São Pedro de Santes, Bispado de Tui e, também, Cal na Galiza

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Hispânia | Pessoas | Regiões

São Pedro de Santes, Bispado de Tui e, também, Cal na Galiza

#248526 | GoldenDays | 26 jan 2010 21:48

Caros Confrades,

Tenho num Assento de Casamento a indicação de que uma das famílias era originária da freguesia de São Pedro de Santes, Bispado de Tui, do Reino da Galiza.

Como desconheço onde fica a referida freguesia, peço ajuda aos Confrades mais conhecedores da matéria no sentido de me ajudarem a localizar a mesma. Penso que o Confrade Millafre se por aí andar seja um dos que me pode dar algumas 'dicas'.

Noutro registo relacionado com a mesma família foi encontrado um "José Pinto de Cal". Julgo que 'Cal' poderá ser o nome de um lugar da Galiza, talvez em Sobreda, mas também necessito de confirmação, pois se fosse apelido, julgo que o mais normal seria encontrar "... da Cal" como acontece noutras famílias da Galiza.

Desde já grato pela vossa ajuda!

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: São Pedro de Santes, Bispado de Tui e, também, Cal na Galiza

#253825 | Millafre | 27 abr 2010 22:05 | Em resposta a: #248526

Una cuestión previa: el obispado de Tui abarca solamente la parte de la provincia de Pontevedra situada al sur de la ría de Vigo y del río Verduxo; el territorio del norte pertenece, grosso modo, al arzobispado de Santiago, menos porción más oriental (tierras de Deza, Trasdeza y Camba), que pertenecen eclesiásticamente al obispado de Lugo. En ninguna de las tres diócesis hay en la provincia de Pontevedra, alguna parroquia con la advocación de S. Pedro de Santes, ni el nomenclátor toponímico registra Santes, aunque hay dos Sante como lugares de parroquias del obispado de Lugo; por tanto, lo único que se me ocurre es que se trate de una transcripción incompleta de S. Pedro de Cesantes, que es efectivamente una parroquia del obispado de Tui, en el municipio de Redondela, limítrofe con el de Vigo, y al borde mismo de la ensenada de S. Simón en la ría de Vigo. Supuesto que se trate de esta feligresía, loslibros antiguos están en el Archivo Histórico Diocesano de Tui, y sus fechas extremas son: B 1635-1896, C 1638-1883 y
D 1637-1879.
En relación con Cal, comparto con usted que deba ser femenino (tanto en gallego como en castellano) y que si va con la preposición de indica procedencia, y no apellido. En el nomenclátor aparece A Cal, en la parroquia de S. Pedrode Tenorio, del arzobispado de Santiago, por lo que no parece que nos sirva, y Cal do Outeiro, en la parroquia de S. Xurxo de Saiáns, municipio de Vigo y obispado de Tui. Podría por tanto referirse a este lugar, y si así fuera hay que decir que se trata de una parroquia de reciente creación (1998), segregada de la más antigua de S. Miguel de Oia. Los libros de Oia están también en el Archivo de Tui y tienen estas datas extremas: B 1588-1894 C 1585-1852 D 1585-1870. Como dicen los toreros, que Dios reparta suerte.

Resposta

Link directo:

RE: São Pedro de Santes, Bispado de Tui e, também, Cal na Galiza

#253924 | anfil | 29 abr 2010 15:33 | Em resposta a: #248526

Caro confrade Millafre e primo Ribeiro de Araújo
Como o lídimo descendente de José Pinto de Cal,filho legítimo de Vitorino José( Cal?) e Ana Pinto,não podia deixar de intervir e transcrever o que encontrei por mero acaso na Página de Foros de Xenealogia (Genealogia de Galiciae), uma informação enviada para o Brasil e veiculada por Xavier Milleiro " Em Redondela,muito perto de Gaxate,existiu uma família que usou durante várias gerações o apelido Rodriguez da Cal.Mais ao final acabaran por usar só Cal ou da Cal.As informações que tenho são dos séculos XVII até fins do XVIII."
Na página da Wikipédia verifiquei que Gaxate é freguesia de S.Pedro de Gaxate,que pertence ao municipio da La Lama,provincia de Pontevedra,que no passado foi capital de uma comarca chamada Cal de Vergazo,que a emigração desta localidade se dirigiu acentuadamente para Portugal,Brasil e Europa.
A certidão de que possuo cópia nada mais esclarece sobre este meu ascendente;por investigação do primo Ribeiro de Araújo, a esposa de José Pinto de Cal,Maria José(noutros doc.Maria de Jesus)Peixoto terá nascido por volta do ano 1833,tiveram o primeiro filho em 24/03/1860,logo ele rondará uma idade próxima,o que nos localiza nos primórdios do Século XIX.
Só acrescento mais que foi Rendeiro da Quinta Ponte, em Lobrigos, Santa Marta de Penaguião,que teve de deixar quando a praga da Filoxera destruiu os vinhedos do Alto Douro.
Com os melhores cumprimentos para ambos,
António Filipe Peixoto(anfil)

Resposta

Link directo:

RE: São Pedro de Santes, Bispado de Tui e, também, Cal na Galiza

#284873 | henrique cal | 17 ago 2011 01:25 | Em resposta a: #248526

Senhores, buscando informações sobre minha família, deparei com seus comentários. Tenho a dizer que minha família Cal, tem origem na Galicia(Pontevedra - Vigo). Meu avô se chamava Manuel Cal Paz, e saiu da Espanha para o Brasil durante a revolução. Era casado com Zaida Cal Gonzalez (Abuim Gonzalez) e teve dois filhos. Pelo que sei, o nome é de familia e não de lugar.
Agradeceria se alguém tivesse alguma referência sobre meus avós que pudesse me enviar ou como chegar a essas informações.

Resposta

Link directo:

São Pedro de Santes, Bispado de Tui e, também, Cal na Galiza

#348903 | mosorio | 04 ago 2014 17:40 | Em resposta a: #248526

Prezado Amigo Celso Milheiro,


O que me leva a escrever-lhe;
Um Amigo, está a fazer a sua Genealogia, ao recuar encontrou este casal, Hermenegildo Gracia e Joana Pereira que julga terem casado cerca de 1730-1740, sabe que foi na freguesia de San Miguel de Oia, Tuy. A questão é que não sabe em que livros procurar, ele tem acesso aos livros parroquiais pelo FamilySearch. Eu suponho que será Pontevedra, estarei certa?

Agradeço a ajuda possível.

Com os melhores cumprimentos.

Maria Emília Osório

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen