Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Pessoas

Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248009 | João Borges | 18 jan 2010 23:20

No próximo dia 26 de Janeiro, pelas 18h30, o Centro Nacional de Cultura vai fazer uma evocação à figura de João Camossa, um dos fundadores do Centro Nacional de Cultura, em 1945, e do Partido Popular Monárquico, em 1974. João Camossa foi um homem de rara integridade e carácter. Um homem ímpar, muitos me dizem! Nos últimos anos, o seu aspecto indigente e a sua introspecção e afastamento da "modernidade" foleira, que assolapa tudo, empurraram-no para um mundo de vago isolamento. Mas nem por isso perdia o génio e inteligência no discurso. E no afecto. Não era um homem simples. Nunca foi. Mas soube viver na humildade. E muito viveu da caridade. Todos o conheciam como monárquico e não menos ficavam espantados com a disparidade do discurso ante o aspecto formal, bom grado, nos seus inseparáveis sobretudos (mesmo de verão). Não era um monárquico de peruca de seda, nunca foi. Talvez por isso, nele, o contraste era um dos seus argumentos mais válidos – a sua veracidade. Ouvia-se pela sua voz.
No dia 26 de Janeiro – curiosamente 5 dias antes da comemoração do 31 de Janeiro que os Republicanos tanto gostam de recordar – o CNC vai homenagear um cidadão que fez mais pela república do que muitos dos seus pseudo-heróis. Eu conto lá estar, se Deus quiser, com algumas das pequeninas folhas que o meu querido primo João trazia sempre no bolso e gatafunhava e riscava com contas aritméticas infindáveis. O que eu tiver de escrever escreverei nos teus papeis, João, porventura algo para te dizer ou para entreter o nosso tempo. Porque o meu amor também passou a ter o tempo do teu sentimento.

cumprimentos e desejos e boas vindas a este evento
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: CONVITE - Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248011 | tmacedo | 19 jan 2010 00:03 | Em resposta a: #248009

Caro João Borges:

O João Camossa foi com Gonçalo Ribeiro Teles e Henrique Barrilaro Ruas as pessoas que me marcaram mais profundamente.

É com o maior prazer que irei a Lisboa nesse dia.

Obrigado.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248141 | sa_monteiro | 21 jan 2010 14:28 | Em resposta a: #248009

Recordo o João Camossa com enorme respeito, admiração e saudade. Não poderei estar presente pessoalmente, mas lembra-lo-ei nesse dia, como o recordo muitas vezes, sempre que me interrogo porque teimosamente me mantenho monárquico.
O João Camossa foi um dos fundadores do PPM a que eu pertenci e recordo com saudade. Tive a dificil e penosa missão de dirigir esse Partido em época já dificil, em que muitos dos grandes nomes dos fundadores se haviam já afastado. Mas ainda pude manter bem junto do PPM, com carinho, respeito e admiração, muitos desses vultos admiráveis. Henrique Barrilaro Ruas foi um deles (e que saudades!). O João Camossa nunca deixou o Partido, antes se manteve teimosamente, mas de uma forma única, como de resto era sua característica. Não era fácil seguir o seu pensamento, porque muitas vezes estávamos intelectualmente em divergência com algumas das suas visões, outras porque ele estaria bem mais à frente do que nós na visão da sociedade. Acima de tudo, e em termos pessoais, porque eu me sentia uma formiga ao lado dele. Eu fui somente mais um, ele foi uma referência.
Deus lhe dê finalmente a Paz que a sua Alma rebelde e sofredora bem merece.
João, a minha eterna Saudade!

Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248142 | sa_monteiro | 21 jan 2010 14:32 | Em resposta a: #248141

Tinha já escrito esta mensagem em data anterior à homenagem, mas só agora a pude enviar. As minhas desculpas pela incongruência relativamente ao "timing", mas fica o essencial da mensagem: a Saudade e o Respeito, pelo Homem e pelo Monárquico.

Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248144 | João Borges | 21 jan 2010 14:41 | Em resposta a: #248142

caro Fernando de Sá Monteiro

O meu primo João Camossa foi especial. Esta homenagem é algo em que eu participo por muitas razões; a principal: a imensa saudade.
Obrigado pelas suas palavras. Se puder informar outras pessoas suas conhecidas deste evento, fico agradecido.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248165 | manuel cardoso | 21 jan 2010 17:39 | Em resposta a: #248144

Caros amigos

Também eu me associo a esta homenagem, embora não possa estar presente. Conheci o João Camossa da sede do Bairro Azul e, depois, da Rua da Escola Politécnica. Assisti a conversas e discussões fantásticas entre João Camossa, Ribeiro Telles, Dentinho, Moctezuma e Portugal da Silveira, entre outros. Havia um que assistia durante um certo tempo, normalmente folheando um livro, mexendo em papéis e cofiando a barba. A certa altura, interrompia com aquela voz timbrada e ionconfundível e todos ouviam: Henrique Barrilaro Ruas (Henrique Ruas, mais commumente). Seguia-se um instante de silêncio. A que o João Camossa respondia com um argumento fulminante (ele só sabia ser fulminante! Era de génio!) e a discussão recomeçava. Horas nisto. Horas inesquecíveis. Como o João Camossa é inesquecível. Bem empregue, este tempo de evocação do Centro Nacional de Cultura.

Manuel Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248167 | João Borges | 21 jan 2010 17:47 | Em resposta a: #248165

caro Manuel Cardoso

Obrigado pelas suas palavras. Conto enunciar o nome das pessoas que não podem ir e que de alguma maneira eu saiba que gostariam de estar, como é o seu caso.
Vou dar notícias, também, através deste forum.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248220 | João Borges | 22 jan 2010 10:22 | Em resposta a: #248167

Renovo o convite: Homenagem a João Camossa, dia 26 de janeiro, pelas 18h30 no CNC– espaço do Cyber.café, no Chiado; pode-se consultar no site.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248290 | chartri | 22 jan 2010 20:21 | Em resposta a: #248220

Caro João Borges
La estarei, salvo problema de última hora. no Centro Nacional de Cultura
Estará o meu primo e seu amigo José Saluce de Sampaio (que le enviou um e mail).
Ele nos apresentará
Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: conheci igualmente o Barrilaro Ruas. Pertencemos à 1º Assembleia Municipal do Concelho de Cascais e morava relativamente perto de mim, na Parece. Muitas vezes, no final da Assembleia, trazia-o a casa, no meu Honda 600 (carro que parecia uma caixa de fósforos...)

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248315 | João Borges | 23 jan 2010 11:09 | Em resposta a: #248290

caro Ricardo Charters d'Azevedo

Até lá.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248373 | chartri | 24 jan 2010 14:24 | Em resposta a: #248315

Então até dia 26 ás 18 no Centro Nacional de Cultura

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248444 | João Borges | 25 jan 2010 14:18 | Em resposta a: #248220

Renovo o convite: Homenagem a João Camossa, dia 26 de janeiro, pelas 18h30 no CNC– espaço do Cyber.café, no Chiado; pode-se consultar no site do CNC.

cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248584 | Genea Portugal | 27 jan 2010 16:09 | Em resposta a: #248444

João Borges,

As evocações na sessão de ontem em homenagem ao João Camossa, no Centro Nacional de Cultura, fizeram-nos reviver a sua inteligência e exemplo de coerência nas convicções.

A intervenção do João Borges, assim como a do Prof. Jacinto Simões, a do Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, a do Dr. Oliveira Martins e daqueles que quizeram participar no debate (Luís Coimbra, César Guerreiro, entre outros) recordaram com fidelidade a vida intensa do João Camossa Saldanha, na sua plenitude grande e controversa.

Bom será que o Centro Nacional de Cultura possa promover a divulgação do seu trabalho inédito sobre Lisboa, e quem sabe também registando os interessantíssimos depoimentos que ontem ouvimos, que descrevem a personalidade ímpar, rebelde, genial e surpreendente, que a tantos nos marcou.

Um abraço,

Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Homenagem a João Camossa, dia 26 de Janeiro

#248586 | João Borges | 27 jan 2010 16:29 | Em resposta a: #248584

caro Marcos Soromenho Santos

Foi um prazer conhecê-lo. O Távora já me havia falado de si. Acho que foi uma evocação emotiva e afectiva. Depois dou-lhe notícia do que gostava de fazer com os teores da conferência.

um abraço
João Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 09:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen