Peixotos do Valle - Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Peixotos do Valle - Guimarães

#248546 | jpm2353 | 27 jan 2010 00:43

Caros confrades,

Procuro informações sobre uma família de apelido Peixoto do Valle da zona de Guimarães (séc. XVII e XVIII).

Sei que Josefa Caetana Peixoto da Silva, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1170656 era natural de Guimarães, sendo filha de Cipriano José da Silva, *Póvoa de Lanhoso, S. Bartolomeu da Esperança 05.04.1709 e de Teresa Maria Peixoto do Valle, que casaram na Póvoa de Lanhoso, S. Bartolomeu da Esperança a 29.04.1736, sendo testemunhas os Reverendos Pedro da Costa Lemos, Abade de Travassos e João Gomes, Vigário do Sobradelo, bem como Luís Pimenta de Távora, Cavaleiro do Hábito de Cristo da vila de Guimarães.
Julgo que, esta última, Teresa Maria Peixoto do Valle, terá nascido em Guimarães, freguesia de São Sebastião a 06.02.1704, sendo filha de João Peixoto do Valle e de Feliciana da Luz Silva, tal como consta do NEPS, http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=Sebas;lang=pt;p=joao+peixoto;n=vale, porém gostaria de obter a confirmação desta filiação, bem como dados adicionais sobre a sua ascendência.
Agradeço desde já qualquer contribuição.

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248605 | jpm2353 | 27 jan 2010 20:00 | Em resposta a: #248546

Caros confrades,

A ligação ao sítio do NEPS tem de ser copiada: http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=Sebas;lang=pt;p=joao+peixoto;n=vale

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248618 | vbriteiros | 27 jan 2010 22:52 | Em resposta a: #248546

caro confrade,
há um manuscrito na biblioteca publica do porto - genealogia de algumas familias de guimaraes - que se podia consultar nos reservados sob a cota 1626-manuscritos do dr. jose machado. foi escrito pelo padre torquato peixoto de azevedo, 1622-1705

cumprimentos
v. briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248659 | ruifaria3 | 28 jan 2010 10:57 | Em resposta a: #248546

Caro João Peixoto de Magalhães

A ligação de João Peixoto do Vale aos nobiliários, faz-se através do arcipreste Baltazar de Meira Peixoto, que nas longas temporadas passadas na Quinta de Poveiras, em São Torcato, que pertencia à família, manteve uma relação carnal com uma moça donzela, a quem desvirtuou de sua honra e virgindade, de nome Senhorinha, filha dos senhores do casal da Formiga. Desta relação nasceu Ângela do Vale a 29-Set-1614, que casou com João Francisco, do lugar da Cruz, São Torcato, os quais tiveram, entre outros, Francisco do Vale Peixoto que casou com Ângela Francisca, de quem nasceu João Peixoto do Vale que casou com Feliciana Luz da Silva, pais da referida Teresa.
O arcipreste Baltazar de Meira Peixoto vem referido no Felgueiras Gaio tít.: Meiras § 2, n.º 10. Era filho do escrivão do judicial da vila de Guimarães e cavaleiro fidalgo, Heitor de Meira, casado com Catarina do Vale Peixoto, filha de Baltazar Pinto e de sua mulher Isabel do Vale Peixoto tít.: Carvalhais § 3, n.º 4
A comprovar esta filiação encontramos o processo de Familiar do Santo Ofício de um seu neto residente à Baía de nome António do Vale Peixoto
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248728 | jpm2353 | 28 jan 2010 23:40 | Em resposta a: #248618

Caro Vasco Briteiros,

Agradeço-lhe a informação prestada, porém ser-me-á difícil a ida à Biblioteca Pública do Porto consultar o manuscrito, pois vivo em Lisboa. No entanto, quando puder tentarei consultá-lo, entretanto aguardarei que alguém me possa dar notícias sobre o seu conteúdo que decerto será bastante interessante.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248731 | jpm2353 | 28 jan 2010 23:53 | Em resposta a: #248659

Caro Rui Faria,

Agradeço-lhe imenso a informação prestada, que me era totalmente desconhecida.
Sendo assim, confirmam-se os progenitores da referida Teresa, indicados na minha mensagem inicial.
Logo que possa irei à Torre do Tombo, consultar o processo de FSO de António do Vale Peixoto, pode ser que tenha mais informações, que oportunamente divulgarei.

Cumprimentos,
João

P.S.: Os indivíduos que referiu, também são seus antepassados?

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248792 | ruifaria3 | 29 jan 2010 18:47 | Em resposta a: #248731

Caro João Magalhães,
Apenas pelo arcipreste Baltazar de Meira e outra moça solteira por ele desvirtuada, cuja geração se une aos Fernandes da Quinta de Picouto em Gominhães.
A sua ascendente, Senhorinha Jorge, nasceu no casal da Formiga, foreiro ao cabido da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. Foi baptizada a 21-Jul-1585, era filha de Jorge Fernandes, lavrador de casa abastada, com criados, e de sua mulher Maria Gonçalves. Jorge Fernandes havia herdado o casal de seu pai Fernão Vicente em 1571.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248967 | jpm2353 | 01 fev 2010 23:15 | Em resposta a: #248792

Caro Rui Faria,

Agradeço-lhe novamente a informação enviada.
Fui à Torre do Tombo, consultar o processo de FSO de António do Vale Peixoto, e recolhi as seguintes informações:
Maço 39, Doc. 936 - Feita Carta em 05.09.1701
Habilitando: António do Valle Peixoto, nascido por volta de 1660 (em 1700 tinha 40 anos pouco mais ou menos), homem de negócios, natural do lugar da Cruz da freguesia de S. Torcato, Arcebispado de Braga, morador na cidade da Baia, Estado do Brasil, filho legítimo de João Francisco, natural do lugar da Rua e de Ângela do Valle, natural do lugar da Formiga.
Neto paterno de Francisco Pires, natural do lugar da Rua ou do Casal da Rua e Catarina Pires, natural do Lugar de Cima de Juade (ou de Segade) da mesma freguesia, já falecidos, lavradores, moradores que foram no Casal da Rua da mesma freguesia.
Neto materno de Baltazar de Meira, Arcipreste que foi na Colegiada da Vila de Guimarães e dessa mesma vila natural, Senhor da Quinta de Poveiras?, e de Senhorinha Jorge, natural do Casal da Formiga da freguesia de S. Torcato, já falecidos.
Também consultei o processo de habilitação de Paulo de Meira Peixoto e pode apurar o seguinte:
Maço 9, Doc. 134 – Feita Carta em 20.05.1774
Habilitando: Paulo de Meira Peixoto, nascido por volta de 1753 (em 1773 tinha 20 anos pouco mais ou menos), natural do Casal de Eiras de Cima da freguesia de S. Miguel de Creixomil, filho de Francisco de Meira Peixoto, do lugar do Souto da freguesia de S. Cosme Damião da Lobeira, que nasceu a 20.09.1712 e foi baptizado a 24, e de Catarina Francisca, do lugar do Barreiro da freguesia e Couto de S. Torcato, que casaram na freguesia de S. Torcato a 04.11.1747.
Neto paterno de Manuel de Meira Peixoto (filho de Francisco de Meira Peixoto e de Dona Susana da Silva Preira), que nasceu na Rua de São Dâmaso, freguesia de S. Sebastião da vila de Guimarães, e de Domingas Fernandes ou Domingas de Freitas (filha de Pedro Gonçalves e de Ana Fernandes), natural do lugar do Ribeiral da freguesia de S. Pedro de Azurei, onde foi baptizada a 18.04.1674, era irmã de Isabel de Freitas e ambas sobrinhas de Gonçalo de Freitas, o Guerra. Estes avós paternos do habilitando casaram a 28.01.1715 na freguesia de S. Cosme Damião da Lobeira.
Neto materno de João Francisco, lavrador, do lugar do Barreiro da freguesia de S. Torcato e de Maria Francisca do lugar do Paço da mesma freguesia.
O habilitando Paulo de Meira Peixoto, tem um tio paterno chamado Domingos de Meira que foi padre e fez habilitação em 1734, onde possivelmente haverá dados importantes sobre os seus antepassados.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248969 | ruifaria3 | 02 fev 2010 00:25 | Em resposta a: #248967

Caro João Magalhães,

Confesso já conhecer estes dados. Acrescento que a inquirição mais significativa não é a do padre Domingos de Meira, mas antes a inquirição de genere de Paulo de Meira Peixoto existente em Braga, mais rica inclusive que o próprio processo de FSO.
A única informação que o processo de FSO acrescenta, respeita à data de baptismo de Domingas de Freitas. Na inquirição de Braga, nenhuma das testemunhas depôs referências quanto à passagem de Pedro Gonçalves e Ana Fernandes pelo Assento de Azurém, como caseiros, antes de se fixarem em São Romão de Arões; todos a faziam nascida em Arões.
Pedro Gonçalves adquirira duas alcunhas, a de família, herdada na terra natal, "o Prisco" e "o Paneleiro" adquirida nas suas andanças.
Relativamente aos Meiras a linhagem está bem documentada nos Nobiliários, embora a inquirição ofereça algumas datas significativas. Caso pretenda os dados da inquirição é só deixar o contacto.
Relativamente à sua linhagem acrescento que João Francisco, jornaleiro, filho de Francisco Pires e de Catarina Pires, baptizada esta a 10-Abr-1574, nasceu na Rua Franca e foi baptizado a 07-Abr-1612. Era neto paterno de Pedro Francisco e de sua mulher Maria Vaz, senhores do prazo do casal da Rua Franca e neto materno de Joane Anes e de sua mulher Maria Pires senhores do prazo do casal de Cima Segade.
O casal da Rua Franca fora dotado a Maria Vaz pelos pais, Vasque Anes e Catarina Vaz, por volta do ano de 1550.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248971 | jpm2353 | 02 fev 2010 01:20 | Em resposta a: #248969

Caro Rui Faria,

Agradeço-lhe muito a sua oferta, bem como, os dados adicionais que me disponibilizou, embora só esteja interessado em informações documentais relativas a antepassados meus, pois o Paulo de Meira Peixoto não o é. Nesse caso limitei-me a divulgar os dados do processo que consultei por curiosidade, embora decerto seja de algum modo aparentado com o Arcipreste Baltazar de Meira Peixoto (mas não sei como) e possam ser úteis a algum confrade...
Assim agradeço-lhe o que me puder enviar para jppmag@gmail.com
Já agora, gostaria de lhe colocar duas questões:
1ª – O Cipriano José da Silva, casado com Teresa Maria Peixoto do Valle, referido na minha mensagem inicial, era irmão do Padre José da Silva de Faria (Inquirição de Génere: Processo: 20342, Pasta: 896, Data de realização: 10-Julho-1730), inquirição que possuo e através da qual pude constatar a sua ascendência, sendo filhos de José Francisco de Faria e de Senhorinha da Silva, netos paternos de Francisco de Faria (filho de Gonçalo Francisco de Faria e de Catarina Francisca Gonçalves, neto paterno de Francisco Domingues e de Catarina Fernandes e neto materno de Francisco Gonçalves e de Catarina Gonçalves) e de Catarina Francisca (filha do Padre Francisco Peres Machado e de Francisca Garcia de Matos), e netos maternos de André da Silva e de Maria Lourença - Por acaso estes indivíduos são seus antepassados ou são por si conhecidos? Disporá de informações adicionais sobre eles?
2ª – Sei que Feliciana da Luz Silva, também referida na minha mensagem inicial, era filha de José da Luz (Miz?) e de Teodora Duarte de Castro – Também gostaria de saber se possui alguma informação adicional sobre esta minha gente?

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#248980 | ruifaria3 | 02 fev 2010 09:46 | Em resposta a: #248971

Caro João Peixoto,
Infelizmente sobre as gentes da Póvoa de Lanhoso não poderei adiantar qualquer informação. Apenas informo que Feliciana da Luz Silva era irmã do padre José de Castro do qual poderá existir inquirição. Assim que possa envio-lhe a informação sobre os Meiras.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#249028 | jpm2353 | 02 fev 2010 22:03 | Em resposta a: #248980

Caro Rui Faria,

Agradeço-lhe a informação, e nesse caso, fico a aguardar o que me puder enviar.
Se souber mais dados sobre o Padre José de Castro agradeço que me comunique para ver se consigo descobrir a inquirição.

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#342242 | jmnovais | 09 fev 2014 23:43 | Em resposta a: #249028

caro Rui faria e Joao Peixoto de Magalhães, em Tabuadelo ,Guimarães, por volta de 1700 há muitos "do valle Peixoto", filhos de Roque Francisco e Luciana do Valle... Haverá ligação?

cumprimetnos

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#342243 | jmnovais | 09 fev 2014 23:56 | Em resposta a: #342242

no casamento, em 1695, na Polvoreira, de Roque Francsico (filho de João Gonçalves e sua mulher Maria Francisca) com Luciana do Valle filha de José do Valle e Maria Cardoza (filha natural?), da fregª de salvador do pinheiro, aparece como testemunha antónio do valle peixoto. Nos casamentos das muitas filhas do casal, já em Tabuadelo, sobretudo entre 1703-1740, as ditas aparecem como "do Valle Peixoto" (não sei de onde virá o Peixoto, mas é facto que o usam)

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#342251 | ruifaria3 | 10 fev 2014 10:36 | Em resposta a: #342243

Caro jmnovais

Presumo que o José do Vale acima será José do Vale Peixoto, baptizado a 19-Mar-1645, irmão do herdeiro da quinta de Carvalho D'Arca, Alexandre do Vale Peixoto, de António do Vale Peixoto casado com Jugueiros, na quinta de Funde de Vila e de Manuel do Vale Peixoto Vilas Boas, capitão-mor de Lousada, todos filhos de António do Vale Peixoto, senhor herdeiro da quinta de Carvalho d' Arca e de sua mulher Vitória Vaz de Vilas Boas xn.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#342253 | jmnovais | 10 fev 2014 10:58 | Em resposta a: #342251

caro rui faria,
também creio que sim, mas sem o assento de baptismo de Luciana ainda é só uma hipótese. Noutro ramo, tenho um avoengo João Francisco (filho de António Francisco e Angela Dias, de Pinheiro) casado pela primeira vez com Rosa do Valle Peixoto, filha natural de Alexandre do Vale Peixoto e Domingas Ribeiro.
Casou segunda vez, a 26 Jun 1724, Santa Maria de Vila Fria, com Benta Francisca da Silva (*1700, Sta Mª Vila Fria), filha de Domingos Francisco e Catarina Lemos, casados 27 Nov 1694 também em vila fria; neta materna de António Mendes e Ana Francisco; paterna de Luís de Francisco de Lemos, de Jugueiros (o nome da mulher é omitido).
Aqui parece-me interessante que o mesmo personagem tenha ligações aos vale peixoto, Lemos de Jugueiros e outras personagens curiosas: capitão Manuel Dias Moreira e António de Oliveira Gomes, testemunhas do seu casamento, e, o mais curioso, um dos padrinhos das suas filhas:
(Ana Maria*1725, Salvador do Pinheiro) «padrinho o doutor Crisógono Nunes Madeira, natural de pomares da fgª de santa luzia [de araganil]; madrinha, maria, soltª filha de domingos francisco e catarina de Lemos de Santa maria de Villa Fria». Estranhei esta ligação, dada a distância entre

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#346375 | jmnovais | 17 mai 2014 02:54 | Em resposta a: #249028

o padre josé de Castro referido, no casamento de Maria Leite em Vila Fria, aparece como pai da nubente http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=539087 imagem 849. Têm dados que possam partilhar sobre este personagem?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães - P.e José de Castro

#350974 | jpm2353 | 08 out 2014 05:50 | Em resposta a: #346375

Caro Jmnovais,

A inquirição de génere do P.e José de Castro (*24/12/1689 Oliveira do Castelo) está disponível para consulta em linha aqui: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-42480-10834-89?cc=2125025&wc=9KK4-BZ3:363117701,363401201,363417201,1077064708
Era filho de José Martins de Freitas (*12/03/1656 Abação; +17/01/1703 S. Sebastião) o qual sendo moço, foi para a cidade de Braga aprender o ofício de livreiro e lá casou em 25/01/1679 (Dume), depois de casado foi morar para Guimarães, tendo loja de livreiro nessa cidade, e de sua mulher Teodora Duarte de Castro (*10/04/1661 Dume; +22/09/1735 Oliveira do Castelo), neto paterno de João da Serra (*01/10/1625 Abação; +30/06/1695 Abação) e de Domingas Martins "a galega" (*15/05/1622; +12/03/1702) que se receberam em 9/12/1642 (Costa de Sta. Marinha) e neto materno de João Gonçalves (+02/04/1669 Dume) e de Ângela Duarte de Castro (+28/02/1694 Dume) que se receberam em 29/06/1648 (Dume).

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#350993 | Samuel C O Castro | 08 out 2014 21:25 | Em resposta a: #248546

Prezado João Peixoto de Magalhães,

Muitíssimo obrigado pela gentileza de aqui expor a ascendência do P.e José de Castro, cujo ramo, infelizmente, ainda não consigo entroncar em minha base dos Castros.

Se você, ou algum/a colega, souber ou descobrir, a ascendência da Ângela Duarte de Castro e puder fazer a gentileza de aqui informar, ficar-lhes-ei muitíssimo agradecido.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#351012 | jmnovais | 09 out 2014 13:46 | Em resposta a: #248546

muito obrigado, caro confrade Peixoto Magalhães!
Permita-me uma outra pergunta, que creio ter feito noutro tópico, a propósito de inquirições de genere ou de habilitação FSO: como é possível aceder às mesmas? Tenho dois documentos em particular que precisava de consultar
- habilitação de Domingos Ramos da Cunha cota PT/TT/TSO-CG/A/008-001/6821
- e a inquirição de genere de António Alvares, Nº 7138; Pasta 320; Data de realização 1740-01-06; Naturalidade do inquirido INFIAS,SANTA MARIA, GUIMARAES BRAGA

- estarão disponíveis online? Se não, como poderei consultar? terá algum confrade caridoso a possibilidade de lhes aceder?

grato
joão novais

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#351030 | jpm2353 | 09 out 2014 23:19 | Em resposta a: #351012

Caro confrade João Novais,

Através do Arquivo Distrital de Braga (siga esta ligação: http://pesquisa.adb.uminho.pt/ssearch) poderá saber se existe a IG que procura, deve colocar o nome do inquirido (sem colocar de/da/e de ligação de apelidos) e a palavra "genere" para que não lhe apareçam muitos documentos não relevantes. Atenção que o n.º que aparece a seguir à última barra do CÓDIGO DE REFERÊNCIA é o n.º da pasta dessa IG, o qual deverá anotar para posterior pesquisa no sítio FamilySearch.org.
Existia outro sítio de pesquisa em linha que dava informações preciosas sobre as IG à guarda do ADB, e permitia a pesquisa por concelho/freguesia/nome/nome dos progenitores/etc., mas tem estado em baixo e não sei se voltará a "arrancar" (se o recuperarem pode aceder ao mesmo aqui: http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/fs_pesquisa.html), mas neste caso terá de ter o cuidado de escrever sempre a primeira letra em maiúsculas e as restantes em minúsculas e nunca colocar acentuação nos nomes, nem colocar de/da/e de ligação de apelidos, porque se o fizer não aparece nada...
O sítio do FamilySearch.org disponibiliza muitos processos de IG à guarda do ADB para consulta em linha, poderá aceder ao motor de busca deles através da procura em: Portugal, Braga, Processos de Habilitação Sacerdotal (Genere et Moribus), 1596-1911 (ou seguido esta ligação: https://familysearch.org/search/collection/2125025). Depois deve procurar a localidade 1, 2 e 3 e aparecem-lhe todos os processos digitalizados para consulta dessa freguesia, quando aí chegar só tem de procurar pelo n.º da pasta que pretende.
Boa sorte e boas pesquisas!

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Peixotos do Valle - Guimarães

#351032 | jpm2353 | 09 out 2014 23:27 | Em resposta a: #350993

Prezado Samuel de Castro,

Eu é que agradeço as suas gentis palavras, tenho pena que não o entronque na sua árvore, mas pode ser que com alguma sorte ainda surja alguma ligação...
Quanto à ascendência da Ângela Duarte de Castro deve ser pouco provável descobri-la pois a data é muito recuada e não há livros para a época em que deve ter nascido, pois em Dume, só consegui encontrar os assentos do seu matrimónio e óbito...
Se porventura se voltar a cruzar com informações desta minha gente, agradeço que me notifique por favor.

Reitero os meus cumprimentos. Um abraço atlântico.
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#351428 | ruifaria3 | 20 out 2014 13:43 | Em resposta a: #248546

Caro João Peixoto de Magalhães,

Relembro que poderá existir a possibilidade de ascender na linha Castro caso alguma das habilitações do Santo Ofício, na Torre do Tombo, sob o nome João de Castro Guimarães, corresponder a João de Castro Guimarães, irmão de Feliciana da Luz e Silva e do padre José de Castro. É provável que alguma delas corresponda pois este residia em Lisboa onde era homem de negócios. Talvez exista algum confrade com fácil acesso à grande catedral da investigação histórica nacional que não se importe de aferir esta possibilidade e partilhar os resultados.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#430799 | pedromachado | 30 jan 2021 04:10 | Em resposta a: #342253

Boa noite caros confrades,

O assento de batismo de Luciana do Vale está na freguesia de Pinheiro (São Salvador), Guimarães.
E diz ser filha de Maria ( Cardoza?) solteira moradora em Soutelo..." deu-lhe por pai José do Vale morador na qta ( será quinta?) na freg de Polvoreira".

Cumprimentos,
Pedro Machado

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#430854 | pedromachado | 01 fev 2021 18:53 | Em resposta a: #342243

Através do registo de batismo de Luciana do Vale, não tira as dúvidas todas.. porque o pai aparece novamente com o nome José do Vale , sem Peixoto.
Talvez haja por exemplo uma inquirição de genere de algum descendente que possa ajudar a confirmar que Luciana é filha de José do Vale Peixoto..

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441279 | RainerPN | 04 jun 2022 02:11 | Em resposta a: #248659

Caros confrades,

eu descendo da família "do Vale" da casa da Silva de Gondomar, Guimarães.
Nunca aparece o apelido "Peixoto" nos registros de Gondomar, mas vários descendentes dos "do Vale Peixoto", inclusive os "de Meira" da vizinha S. Torcato aparecem como testemunhas e padrinhos em minha familia de Gondomar. E pude verificar que os Meira poucas vezes "davam as caras" nos registros, sendo caso raro eles aparecerem em outra freguesia.

Escrevo aqui um pequeno resumo de minha pesquisa, acrecentando uma pequena análise dos habitantes da casa da Silva com a pergunta final: Será que os "do Vale" de Gondomar são "do Vale Peixoto"?

Os do Vale são uma familia que pode ser seguida até por volta de 1615 em Gondomar, sendo desde o início moradores na Casa da Silva. Em 1595 é testemunha em S. Torcato Bastião Gonçalves "da Silva" de Gondomar. Em 1596 faleceu Isabel Gonçalves, solteira, irmã de Bastião Gonçalves "da Silva", deixou como sua herdeira sua sobrinha Apolonia Gonçalves. Em 1598 faleceu Bastião Gonçalves "da Silva", deixou como testamenteiro seu genro João Afonso e sua filha Apolonia Gonçalves. Em 1634 casou em S. Martinho do Campo Simão Afonso, filho de João Afonso e Apolonia Gonçalves, moradores na casa da Silva de Gondomar.

Visto que nesta época mais da metade de Gondomar parecia usar o sobrenome “Gonçalves”, não podemos dizer se existe uma relação entre estes Gonçalves e meu antepassado Domingos Gonçalves, que deve ter nascido por volta de 1590 e que se casou por volta de 1610 com Maria do Vale, que era provavelmente de família de fora. Esse casal aparece nos registros do início do século XVII como moradores da casa da Silva. O sobrenome Gonçalves perde importância na sequencia dos moradores da casa, visto que os descendentes de Domingos e Maria herdaram o sobrenome materno “do Vale”. Em 1622 aparece uma Bastiana do Vale como madrinha de uma criança em Gondomar, talvez irmã de Maria.

Em 1632 encontramos o casamento de uma filha de Maria do Vale e Domingos Gonçalves que também se chamou Maria do Vale, casando-se com Gonçalo Francisco. Moraram no lugar do Sabugueiro em Gondomar. Maria do Vale, a filha, deve ter nascido antes de 1615, assim Maria, a mãe, deve ser de 1595 ou antes. Maria, a filha, casa em segundas núpcias com João Ribeiro tendo as filhas Anna Ribeiro 1667-
e Maria do Vale.

Outros filhos de Maria do Vale, a mãe, e Domingos Gonçalves são:

Clara do Vale 1619-1701
Catarina do Vale
e provavelmente:
Inácio do Vale, casado a 26 de Maio de 1647, São Martinho do Campo, Povoa de Lanhoso, com Margarida Gonçalves
João do Vale, padre em Silvares, Guimarães entre 1650 e 1680

No batismo de Clara do Vale em 1619, a madrinha de Clara foi Maria Nunes (de Carvalho), esposa (e parente) do cavaleiro Salvador de Meira Peixoto da quinta de Poveiras na freguesia vizinha de São Torcato, Guimarães. O padrinho de Clara foi Salvador Lopes Prego de São Martinho do Campo que foi casado em 1600 com Isabel Coelho de Vasconcelos, proprietária da casa e Torre da Mota em S. Martinho do Campo.

Isabel Coelho de Vasconcelos foi filha de João de Meira e de Lucrecia Coelho que havia herdado a quinta da Mota de sua mãe Felipa de Araújo. João de Meira foi senhor da quinta de Poveiros em São Torcato, Guimarães (próxima a Gondomar) e teve como irmão Heitor de Meira, casado com Catarina do Vale Peixoto, que foram os pais de Salvador de Meira Peixoto. Assim, Isabel Coelho de Vasconcelos e Salvador de Meira eram primos.

Além disso, é interessante observar que em 1588 a metado do casal do Assento de Gondomar, localizado ao lado da igreja matriz e que hoje se encontra em ruínas, encontrava-se emprazada ao Licenciado Simão do Vale Peixoto, que foi em 1595 corregedor no Lamego e a patir de 1596 da cidade do Porto. Mais tarde o casal do Assento passou para a família dos Vasconcelos, senhores da Mota, em São Martinho do Campo, descendentes daquele Salvador Lopes Prego e de Isabel Coelho de Vasconcelos. Simão do Vale Peixoto foi um primo de segundo grau de Salvador de Meira Peixoto. Simão é citado em Felgueiras Gaio, entre outros no Titulo Vales, § 4°, N 8.

Muitos filhos de Simão do Vale Peixoto como os do casal Salvador de Meira Peixoto e Maria Nunes de Carvalho receberam o sobrenome do Vale Peixoto (muitas vezes omitindo o Peixoto e só mencionando "do Vale") e nasceram por volta de 1590. De Salvador de Meira foram ao menos dois filhos homens e sete mulheres, que viveram na quinta de Poveiras em S. Torcato.

Analisando os registros paroquiais de São Torcato, podemos ver que além de Heitor de Meira, lá também vivia seu irmão Cosme de Meira, cônego em Guimarães além de vários outros integrantes da família, todos na quinta de Poveiras. Estes Meiras são citados em Felgueiras Gaio no Titulo Meiras, § 1°, N 8 e § 2°, N 9. Duas tias de Salvador de Meira Peixoto, Ilena de Meira e Maria de Meira instutuiram em 1616 o morgado de Poveiras junto com o casal da Bouça de S. Tocato que deveria sempre passar para as „fêmeas“ da família Meira.

Clara do Vale, a filha de Domingos Gonçalves e Maria do Vale herdou a Casa da Silva de seus pais e se casou em 25 de Julho de 1648 em Gondomar com Gonçalo Gonçalves (tinha em 1669 uma irmã, Jeronima Jorge, que vivia no casal da Murteira em Longos, Guimarães). As testemunhas do casamento foram João do Vale da vila de Guimarães e Diogo Leite de Azevedo. Este foi um neto de João do Vale Peixoto, ouvidor dos orfãos de Braga, que fora irmão de Isabel do Vale Peixoto, a avó de Salvador de Meira Peixoto. Segundo informação de "Curiosidade de Guimarães XIV" de Alberto Vieira Braga, Diogo havia herdado o prazo da casa da Silva de seu pai, o muito rico Jorge do Vale Vieira (ou Peixoto) fidalgo da Casa Real (e arcediago de Fonte Arcada?) e que tinha vários prazos e casas na região, como por exemplo a enorme quinta do Paço em Briteiros.

Todas essas conexôes nos levam a deduzir de que os do Vale de Gondomar podem descendem da família do Vale Peixoto de Guimarães à qual pertencem todos estes ramos. Eu acredito que nossos do Vale descendem de um dos irmãos da geração de João do Vale e Isabel do Vale acima citados, filhos de Filipa do Vale Peixoto.

Para complementar, segue um pouco sobre a família em Gondomar:

Clara do Vale teve os seguintes filhos, todos batizados em Gondomar:

Catarina do Vale ca 1632-
Inácio do Vale 1634-
João do Vale 1658-/1703
Maria do Vale 1661-

A Casa da Silva foi passada para o filho João do Vale, que se casou por volta de 1685 com Maria Fernandes. O irmão de Maria, Antônio Fernandes era da freguesia de Castelães, talvez um indício de que eles não eram de Gondomar. Ele foi padrinho de Mariana, filha de João e Maria em 4 de Setembro de 1691.

João do Vale deixou a Casa da Silva de herança, talvez dote, para sua filha Mariana Fernandes do Vale, que se casou com Bento Rodrigues da casa Eido de Baixo de Gondomar. Estes dois tiveram pelo menos dois filhos: Teresa Rodrigues do Vale e João Rodrigues do Vale.

O filho João Rodrigues do Vale herdou a Casa da Silva e se casou com Mariana Josefa de Moura do lugar de Fundevila de Nossa Senhorinha de Basto. Eles deixaram descendência em Gondomar (um filho Bento Pereira Cunha foi padre) enquanto sua irmã Teresa Rodrigues do Vale se casa no dia 26 de Abril de 1733 em Gondomar com Bento Gomes de Macedo, o herdeiro da Casa de Santo Tirso em São Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso, deixando aqui também grande descendência.

Me interessaria especialmente uma possível conexão dos do Vale de Gondomar com ramos dos do Vale (Peixoto) mas antigos, assim, qualquer informação é muito bem vinda.

Cumprimentos,
Rainer

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441287 | ruifaria3 | 04 jun 2022 15:35 | Em resposta a: #441279

Caro Rainer solicite o meu contacto ao moderador talvez o possa orientar.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441378 | RainerPN | 10 jun 2022 10:58 | Em resposta a: #441287

Caro Rui Faria,

fico muito feliz em receber uma resposta sua à minha mensagem. Já fiz a solicitação ao moderador, mas ainda não recebi uma resposta. De qualquer modo fiz uma "repescagem" dos registros paroquiais de S. Martinho de Gondomar e descobri algumas pistas que haviam passado desapercebidas por mim:

Em 1614 encontramos como madrinha de um batismo em Gondomar Inês Peixota com a referência „do Campo“ (podendo significar algo diferente, pois está mal legível) Ela poderia ser a freira dos Remédios Inês Peixoto, nascida por volta de 1550 e filha de Paulina do Vale Peixoto e neta do Dr. João do Vale Peixoto. Inês seria assim irmã de Maria Nunes de Carvalho, a madrinha de minha ancestral Clara do Vale de Gondomar.

Em 1624 aparece Bastiana do Vale como madrinha de Jerônima, filha de Anna Pereira de Gondomar. O padrinho foi Domingos Afonso, provavelmente o filho de Miguel Affonso e Maria Ribeira que teve Simão de Meira como padrinho. Ambos, madrinha e padrinho eram solteiros e fregueses de Gondomar. Uma pesquisa na internet só me indicou uma Sebastiana do Vale que teve por volta de 1660 em Guimarães uma filha que se chamou Rosa do Vale Peixoto que aparece em uma diligência para habiltação ao Santo Oficio de sua bisneta Angelica Vicencia Duarte de Meireles nascida em 1737 em Bom Retiro, Minas Gerais.

No dia 10 de Janeiro de 1672 casaram em Gondomar Domingos Fernandes de Gondomar e Jeronima Peixota, „filha do reverendo padre João do Vale vigário em Silvares e sua mãe Maria solteira“. No registro de casamento ela está mencionada errôneamente como "Maria" Peixota - mas em todos os batismos de seus filhos ela é sempre "Jeronima". Uma testemunha deste casamento foi Gonçalo Gonçalves, o esposo de Clara do Vale.
O apelido Peixoto aqui registrado é uma evidência a mais de que nossos do Vale eram também do Vale Peixoto.
Jeronima Peixoto e Domingos Fernandes, a partir de então moradores no lugar da Goiva em Gondomar, tiveram ao menos seis filhos, alguns dos quais tiveram como padrinhos os do Vale da casa da Silva. A filha Esperança do Vale, nascida em 1684, se casa em Gondomar em 1700 com Miguel Fernandes. Eles emprazaram o casal das Quintaes de Sande, foreiro a Fonte Arcada em Gondomar em 1707.

Cumprimentos

Rainer

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441390 | ruifaria3 | 10 jun 2022 16:55 | Em resposta a: #441378

Caro Rainer vá ao paroquiais de São Salvador de Briteiros: AMAP: P-126, fl. 3, n.º 2; AMAP: P-126, fl. 4, n.º 4; P-126. fl. 6 v, n.º 4.
Boas pesquisas!

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441424 | RainerPN | 12 jun 2022 22:11 | Em resposta a: #441390

Caro Rui Faria,

estou imensamente grato pela dica! Muitissimo obrigado.

Então Domingos Goncalves e Maria do Vale viveram pelo menos entre 1608 e 1612 na quinta do Paço de São Salvador de Briteiros onde nasceram 3 de seus filhos.

Poderia a Maria do Vale ser uma filha de Jorge do Vale Vieira? Já que viveu na quinta do Paço e ao mais tardar a partir de 1619 estar em Gondomar no casal da Silva - ambas casas pertenceram a Jorge do Vale Vieira!

Mas é interessante observar que segundo "CURIOSIDADES DE GUIMARÃES. XIV "DA ORDEM MILITAR DO HOSPITAL OU DE MALTA NO ANTIGO JULGADO DE GUIMARÃES" de Alberto Vieira (Ano: 1952, Número: 62) em 1640 o casal da Silva estava emprazado de Diogo Leite de Azevedo, fiilho de Jorge do Vale Vieira, mesmo este Diogo ter sido bem mais novo que Maria do Vale.
No prazo que fez o Priorado do casal de Santa Cruz em Fato de 1627-11-22 Diogo Leite de Azevedo, filho de Jorge do Vale Vieira, era menor de 14 anos, devendo assim ter nascido por volta de 1613 ( https://archeevo.amap.pt/details?id=390974 ).

Cumprimentos,

Rainer

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441455 | ruifaria3 | 14 jun 2022 09:37 | Em resposta a: #441424

Caro Rainer
Nenhuma das hipóteses que coloca são de descartar. Documentamos inclusive, em escritura de 1597, um Domingos Gonçalves entre os criados da casa do Senhor Jorge do Vale Vieira, que poderá tratar-se do mesmo que casa com Maria do Vale, o que explicaria a sua estadia no Paço como recebedor de rendas de seu amo e depois a sua deslocação para Gondomar. Muito próxima parece também ser a ligação ao casal Salvador de Meira e Maria Nunes, pois além de participarem em atos da família, uma das sete ou oito filhas destes, de nome Sebastiana do Vale, refugiou-se na freguesia de Gondomar (onde teria parentes) depois de desonrada pelo Senhor Bernardo do Amaral, poderoso fidalgo. Esta foi mãe de, entre outros, do padre João do Vale abade de Silvares que também está presente nos atos da família. Outra linha associada é a da senhora Branca do Vale que, não sendo mãe de Maria do Vale (pois tem uma filha do mesmo nome que se documenta casada), poderá ter parentesco próximo.
Uma certeza fica, pertencia à mesma família!

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441500 | RainerPN | 15 jun 2022 18:21 | Em resposta a: #441455

Caro Rui Faria,

novamente agradeço de coração pelas interessantes informações compartilhadas!

Realmente, os do Vale de Gondomar podem descender tanto dos Meira de S. Torcato como de Jorge do Vale Vieira, ou de um parente próximo deste. Infelizmente estes ancestrais não nos forneceram nenhuma dica adicionando um apelido como "Meira" ou "Vieira" nos descendentes esclarecendo a dúvida.

Esta Sebastiana do Vale (que até agora não sabia direito onde enquadrar) é certamente a "Bastiana do Vale" que foi madrinha de Verissimo, filho de Anna Pereira em Gondomar em 1624. Como já citei, o padrinho, Domingos Afonso deve ser aquele nascido em janeiro de 1599, filho de Miguel Afonso e Maria Ribeiro, que teve Simão de Meira como padrinho.

Fico feliz em ficar sabendo que o vigário de Silvares João do Vale foi filho desta Sebastiana, pois até agora só podia deduzir que foi parente dos do Vale de Gondomar.

E esta Branca do Vale que citastes deve ser a madrinha de Catarina, filha de Maria do Vale e Domingos Gonçalves, na época (1609) ainda moradores na quinta do Paço em São Salvador de Briteiros e que é mencionada como "Branqua do Valle Vᵃ (viúva?), moradora na Vila de Guimarães na Rua Santa Lucia". Mas onde posso enquadrá-la neste emaranhado de famílias dos do Vale?

Se Branca tiver uma relação próxima aos Meiras de Poveiras, seria mais uma pista ligando Maria do Vale a este ramo da família.

No caso de Maria do Vale ser de Poveiras, poderia ela ser uma filha tardia da geração de Salvador de Meira (que deve ser de aprox. 1560-65), sendo assim uma irmã de Salvador de Meira e cunhada de Maria Nunes. Isso justificaria Sebastiana procurar refúgio na casa de sua suposta tia Maria do Vale em Gondomar. Mas Maria do Vale poderia também ser uma filha de Salvador de Meira ou de um de seus irmãos, mas não deve ter nascido depois de 1590.

Cumprimentos,
Rainer

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#441607 | RainerPN | 21 jun 2022 17:24 | Em resposta a: #441378

Mais alguns dados sobre famílias mencionadas acima:

Inês Peixota

Revendo e relendo os registros paroquiais de São Martinho do Campo, e de Louredo em Póvoa de Lanhoso, vi que a Inês Peixota já mencionada por mim no dia 10 de junho é uma outra e não a freira.

Ela é filha de Salvador dos Guimarães e de Inês da Costa do Couso / Couso (?) de Louredo. Ela já aparece como madrinha por volta de 1587, devendo ter nascido por volta de 1570. Se casou em 19 de junho de 1606 em Louredo com Francisco Machado da Maia.

Em 1600 encontramos uma Maria dos Guimarães do Couso de Louredo nos registros.

Além de Inês Peixota, encontrei também um irmão seu, Thomé da Costa e em 1610 um prezumível outro irmão, Antonio Peixoto - ambos do Couso (?) de Louredo.

Inês Peixota "do Couso" foi em 1603 madrinha de Bento, filho de Salvador Lopes Prego e de Isabel Coelho de Vasconcelos em S. Martinho do Campo. Pelo que sei, este Bento foi o Bento de Meira Coelho de Vasconcelos Prego e Mota, senhor da quinta e torre da Mota em S. Martinho do Campo.

Houve em Louredo em 1626 um casamento de uma Angela Peixota de Louredo com Domingos Moreno de Briteiros.


Outros Meira da Mota

Nos registros também encontrei vários Meira em S. Martinho do Campo. Entre eles estão o por mim já mencionado Simão de Meira. Este faleceu em S. Martinho do Campo em 1599.

Além deste encontra-se uma Isabel de Meira e um Bento de Meira "da Mota".

Em 1610 em S. Martinho do Campo e em 1623 em Louredo aparece como madrinha "Catarina de Meira da Motta"

Estes poderiam ser filhos de João de Meira e de Lucrecia Coelho de Vasconcelos, e assim irmãos de Isabel Coelho de Vasconcelos.

Cumprimentos
Rainer Pfeiffer Novelli

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#442304 | willianslwd | 26 jul 2022 02:45 | Em resposta a: #342251

Ola Ruy Faria
Tudo Bem ? Voce colocou a Vitoria Vaz Vilas Boas sendo XN, onde consigo achar as provas que ela era crista nova.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Peixotos do Valle - Guimarães

#442307 | john2212 | 26 jul 2022 07:33 | Em resposta a: #248546

To know information on Peixotos do Valle, i used
NordVPN 3 year plan to connect to portuguese server and find it.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 06:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen