Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#250321 | Philippe-Emmanuel | 22 fev 2010 21:29

Carissimos,

Visto nao ter localizado nenhum topico aferente à familia de Menezes no termo de Montemor-O-Velho, achei por bem criar um novo para debate.

Localizei, na minha pesquisa, os seguintes dados:

Joam Gonçalves de Menezes cc. Paschoa Gonçalves ou Paschoa Rodrigues a 20 Fev de 1699 na Liceia, freguesia de Montemor-O-Velho e teve os filhos seguintes :
Maria de Menezes n. 15 Nov 1699
Teresa Gonçalves de Menezes da qual descendo
Isabel Gonçalves de Menezes nascida a 5 abril 1701
Joam de Menezes n. 8 Março 1703
Josepha Gonçalves de Menezes n. 21 Maio 1705

Agradeço qualquer info e ajuda sobre estes de Menezes de Montemor-O-Velho.
Qual a ligação desta familia de Menezes com demais familias da zona ? até de cantanhede ?

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#255824 | Filipe Manuel | 01 jun 2010 23:07 | Em resposta a: #250321

Ninguém se dispõe ? Renovo pedido com votos de saudações gratas

Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#259155 | TMA | 23 jul 2010 09:27 | Em resposta a: #250321

A actual Casa Municipal da Cultura de Cantanhede pertenceu à Família Coelho de Sampaio, da qual descendo, pelo lado materno, e pouco ou nada sei. Parece que esta entronca a determinada altura com o meu lado paterno, Cardoso de Menezes, e com os Corte-Real, sendo aqui mais fácil entender porquê: a minha Bisavó (Coelho de Sampaio, etc) é prima direita do Augusto de Castro Sampaio Corte-Real, filho de Augusto Maria de Castro e de Isabel Mª Babel de Sousa Sampaio.
Se me poder ajudar na busca de informação do ramo de Cantanhede (Coelho de Sampaio), que também tem ligação a Montemor-O-Velho, agradeço-lhe muito. O nome da minha Avó é FERNANDA DE SÁ CARVALHO SAMPAIO, o da respectiva Mãe desconheço na íntegra, apenas sei que é Ema(...).

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#259156 | Augusto Tavares | 23 jul 2010 09:42 | Em resposta a: #259155

Caríssima TMA,

O nome da sua bisavó era Ema de Sá Carvalho Coelho de Sampaio casada com José Cristino, médico em Verride.

Trisavós: Quirino Júlio Forte Coelho de Sampaio c.c. Albina Augusta de Sá Carvalho
4.os Avós: Dr. Francisco Coelho de Sousa e Sampaio c.c. Maria Madalena Pinheiro Forte de Oliveira
5.os Avós: Dr. Francisco Coelho de Sousa e Sampaio c.c. Gertrudes Augusta Henriques de Castro, Senhora da Casa de Cantanhede
6.os Avós por D. Gertrudes: Dr. João de Castro Henriques, que já encontra aqui na base de dados do geneall.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#259158 | TMA | 23 jul 2010 10:34 | Em resposta a: #259156

Caro Augusto,
muito obrigada pela rapidez da resposta e pelos dados tão esclarecedores.

Caros Filipe Manuel e Augusto,

a minha Avó (n. Montemor-O-Velho) era prima, desconheço em que grau, e foi contemporânea, da Srª Dª Mª Amélia Toscano, filha do 1º visconde do Valdoeiro. Cheguei a conhecê-la pessoalmente. Afirmava de forma peremptória que este seu ramo era descendente dos marqueses de Marialva, sendo a própria detentora de bens anteriormente pertencentes aos mesmos...(????).
A minha Avó era também parente de Carlos Manuel Coelho de Sampaio Toscano Homem de Sá, filho de Carlos Homem de Sá e Serpa e Mª Madalena Coelho de Sampaio e Castro Toscano de Albuquerque.

Uma casa em Montemor-O-Velho (no seu portão ostenta umas armas (?) em pedra), que me disseram não pertencer originalmente à Família, foi pertença da mesma até ser adquirida pela Câmara.

O meu ramo paterno, Cardoso de Menezes (Penalva do Castelo, Coriscada-Casa Menezes) parece entroncar com os Coelho de Sampaio. A Casa Menezes/Casa da Chaminé (Coriscada) pertencia a um herdo de Marialva e nesta Família houve três abades de Marialva, um dos quais Sebastião Cardoso de Menezes. Procura-se saber se descendem dos Marialva, mas os dados até ao momento recolhidos não o confirmam.

Resposta

Link directo:

RE: Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#259160 | TMA | 23 jul 2010 11:21 | Em resposta a: #259158

Caro Auguto Tavares,

sabe esclarecer-me quanto à origem do parentesco da minha Bisavó (prima direita) com Augusto de Castro?
A Isabel Mª Babel de Sousa Sampaio, mãe do deste último, é irmã de quem?

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#369628 | Filipe Manuel | 21 mai 2016 10:41 | Em resposta a: #250321

Renovo pedido

Gratas saudações cordiais

Filipe

Resposta

Link directo:

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#369629 | Filipe Manuel | 21 mai 2016 10:42 | Em resposta a: #250321

Carissimos,

Visto nao ter localizado nenhum topico aferente à familia de Menezes no termo de Montemor-O-Velho, achei por bem criar um novo para debate.

Localizei, na minha pesquisa, os seguintes dados:

Joam Gonçalves de Menezes cc. Paschoa Gonçalves ou Paschoa Rodrigues a 20 Fev de 1699 na Liceia, freguesia de Montemor-O-Velho e teve os filhos seguintes :
Maria de Menezes n. 15 Nov 1699
Teresa Gonçalves de Menezes da qual descendo
Isabel Gonçalves de Menezes n. 5 abril 1701
Joam de Menezes n. 8 Março 1703
Josepha Gonçalves de Menezes n. 21 Maio 1705

Agradeço qualquer info e ajuda sobre estes de Menezes de Montemor-O-Velho.
Qual a ligação desta familia de Menezes com demais familias da zona ? até de cantanhede ?

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#374719 | Filipe Manuel | 27 out 2016 17:36 | Em resposta a: #369629

Renovo pedido

Agradecidamente

Resposta

Link directo:

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#378119 | Filipe Manuel | 27 fev 2017 01:54 | Em resposta a: #250321

Caríssimos,


Joam Gonçalves de Menezes cc. Paschoa Gonçalves ou Paschoa Rodrigues a 20 Fev de 1699 na Liceia, freguesia de Montemor-O-Velho e teve os filhos seguintes :
Maria de Menezes n. 15 Nov 1699
Teresa Gonçalves de Menezes da qual descendo
Isabel Gonçalves de Menezes nascida a 5 abril 1701
Joam de Menezes n. 8 Março 1703
Josepha Gonçalves de Menezes n. 21 Maio 1705

Agradeço qualquer info e ajuda sobre estes de Menezes de Montemor-O-Velho.
Qual a ligação desta familia de Menezes com demais familias da zona ? até de cantanhede ?

Estarão ligados aos Marialva de Cantanhede?

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#404031 | Filipe Manuel | 12 jun 2018 15:03 | Em resposta a: #378119

Renovo pedido.

Nota acrescida - alguém me poderia facultar o acesso à linhagem da Maria Cândida de Menezes Noronha, natural de révélés Montemor o velho?

Resposta

Link directo:

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#425677 | TMA | 16 jul 2020 09:35 | Em resposta a: #404031

Caro Filipe Manuel,
Existe, em MMV, "uma" Maria Cândida de Noronha e Menezes cc Miguel de Sá Couceiro Lobo Portugal, filha de Maria Inácia de Noronha e Menezes e José António Freire da Silva. Não possuo mais informações, testando também interessada.

Resposta

Link directo:

Familia de Menezes de Montemor-O-Velho

#425678 | TMA | 16 jul 2020 09:36 | Em resposta a: #425677

*estando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen