Leitura de assento de óbito

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Leitura de assento de óbito

#248066 | MartaV | 20 jan 2010 10:31

Precisava de ajuda na leitura de um registo de óbito. O registo parece-me estranho, por ser muito descritivo. O facto é que não consigo perceber o que contém, nem tão pouco quem morreu. O meu interesse devesse a lá constar o nome de um meu antepassado - Luis Peres de Almeida Freire.

Agradeço, desde já, qualquer ajuda.
Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de óbito

#248067 | MartaV | 20 jan 2010 10:32 | Em resposta a: #248066

Na mensagem anterior esqueci-me de colocar o link para o referido assento. Cá vai

http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=4957&NodeID=_413685

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de óbito

#248078 | mtt | 20 jan 2010 15:12 | Em resposta a: #248067

Cara Marta V.
Eis a minha leitura:
---------------------
Quinta dos Freixos
Em os doze do mês de Dezembro de mil oito Centos e um me veio dar parte o Rev. Luís Peres d’Almeida Freire da quinta dos Seixos, que indo um Passageiro recolher-se ao seu palheiro, falecera, e o acharam morto, mandei chamar testemunhas e Pessoas que me informassem do Morto...
---------------------
Como aparentemente quem morreu não foi o seu antepassado, abstive-me de ler o resto.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de óbito

#248087 | marsousa | 20 jan 2010 17:14 | Em resposta a: #248066

Cara Marta

O assento à margem não tem o nome do defunto pois não era conhecido. Embora tenham falado com o irmão do defunto tinham-se esquecido de perguntar.
No texto é referido o Doutor Luís Peres de Almeida Freire, da quinta do Freixos, que foi quem deu a notícia do falecimento ao padre. No final do assento indica-se que com o padre assinou o Doutor Luís José Peres de Almeida, não sei se é a mesma pessoa.
Eu consegui ler praticamente todo o assento. Se achar necessário posso colocar aqui a transcrição.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de óbito

#248126 | MartaV | 21 jan 2010 11:21 | Em resposta a: #248078

Caro Manuel,

Agradeço-lhe a leitura do assento de óbito.

Com os meus melhores cumprimentos,

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de assento de óbito

#248127 | MartaV | 21 jan 2010 11:25 | Em resposta a: #248087

Cara Manuela,

Mais uma vez me auxilia na leitura de assentos, muito admiro a sua capacidade de decifrar a grafia dos registos paroquiais.

Quanto à transcrição do assento, ainda que tenha alguma curiosidade, não é absolutamente necessário, pois aquilo que me interessa diz respeito a Luís Peres de Almeida Freire (meu antepassado). Fiquei a saber, a partir deste registo, que tinha relação com a Quinta dos Freixos, informação bastante importante para as minhas pesquisas.

Um grande abraço e renovados agradecimentos,

Marta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 10:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen