Registos incorrectos?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Famílias | Pessoas

Registos incorrectos?

#247137 | rmalmeida | 05 jan 2010 14:16

Boa tarde,

Tenho um problema na minha árvore e antes de encontrar mais informação gostava de possuir a opinião de pessoas mais experientes. Tenho um registo de Nascimento do meu avô Manuel de Almeida que me diz que a mãe é Maria Ferreira de Almeida filha de António Casimiro Ferreira e Anna Teixeira de Almeida, e que teve o meu avô com 15 anos, isto em 1912 na freguesia de Figueiras - Lousada. Indo a registo desde 1890 e 1900 o que já é suficiente, nessa freguesia, encontro uma menina de nome Maria filha de Anna Teixeira de Almeida mas com o pai António Pereira, ora nem o sobrenome Ferreira aparece.

Ora, o que pode estar a acontecer aqui?

Desde já os meus agradecimentos.
Rui Miguel Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247139 | clcastro | 05 jan 2010 14:28 | Em resposta a: #247137

Caro Rui Almeida,


As diferenças nos nomes podem ocorrer ou por erro de quem o escreve ou porque o próprio assumiu (mudou) o seu próprio nome, o que ocorre com alguma frequência. No seu caso particular, com a devida vénia, penso que não está a ler correctamente o Ferreira/ Pereira.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247142 | rmalmeida | 05 jan 2010 15:01 | Em resposta a: #247139

Caro César de Castro,

tem razão ao questionar a minha leitura do Ferreira/Pereira, mas eu também questionei e para isso fiz grande esforço para não me enganar. Tenho registos de nascimento e casamento do meu avô e em ambos é bem visível que ele é filho de Maria Ferreira de Almeida, o próprio nome do avô possui o Casimiro, não constante no registo de nascimento da mãe e, apesar de não ser tão bem explícito que no registo de nascimento de Maria a palavra no nome do pai seja Ferreira, também não é muito difícil perceber que o não é.

O que me intriga é isto, estas situações podem acontecer, erros tenho encontrado muitos mas com tamanha diferença é o primeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247143 | clcastro | 05 jan 2010 15:34 | Em resposta a: #247142

Caro Rui Almeida,


Fui ler o assento em causa e não há dúvida que o nome que lá consta é Pereira. Ora mantém-se na integra o que eu lhe havia dito e agora com mais certeza: ou quem lavrou a certidão lavrou mal o nome ( e não é tão raro assim) ou o seu ascendente a dada altura da sua vida tomou o nome Ferreira.Tente seguir este ramo e concluirá se se trata de erro ou não.



Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247159 | francandrade | 05 jan 2010 18:40 | Em resposta a: #247143

Boa tarde,

Aproveitando o assunto em epígrafe ( Registos incorretos ), venho apresentar uma situação que se me deparou e que poderá constituir um exemplo de erro registral (ou não...)

O Assento de nascimento de minha Bisavó Ana Luísa Marques de Oliveira, nascida em Miragaia, Porto, a 26.6.1848, refere que é filha de José Martins dos Santos, natural de S. Pedro da Cova e de Luísa Marques de Oliveira, natural de Valongo, e neta paterna de Manuel Martins dos Santos e de Maria dos Santos, de S. Pedro da Cova

Entretanto, pude verificar a certidão de óbito de meu Trisavô José Martins dos Santos, falecido em 6 de Dezembro de 1870, que era natural de S. Pedro da Cova e casado com Luísa Marques de Oliveira, e que terá falecido, a acreditar no assento, com a idade de quarenta e nove anos (ou seja, terá que ter nascido por volta de 1821).

Pensei que a partir destes dados seria fácil localizar o assento de nascimento de meu Trisavô José Martins dos Santos, natural de S. Pedro da Cova e filho de Manuel Martins dos Santos e de Maria dos Santos. Mas, com grande surpresa minha, nos anos de 1820/1821, na freguesia de S. Pedro da Cova, apenas consegui encontrar um registo de nascimento de um José, filho legítimo de José Martins e de sua mulher Maria dos Santos “do lugar de Carvalhal, desta freguesia de S. Pedro da Cova”.

Será possível que no assento de nascimento de minha Bisavó tenha havido um engano relativamente ao nome do seu Avô paterno, que seria José e não Manuel ??? E cujo apelido seria apenas Martins (sendo o Santos da mulher?). Será possível que ocorressem enganos deste tipo ? A verdade é que não consigo encontrar nenhum José, nascido por volta de 1821 em S. Pedro da Cova, filho de Manuel Martins dos Santos e de Maria dos Santos....

Claro que o engano poderá ser desfeito (ou comprovado) se eu conseguir o assento de casamento (presumivelmente contraído em Valongo) de José Martins dos Santos com Luísa Marques de Oliveira, natural de Valongo e filha de José Marques Oliveira e Maria Marques Burralha...

Enquanto não prossigo nas minhas buscas, gostava que alguém mais experiente do que eu me dissesse se já alguma vez se confrontou com discrepâncias registrais deste tipo.

Se alguém me puder esclarecer sobre este assunto, muito agradecerei.

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247175 | amrr | 05 jan 2010 21:57 | Em resposta a: #247137

Caro Rui Almeida,

No registo de nascimento do seu Avô, realizado em 1912:

1) Que freguesia consta como naturalidade da sua Bisavó Maria Ferreira de Almeida?

2) Qual o nome e freguesia de naturalidade do Pai do seu Avô Manuel de Almeida?

3) Quais os nomes de todos os avôs do seu avô?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247205 | rmalmeida | 06 jan 2010 10:54 | Em resposta a: #247175

Caro Arlindo Rodrigues,

Bem, existem alguns problemas nessa informação e daí também estar preso na informação que disponho.

1) Lousada - Figueiras

2) A minha Bisavó teve o meu Avô com 15 anos e o pai é incógnito

3) Só conheço os nomes dos avós maternos: António Casimiro Ferreira e Anna Teixeira de Almeida

Muito obrigado pela disponibilidade desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247211 | hpinto | 06 jan 2010 12:53 | Em resposta a: #247159

Caro Francisco Andrade:
Pode dar-se o caso de o assento de óbito estar com uma idade incorrecta. O assento de óbito de um 4.º avô meu assegura que ele tinha 61 anos quando faleceu; mas na realidade ele tinha 65, o padre é que se terá enganado.
Cumprimentos,
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247212 | amrr | 06 jan 2010 13:19 | Em resposta a: #247205

Caro Rui Almeida,

E, por conhecimento familiar, sabe o local e a data em que faleceu a sua Avó?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247236 | rmalmeida | 06 jan 2010 15:58 | Em resposta a: #247212

Não sei pois não tenho muito contacto com a família do meu pai, mas vou tentar saber melhor e pesquisar melhor claro, antes dessa pesquisa decidi colocar esta questão aqui para saber da normalidade destas situações.

Resposta

Link directo:

RE: Registos incorrectos?

#247261 | amrr | 06 jan 2010 22:52 | Em resposta a: #247236

Pois, mas era muito importante obter essa informação, de forma a poder validar se o registo que refere é efectivamente o referente ao baptismo da sua Bisavó e não o de outra pessou.

Paralelamente, se o seu pai teve irmãos, deve também obter cópias dos registos de nascimento dos mesmos, por forma a tentar desvendar a questão da diferença de apelidos.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 21:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen