Bisneto de português (Ajuda)

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Direito | Pessoas

Bisneto de português (Ajuda)

#248765 | Mendes_F | 29 jan 2010 14:54

Olá caros Amigos deste respeitoso fórum,

Me chamo Fernando, sou bisneto de Portugueses (Bisavô e Bisavó) maternos. Já estive em portugal por 3 vezes todas a passeio, nas duas últimas em setembro 2007 e dezembro 2009, onde fiquei hospedado na casa do meu cunhado (portugues), e assim pude conhecer melhor o país, o comportamento e o dia-a-dia da sociedade lisboeta.
Estou a buscar informações sobre a possibilidade de obter a cidadania por atribuição ou naturalização, haja visto que desejo viver de facto em Portugal com minha esposa. Meu avô faleceu ha dois anos sem requerer a sua cidadania, consequentemente minha mãe também não buscou . Pelo que andei a pesquisar aqui no fórum eu não conseguirei obter a cidadania por laços consaguineos. Existe a possibilidade por naturalização? Mas aí eu perderia a nacionalidade brasileira? Vi que por naturalização é obrigatório 6 anos de morada em Portugal. Então seria isso mesmo? Eu não tenho chance alguma?
Tenho documentos dos meus bisavós como carteira de imigrante, BI portugues, passaporte do consulado português no Rio de Janeiro, certidões de casamento e óbito de ambos. Ja dei entrada nos arquivos distritais do porto e de Viseu (Distritos onde eles nasceram) para a obtenção da certidão de nascimento, porém gostaria de saber se estou começando um trabalho burocrático em vão ou se de facto posso ir adiante e me empenhar para conseguir.
Desde já muito obrigado,
Com respeito,
Fernando Mendes Naiberg

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248787 | M.Ribeiro | 29 jan 2010 18:13 | Em resposta a: #248765

Caro Fernando

Penso que se a sua mãe ainda for viva há a possibilidade dela conseguir a cidadania, mesmo com o avô dela falecido. Quando eu requeri a minha o meu pai já era falecido. Procure saber se a mesma regra de pais falecidos se aplica também aos avós. também. O melhor lugar para tirar dúvidas sobre este assunto será sempre o Consulado de Portugal de sua cidade. Por email, por telefone. Ou pessoalmente, dependendo da cidade. Em São Paulo eles davam estas informações por telefone, mas era preciso dizer que o seu local de residência era em São Paulo.

Já a naturalização não é fácil não, pelos depoimentos que tenho visto aqui no fórum.

Espero que você possa ainda contar com a sua mãe e ir atrás dos documentos necessários.

Marli Ribeiro

São Paulo - SP

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248795 | apegejr | 29 jan 2010 19:17 | Em resposta a: #248765

Prezado Fernando,
Vou te repassar o que me foi dito na Embaixada de Portugal aqui em Brasília, onde moro.
Minha esposa, por ser filha de português, conseguiu dar entrada ano passado no processo para tirar a dupla nacionalidade. Quando conseguir (esse processo demora quase 2 anos) meus filhos poderão também fazer a solicitação, e assim passar para os filhos deles, e aí por diante.
No meu caso, que sou neto de português, não foi possivel, uma vez que meu pai não teve interesse em solicitar a cidadania portuguesa, e como já faleceu, não posso requerer a dupla nacionalidade.
Resumindo: Somente aqueles filhos de portugueses conseguem a dupla cidadania. A outra alternativa realmente seria requerer a naturalização portuguesa. Nesse caso perderia todos os direitos aqui no Brasil.
De qualquer forma seria interessante que você confirmasse essas informações que me foram passadas na Embaixada ou Consulado aí onde mora.
Abraços
Amauri - Brasília (DF)

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248800 | RCCORREIA | 29 jan 2010 21:50 | Em resposta a: #248795

E quando a sua esposa a tiver não a poderá pedir também por ela e não só os filhos? Confira essa hipótese.

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248801 | RCCORREIA | 29 jan 2010 21:53 | Em resposta a: #248765

Sua a mãe pode obter a nacionalidade visto ser neta de português mas poderá não manter a Brasileira. Se ela a obtiver poderá depois pedi-la.

Aconselhe-se num Consuladado. Será possivelmente a melhor opção.

RC

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248802 | M.Ribeiro | 29 jan 2010 22:18 | Em resposta a: #248795

Caro Amauri

Como neto de português você tem direito à cidadania sim. A lei que permite a nacionaliade diretamente dos avós já está em vigor, acredito que desde 2006. Foi antes esta data que você requereu a sua, sem conseguir? Antes os netos não podiam.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248804 | M.Ribeiro | 29 jan 2010 22:52 | Em resposta a: #248802

Caro Amauri

Neste Fórum há controvérsias em relação à cidadania aos netos. Então eu retiro o que disse.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248805 | Mendes_F | 29 jan 2010 23:08 | Em resposta a: #248801

Caros amigos,

Obrigado pelas dicas, pois estas estão sendo de muito valor.

Saudações cordiais,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248821 | apegejr | 30 jan 2010 11:04 | Em resposta a: #248802

Prezada Marli,
Foi em 2008 que estive pela primeira vez na Embaixada acompanhando minha esposa, que na ocasião deu entrada no pedido de dupla cidadania, por ser filha de pai português. Não cheguei a requerer a minha, apenas aproveitei a oportunidade para saber se eu, sendo neto de português, também teria esse direito.
Abraços
Amauri

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248825 | M.Ribeiro | 30 jan 2010 12:51 | Em resposta a: #248801

Caros RC e demais

Fui me inteirar do assunto por conta própria, já que há controvérsias neste Fórum. Entrei no site do Consulado Português de São Paulo e também revi as mensagens do Fórum relativas à cidadania portuguesa e cheguei à conclusão final que aos netos só mesmo pela naturalização, que só poderá ser transmitida aos descendentes nascidos depois desta naturalização. Esta informação está bem clara no site do Consulado. Em vista disto, e de uma vez por todas, não vou mais repetir que aos netos também pode ser concedida a cidadania portuguesa dentro das mesmas regras de como é concedida aos filhos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Bisneto de português (Ajuda)

#248826 | M.Ribeiro | 30 jan 2010 12:57 | Em resposta a: #248821

Caro Amauri

Já me expliquei em outra mensagem sobre as minhas afirmações anteriores, que retirei. Entrei no site do Consulado e me convenci que aos netos só mesmo por naturalização, o que não é fácil.

Procure saber se depois que a cidadania for concedida à sua esposa, se você a pode requerer por casamento. Acredito que não, porque o casamento terá acontecido antes da concessão da cidadania, mas não custa averiguar.

Marli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 15:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen