Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#249785 | Escorcio | 13 fev 2010 21:40

Encontrei este assento de baptismo:

Nasceu Joana a 24.06.1733 e b. a 02.07.1733 em Chaves
filha de
Domingos do Cid Castro e de sua mulher D. Maria Penha de França (de Mirandela)
Está indicado que "Foi padrinho o tio da baptizada Francisco do Carvalhal Borges", que era governador do Forte de São Neutel.

Francisco do Carvalhal Borges era natural dos Açores (Ilha Terceira), penso portanto que seria tio pela parte de sua mulher D. Maria Madalena Teles de Távora.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=605220

Se algum confrade tiver informações sobre este casal, agradecia que me informasse.

Eu estou interessade em estabelecer a relação entre a familia Carvalhal / Teles de Távora e os Cid Castro / Penha de França.

Procurei mas não encontrei nada sobre essa familia na base de dados da Génea.

Desde já agradeço.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#249787 | Samuel C O Castro | 13 fev 2010 21:59 | Em resposta a: #249785

Prezada Paula,

Pesquisando em minha base e em um grande arquivo de pendências, não achei o casal Domingos do Cid Castro e Maria Penha de França.

Como tenho interesse no entroncamento do ramo dele junto aos demais, caso localizares a ascendência dele, peço sua gentileza de me informar.

Se em suas pesquisas tiveres outros Castros, inclusive ligados aos Escórcios, e puder me informar, agradeço.

Muito obrigado. Ótimo fim de semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#249810 | a mesquita | 14 fev 2010 12:40 | Em resposta a: #249787

Bom dia.:
Nas paginas Familiares -Familia CID- MELO E CASTRO -SOUSA CABRAL- etc talvez encontre alguns elementos que lhe interessem .
De qualquer modo se especificar o que lhe interessa é possivel quel eu possa ajudar.
A Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#249817 | Escorcio | 14 fev 2010 14:22 | Em resposta a: #249810

Para A Mesquita

Muito obrigada. Eu vivo em Bruxelas de modo que não tenho acesso a todos os documentos, livros etc.

Gostava de saber alguma coisa sobre os ascendentes do casal Domingos do Cid de Castro e de sua mulher Maria da Penha de França.

Como expliquei en 1733 o casal vivia em Chaves onde nasceu a filha Joana.
----
Para Samuel

Muito obrigada Samuel. Se tiver mais elementos informarei.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#249915 | Arauto Montemor | 15 fev 2010 17:36 | Em resposta a: #249817

D. Maria da Penha de França de Melo e Meneses era prima co-irmã de D. Maria Madalena Teles de Távora. A mãe desta, D. Joana Teixeira Pessoa era irmã do pai daquela, Manuel Homem Pessoa, ambos filhos de Simão da Costa Pessoa e de D. Brites Teixeira. Estão (quase) todos no Genea, mas desconectados...

Se quiser detalhes sobre a família de D. Maria da Penha de França, por favor mande-me um mail para arauto.montemor@gmail.com Sobre Domingos do Cid e Castro, sei pouco: nomes dos pais, alguns detalhes biográficos e a descrição física: "rosto cheio e falto de um dente da parte de cima com os beiços grossos". :)

Disponha!

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#249979 | Samuel C O Castro | 16 fev 2010 10:54 | Em resposta a: #249915

Prezado Arauto Montemor,

Se quiseres que eu escreva para seu e-mail, sem problema algum. Mas para o tópico não ficar sem uma solução da ascendência do Domingos do Cid e Castro, que futuramente poderá ser de interesse de outros/as colegas, se puderes fazer a gentileza de aqui expor a ascendência dele e dados biográficos de interesse genalógico, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#250052 | Arauto Montemor | 17 fev 2010 14:33 | Em resposta a: #249979

Ora, sobre a ascendência sei muito pouco, aliás quase nada!

Domingos Cid e Castro, pelos meus apontamentos, terá nascido cerca de 1696, f.º do Padre Jerónimo de Cid e Castro, de Mirandela, e de Catarina Fernandes, solteira, de Mascarenhas (freguesia do mesmo concelho).
Dados biográficos:
Assentou praça, como soldado voluntário de cavalaria, no Regimento de Cav.ª de Trás-os-Montes, a 20 de Julho de 1726 (A. N. T. T., Ministério do Reino, decretamento de Serviços, letra D, m.º 35, n.º 8.). Promovido, por decreto do Conselho da Guerra de 15 de Abril de 1752, a capitão de infantaria no Regimento de Infantaria de Chaves, comandado por D. Hugo O’Kelly, sendo ajudante do 1.º batalhão; foi promovido a sargento-mor no mesmo regimento, em 7 de Agosto de 1762. Foi reformado nesse posto em 27 de Novembro de 1766. (Estas últimas referências retiradas do Catálogo dos Decretos do extinto Conselho da Guerra, do Coronel Madureira dos Santos).
Como disse, tinha um “rosto cheio e falto de um dente da parte de cima com os beiços grossos”. :)

Cumprimentos para o outro lado do Atlântico!

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#250061 | Samuel C O Castro | 17 fev 2010 16:40 | Em resposta a: #250052

Prezado Arauto Montemor,

Muito obrigado pelas informações.

Ainda não está sendo possível o entroncamento junto aos demais Castros, mas vamos aguardando que algum/a colega tenha e possa informar a ascendência do Pe. Jerônimo de Cid e Castro.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Domingos do Cid Castro e D. Maria Penha de França (Mirandela/Chaves)

#250129 | a mesquita | 18 fev 2010 22:14 | Em resposta a: #249785

Conforme anterior mensagem são estes os dados disponiveis -segundo o Padre Ernesto A. P. Sales :

DR.Domingos do Cid e Castro era natural e residente em Mirandela onde veio a falecer em 1768,e era filho do instituitor do Morgado-Padre Jeronimo do Sil e Castro.
Foi juiz em Mirandela em 1723 e 37 .
Em 1758 era capitão de Infantaria em Chaves chegando a Sargento mor desse regimento.
Casou com sua prima D. Maria da Penha de Fraça Meneses e Melo natural de Chaves filha de Manuel Homem Pessoa,governador da CIDADE E CASTELO DE bRAGANÇA e de D. Maria Josefa de Meneses e Melo.

Domingos do Cid e Castro era 5ºneto de Domingos do Sil de Morais, capitão-mor de Vila -Flor e de D. Branca Teixeira, de Veiga de Lila;4º neto de Francisco do Sil Morais, capitão-mor de Vila-Flor e de D. Catarina de Almendra.

Deixou varios filhos
Francisco Inacio de Cid Melo e Castro-mais velho e sucessor na administração do Morgado
Jeronimo de Cid Melo e Castro e varias filhas

Espero poder ter ajudado
A Mesquita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 01:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen