Visconde de Coruche

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Visconde de Coruche

#15495 | BorbadeGodim | 08 jan 2002 14:55

No seguimento da hilariante discussão sobre os Duques de Cadaval, que penso que revelou o melhor e o pior que existe nas pessoas - e é para isso que os foruns existem, para que as pessoas se revelem também -, gostaria que alguém me informasse se existe alguma questão sobre os viscondes de Coruche.
Sobretudo o meu caro amigo, Lourenço Correia de Matos, que tudo sabe melhor que ninguém.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Coruche

#15501 | zamot | 08 jan 2002 16:06 | Em resposta a: #15495

Caro Jacinto Bettencourt,

Salvo melhor opinião penso que o Visconde de Coruche actualmente é o Senhor Jean José da Luz

Cumprimentos

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Coruche

#87151 | zamot | 29 mar 2005 15:08 | Em resposta a: #15501

Caro Jacinto

Ao ver a BD do Genea reparo que existe uma estranha passagem deste titulo do 2º Visconde de Coruche para o 3º Visconde.

Segundo esta bd
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=17312

o 3º Visconde sucede ao Irmão e o titulo não passa como seria normal para o Filho do 2º Titular. Qual terá sido a razão deste facto? Existe alguma explicação?

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Coruche - D. Manuel II no exílio

#87193 | LCM | 30 mar 2005 10:04 | Em resposta a: #15495

Meu Caro Jacinto,

Gosto de sempre de te ler!
O título Coruche é, de facto, um dos casos em que o Rei D. Manuel II no exílio entendeu mudar a linha. O motivo porque o fez não sei e provavelmente ninguém sabe. Quando do meu livro pedi ao actual Visconde as cartas de autorização do Rei mas infelizmente não tive sorte.
Alguém me disse em tempos que o 2.º Visconde não tinha casado com a mãe dos filhos ou que essse registo não aparecia em lado nenhum. Não sei se isto será verdade. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=17324
A vontade de D. Manuel - ou de alguém com influência sobre o Monarca no exílio - de mudar a linha era clara, pois não só autorizou o título ao 3.º Visconde três meses após a morte do irmão, como a seu filho logo após a morte do pai. A questão, neste e noutros casos, era com que conhecimento o fazia.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Coruche - D. Manuel II no exílio

#87196 | jmacieira | 30 mar 2005 11:42 | Em resposta a: #87193

Caros Confrades

Os meus cumprimentos.
Não há dúvida de que, desconheço as razões, as pessoas com responsabilidades nas questões sucessórias de mercês não têm uma medida igual para todos os casos.
Se as coisas são claras, se não há nada a esconder, porque não facultaram as cartas ao Lourenço Correia de Matos.

Mais uma vez o digo: a posição do INP, a meu ver, não é a melhor. Pese embora a decisão que tomaram de não mexer no passado, as coisas só ficrão transparentes e todos os portugueses interessados ficarão certos da verdadeira justiça quando isso acontecer.

Um abraço

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Coruche - D. Manuel II no exílio

#87252 | zamot | 31 mar 2005 09:00 | Em resposta a: #87196

Mais uma vez o digo: a posição do INP, a meu ver, não é a melhor.

Caro João

Neste caso o INP nada tem a ver com isto. Segundo o Lourenço Correia de Matos foi uma decisão de El Rei D. Manuel.

Quanto ao critério que o INP adoptou pode ser discutivel, e podemos ou não concordar com ele, mas foi esse o caminho escolhido por QUEM de direito e em minha opinião agora devemos é andar para a frente e apoiar quem está á frente desta Instituição que para nós Monárquicos deve merecer o maior respeito.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 10:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen