António Augusto de Campos, ~1840, Pinhel / Foz Côa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

António Augusto de Campos, ~1840, Pinhel / Foz Côa

#246603 | fsmunoz | 28 dez 2009 04:10

Caros confrades,

Peço de antemão desculpas por abrir um novo tópico sobre uma família já bastante discutida por aqui, mas preferi fazê-lo a "ressuscistar" tópicos com alguma tempo.

Como indica o título pretendo obter informações sobre este antepassado, tendo já tudo a oportunidade de ler bastante em tópicos antigos (2006-2008) sobre a família em geral (cristãos-novos de VNFC, com casamentos endogâmicos). Gostaria pois de "aproveitar" o conhecimento já existente de forma a obter dados adicionais que me permitiam continuar a investigação desta linhagem.

A informação que tinha por "tradição familiar" era relativamente difusa mas apontava num sentido: alguém ligado a uma família titular (muito provavelmente de origem recentíssima, mas isso pouco interessa) abandona a dita para se casar com alguém de "fora", contra os desejos da família. Até há pouco dei a esta história relativamente pouco valor - até porque nunca consegui encontrar o nome que tinha deste meu antepassado nas listas de familiares próximos dos vários titulares em VNFC - mas após receber uma certidão de baptismo de uma descendente dessa linhagem voltei a reler vários tópicos neste forúm e encontrei algo que me parece estar relacionado com este meu ascendente: em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=135591 o confrade João Braz adianta que encontrou o seguinte:

"Belmiro Joaquim de Campos e Belizanda Augusta de Campos, de Pinhel, pais de:
1- ? Augusto de Campos, negociante cc Adelaide Augusta d'Almeida, de Castelo Rodrigo. Moradores na rua do Hospital. Pais de:
1.1- Artur Augusto, nasceu a 21.8.1861, padrinhos José antonio Ferreira e sua irmã D. Ana Antonia Ferreira"

Ora, o referido "? Augusto de Campos" poderá ser de facto António Augusto de Campos, que sei se ter casado com uma "Anna Adelaide". Os anos também batem certo, visto ter a minha bisavó - Esperança Augusta [de Campos] - nascido provavelmente entre 1860-70 (seria portanto irmã do referido Artur Augusto), tendo António Augusto de Campos nascido provavelmente cerca de 1840. Claro está, pode ser apenas coincidência.

Agradecia qualquer informação ou ajuda relativa a este indivíduo... a certidão de baptismo de minha avó é parca em detalhes, apontando apenas o seu nascimento em Freixeda, Pinhel, pelo que suponho que poderia também ser a naturalidade da mãe. Infelizmente não indica datas ou idades, e por isso gostaria de obter toda a ajuda possível para poder "navegar" nos pedidos de microfilmes de forma mais eficaz.

Resposta

Link directo:

RE: António Augusto de Campos, ~1840, Pinhel / Foz Côa

#246604 | fsmunoz | 28 dez 2009 04:12 | Em resposta a: #246603

Lamentavelmente não concluí a minha mensagem de forma adequada, pelo que o faço aqui.

Com os melhores cumprimentos e desejos de um Bom Ano para todos,

Cordialmente,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: António Augusto de Campos, ~1840, Pinhel / Foz Côa

#326895 | farinhote1971 | 08 abr 2013 19:46 | Em resposta a: #246604

Boa tarde,

Na minha árvore também tenho um Belmiro Joaquim de Campos que casou com Belizarda Augusta de Campos, naturais de Pinhel.
Eram os bisavós da minha Avó.

Tenho um António Augusto de Campos que era neto deste casal, entre outros.
Mas esta geração já nasceu na Mêda, e de lá passaram para VNFC, onde viveu a minha avó.

Do lado materno da minha avó são os Ferreiras.
Ana Antónia Ferreira e José António Ferreira, irmãos, naturais de VNFC, eram respectivamente, avó e tio-avô da minha avó.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: António Augusto de Campos, ~1840, Pinhel / Foz Côa

#326910 | fsmunoz | 08 abr 2013 22:42 | Em resposta a: #326895

Boa tarde,

Grato pela sua resposta! Obtive, entretanto, informação adicional que pode, creio, ajudar no "despiste" deste antepassado: obtive uma certidão de nascimento de um filho de António Augusto de Campos (em 1870, em Viseu, o que recua a data de nascimento mínima para ~1850)), logo consegui informação mais precisa sobre os seus pais. Pode não ser possível mas pedia-lhe o favor de verificar se esta informação tem algum enquadramento na informação que possui:

"António Augusto de Campos, Prestigiador, natural da Cidade de Pinhel, casado com Anna Adelaide, Prestigiadora, natural da vila da Covilhã, residentes em Pinhel, onde foram recebidos; ele filho de Augusto de Ramos, de Pinhel, e de Maria Joaquina, da Guarda; ela filha de José António e Maria Rita, da Covilhã"

Relendo o tópico original creio existirem diferenças substanciais, em especial no nome dos pais, pelo que creio poder estar a falar de um indivíduo diferente. Seja como for se tiver alguma dado que permita confirmar ou eliminar esta hipótese (em relação a António Augusto de Campos) ficar-lhe-ia muito agradecido.

Referiu Mêda, e apesar ne não conseguir encontrar uma referência de forma imediata tenho uma forte sensação de ter lido um registo paroquial deste ramo que mencionava Mêda...

Cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: António Augusto de Campos, ~1840, Pinhel / Foz Côa

#326925 | farinhote1971 | 09 abr 2013 08:55 | Em resposta a: #326910

Bom dia,

Vou ver nos meus registos o que tenho.
Vou começar a pesquisar sobre os meus "Campos" de Foz Côa.
Mas quem sabe muito dos Campos, é o meu ainda primo Filipe Pinheiro de Campos que também escreve aqui no fórum.
Ele faz pesquisa genealógica e tem livros editados. "Uma Família de Cristãos-Novos em Bragança".

Assim que tiver mais informação contacto-o,

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: António Augusto de Campos, ~1840, Pinhel / Foz Côa

#326935 | Conde | 09 abr 2013 12:38 | Em resposta a: #326895

Belizanda é nome dos Campos da Covilhã. Ver neste site Leonor Belizanda Benevenuta da Silva Campos Melo, da Covilhã. Todos estes Campos são parentes sem excepção.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen