Trevões

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Trevões

#249812 | Nelita | 14 fev 2010 12:52

Caro João Braz:

Em 1723, é baptizada em Várzeas uma filha natural de Manuel da Costa Amado e de Joana de Almeida, natural de Trevões.
Sabe quem é Joana de Almeida? Tem mais alguma informação dos ascendentes de Manuel da Costa Amado?

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Trevões

#249857 | jaboo | 14 fev 2010 19:08 | Em resposta a: #249812

Cara Nelita,

O seu antepassado Manuel Amado da Costa foi baptizado em Trevões a 20/11/1697 (padrinhos Manuel Fernandes Paschoal e Maria Lopes), e era filho de Manuel Amado e sua mulher Maria Ana da Costa, casados em Trevões a 10/2/1688 (Testemunhas Manuel de Almeida Camelo e Manuel de Gouveia Pacheco). Infelizmente o assento de casamento não dá a filiação desses ultimos por isso pode-se dificilmente ir mais para trás nessa ascendência. No entanto, havia poucos Amados nessa época em Trevões. Po isso há forte possibilidade que o seu Manuel Amado (casado em 1688) tenha sido filho dum desses 2 casais:

1- Domingos Amado e sua mulher Isabel Fernandes (baptizaram uma filha Maria em 1655)
2- Antonio Amado e sua mulher Catarina Fernandes (pais de Maria Fernandes casada em Trevões em 1695 e de Antonio Amado com descendência Amada em Penela).

O seu Manuel Amado terá sido filho de um desses 2 casais. Mas nesse momento não tenho dados que possam dizer qual deles. Também não tenho dados sobre a Joana de Almeida.

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Trevões

#249869 | Nelita | 14 fev 2010 22:09 | Em resposta a: #249857

Caro João Braz:

Obrigada por mais estas informações.

Com amizade
Nelita

Resposta

Link directo:

Trevões

#451831 | goncalo.regalo | 09 jan 2024 20:16 | Em resposta a: #249857

Caro João Braz,

Espero que esteja tudo bem.
Dei com este seu post de há alguns anos. Curiosamente, ao estudar um ramo familiar meu da zona de Belmonte deparei com o casamento do meu 7o avô José Rodrigues Mello com Isabel Rodrigues Amada, filha de António Braz Amado de Penela da Beira, e bisneta do casal Antonio Amado e Catarina Fernandes de Trevões que refere no seu post. Estou com alguma dificuldade em aceder aos arquivos de Trevões online. Teria por acaso mais informação sobre estes meus avoengos?

Obrigadíssimo,

Com os melhores cumprimentos

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Trevões

#451850 | jaboo | 11 jan 2024 00:40 | Em resposta a: #451831

Caro Gonçalo,

Agradeço o seu contacto. Infelizmente não tenho nada para trás desse casal. E vai ser dificil recuar na ascendencia pois os registos de Trevões apenas começam em 1631. Apenas lhe posso dizer que Antonio Amado faleceu em Trevões em 2/5/1668 e sua mulher Catarina Fernandes em 20/9/1662. Foram pais de pelo menos 2 filhos, entre os quais Antonio Amado que casou em Penela da Beira em 26/7/1685 com Maria Brás (ou Dias), batizada em Penela da Beira em 15/2/1658, filha de Manuel Brás e de sua mulher Domingas Dias (ou Fernandes), casados em Penela da Beira em 4/3/1656.
Antonio Amado e Maria Brás tiveram pelo menos 4 filhos em Penela da Beira, entre os quais o seu Antonio Braz Amado que foi batizado em Penela em 10/8/1687. Pode-me dizer com quem ele casou e com quem teve a sua Isabel Rodrigues Amado?
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

Trevões

#451852 | goncalo.regalo | 11 jan 2024 09:11 | Em resposta a: #451850

Caro João,

Obrigadíssimo pela pronta resposta.

Portanto, António Braz Amado, por razões que só podemos especular acaba por se casar na freguesia de Gonçalo com Isabel Rodrigues em 1721. Esta é filha de Francisco Rodrigues de Gonçalo e Natália Lopes da Quinta da Gaia, Belmonte casados em 1691.
Do casal António e Isabel conheço apenas uma filha, mas é provável que tenham tido mais prole. Isabel Rodrigues Amado casa então em 1755 com o meu séptimo avô João Rodrigues Mello, proprietário em Gonçalo. O Amado "perde-se" aqui, com o filho do casal Manuel Rodrigues Mello casando-se este em 1780 com Maria de Almeida Calheiros, bisneta do tabelião de Valhelhas Manuel de Almeida Calheiros. E por aí em diante...

Cumprimentos

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Trevões

#451868 | jaboo | 12 jan 2024 01:04 | Em resposta a: #451852

Caro Gonçalo,

Agradeço os dados que mandou. Eu também descendo dos Amado de Penela da Beira, apelido que também raramente foi usado pelos meus antepassados, perdendo-se rapidamente no sec XVII. Possível todos os Amado daquela região serem parentes e descendentes dos Amados que ali foram senhores de Penela da Beira e Trevoes (e alguns alcaide-mores de Penedono) no sec XIV.
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

Trevões

#451873 | goncalo.regalo | 12 jan 2024 10:41 | Em resposta a: #451868

Caro João,

Obrigado mais uma vez. De facto seria interessante descobrir uma hipotética ligação a Gonçalo Mendes Amado e essa gente. Será improvável não existir, mas sem registos fica então como possibilidade.

Cumprimentos

Gonçalo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 23:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen