Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Regiões

Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#250905 | LCM | 03 mar 2010 17:28

Procuro informações da seguinte família, que desde já muito agradeço.

Lourenço Correia de Matos


I - José Dias de Castro, ou de Crasto (no casamento do filho), nasceu no Porto, Miragaia, e morreu antes de 1767.
Casou com D. Francisca Maria que morreu antes de 1767.
Filho:

II - Lourenço José Dias de Castro e Sousa, ou apenas Lourenço José de Sousa, nasceu no Porto, Miragaia. A 2 de Agosto de 1787[1] “foi achado morto” no lugar de Nobias (?), da freguesia de Vilar de Paraíso, sendo sepultado na igreja de Gulpilhares na sepultura “junto da porta das escadas da torre” no dia seguinte. Não fez testamento e deram conta do bem de alma a viúva e os filhos.
Referido como doutor, licenciado ou bacharel.
Casou no Porto, Sé, a 9 de Outubro de 1749[2] com D. Eufrásia Margarida de Santana, que nasceu na mesma cidade, Massarelos, filha de José Gomes Aranha, já falecido em 1749, e de Josefa Maria de Sousa, nascida em Massarelos.
Em 1795 habilitou-se à herança de seu filho Manuel José, da qual tinha tomado conta o Juízo dos Ausentes do Rio de Janeiro, onde falecera sem testamento. Intitula-se cabeça de casal, por morte do marido, e única herdeira do filho. O processo decorreu até Maio de 1797 sendo ouvidas testemunhas e levantados documentos comprovativos, acabando por ganhar a causa[3].
Lourenço e Eufrásia foram moradores no lugar do Outeiro, freguesia de Gulpilhares, Gaia.
Filhos:

III - José de Castro e Sousa que segue.

III - Rui Dias de Sousa e Castro que foi procurador da mãe no processo de habilitação à herança do irmão, segundo documento de Abril de 1795. Era então morador no Porto[4].

III - Manuel José Dias de Sousa nasceu em Gulpilhares, Gaia, a 2 de Maio de 1762 e foi baptizado a 9 do mesmo mês[5], sendo padrinhos o capitão Miguel José de Moura, de Vila Nova de Gaia, e Francisca Clara Xavier, mulher de José António, moradora à Cruz do Souto, freguesia da Sé do Porto. Testemunhas: José da Rocha, da Aldeia, e Luís de Chaves, do lugar do Outeiro. Morreu “no mar á vista de terra vindo de Benguella”, no Rio de Janeiro, a 10 de Agosto de 1794[6]. Não deixou testamento, foi encomendado e sepultado na igreja de Santa Rita, no Rio de Janeiro, amortalhado no hábito de São Francisco, “tudo á custa do tesoureiro do Juis dos Defuntos e ausentes”.
Era capitão da corveta Nossa Senhora do Rosário, Santo António e Almas, onde morreu.


III - José de Castro e Sousa nasceu em Gulpilhares, Gaia.
Casou em Lagares, Penafiel, a 14 de Junho de 1767[7] com D. Violante Maria de Meireles, que nasceu aí a 3 de Setembro de 1741, sendo baptizada a 17 do mesmo[8], apadrinhada por António Xavier Pereira, prior da igreja, e Violante, filha de Domingos Caetano de Magalhães, de Fonte Arcada. Testemunhas: padre Manuel Pinto da Mota e Manuel Sousa (?) de Melo, de Caires.
Filha de Domingos de Meireles da Fonseca (ou apenas Domingos de Meireles), nascido em Fonte Arcada, Penafiel, e de sua mulher, recebidos em Lagares a 27 de Novembro de 1737[9], Ana de Sousa, desta freguesia.
Neta paterna de Alexandre da Fonseca e de sua mulher Maria Jorge, de Fonte Arcada, já defuntos em 1737.
Neta materna de António de Sousa, já defunto m 1737, e de sua mulher Jerónima Antónia, de Lagares.
Filho:


IV - José Joaquim de Castro, ou José Joaquim de Sousa e Castro, nasceu em Lagares, Penafiel, a 22 de Setembro de 1774 e foi baptizado a 26[10], sendo padrinho José Pereira, de Santo André de Marecos (?), e Maria Clara, tia materna. Testemunhas: Manuel Pinto e Manuel de Sousa, desta freguesia.
Militar, biografia na Grande Enciclopédia…, vol. 39, p. 290.
Casou no Porto, Sé, a 10 de Outubro de 1805[11] com D. Maria Fausta Riper[12], que nasceu no Porto, Miragaia (?)
Filha do capitão Francisco Riper[13] e de sua mulher D. Vicencia Rosa, naturais da freguesia de Miragaia, Porto.
Neta paterna de Vicente Riper, natural de Marselha, Reino de França, e de Luísa Rosa, natural de Ramalde, Maia.
Neta materna de Manuel de Oliveira Carvalhais (?), natural de S. Nicolau, Porto, e de Ana Josefa, natural de S. Vicente de Alfena, Valongo.
Filhos:

V - António Joaquim de Castro que segue.

V - José Maria de Castro foi promovido a alferes com o irmão António Joaquim a 1 de Junho de 1825.

V - Miguel Cândido Vitor de Castro nasceu em Lisboa, Mercês, a 22 de Agosto de 1812 e foi baptizado a 29 de Setembro[14], sendo padrinhos o reverendo Miguel Franco e D. Maria Gertrudes, por procuração ao padre Francisco Xavier.
Militar …
Casou em Lisboa, Lapa, a 6 de Fevereiro de 1837[15], com D. Mariana Henriqueta Dias Pereira[16], que nasceu em Lisboa, Mártires, a 7 de Maio de 1795 e foi baptizada em casa[17]. Foram padrinhos José Dias Pereira, vice-reitor do colégio dos Nobres, e tio da baptizada.
Filha de Francisco Higino Dias Pereira e de sua mulher D. Joaquina Isidora Pereira.


V - António Joaquim de Castro nasceu no Porto, Sé, a 12 de Novembro de 1805 e foi baptizado a 25 do mesmo mês[18], sendo padrinho António Riper e testemunha o reverendo Francisco Xavier de Sousa e Castro, cónego secular. Morreu em Lisboa, Coração de Jesus, na rua de Santa Marta, 164, a 25 de Agosto de 1890[19]. Foi sepultado no jazigo n.º 2953 do Cemitério dos Prazeres sendo depois trasladado (1891) para o jazigo mandado erigir por seu filho José Joaquim em sua memória.
Militar, biografia na Grande Enciclopédia…, vol. 39, p. 287-288.
Casou duas vezes:
1.ª com D. Mariana Rosa Tavira (?), que morreu em Luanda, Angola, julgo que sem geração.
2.ª em Lisboa, Mártires, a 11 de Maio de 1846[20], com D. Maria Leopoldina da Maia e Vasconcelos, que nasceu em Lisboa, São Mamede, a 7 de Janeiro de 1818, e foi baptizada a 2 de Março[21] tendo por padrinho o Visconde de Juromenha, por procuração ao tenente-coronel Manuel Bernardo de Chabi, e madrinha a Viscondessa do mesmo título, por procuração ao tenente-coronel João da Mata Chapuret. Morreu em Lisboa, Alcântara, na rua do Livramento, a 25 de Dezembro de 1902[22], sendo sepultada no jazigo erigido à memória de seu marido.
Filha de José Aires da Maia e Vasconcelos (1777-1823), coronel de cavalaria, cavaleiro fidalgo da Casa Real (24.1.1795), cavaleiro da Ordem de Avis (15.2.1823), etc., e de sua mulher D. Mariana Rita do Carmo Borzão.
Com geração, Maia e Vasconcelos de Castro, Fonseca Coutinho e Castro, Castro Maia Mendes, etc.



--------------------------------------------------------------------------------

[1] T.T., Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 159, n.º 5, fl. 29-29v.º.
[2] T.T., Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 159, n.º 5, fl. 27-27v.º. Testemunhas: Inácio de Cerqueira e Sá, da rua Chã, e Manuel Luís Ribeiro, criado do Ex.mo Senhor Bispo, seu cozinheiro.
[3] T.T., Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 159, n.º 5.
[4] T.T., Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 159, n.º 5, fl. 23.
[5] T.T., Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 159, n.º 5, fl. 31-31v.º.
[6] T.T., Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 159, n.º 5, fl. 25-25v.º.
[7] A.D.P., Reg. Par., Penafiel, Lagares, C.-1716-1780, fl. 382-382v.º. Testemunhas: padre Miguel (?) Vieira, cura da Capela, e Manuel Coelho, da quinta do … Agradeço esta informação ao Dr. José António Reis.
[8] A.D.P., Reg. Par., Penafiel, Lagares, B.-1727-1750, fl. 19v.º. Agradeço esta informação ao Dr. José António Reis.
[9] A.D.P., Reg. Par., Penafiel, Lagares, C.-1716-1780, fl. 471. Testemunhas: padre Jerónimo Coelho de Sousa, coadjutor desta igreja, Manuel Rodrigues de Sousa e Domingos de Leão, todos de Lagares. Agradeço esta informação ao Dr. José António Reis.
[10] A.D.P., Reg. Par., Penafiel, Lagares, B.-1727-1780, fl. 217v.º.
[11] A.D.P., Reg. Par., Porto, Sé, B.-16, fl. 37v.º-38. Testemunhas: Francisco Cesário Riper e José Francisco Vieira de Carvalho.
[12] Irmã de Vicente Gregório Riper nascido no Porto, Miragaia, que casou com Rosa Bernardina da Cunha e foram pais de José Faustino Riper, nascido em Miragaia, que passou ao Brasil e aí casou no Rio de Janeiro, St.ª Rita, a 13.9.1833 com Heloisa da Conceição, com geração no Brasil, que usa Ripper (com dois pp). Informações de João Guilherme Ripper através do Fórum do site Geneall, tópico “Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)”.
[13] Certamente parente dos seguintes irmão da Santa Casa da Misericórdia do Porto: a) António Julião Riper, referido entre 1801-1809; b) Francisco Cesário Riper, cabo de esquadra do 2.º Regimento, referido entre 1799 e 1809, ano em que morreu a 19 de Julho; c) José Faustino Riper, professor de primeiras letras, zelador, referido de 1802 a 1807, casado com Antónia Rosa de São José; d) Malaquias Vicente Riper, referido entre 1800e 1809; todos moradores em Miragaia. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Irmãos da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1799-1856). Genealogia & Heráldica, Porto: Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família - Universidade Moderna do Porto, n.º 1, Janeiro-Junho 1999, pp. 232 (n.º 147), 334 (n.º 306), 433 (n.º 433); n.º 2, Junho-Dezembro 1999, pp. 369-370 (n.º 852), n.º 9/10, Janeiro-Dezembro 2003, p. 511, n.º 1021. Nos dois primeiros números deste estudo são referidos como Ruiper, o que foi corrigido no último.
[14] T.T., Reg. Par., Lisboa, Mercês, B.-9, fl. 27.
[15] T.T., Reg. Par., Lisboa, Lapa, C.-6, fl. 101. Testemunhas: João Baptista de Seixas e Silva, casado, desta freguesia, e António Joaquim de Castro, residente em Colares.
[16] Irmã de Joaquim Gerardo Dias Pereira, que nasceu em Lisboa, Encarnação, e casou nos Mártires, a 12.8.1804, com D. Mariana Justina da Cunha, nascida em S. Nicolau, filha de Joaquim da Cunha e de D. Joaquina Policarpa da Silveira (T.T., Reg. Par., Lisboa, Mártires, C.-3, fl. 9). Filhos:
a) D. Joaquina Carlota Dias Pereira nascida na Lapa, casada em St.ª Isabel a 2.6.1832 com João Baptista de Seixas e Silva, nascido nos Anjos, filho de Pedro Duarte da Silva e de D. Mariana Raimunda de Seixas (T.T., Reg. Par., Lisboa, Lapa, C.-13, fl. 28).
b) Joaquim Gerardo Dias Pereira nascido na Castanheira do Ribatejo, casou em Lisboa, igreja da Madre de Deus (registado em S. Cristóvão), a 30.7.1836, com D. Maria Carlota de Vasconcelos e Costa (irmã do 1.º Visconde de Porto Salvo, entre outros), filha de Ângelo da Costa e de sua mulher D. Josefa Cândida de Vasconcelos (T.T., Reg. Par., Lisboa, S. Cristóvão, C.-3, fl. 308v.º-309).
[17] T.T., Reg. Par., Lisboa, Mártires, B.-4, fl. 223. O registo foi feito a 5.8.1811 por ordem do Arcebispo de Lacedemónia. Há vários lavrados nas mesmas circunstâncias nesta data. Terá sido esquecimento do pároco?
[18] A.D.P., Reg. Par., Porto, Sé, B.-49, fl. 31
[19] 7.ª Conservatória do Reg. Civil de Lisboa, Lisboa, Coração de Jesus, Óbitos de 1890, assento n.º 68.
[20] T.T., Reg. Par., Lisboa, Mártires, C.-5, fl. 87v.º. Testemunhas Vicente Caetano da Maia e Vasconcelos e Miguel Cândido Victor de Castro.
[21] T.T., Reg. Par., Lisboa, S. Mamede, B.-5, fl. 225v.º.
[22] 4.ª Conservatória do Reg. Civil de Lisboa, Lisboa, Alcântara, O. de 1902, assento n.º 485.

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#250912 | Samuel C O Castro | 03 mar 2010 18:48 | Em resposta a: #250905

Prezado Lourenço Correia de Matos,

Em minha base tenho um José Dias de Castro, que encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=141613 . Infelizmente não descobri a descendência.

Do casal abaixo, também constantes da base, nas mesmas condições do acima, não sei se algum filho teria assinado JDC e tenha ido para o continente.

Antônio Gonçalves de Castro - N-1591 - Capitão de Infantaria em Ponta Delgada, Boaventura e Arco (São Jorge), em 10.2.1628. Herdou o vínculo dos avós - AHM, vol I, pg 79 e, vol VII, FMPS, Castro, pg 205 -
Esp: D. Leonor de Andrade – C-1620, em Canhas, na Ilha da Madeira - Fhs:
5) D. Antônia – Esposo: José Dias – C-1675

Caso descobrires a ascendência do seu JDC, peço o favor de me informar, pois será com prazer que voltarei a consultar a base.

É o que tenho de momento. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#250967 | Samuel C O Castro | 04 mar 2010 14:10 | Em resposta a: #250905

Prezado Lourenço,

Apesar de ser de um período posterior, peço ver o seguinte link.

http://www.projetocompartilhar.org/DocsMgGL/josediasdecastro1887anafranciscadecastro.htm

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#250983 | LCM | 04 mar 2010 20:26 | Em resposta a: #250905

Novos dados sobre esta família:

No casamento de José Dias de Castro com D. Francisca Maria, celebrado no Porto, Miragaia, a 8 de Fevereiro de 1716 (informação que agradeço a José António Reis) lê-se que era filho do desembargador Rui Dias de Castro e de D. Antónia de Abrantes e Castro, ambos já falecidos.

Descobri aqui no site um Rui Dias de Castro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=141613 que foi desembargador no Porto (nomeado em 1675) e teve um filho natural de nome José Dias de Castro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=449367
Fui espreitar as fontes do Geneall e no “Livro de Portalegre…” do Nuno Borrego diz que este Rui teve o referido filho bastardo, “José Dias de Castro, em 1730 vivia casado na cidade do Porto, com grande Fortuna” (p. 755). A fonte do Nuno Borrego é a obra de Cândido Teixeira, “Antiguidades e Famílias de Sernache do Bomjardim” que ainda não consultei.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#251037 | Samuel C O Castro | 05 mar 2010 18:10 | Em resposta a: #250983

Prezado Lourenço Correia de Matos,

Fico muito feliz que tenhas localizado a ascendência do José Dias de Castro. Parabenizo-o pela brilhante descoberta e pela magnífica descendência que aqui apresentaste.

Peço sua permissão para incluir a descendência dele em minha base. Comprometo-me a fazer a devida referência de sua autoria, indicando, inclusive, este tópico.

Sendo o colega Carlos Reis Luiz, possuidor da obra "Antiguidades, Famílias e Varões Ilustres de Sernache de Bomjardim", tomei a liberdade de solicitar o especial favor dele consultar a referida obra, para ver se localiza algo a respeito do que mencionaste em sua mensagem de ontem. Solicitei à ele a gentileza de responder diretamente neste seu tópico.

Muito obrigado por tudo. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285207 | gigimw | 20 ago 2011 21:42 | Em resposta a: #250905

Meu trisavo chamava-se Januario Xavier de Castro e vivia no Rio de Janeiro. Teve 3 filhas com a professora Joanna Margarida da Silva. Nao sei como ele se encaixaria nessa familia Castro de Portugal, mas, pelo que sei, toda a minha familia veio de Porto, Portugal. So tenho a data de nascimento da mulher dele, que foi em 1849. Januario chegou a se aposentar na Central do Brasil como telegrafista de primeira classe. Tenho uma foto dele em otimo estado de conservacao.

Uma das filhas dele casou-se com um membro da familia Freire de Aguiar e posso mandar mais informacao a respeito.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285268 | Samuel C O Castro | 21 ago 2011 19:24 | Em resposta a: #285207

Prezada Giselle,

Em uma grande base que estou a montar da família Castro, não localizei o seu trisavô Januário Xavier de Castro.

Não tenho condições de pesquisar a ascendência dele, pois trabalho com milhares de ramos ao mesmo tempo.

Através das certidões de B-N-C-F dele, procure pela LOCALIDADE DE ORIGEM dos pais dele, e nessa localidade, pesquise as certidões dos ascendentes dele e, assim, sucessivamente vais retroagindo.

Se por acaso descobrires a ancestralidade dele, peço seu especial favor de me informar, respondendo a uma impostação minha neste tópico, pois eu gostaria muito de entroncar esse ramo junto aos demais de minha base.

Procurando o nome dele no google, acha-se algumas interessantes referências sobre ele no Diário Oficial da União e no Almanak do Rio de Janeiro.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285356 | gigimw | 22 ago 2011 20:27 | Em resposta a: #285268

Prezado Samuel,

Realmente, colocando o nome do meu trisavo no Google, descobri que trabalhava na Central do Brasil e tambem aparecem os nomes de 1 ou 2 fllhas dele, nomes que me sao familiares.

Quando for ao Rio, vou fazer uma busca a respeito da familia. Tenho as datas de nascimento das filhas todas dele. Belmira nasceu em 11/02/1874. Maria nasceu em 04/07/1875. Eleonora nasceu em 14/10/1879 e batizou-se em 06/05//1880. Eles moraram na Tijuca. Os dados devem estar na Freguesia do Engenho Velho ou Igreja de Sao Francisco Xavier ou talvez Santa Ana.

Talvez com os dados de batismo das filhas a gente possa descobrir o nomes dos avos delas.

Moro no exterior e talvez so possa ir ao Rio no ano que vem. Enquanto isso, a gente pode ficar em contato. Sempre existe a possibilidade de alguem "esbarrar" em alguma informacao relevante.

Por exemplo, nas buscas que fiz, encontrei registros bem antigos do avo do marido da Maria, que era da familia Freire de Aguiar (caso interesse a alguem).

Tambem estou pesquisando a descendencia dos Rocha Paranhos no Rio e estou tendo muita dificuldade por morar no exterior. Meu avo era de sobrenome Pereira da Rocha Paranhos. Tenho a certidao de nascimento dele comigo, mas estou tentando descobrir o nome do bisavo dele.

Obrigada,

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285363 | gigimw | 22 ago 2011 21:23 | Em resposta a: #285268

Samuel,

Esqueci de mencionar uma informacao que talvez possa interessar no futuro. Januario Xavier de Castro era casado com a professora Joanna Margarida da Silva Castro. Ela nasceu no ano 1849, nao sei em que mes, pois o documento esta em pessimo estado, mas acho que foi no dia 17 de dezembro. So dava para ler o "embro" no documento da nomeacao dela que encontrei e que esta muito fragmentado.

Joanna Margarida da Silva Castro diz-se ter sido a primeira professora primaria da corte do Rio de Janeiro do sexo feminino. O pai dela chamava-se Joaquim Rodrigues da Silva. O avo paterno era Antonio Rodrigues da Silva.

Pela informacao que tenho, Joaquim Rodrigues da Silva fez parte da Guarda de Honra do Imperador em 21/3/1847, reformado em 14/7/1855. Faleceu em Porto Alegre em 1889.

Infelizmente, nao tenho maiores informacoes diretamente dos Castro, mas tenho mais coisa a respeito da familia da esposa de Januario Xavier de Castro, a minha trisavo.

Espero que ajude um pouco.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285365 | Samuel C O Castro | 22 ago 2011 21:42 | Em resposta a: #285363

Prezada Giselle,

Copiei e salvei os dados que ora enviaste, o que muito lhe agradeço.

Se por acaso as Freguesias que citaste estiverem disponíveis no site https://www.familysearch.org/s/image/show#uri=http%3A//pilot.familysearch.org/records/collection/1719212/waypoints&hash=Mrd8SMocDIIen2Q83tu%252B82PRagg%253D , como tens as datas do nascimento das filhas, poderás pesquisar de onde estiver.

Descobrindo a ascendência do Januário Xavier de Castro, por favor, me avise.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285371 | gigimw | 23 ago 2011 01:38 | Em resposta a: #285365

Prezado Samuel,

Obrigada pelo interesse e pela colaboracao.

Eu cheguei a fazer a pesquisa atraves do site dos mormons, mas nao obtive os resultados esperados. So encontrei informacoes das quais ja tinha conhecimento. Quando for ao Rio, nao terei dificuldade de consultar os livros em pessoa da Curia Metropolitana. Nao sei se consultei nos livros errados, mas nao consegui achar o que queria.

Encontrei um site da Nova Zelandia sobre a familia Castro, o mais completo que vi ate agora. Infelizmente esta em ingles, mas talvez possa usar o tradutor do Google. Aqui vai o link
http://www.decastro.gen.nz/


Meu e-mail direto para contato e gisellew@bellsouth.net

Eu cresci ouvindo historia de que eramos parentes da Marquesa de Santos, mas pesquisei isso tambem e nao consegui encontrar nenhum parentesco, nem mesmo remoto. Minha familia veio basicamente do Porto, a da Marquesa veio dos Azores, que eu saiba. Alguma ideia de onde esta a realidade?

Atenciosamente,
Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285411 | Samuel C O Castro | 23 ago 2011 15:27 | Em resposta a: #285371

Prezada Giselle,

No Rio de Janeiro, buscando diretamente nos livros, com certeza terás melhores resultados.

Vi o site que indicaste, pelo visto trata mais o ramo da Nova Zelândia, que não consegui entroncar junto aos demais.

Se seu ramo tiver alguma ligação com a Marquesa de Santos, acho mais provável pelo segundo casamento dela, cuja descendência ainda assinou Castro, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7410 .

Tendo novidades, por favor me avise. Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285419 | Samuel C O Castro | 23 ago 2011 17:23 | Em resposta a: #250905

Prezado Lourenço Correia de Matos,

Em sua citação da mensagem inicial deste tópico:

"V - António Joaquim de Castro nasceu no Porto, Sé, a 12 de Novembro de 1805

e

2.ª em Lisboa, Mártires, a 11 de Maio de 1846, com D. Maria Leopoldina da Maia e Vasconcelos"

Aqui no Geneall, em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=25267, quanto as datas acima mencionadas, são citadas, respectivamente, 15.11.1805 e 15.5.1846.

Se puderes fazer a gentileza de confirmar as datas corretas, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285435 | gigimw | 23 ago 2011 18:37 | Em resposta a: #285419

Samuel,

Aquele site da Nova Zelandia diz que havia muitos Castros de origem judaica (sefaradi) que tiveram que sair da Espanha e Portugal para outros paises, principalmente Holanda e la fundaram sinagogas.

Infelizmente ainda nao tive acesso ao seu livro e estou interessada.

Nao sei se vc confirma esses Castro de origem judaica como parte dessa mesma familia. Gostaria de saber sua opiniao. Isso me pareceu surpreedente, mas ha muitos anos atras me falaram dessa possivel origem judaica. Nao sou especialista no assunto, estou apenas tentando aprender mais.

Atenciosamente,

Giselel

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285437 | Samuel C O Castro | 23 ago 2011 18:56 | Em resposta a: #285435

Prezada Giselle,

Sim, vi no site que indicaste esse detalhe dos Castros de origem judaica.

Não retrato em meu livro os Castros considerados "Cristãos Novos", bem como não estudo eles em minha ampliação da pesquisa que estou a realizar.

Não sabendo a ascendência de seu ancestral Januário Xavier de Castro, fica difícil dizer se o ramo dele tem ascendentes dos Castros tradicionais ou dos sefaradis. Em se confirmando ele, como ouviste em conversas familiares, como sendo do ramo da Marquesa de Santos, nada teria há ver de origem judaica. Diante de sua nova informação da possibilidade de origem judaica, óbviamente aí se descartaria a idéia de pertencer ao ramo da dita Marquesa.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285443 | LCM | 23 ago 2011 19:42 | Em resposta a: #285419

Caro Samuel,

Confirmei nas certidões:

V - António Joaquim de Castro nasceu no Porto, Sé, a 12 de Novembro de 1805 - correcto.

2.ª em Lisboa, Mártires, a 11 de Maio de 1846, com D. Maria Leopoldina da Maia e Vasconcelos - correcto.

Aqui no Geneall posso ter-me enganado a digitar os dias, é a única hipótese que vejo.

Abraço
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285460 | Samuel C O Castro | 23 ago 2011 22:25 | Em resposta a: #285443

Prezado Lourenço,

Muitíssimo obrigado pela confirmação das datas corretas.

Esqueci de lhe perguntar, quanto a Miguel Cândido Vitor de Castro c.c. Mariana Henriqueta Dias Pereira, sabe informar se o casal deixou descendência?

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285467 | LCM | 23 ago 2011 23:01 | Em resposta a: #285460

Não sei se tiveram filhos.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#285472 | Samuel C O Castro | 23 ago 2011 23:37 | Em resposta a: #285467

Muito obrigado.

Retribuo o abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#286451 | gigimw | 04 set 2011 18:36 | Em resposta a: #251037

Prezado Samuel de Castro

O primo de um primo meu que estuda genealogia me conseguiu o registro de obito do meu trisavo Januario Xavier de Castro e diz assim:
Januario Xavier de Castro faleceu em 24.02.1916 aos 69 anos, natural do Rio de Janeiro, sepultado no Sao Joao Batista.
Os pais dele se chamavam Januario Xavier de Castro e a mae Carlota de Mello.
Conforme a gente for conseguindo mais informacoes, nos iremos avisando.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#286478 | Samuel C O Castro | 04 set 2011 22:52 | Em resposta a: #286451

Prezada Giselle,

Muito obrigado por mais este dados, que salvei junto aos demais, para futuramente ver se conseguimos entroncar junto aos demais de minha base.

Continuo a diposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#286483 | gigimw | 04 set 2011 22:59 | Em resposta a: #286478

Samuel,

Esqueci de mencionar que meu trisavo Januario (o filho) era natural do Rio de Janeiro. O registro dele foi encontrado no Engenho Velho. Acho que eles moravam na Tijuca.

Meu trisavo trabalhava para a Companhia de trens Central do Brasil. Nao sei eles teriam algum arquivo historico onde a gente poderia obter mais informacoes.

Quanto aos meus tetravos, ainda nao sei onde eles nasceram.

Giselle

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#286490 | Samuel C O Castro | 04 set 2011 23:15 | Em resposta a: #286483

Giselle,

Desconheço se a Central do Brasil tenha algum Arquivo que conserva nos dias atuais.

Creio que o Arquivo Nacional, do RJ, poderá ter alguma coisa sobre ele. No google achará facilmente o site.

Tendo novidades, por favor, informe.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#312028 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 21:30 | Em resposta a: #250905

Caro Lourenço
Nobias(?) é Novias, um lugar de Vilar do Paraíso.
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Miragaia (Porto) e Gulpilhares (Gaia)

#312050 | LCM | 17 ago 2012 07:27 | Em resposta a: #312028

Nuito obrigado Francisco, um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 02:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen