Dúvidas Parentais

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Formação

Dúvidas Parentais

#246237 | luis baço | 19 dez 2009 18:16

Caros amigos/as:


Na minha investigação genealógica, embora ainda recente, tenho conseguido resultados bastante animadores, tendo alcançado em alguns ramos familiares, o grau de 7ºs Avós. Curiosamente tenho "encalhado" no ramo da minha Avó materna, por isso permitam-me a seguinte dúvida:

No Assento de Nascimento e Óbito da minha Avó, consta o mesmo Pai, o problema vem nos Assentos de Nascimento da minha mãe, e seus irmãos, observando-se nestes um Avô materno, que não coincide. com o nome do pai da minha Avó.

Agradecia a vossa vasta experiência.


Com os melhores cumprimentos


Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas Parentais

#246249 | silvestre | 19 dez 2009 21:17 | Em resposta a: #246237

O que não coincide no nome do seu avô? O apelido? Poderia estar a utilizar apelidos familiares diversos. Tente encontrar o registo de casamento da sua avó e recuar.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas Parentais

#246251 | luis baço | 19 dez 2009 22:07 | Em resposta a: #246249

Cara Sra Vera

A divergência surge no nome completo do pai da minha Avó (meu Bisavô), não coincidente, em nada com o nome do Avô materno, que consta no seu Assento de Nascimento da minha mãe.

Simplificando: imaginemos, ao nascer registam-nos que o nosso pai é"João Silva" mas os nossos filhos, ao nascer o nome do avô é "Tiago Santos".

Cumprimentos

Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas Parentais

#246283 | hpinto | 20 dez 2009 14:09 | Em resposta a: #246251

Caro Luís

Já descartou a hipótese de a sua avó ter casado 2ª vez?
Os registos têm de ser lidos com todas as cautelas... é preciso verificar se os filhos são filhos legítimos de Manuel e Maria, ou de Manuel e de sua mulher; se não existe nenhuma destas fórmulas, teremos de considerar a hipótese de haver outro casamento. Ou mesmo de faver filhos fora do casamento.

Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas Parentais

#246292 | luis baço | 20 dez 2009 17:14 | Em resposta a: #246283

Cara Helena


A minha falecida avó materna nunca casou, tendo a particularidade de ter tido 9 filhos, quase todos de pais diferentes, destes, todos consta um nome de avô materno, não coincidente com o nome do pai da minha avó, que vem referenciado no seu Assento de Nascimento, ainda mais filha legítima.
Familiares nada sabem, agora não quero investigar o "joaquim" e depois descobrir que era o "luis".

Obrigado pela sua atenção

Cumprimentos

Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas Parentais

#246320 | MCNN | 21 dez 2009 02:18 | Em resposta a: #246292

Boa noite

Desculpe a pergunta, mas tem a certeza de que a certidão de óbito é mesmo a da sua avó ? Não será a certidão de óbito de alguma outra pessoa com o mesmo nome ? E como é que chegou à certidão de nascimento da sua avó ?

Claro está que se a data e o local do óbito da sua avó coincidirem exactamente com a data e local que sabe estarem correctos, as hipóteses de se tratar da certidão de outra pessoa são muito escassas.

Já agora, sabe se a mãe da sua avó casou mais do que uma vez ?

Poderá obter outras pistas procurando quer a certidão de óbito da sua bisavó, quer a certidão de óbito dos seus dois potenciais bisavôs.

Essas certidões de óbito poderão mencionar de quem eram casados ou viúvos.

A sua avó teve irmãos e/ou irmâs ? Em caso afirmativo, procure os seus respectivos assentos de baptismo, casamento e óbito.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas Parentais

#246329 | luis baço | 21 dez 2009 12:25 | Em resposta a: #246320

Caro Mário

Este meu lado materno é rico em filhos ílegítimos, naturais, incógnitos, mães solteiras, vários casamentos da mesma pessoa, e até Padres como ancestrais directos, uma maravilha!

Já pedi os Assento de Nascimento destes dois potenciais Bisavôs(um deles será), talvez descubra mais qualquer coisa.


Agradecido pelas suas dicas.


Cumprimentos

Luis Baço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 08:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen