Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Regiões | Famílias

Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249283 | Rosanna | 05 fev 2010 21:38

Boa tarde a todos.
Este sítio tem me ajudado muito a respeito da genealogia. Desde 1995, tento aqui no Brasil ir montando a minha árvore.
Minha família pelo lado paterno (Pinto Nogueira) é de Baião, e tenho encontrado vários antepassados em várias freguesias próximas.(Gestaçô, Valadares, Loivos da Ribeira.)
Como não conheço esta região (Como disse sou brasileira e filha de brasileiros, somente meus avós paternos e maternos e alguns tios, eram portugueses) gostaria de conhecer um pouco da história e da vida nessa região (Curiosidades, economia, lendas) para que possa conhecer como viviam.
Muito Grata
Rosana Lopes Nogueira.

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249342 | macp | 06 fev 2010 19:03 | Em resposta a: #249283

Cara Rosana
Encontrará facil e rápidamente alguns dados na wikipédia. Depois, depende do quanto quiser aprofundar sobre o assunto.
Há alguns confrades que pesquisam famílias desse concelho.
Os meus pais e família aí nasceram também, nesse concelho.
Boas pesquisas.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249370 | Rosanna | 07 fev 2010 01:09 | Em resposta a: #249342

Já entrei em alguns sitios e pude me inteirar um pouco do localização,dessa freguesia.Mas a minha avó Amélia (Ribeiro, por nascimento) evitava falar sobre sua família e meu avô ( Adão Pinto Nogueira) contava algumas histórias sobre como a minha bisa trabalhava,como os filhos a ajudavam na lavoura,etc...Só que eles vieram para o Brasil (Oito irmãos: Todos Pinto Nogueira) por que será que se submeteram a se carroceiro (correspondente de motorista aqui no Brasil) e até ensacador (Carregavam os sacos de café no Porto de Santos) se lá tinham um trabalho na própria terra. Por que será que escolheram o Brasil? Sei que estas respostas não conseguirei responder, mas, sabendo como era a vida no século XVIII e XVIX nessa freguesia posso pelo menos deduzir, ou conjeturar a respeito. O materialda Wikipédia é muito vago e superficial. Uma bibliografia ou algum amigo que por lá viva e possa me inteirar dos fatos me ajudaria e ficaria imensamente Grata.
Creio que encontrar os nomes dos antepassados, embora de muita valia, mereceria um panorama da realidade histórico-cultural desses mesmos individuos, objeto do estudo genealógico.Vejo que a senhora possui o sobrenome Pinto, que também faz parteda minha família. Quem sabe não temos ancestrais em comum se a sua familia for do concelho de baião (Viariz, Gestaçô e ovil).
Um abraço fraterno
Rosana Lopes Nogueira.

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249375 | Augustus_o | 07 fev 2010 01:55 | Em resposta a: #249370

Cara confrade,

puderá utilizar a página do Arquivo Distrital do Porto em http://www.adporto.pt, onde encontrará através da ferramenta "pesquisa", vários (não todos...) registos de baptismos, casamentos, óbitos digitalizados, dos diferentes concelhos que pertenciam ao distrito do Porto, pelo menos até à 100 anos...

Cpts,
Augusto Costa

Ps: também tenho algumas raízes em Gestaçô, mas do meu apelido Queiroz.
poderá aceder directamente à página da pesquisa através de:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/default.aspx?page=basicSearch&SearchMode=bs

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249390 | Rosanna | 07 fev 2010 11:30 | Em resposta a: #249375

Caro confrade
Já estou pesquisando os assentos através desse site. Na freguesia de Viariz, só existem digitalizados assentos de batismos a partir de 1883. Aqui em Santos, temos o Serviço de História da família da Igreja dos mórmons e pedi esta semana os microfilmes dessa freguesia. Se necessitar alguma informação, posso pesquisar.

Muito grata.
Rosana

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249402 | macp | 07 fev 2010 13:34 | Em resposta a: #249370

Olá, Rosana
Pois quem sabe se temos laços comuns?! No entanto, mal vi a sua primeira mensagem, procurei nos meus dados e não encontrei nenhum Pinto Nogueira. Os meus antepassados próximos e mais longínquos nascidos no concelho de Baião, são, na maioria, de lugares das freguesias de S. Tomé de Covelas, Santa Cruz do Douro e Santa marinha do Zêzere, poucos de Valadares, Viariz e Gestaçô.
Quanto à decisão de terem os seus bisavós decidido sair de Baião , não tem mistério nenhum. Nessas altura ( agora também , mas das notícias que tenho o concelho procura progredir) , esse concelho era muito pobre. Embora as pessoas trabalhassem na agricultura, era praticamente uma agricultura de sobrevivência, é o que penso , salvo melhor opinião.
Vá dizendo coisas.
Abraço.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249403 | macp | 07 fev 2010 13:39 | Em resposta a: #249375

Caro Augusto
Por curiosidade, tenho na família uma
Maria de Queirós, n. em Gestaçô, filha de Pedro Alves e Maria da Fonseca, de Avessadas, Gestaçô casou com José Ribeiro em 1705. Alguma ligação aos seus?
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249406 | Augustus_o | 07 fev 2010 14:01 | Em resposta a: #249403

Cara confrade Maria Pinto,

o que consegui coligir, é ainda mt "pouco", pois não tenho tido o tempo para uma "investigação" mais profunda...

apenas através do AdP cheguei aos finais do séc. XVIII.
Tal se deve ainda ao pouco treino de ler a caligrafia do português de então...

Mas com tempo lá chegarei...

os meus Queiroz são do lugar de Logocem, Gestaçô. Mas devem-se entroncar todos se corrermos o fim da história...

Cpts,
Augusto

Ps: tenho ! Ribeiro na família, como padrinho (que não sei se era familiar), que vai dar o apelido à afilhada.
se quiser remeto-lhe o pouco que descobri.
o meu email é augustus1980(arroba)netcabo(ponto)pt

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249410 | macp | 07 fev 2010 15:32 | Em resposta a: #249406

Caro Augusto
Envie-lhe um mail.
Obrigada.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249444 | Rosanna | 07 fev 2010 22:53 | Em resposta a: #249402

Olá Maria
Muito obrigada por pelo menos esclarecer que era uma agricultura de sobrevivência. Sempre morei na cidade de Santos, bem urbana e não tenho nenhum conhecimento sobre a realidade das freguesias em questão.
O meu avô era :
Adão Pinto Nogueira filho de Manuel Pinto Nogueira(1854) casado com Custódia da Conceição
filho de Domingos Ribeiro Pinto e Maria Ignacia da Purificação.
Neto paterno de Caetano José Nogueira e Joanna Pinto
Neto materno de Manuel Monteiro de Carvalho (provavelmente de Campelo) eMaria Ignácia.
Tenhomuita esperança, agora que pedi os microfilmes de Viariz, para a Igreja dos Mórmons que encontre as datas desses meus antepassados e possa completar um pouco mais minha árvore.
Muito Grata pela atenção, e se por acaso nas suas pesquisas encontrar algum desses nomes agradeceria seme ajudasse nas pesquisas.
Um grande abraço.
Rosana Lopes Nogueira.

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249474 | Mário Marques | 08 fev 2010 09:30 | Em resposta a: #249402

Confrade Maria A. Pinto
Tambem tenho antepassados em Covelas e Santa Cruz do Douro, tendo um dos ramos mantido os apelidos pelo lado varonil de Almeida Pinto.
Nasceram, viveram e morreram desde o seculo XVII ao XIX no lugar das Eiras da freguesia de Santa Cruz do Douro.
De 1870 para cá apenas conheço o ramo que deriva de meu bisavô que veio viver para a cidade do Porto.
De um outro ramo feminino unido ao apelido Lara vivem pessoas no concelho de Resende
Terá alguma coisa a ver com estes Almeida Pinto do lugar das Eiras?
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249487 | macp | 08 fev 2010 11:58 | Em resposta a: #249444

Bom dia, Rosana
Vou estar atenta a esses nomes. Diga-me as freguesias onde nasceram esses indivíduos que indica, se faz favor.
Já verificou no site etombo que estão on-line os assentos dessas freguesias? Entre lá e veja. Vai ter , com certeza, uma boa surpresa.
Abraço.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249490 | macp | 08 fev 2010 12:09 | Em resposta a: #249474

Caro Mário Marques
Verifiquie e encontrei: Em Eiras, Santa Cruz do Douro - Brites Pinto ( n. em 1751) filha de António Pinto e Maria Pinto do mesmo lugar; Gonçalo Pinto cc Maria de Sá , inícios do séc. XVIII; Almeida Pinto não aparece. De Santa Cruz do Douro, ramo do meu avô materno, tenho muitos indivíduos de vários lugares da freguesia. Fonseca e Pinto essencialmente.
Cumprimentos
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249515 | Rosanna | 08 fev 2010 17:02 | Em resposta a: #249487

Cara maria

Muito te agradeço pela atenção. Já estrei no site etombo e achei o casamento dos meus avós, a data de morte de Domingos Ribeiro Pinto e de Jerônimo Correia de Magalhães, pai da minha bisavó materna. Porem no site em questão só constam registros a partir de a868 (casamentos) e batismos a partir de 1884. Porém pedi os microfilmes da freguesia de Viariz . Embora acredite que Domingos Ribeiro Pinto (+ -1875) e seu pai Caetano José Nogueira sejam naturais de Loivos da Ribeira e Ovil.Os microfilmes que pedi de Viariz abrangem batismos,casamentos e óbito a partir de 1500 + -
Sei que você (ou srª) já deve ter pesquisado os seus antepassados mas se necessitar de algo, quando o microfilme chegar esteja a disposição, assim como os que utilizam esse maravilhoso fórum.
Um abraço das terras de cá.
Rosana Lopes Nogueira.

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#249559 | macp | 09 fev 2010 12:21 | Em resposta a: #249515

Cara Rosana
Ainda bem. Desejo-lhe muito sucesso nas suas pesquisas.
Agradeço a disponibilidade. Manter-nos-emos então em contacto.
Abraço.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#250110 | rijo | 18 fev 2010 16:38 | Em resposta a: #249402

Caras Maria A. Pinto e Rosana Lopes Nogueira,

Tenho alguns antepasados naturais de Viariz mas nas pesquisas que fiz no ADP nunca cheguei a conseguir encontar a sua filiaçao.
Talvez nas vossas pesquisas se tenham cruzado com estes meus ascendentes. Encontram-se no Genea em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=486837

Antecipadamente agradeço a atençao, com os melhores cumprimentos.
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#250124 | 2570 | 18 fev 2010 19:31 | Em resposta a: #249474

Caro Confrade
Tenho ancedstras de Santa Cruz do Douro, também do lugar das eiras.
Manoel Maral Moreira eMaria Josefa.
Será que por acaso se deparou com estes nomes nas suas pesquisas?
Deduzo que tenham vivido por volta de 1750.
Relativamente ao Porto, também os meuas antepassados vieram de Baião para o Porto, com nomes de familia: Soares, Moreira, Pinto.
Cumprimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#250158 | macp | 19 fev 2010 13:42 | Em resposta a: #250110

Caro Luís Alves
para já, não encontrei nada. Vou ficar atenta.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#250167 | rijo | 19 fev 2010 19:00 | Em resposta a: #250158

Cara Maria Pinto,

Agradeço a atençao, também estarei atento aos seus.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#264215 | Scalize | 22 out 2010 02:02 | Em resposta a: #250167

Minha avó chama-se Ida da Conceição filha de Benjamim dos Reis Pinto e Olinda da Conceição. Ela nasceu em Viariz em 1914. Veio para o Brasil com 2 anos e faleceu em 2006 na cidade de Taquaritinga - Estado de São Paulo - Brasil

Paulo Sergio Scalize

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#340146 | ruialberto | 29 dez 2013 22:36 | Em resposta a: #249490

Cara Maria Pinto,

Pode me dizer quando se deu o casamento de Gonçalo Pinto e Maria de Sá? Tem o nome dos pais dos noivos?

Descendo do filho deste casal, Filipe Ribeiro.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#340196 | macp | 31 dez 2013 14:41 | Em resposta a: #340146

Caro Rui
Pois ainda não encontrei nada. Creio que será um daqueles casos que acontece mais do que gostaríamos com os documentos de Santa Cruz do Douro: não existem certos documentos em algumas épocas, ou estão em mau estado ou desapareceram mesmo. Vou registar para verificar de novo mas penso que foi isso que aconteceu. Os documentos já estão on-line para serem consultados em www.adporto.pt
Foi um gosto "cruzar-me" com pessoas do meu sangue: esses casais são ascendentes de meu avô nascido em 1902, em Santa Cruz do Douro (Cedofeita) e faleceu em 1993. ERa casado com a minha avó Conceição de Jesus/da Fonseca, do Outeiro- S. Tomé de Covelas) ( 1906-1983).

SE puder ser útil em mais alguma coisa, agradeço que mo diga. Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#340197 | ruialberto | 31 dez 2013 14:51 | Em resposta a: #340196

Eu apenas encontro o casamento de Gonçalo Pinto, mas com Jozefa Francisca (?), em 1709, Sta Cruz do Douro. Certamente não será o mesmo.

Podemos trocar email, se tiver disponibilidade,

ruialbertovrocha@gmail.com.

Atentamente

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#340198 | macp | 31 dez 2013 15:12 | Em resposta a: #340197

O filho que a mim me interessou foi António Pinto que casou com Maria Pinto (ambos de Queixomil) a 2 de Maio de 1713. Será este António irmão de Filipe? Terá Gonçalo Pinto (este era de Eiras) casado 2 vezes? Tenho que verificar os dados que tenho. Ou é outro? Acontece que realmente muitas vezes apenas temo os assentos de casamento.
Vou enviar-lhe um mail.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

Dados sobre a freguesia de Viariz e Concelho de Baião.

#372223 | sandrazitta | 20 jul 2016 09:10 | Em resposta a: #249370

olá, eu sou de Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião e tenho familiares que emigraram para o Brasil e segundo o meu avô quem partia não olhava mais para trás. O avô dele foi com alguns filhos mais novos e nunca deu notícias. Curiosamente outras pessoas procuraram pelo filho e pelo meu avô após o seu falecimento mas nunca se chegou a saber mais informações. Apesar de trabalharem nas próprias terras, o facto de não saberem ler ou escrever fazia com que muitos fossem enganados e perdessem as suas posses (por exemplo, perdiam a terra porque não pagavam imposto e quem pagava por eles apoderava-se do terreno). Não nos podemos esquecer do tempo da fome, porque o período de 1900-1974, passa por duas guerras na Europa e o período de ditadura cá em Portugal o que implicou muita miséria e desgraça.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen