Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#250379 | HenriqueSousaAzevedo | 23 fev 2010 19:42

Caros participantes do Fórum,

Venho mais uma vez pedir ajuda, na esperança de auxílio. Sei que há mais descendentes de Afonso Fayão a participar e, muito provavelmente, dos Meireles medievais.
Agradecia que me ajudassem a descobrir o nome dos pais de Gaspar Nunes de Meireles, pai de Maria de Meireles (vide Felgueiras Gayo vol. VI pág. 618) e avô de António de Meireles (*18.1.1608 +13.5.1678)--este António de Meireles casou com Maria Nogueira Fayão e deram origem à família Meireles Fayão. Será possível que Gaspar Nunes de Meireles seja irmão de Fernão Nunes de Meireles (vide Felgueiras Gayo Vol. VI pág. 609)? Parece-me possível, se não provável, que sejam ambos descendentes de João Rodrigues de Chacim, senhor de Chacim e de Meireles.
Ficaria grato se algum confrade que tenha disponibilidade me fizesse o favor de consultar a entrada no NFP do Felgueiras Gayo e me ajudasse a fazer a ligação entre Gaspar Nunes de Meireles e os Chacim. Tentei consultar a versão digital, mas pura e simplesmente não consegui fazer o download (o computador bloqueava, presumo que com o tamanho do ficheiro). Seguem os links para as páginas no Geneall.

Gaspar Nunes de Meireles:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1246291

João Rodrigues de Chacim:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=204748

Fernão Nunes de Meireles:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38974

Com os meus cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#250404 | vabopi | 24 fev 2010 00:04 | Em resposta a: #250379

Caro Henrique Sousa de Azevedo:

Não tenho uma resposta cabal para a questão posta, mas poderei contribuir com o seguinte:

No Felgueiras Gaio encontra-se somente um Gaspar Nunes de Meireles - tit. Carneiros §68 N.19 e tit. Castros §75 N.9 - no entanto, sem referência aos pais nem ligação ao Fernão Nunes de Meireles.

Existe uma ligação Meireles-Chacim em Manso de Lima, "Famílias de Portugal" tit. Pimentel §1 N.2 em que refere Álvaro Nunes de Meirelles como sendo filho de D. Nuno de Chacim comendador de Algozo e de sua mulher Maria Borges.
Não tenho por ora a ascendência deste D. Nuno de Chacim.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#250408 | jaboo | 24 fev 2010 03:12 | Em resposta a: #250379

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

Também não tenho identificado o seu Gaspar Nunes de Meireles. No entanto, cronologicamente ele nunca poderia ser irmão do Fernão Nunes de Meireles que indica pois esse Fernão terá nascido c.1400 e o seu Gaspar c.1570.
Repare também que a cronologia indicada no Genea deve estar errada pois segundo o Manuel Abranches de Soveral, o Nuno de Meireles, pai do dito Fernão terá nascido c.1370/80.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#250409 | jaboo | 24 fev 2010 03:14 | Em resposta a: #250379

Caro Henrique Sousa de Azevedo

Desculpe o meu erro ... segundo o Genea, o seu Gaspar Nunes de Meireles teria nascido c.1530 e não 1570 como disse na minha primeira mensagem. Mas mesmo assim, há uma diferença de mais de 100 anos entre o seu Gaspar e o Fernão.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#251786 | HenriqueSousaAzevedo | 17 mar 2010 00:25 | Em resposta a: #250404

Caro Vasco Galvão,

Muito obrigado pelos dados que referencia, sem dúvida importantes para estabelecer o parentesco (se é que existe) entre Gaspar Nunes de Meirelles e os Chacim. Pareceu-me que pelo facto de terem dois apelidos em comum e dado o período histórico em que estamos a falar (em que a moda da profusão de sobrenomes ainda não tinha surgido) que poderia haver uma ligação. Se entretanto obtiver mais dados, agradecia que me contactasse, pois o assunto interessa-me bastante.

Com os meus cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#251788 | HenriqueSousaAzevedo | 17 mar 2010 00:31 | Em resposta a: #250409

Caro João Braz,

Tem toda a razão no que diz: as datas excluem a hipótese de serem irmãos (a não ser que a base a de dados tenha as datas erradas, o que acontece nos registos de alguns dos Meireles de Chacim), contudo haverá a possiblidade de parentesco? Sei que a regra dos apelidos é falível, especialmente por causa dos sobrenomes toponímicos, mas como são ambos "Nunes de Meireles" pareceu-me que valeria a pena investigar. Além de que nesta época ainda não era costume a profusão de apelidos que se tornou moda no século XIX. Será o "Nunes" um patronímico de Nuno?

Com os meus cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#251863 | jaboo | 18 mar 2010 02:03 | Em resposta a: #251788

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

Haverá de certo parentesco. O seu Gaspar Nunes de Meireles descende provavelmente de um dos filho daquel Nuno de Meireles : Fernão Nunes de Meireles, Maria Nunes de Meireles, Pedro Nunes de Meireles, Alvaro Nunes de Meireles, Rui Nunes de Meireles e João de Chacim.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#252827 | HenriqueSousaAzevedo | 07 abr 2010 21:37 | Em resposta a: #251863

Caro João Braz,

Parece-me uma hipótese plausível, mas gostaria de ter a certeza, pelo que venho pedir o seu conselho sobre como proceder. Presumo que a forma mais segura seja aceder aos registos paroquiais, mas como? Não sei qual a paróquia em que nasceu, nem se há registos deste período. Se era descendente de uma linhagem importante, provavelmente há registos, só não sei onde procurar. Até agora, tenho-me limitado a consultar os nobiliários e livros de genealogia, não tendo experiência de pesquisa "in loco".

Desde já agradeço a sua paciência em responder às minhas questões,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#252933 | jaboo | 10 abr 2010 02:49 | Em resposta a: #252827

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

De facto para essas épocas remotas não existem fontes primárias (de tipo paroquiais) por isso para poder recuar na ascendência desse seu antepassado, vai ter que procurar outros documentos onde ele tenha sido referenciado. Com sorte, ele exerceu algum cargo "importante" de tipo capitão, familiar do Santo Oficio, cavaleiro da Ordem de Cristo etc, e haverá rasto dele nas chancelarias. O melhor é ir à Torre do Tombo, e procurar por Gaspar Nunes de Meireles ou Gaspar de Meireles e ver se aparece algum documento com esses nomes.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#256070 | HenriqueSousaAzevedo | 07 jun 2010 00:16 | Em resposta a: #252933

Caro senhor,

Pesquisei no site da torre do tombo e encontrei pouca coisa sobre os Meireles de Chacim, muito menos sobre o Gaspar Nunes de Meireles em questão. É possível que haja documentos, mas que não estejam indicados no site? É que morando no Porto, não tenho facilidade em aceder ao arquivo documental da TT.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Meireles-Ajuda em NFP e outras fontes

#256076 | jaboo | 07 jun 2010 01:26 | Em resposta a: #256070

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

Sim há muitos documentos que ainda não estão catalogados no website.
Cumpriemntos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

luis Pinto de Meireles 29.04.1776 Gradiz, Aguiar da Beira

#256112 | mimita | 07 jun 2010 18:39 | Em resposta a: #250408

Caros confrades,
Sou ascendente em 8º grau de Luís Pinto de Meireles.
Gostaria de saber de está estudado este ramo.
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

luis Pinto de Meireles 29.04.1776 Gradiz, Aguiar da Beira

#256114 | mimita | 07 jun 2010 18:48 | Em resposta a: #250408

Caros confrades,
Sou ascendente em 8º grau de Luís Pinto de Meireles.
Gostaria de saber de está estudado este ramo.
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: luis Pinto de Meireles 29.04.1776 Gradiz, Aguiar da Beira

#256122 | jaboo | 07 jun 2010 19:20 | Em resposta a: #256112

Cara Emilia Antunes dos Santos,

Sem datas e sem localidades será dificil encontrar esse seu antepassado!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: luis Pinto de Meireles 29.04.1776 Gradiz, Aguiar da Beira

#256127 | mimita | 07 jun 2010 19:46 | Em resposta a: #256122

Peço desculpa mas a data consta do assunto 29.04.1776 Gradiz aguiar da beira, filho de josé luis de meireles e maria ferreira.
muito grata, uma vez mais.
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: luis Pinto de Meireles 29.04.1776 Gradiz, Aguiar da Beira

#256130 | jaboo | 07 jun 2010 19:54 | Em resposta a: #256127

Cara Emilia,

Peço desculpa pois não tinha reparado que os dados estavam no assunto. Infelizmente eu de Gradiz não tenho nada (tenho la antepassados "Frias" ainda por estudar). Mas talvez outro confrade a possa ajudar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: luis Pinto de Meireles 29.04.1776 Gradiz, Aguiar da Beira

#256133 | mimita | 07 jun 2010 20:04 | Em resposta a: #256130

Caro confrade,
O sobrenome de "de Frias", aparece logo no Baptismo do meu AVÕ, Atur, como seu padrinho.
e já me apareceu várias vezes.
Quem terá estudado este sobrenome sabe?
Cordialmente
emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen