Conde de Sousa Rosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Conde de Sousa Rosa

#248402 | Bernardo-Luis | 24 jan 2010 21:37

Em várias biografias de D.Carlos faz-se referência ao Conde de Sousa Rosa, que teria tido uma "amizade colorida" com a Rainha D. Maria Pia.

Aqui na BD encontrei este:

http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=1404

Em termos de idade, bate certo com D. Maria Pia, de quem faz pouca diferença.

Mas o Conde de Sousa Rosa aparece sempre referenciado pelo título já no reinado de D.Luis.

E não faz muito sentido que D. Carlos tivesse conferido um título ao alegado amante da Mãe, ele que, em vida do Pai, soube do caso e, em determinada altura, instou por carta a Rainha a regressar a Portugal pois as suas ausências do país começavam a ser muito comentadas...
Há referências a uma carta da Infanta D. Antónia Maria para o Rei D.Luis, aconselhando-o a separar-se da mulher e devolvê-la a Itália !

Este Conde de Sousa Rosa é o mesmo ? Porque lhe foi atribuído o título em 1906, quase 20 anos depois da morte de D.Luis (1889) ? A relação manteve-se depois da morte do Rei ?

Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Sousa Rosa

#248595 | Bernardo-Luis | 27 jan 2010 18:47 | Em resposta a: #248402

...

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Sousa Rosa

#248666 | Conde de Granada | 28 jan 2010 12:24 | Em resposta a: #248402

Caro Bernardo,

Tenho a impressão de que é a mesma pessoa de que trata. Todavia, nunca ouvi falar de uma carta de D. Antónia Maria para D. Luís abordando esse assunto... Existe a transcrição original? Em caso positivo, o confrade saberia onde posso encontrá-la? O assunto despertou meu interesse.

Grato, receba meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Sousa Rosa

#248725 | Bernardo-Luis | 28 jan 2010 23:27 | Em resposta a: #248666

Caro Conde de Granada

A carta de D.Antónia para D.Luis vem parcialmente transcrita nesta obra:

http://portalivros.wordpress.com/2009/10/28/d-carlos-david-trueba-e-o-gato-do-simon-nas-novidades-da-objectiva/

Inclusivé a Infanta dá algumas "dicas" ao Irmão para apanharem D.Maria Pia e o Sousa Rosa em flagrante.

Estranho é que D.Carlos, conhecedor do relacionamento, tenha atribuído um título que afronta a memória do Pai.

Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Sousa Rosa

#248752 | Conde de Granada | 29 jan 2010 12:24 | Em resposta a: #248725

Confrade,

Vou adquirir a obra.

De fato, é estranho que D. Carlos tenha concedido o título de conde à Santa Rosa; entretanto, tal dúvida bem se dissipa ao sabermos que, por conta das camarilhas e despudores que envolvem a política, os homens bem são capazes de vender a própria mãe ou, no caso, entregá-la nos braços do amante, ainda nobilitando o mesmo.

Saudações.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 01:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen