Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#246967 | aboc | 03 jan 2010 01:52

Advogado, genealogista e publicista, foi casado com Maria da Conceição de Sousa Soares de Albergaria Velho Cabral, tendo havido os seguintes filhos: António Artur (*7/10/1943 em Lisboa, freguesia do Coração de Jesus); José Manuel (* 14/9/1944); João Manuel (* 17/04/1947; Maria Isabel de Fátima (* 11/11/1945), os três últimos nascidos em Calheta (Madeira).

Sua biografia vem sucintamente descrita na Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira (vol. 30 - pág. 851)

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#246969 | aboc | 03 jan 2010 02:02 | Em resposta a: #246967

Em relação ao tópico agora iniciado sobre Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora, peço me perdoem não ter indicado o autor do mesmo tópico:
Abel Osório de Castro

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247119 | Holly | 05 jan 2010 01:15 | Em resposta a: #246969

Boas.
Eu sou neta desse senhor.

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247157 | aboc | 05 jan 2010 18:17 | Em resposta a: #247119

Olá Holly

Obrigado por ter respondido prontamente ao meu apelo, o que me deixou particularmente feliz, dado que, há muitíssimos anos, procuro rasto de seu avô, creio que ele ainda seria vivo.

Antes de entrar no assunto principal, gostaria de justificar esse meu interesse: Além de um genealogista sério e competente, é meu parente colateral, como a seguir tentarei desenvolver esquematicamente, em singela linguagem genealógica:

1 – Abel Boaventura Osório de Castro
2 - António Osório Cardoso da Fonseca e Castro
5 - Maria Amália Mendes Teles
10 – Carlos AugustoTeles Jordão
11 - Maria Emilia Mendes de Almeida
22 - Joaquim Mendes de Almeida
23 - Guilhermina Augusta da Costa

Maria Emilia Mendes de Almeida, minha bisavó (acima nº. 11) era irmã do Coronel António Artur da Costa Mendes de Almeida, pai do senhor seu avô e ambos filhos do célebre advogado Dr. Joaquim Mendes de Almeida.

Resumindo: Minha avó Maria Amália Mendes Teles e Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade de Gouveia de Sousa e Távora, eram primos legítimos.

Há alguns meses atrás, solicitei ao Geneall o registo do seu nome, com base num artigo da sua genealogia e autoria, inserto no Anuário Genealógico Latino. Igualmente foram incluídos os seus quatro filhos, infelizmente com os nomes abreviados, como poderá constatar se proceder à sua consulta na rubrica apropriada do Geneall.

Aguardo o registo dos pais de sua avó, D. Maria da Conceição de Sousa Soares de Albergaria Velho Cabral, o que deverá ser concretizado não muito em breve, já que o meu pedido de inclusão é relativamente recente.

De seu avô apenas conservo uma cópia do seu artigo no Anuário Genealógico Latino (Familia Mendes de Almeida) e o célebre livro ‘ Salazar na Intimidade” (patente, durante a ditadura, nas principais bibliotecas portuguesas mas com a indicação de “Reservado”.

Gostaria que me informasse a sua filiação em relação aos quatro filho já citados e, se possível, dados genealógicos de seus tios e, em especial, a data e localidade de falecimento de seu avô.

As considerações já muito se alongaram e de modo algum quero monopolizar ou infringir regras deste Fórum. Insistiremos oportunamente, se não se opuser.
Os meus melhores cumprimentos

Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

Almeida Pacheco

#247158 | Dsousa | 05 jan 2010 18:32 | Em resposta a: #247157

Caro Abel Osório de Castro,

Sabe dizer-me de onde provém o apelido Pacheco do Sr. Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora? Tenho uns ascendentes Almeida Pacheco, de Celorico da Beira. Veja, por favor, o seguinte tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=241118

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Pacheco

#247172 | aboc | 05 jan 2010 21:06 | Em resposta a: #247158

Meu Caro Daniel Sousa,

Uma coisa posso assegurar-lhe com absoluta certeza: O apelido "Almeida", nada tem a haver com "Pacheco", mas sim com os apelidos de seu pai - António Artur da Costa Mendes de Almeida - cujos costados, que são os mesmos que os meus, estão há muito tempo investigados (desde sécº. XVII), aliás por ele mesmo.

Assim, por exclusão de partes, teremos de concluir que ele deve ter adoptado alguns dos apelidos dos ascendentes de sua mãe, não obstante a mesma aparecer no GP com o nome de Elvira Ermelinda Ribeiro Guimarães. Por outro lado, na genealogia que elaborou, da sua familia, inserta no Anuário Genealógico Latino (nº. 2 - 1950), nomeia-a como Elvira Ermelinda Ribeiro Guimarães Pacheco de Andrade e Távora.

Tratando-se de um genealogista muito correcto e grande investigador, que sempre se apoiava em documentos autênticos, deve ter estudado pomenorizadamente toda ascendência materna, que lhe permitiu usar os referidos apelidos. Aguardemos, entretanto, o pronunciamento de sua neta, que poderá ser de grande importância.

Sempre ao dispôr / Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Pacheco

#247177 | Dsousa | 05 jan 2010 22:18 | Em resposta a: #247172

Caro Abel Osório de Castro,

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Pacheco

#247275 | JAVSO | 07 jan 2010 04:23 | Em resposta a: #247177

Caro Daniel Sousa

Ouvi, várias vezes, a minha Mãe falar do seu "parente" Artur Mendes de Almeida, que passou uma temporada em casa dos meus Avós maternos, em Felgueiras, estudadndo a documentação aí existente.
Sei que a relação familiar era com minha Avó, cujo nome é Maria das Dores Portilho de Magalhães Pacheco Pereira Leite. Este Pacheco estivera ligado a Andrade, sendo meus ascendentes, por essa linha, Pacheco de Andrade, de Basto. Esta linha vem estudada por Duarte Nuno do Vale e Vasconcelos, em Cavez da Terra de Basto.

Com os melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Pacheco

#247309 | Dsousa | 07 jan 2010 18:14 | Em resposta a: #247275

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Agradeço a sua resposta.

Com os meus melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247329 | JMBM | 07 jan 2010 22:45 | Em resposta a: #247157

caro Abel B. Osório de Castro

gostaria de saber onde posso obter uma cópia desse artigo do anuário Genealógico Latino ( Família Mendes de Almeida ) ?
o meu trisavô Fernando Vítor Augusto Mendes de Almeida é irmão da sua bisavó Maria Emília .
os meus cumprimentos.
José Manuel IF Bela Morais

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247403 | Holly | 09 jan 2010 01:16 | Em resposta a: #247157

Caro Abel Osório de Castro, aqui estão as informações que me pediu:

Em primeiro lugar sobre o falecimento do meu avô: este morreu em Lourenço Marques, Moçambique dia 7 de Março de 1963.

Sobre os seus filhos: além de esses quatro que mencionou o meu avô teve mais cinco:

Mário Manuel José Velho Pacheco de Andrade e Távora nascido em Bissau a 2/12/1958
Rodrigo Joaquim Luís Velho Cabral Pacheco de Andrade e Távora nascido tambem em Bissau a 9/12/1959
O meu pai Carlos Manuel Velho Cabral Pacheco de Andrade que nasceu em Rio Tinto, Gondomar a 10 /10/1961.
Lopo de Almeida Pacheco de Andrade nascido em Santa Cruz, Madeira a 9/08/1952 e
Duarte Fernando Velho Cabral de Noronha nascido em Calheta, Madeira a 7/07/ 1950

Sobre a minha avó: o seu pai chamava-se José de Sousa Henriques da Silva e a mãe Maria da Mercês Soares da Albergaria Velho Cabral.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247511 | aboc | 11 jan 2010 17:39 | Em resposta a: #247403

Cara (?) Holly

Muito obrigado pelos dados enviados (bem completos) sobre outros filhos de seu Avô, os quais vão enriquecer o dossier que há muitos anos abri em seu nome.

É meu dever informá-la que, ao contrário do que sucedeu quando forneci elementos ao Geneall sobre seu avô, o fiz de acordo com transcrições fiéis de dados já publicados (portanto, há muitos anos do domínio público), ao contrário da situação presente que não me permite repassar esta novas informações para o site, sob pena de infringir princípios de ética que sempre procuro adoptar.

Dada a comprovada idoneidade, seriedade do site e sua elevada difusão, não só a nível nacional como internacional, jamais disponho de autoridade para procedimento diferente. Trata-se de pessoas vivas, que legitimamente podem considerar tal atitude como invasão de sua privacidade.

Todavia, tenho a esperança de que a abertura deste tópico possa contribuir para que os parentes eventualmente interessados se manifestem e, quem sabe, numa acção conjunta e concertada possam divulgar, o mais completo quanto fôr possível, a descendência desse grande genealogista.

Não duvido que seu Avô, dada a sua grande actividade genealógica, deve ter conservado em seu acervo outros trabalhos e até ter colaborado e participado em outras publicações - para além do Almanaque Genealógico Latino - e que, pelo menos tanto quanto sei, se mantêm desconhecidos.

E aqui vai novamente o meu apelo a seus descendentes ou outros, no sentido da divulgação desse precioso material.

Coloco-me inteiramente à disposição da família, para colaborar com a “quota-parte que me for imposta”, colocando, para maior facilidade de comunicação e para casos menos adequados com o Fórum, o meu e-mail usual: osoriodecastro28@oi.com.br


Fraternas saudações do

Abel B. Osório de Castro

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247534 | aboc | 11 jan 2010 21:41 | Em resposta a: #247329

Caro José Manuel

Essas duas iniciais (IF), jamais me seriam desapercebidas. Assim, facilmente cheguei ao seu nome e posição na árvore genealógica da família, pura e simplesmente seguindo a ordem descendente e progressiva de seu trisavô Fernando Victor Augusto Mendes de Almeida.

É uma satisfação tomar conhecimento da existência de mais um parente que se interessa pela genealogia da família.

Antes de entrar na questão que me colocou, não posso deixar de referir-lhe, à laia de pieguice, que minha avó Maria Amália, sempre nos falava dos primos do sul, Artur e Boaventura, entre outros que, em épocas recuadas, quando se deslocavam ao norte, visitavam obrigatoriamente o Tio Abade (João Mendes de Almeida), cuja casa, no Porto, era contígua à sua. (Aliás o meu segundo nome próprio foi uma homenagem ao Com. Boaventura, com o vaticínio de seguir a marinha, o que nunca ocorreu).

Para além de Sacadura Falcão (Freires Corte Reais), o nome do seu trisavô é igualmente citado no ”Livro de Família - João Mendes de Almeida” (pág.482) editado em S. Paulo em 1886.

O Anuário Genealógico Latino é uma edição da Revista Genealógica Latina, que foi publicada no Brasil e é composta, segundo creio, de bastantes exemplares.

Possuo somente cerca de meia dúzia de páginas fotocopiadas do original, que se referem exclusivamente à colaboração de nosso primo, titular do presente tópico e que me foram fornecidas por um confrade aqui do Brasil. Estão à sua inteira disposição e poderei enviá-las de imediato, digitalizadas, para o seu e-mail que poderá, se assim o entender, enviar-me através do meu, citado na m/
resposta, atrás, à n/ parente “Holly”.

Acredito que o seu principal interesse resida na ascendência da família Mendes de Almeida, com origem em Celorico da Beira. Sobre este assunto quero referir-lhe que há cêrca de cinco meses, venho propondo e conseguido, a inserção na BD do Geneall desses dados genealógicos - o que já deve ter notado - de acordo com o meticuloso trabalho de Artur Mendes de Almeida (resumindo o nome).

Faltam apenas quatro gerações e penso que, com base no tempo médio de cada grupo enviado e sua inserção, tudo ficará resolvido dentro de seis meses, fora pequenas correcções de ultima hora.

Fraternos cumprimentos/Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247894 | JMBM | 17 jan 2010 11:20 | Em resposta a: #247534

caro Abel Osório de Castro

recebeu o meu mail?
um abraço
José Manuel Bela Morais

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#247900 | aboc | 17 jan 2010 13:28 | Em resposta a: #247894

Caro Jose Manuel

Recebido em boas condições, obrigadíssimo. Estou a tentar contornar um pequeno problema no scanner. Até amanhã deverá receber resposta completa, incluindo o material prometido.

Abraços,

Abel B. Osório de Castro

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#253216 | rodri | 16 abr 2010 04:04 | Em resposta a: #247119

Minha cara sobrinha:
Eu sou o seu tio Rodrigo Joaquim Luis Velho Cabral Pacheco de Andrade e Tavora,
Nao vejo seu pai, o meu irmao Carlos, desde talvez os meus 14 anos, ou seja â
36 anos, vivemos juntos um curto espaço de tempo.
Gostaria de ter contacto consigo e saber mais coisas do seu e de sua familia.
Pode entrar em contacto comigo atraves do meu email: lsvelho@uol.com.br
Aguardarei ansiosamente pelo seu contacto.
Um beijo do seu tio
rodrigo tavora

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#253618 | aboc | 24 abr 2010 03:50 | Em resposta a: #253216

Caro primo Rodrigo

Confirmo o envio, via email, de alguns elementos relacionados com o seu pai, figura central do tópico de minha autoria.

Tal como lhe relatei, abandonei definitivamente o endereço osoriodecastro28@oi.com.br, por razões muito pessoais e, especialmente técnicas. Assim, passei a usar o novo endereço aosoriodecastro@gmail.com para onde deverá dirigir as suas mensagens, em casos especiais que assim entenda. Esta recomendação, logicamente, se estende a todos os confrades que resolvam igualmente me contactar. A alteração já foi, em tempo hábil, oficialmente comunicada ao GENEALL, que tomou as necessárias providências.

O Dr. Artur Mendes de Almeida (nome abreviado), seu pai, foi um incansável estudioso da Genealogia e sempre com uma preocupação dominante em basear-se em documentos oficiais. Oxalá que seus irmãos se sensibilizem e resolvam participar num trabalho genealógico conjunt,o que possa reunir todos os descendentes do noso querido primo Artur.


Fraternas saudações/Abel B.Osório de Castro

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#435619 | Soniabeato | 09 ago 2021 21:22 | Em resposta a: #246967

Ola sou neta de esse senhor à alguém que possa dar algum dato mais poruqe gostava de saber mais sobre a minha da parte do meu pai e não sei muito.
SOu Sonia Isabel Beato de Andrade nascida em Portugal mas agora a minha residência é em Espanha nas Ilhas Canarias. Obrigado
Por favor este é o meu email soniaibeato@hotmil.com

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#435620 | Soniabeato | 09 ago 2021 21:22 | Em resposta a: #246967

Soniaibeato@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Procuro contacto com filhos ou descendentes de Artur Mendes de Almeida Pacheco de Andrade e Távora

#435624 | Soniabeato | 10 ago 2021 07:31 | Em resposta a: #247119

Ola eu também sou neta

Soniaibeato@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen