familiar da zona de Viana do Castelo:

- Feliciana Elvira Andrade (n. 29.09.1807), natural de Sta Maria Marior, Viana do Castelo, casado com João Martins Pessoa (n. 1798), natural da Fig. da Foz.

O meu pedido vai no sentido de conhecer melhor a família de Feliciana.

Filha de António Manuel Andrade, natural de Bragança, e de Isabel Antónia Ribeiro, natural de Viana do Castelo (desconheço a freguesia, será Santa Maria Maior, como a filha?).

Neta paterna de José Baptista Andrade, natural de Viana do Castelo (também não sei de que freguesia), e de Feliciana Maria de Morais, natural da freguesia de Suçães (parece-me escrito Sussães) de Lamas de Orelhão.

Neta materna de Martinho João Ribeiro, da freguesia de Vila Franca (está indicado, no assento da neta, que é de Barcelos, mas parece-me estranho...apontaria antes para Viana do Castelo, não lhe parece?) e de Laureana Josefa Rosa, de Viana do Castelo (uma vez mais não sei a freguesia).

Os dados que lhe indiquei constam do assento de baptismo de Feliciana; no entanto, não tenho em minha posse quaisquer dados adicionais, nomeadamente datas, que me permitam continuar a minha pesquisa (à distância, pois vivo bem longe de Viana do Castelo). Será que me podia ajudar? Sei que será uma tarefa morosa...

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#250600 | Filipe Manuel | 27 fev 2010 00:58 | Em resposta a: #249556

Carissimos,

Necessitaria de ajuda para o seguinte :

1 - Tenho conhecimento de um Thomas Francisco Ribeiro cc. Maria Francisca a 30 Jul 1749 nos Covões - Coimbra - AUC
o Thomas é filho de Antonio Francisco Ribeiro e de Maria Francisca, ambos naturais de Barroca e no assento diz " Barroca - Covilhã Bispado da Guarda" mas apos pesquisa no google map encontrei barroca mas para fundão e por conseguinte pertencente ao Arquivo Distrital de Castelo Branco. Estarei certo ?

2 - Outro assunto que gostaria de ver resolvido:
atendendo ao facto de o thomas ter nascido na Vila de Cantanhede - Coimbra a 12 Março 1710, nao localizei o casamento dos pais pelo que devem ter-se casado na Barroca. Penso terem migrado apos terem-se casado, acho um pouco estranho mas é o que se me oferece por agora.

3 - hà possibilidade de consultar os registos em linha na net como acontece com os do Arquivo Distrital de Coimbra ?
Creio que para Castelo Branco (se realmente for esse) é possivel consultar na Torre do Tombo - Lisboa ?

Agradecia comentàrios e esclarecimento. ficaria grato

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#250607 | AAF | 27 fev 2010 09:22 | Em resposta a: #248089

Caro Luis Silveira,

Sabe dizer-me quais são os registos paroquais mais antigos que existem no concelho de Castelo Branco?

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#250609 | Sobral | 27 fev 2010 10:05 | Em resposta a: #250600

Barroca é a actual Barroca do Zêzere, concelho do Fundão (formado em 1747).
Antes pertencia à Covilhã. Os livros paroquiais da Barroca estão na torre do Tombo.
Para datas mais antigas terá de procurar nos livros de Dornelas do Zêzere à qual
pertencia Barroca.
Pode consultar on-line os de Dornelas que pertence à Pampilhosa da Serra, Coimbra.

Cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#250638 | Filipe Manuel | 27 fev 2010 21:31 | Em resposta a: #250609

Parece que estou com sorte. Vou jà ver isso.
Muito agradecido pela pronta resposta !

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#250647 | MariaDavid | 28 fev 2010 00:01 | Em resposta a: #247800

Caro confrade

Como não obtive qualquer resposta à minha mensagem, peço desculpa por voltar a questioná-lo sobre o ADCB. Julgo que se trata da mesma pessoa com quem falei lá, quando ambos fazíamos pesquisas sobre gentes da Covilhã e não só, nos princípios deste mês. Lembro-me de alguns nomes que lhe interessavam: Pereiras da Silva. Cheguei a marcar alguns livros com post-its, nos assentos que ía descobrindo. Digo isto para o ajudar a situar em relação à minha pessoa.

O confrade deu-me o seu contacto de mail e eu o meu, para trocarmos os dados que ambos fossemos recolhendo. Acontece que o pequeno papel em que escreveu o seu endereço era pequeno e, não sei como aconteceu, perdi-o. Não tenho forma de lhe enviar a tal lista de nomes de que falei.

Caso lhe seja possível,
agradecia que me escrevesse para maria_david_eloy seguido de arrobayahoopontocompontobr a fim de lhe mandar os nomes de que falei.

Com os meus melhores cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#250962 | Silcar | 04 mar 2010 13:07 | Em resposta a: #250607

Caro António Franco,

Refere-se ao Arquivo Distrital de Castelo Branco?

Sendo o caso serão os seguintes:

POVOA DE RIO DE MOINHOS : CASAMENTOS E OBITOS DESDE 1773

ESCALOS DE CIMA : OBITOS DESDE 1772

CASTELO BRANCO CIDADE : BAPTISMOS DESDE 1819, CASAMENTOS DESDE 1803 E OBITOS DESDE 1849

cumprimentos

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#250987 | AAF | 04 mar 2010 22:02 | Em resposta a: #250962

Caro Luis Silveira,

Muito obrigado pela sua mensagem de que, contudo, não recebi alerta na minha caixa de e-mail.

Sabe onde se encontram os registos anteriores a 1819, da cidade de C. Branco?

Grato.

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#251008 | Silcar | 05 mar 2010 09:50 | Em resposta a: #250987

Caro António Franco,

Todos os livros Paroquiais do distrito de Castelo Branco anteriores a 1860, salvo algumas excepções como as que lhe indiquei, estão no A.N. Torre do Tombo.

Cumprimentos

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#251009 | AAF | 05 mar 2010 10:08 | Em resposta a: #251008

Caro Luis Silveira,

Muito obrigado pela seu cuidado.

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda - Arquivo Distrital da Castelo Branco - Proença a Nova

#251126 | IsabelFont | 07 mar 2010 12:56 | Em resposta a: #248090

Caro confrade
Luís Silveira,

Não se esqueceu de mim, sobre este assunto do nascimento de David Martins Jacinto de Medina, cerca de 1875?

Provavelmente tem tantos pedidos que não teve tempo, não é? Mas por favor, não se esqueça de mim, ok?

Desde já grata pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda - Arquivo Distrital da Castelo Branco - Bemposta

#251127 | IsabelFont | 07 mar 2010 13:00 | Em resposta a: #248090

Caro confrade
Luís Silveira,

Não sei se chegou a ver/ler uma mensagem minha colocada em Fevereiro de 2010. Torno a transcrever:

Agora de uma família completamente diferente, mas colateral da minha, estou a querer levantar as raízes de uma sobrinha-neta.

E deparei-me com a seguinte situação:
1. Alice Alves Alexandre, natural de Samtarém, é filha de
2. Jaime Alexandre, nascido cerca de 1880, na freguesia da Bemposta , concelho de Penamacor (ADBranco), e de
3. Julia da Conceição ?? natural da freguesia de Areias do concelho de Santarém, sendo que aquele apelido ALEXANDRE, parece que foi um apelido adoptado, porque se tratava da família que tomou conta dele,
mas era filho de:
4. Vítor Januário Nunes Prudente, natural de ??, e de
5. Maria Ferraz, natural de Penamacor em Castelo Branco.

Será que é possível encontrar o assento de baptismo deste Jaime Alexandre, em que este nome foi depois adoptado pelos descendentes, como apelido?
E o asento de casamento deste casal Vítor Januário Prudente e Maria Ferraz, que provavelmente ocorreu também em Penamacor, cerca de 1855/1860 ??.

Ficar-lhe-ei imensamente grata se me puder ajudar nesta.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#259058 | apcss | 21 jul 2010 22:14 | Em resposta a: #248150

Caro Helder Conceição Silva

Ao ler neste forúm a sua mensagem e, como estou a pesquisar os meus antepassados, que nasceram e viveram em Pedrogão Pequeno, para posterior elaboração da árvore genealógica da minha família, fiquei contente e surpreendido, dado que os nomes dos pais da Martha Conceição e Silva são coincidentes com os nomes dos meus Bisavós.
Por isso, gostaria de saber se a Martha teve irmãos e se um deles se chamou Nuno Conceição Silva. Parece-me a mim tratrarem-se das mesmas pessoas da família Conceição e Silva à qual me orgulho de pertencer.
Despeço-me, cordialmente,
António Pedro Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#259375 | hmscs | 26 jul 2010 18:20 | Em resposta a: #259058

Caro António Pedro Silva,

Foi com entusiasmo que li o seu texto, porque me parece que se trata da mesma família. Para que possamos ter a certeza estou disponivel para partilhar toda a informação que recolhi, no processo de construção da minha árvore genealógica. Para o efeito, começo por responder à sua pergunta, confirmando que a Martha da Conceição e Silva teve quatro irmãos, sendo o mais novo o Nuno Conceição e Silva que nasceu a 25.01.1890, em Pedrogão Pequeno.

Quanto ao orgulho que refere, devo dizer que o partilho plenamente, tendo ficado ainda mais enraizado depois de recuperar tantas memórias que estavam em processo de extinção e que honram a família Conceição e Silva.

O José Januário teve 11 irmãos, embora só mais 3 tenham tido descendência, pertencendo eu ao ramo do António Sebastião e Silva.

Na expectativa de ver confirmada a convicção que enunciou,
Com os meus melhores cumprimentos,
Helder Conceição Silva

P.S. disponha do meu email (helderconceicaosilva@gmail.com) e do meu telemóvel (961125077) para contactar-me. Não hesite em fazê-lho, terei muito gosto em partilhar as memórias da família Conceição e Silva com quem a ela pertence.

Resposta

Link directo:

Ajuda Urgente, Arquivo Distrital da Castelo Branco

#438777 | Pouremuz | 23 jan 2022 17:56 | Em resposta a: #251126

Boa Tarde,

Vários anos decorridos, chegou a identificar o baptismo de David Martins Jacinto ?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 18:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen