Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#251029 | vpguedes | 05 mar 2010 16:43

Tenho estado a pesquisar alguns antepassados meus em Santa Maria de Oliveira, Mesão Frio, tendo chegado a um ponto onde tenho algumas dúvidas e ficaria muito grato em obter a vossa ajuda.

Nos casamentos paroquiais da referida freguesia, disponiveis no site do AD Vila-Real, identifico vários casamentos de descendentes de João de Mansilha de Mesquita, nomeadamente:

1. Maria Mansilha de Mesquita cc Manoel Teixeira (o melenas) a 7.6.1693
2. Álvaro de Mansilha de Mesquita cc Francisca de Moura do Valle a 28.8.1702
3. José de Mansilha de Velloso cc Rosa Maria de Gouvea a 3.8.1705
4. Francisco de Mansilha cc Madalena Pereira a 10.2.1695
5. Valéria? de Mansilha cc Domingos da Fonseca a 6.8.1704
6. Isabel Mansilha de Mesquita cc Manoel da Costa a 21.6.1697

Todos estes filhos de João de Mansilha de Mesquita ocorreram fora do casamento, os 1. e 2. havidos de Isabel Fernandes, solteira, os 3. 4. e 5. de Maria Marques, solteira e o 6. de Maria da Afonseca (a raposinha), mulher casada.

Como não existem no AD Vila Real registos paroquiais desta freguesia anteriores a 1686, não consigo prossegir as minhas pesquisas. As dúvidas que coloco são:

- Será este João de Mansilha de Mesquita, o João de Mansilha referido no Gayo no ttº. de Mansilhas, N 7, e também existente aqui no Genea?
- Será o Álvaro de Mansilha de Mesquita, acima referido em 2. o descendente "legitimado" referido no Gayo?
- Alguém tem conhecimento da existência de registos paroquiais de Oliveira anteriores a 1686?
- Existe uma lacuna nos paroquiais de Oliveira entre os fólios 69 a 301, como descobrir o seu paradeiro?
- Alguém conhece alguns documentos adicionais que permitam prosseguir esta pesquisa?

Em complemento, pergunto também se têm alguma informação adicional sobre estes meus avoengos da mesma freguesia:

1. Manoel Teixeira, cc Beatriz Pereira, em Oliveira, Mesão Frio, de onde são naturais, tiveram:

2. Manoel Teixeira (o melenas) cc Maria Mansilha de Mesquita a 7.6.1693 (acima referida como filha de João de Mansilha de Mesquita), tiveram Pedro de Mansilha, que segue em 3.
2. Isabel Teixeira cc Manoel da Costa, natural do Loureiro, Peso da Régua.
2. Maria Teixeira, cc João Teixeira, natural de Oliveira, Mesão Frio.

3. Pedro de Mansilha cc Maria de Almeida Teixeira a 3.2.1728, filha de Manoel Teixeira e Maria Monteiro, ambos de Oliveira, Mesão Frio, tiveram:

4. José Teixeira
4. Luisa Maria de Almeida
4. Josefa Maria de Almeida

- Sobre todos estes Teixeiras, alguém tem alguma informação adicional?

Obrigado e cumprimentos a todos os confrades,

Vitor Pacheco Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#251076 | vpguedes | 06 mar 2010 14:29 | Em resposta a: #251029

Apenas para corrigir para Verónica o nome da filha de João Mansilha de Mesquita, referida acima em 5. como Váleria de Mansilha. Deverá ler-se:

5. Verónica de Mansilha cc Domingos da Fonseca a 6.8.1704

Esta Verónica aparece como madrinha num baptismo ocorrido em Oliveira a 16.9.1687.

Com esta correcção, renovo o pedido de colaboração para este tema.

Obrigado.
Vitor Pacheco Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#251091 | João Mamed | 06 mar 2010 17:55 | Em resposta a: #251076

Caro Vitor Pacheco Guedes

Infelizmente não tenho noticias para si. Queria aproveitar o seu tópico para saber se tem conhecimento de uma tal Maria de Mansilha casada em Fontes, Sta. Marta de Penaguião em 11/9/1680 com Domingos da Fonsecaa (da Silveira), este casal aparece na base de dados deste site.

Agradeço a sua atenção.

Com os meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#430171 | vsuzano | 04 jan 2021 21:10 | Em resposta a: #251029

Bem,
tenho um avoengo (8º avô) Pedro de Mansilha casado em campelo - baião com Isabel Luis em 17.01.1677, este casal teve diversos filhos, nomeadamente uma gracia de mansilha, também minha (7ª avô) casada com manuel da mota em campelo - baião em 27.11.1717

No casal Pedro Mansilha / Isabel Luis tenho como padrinhos do ultimo filho joão (n. 8.2.1705) joão de basto filho de francisco nogueira, e madrinha veronica de mansilha, mulher de domingos da fonseca, todos do lugar de vilares da freguesia já referida.....

assim tenho muito interesse neste ramo mansilha.... será que alguém tem mais informação ?

Resposta

Link directo:

Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#430174 | Jorge Resende | 04 jan 2021 21:34 | Em resposta a: #251029

Existiu um guitarrista ligado ao fado de Coimbra. Consulte o blog Guitarra de Coimbra e pesquise Mansilha, presumo que existe ali uma curta biografia

Resposta

Link directo:

Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#430175 | Jorge Resende | 04 jan 2021 21:35 | Em resposta a: #251029

http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2005/09/um-notvel-guitarrista-acadmico-figura.html

Resposta

Link directo:

Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#430176 | Jorge Resende | 04 jan 2021 21:38 | Em resposta a: #251029

https://tunauc.wordpress.com/arquivo/bau-de-memorias/tunos-tt/manuel-teixeira-de-sampaio-mansilha/

Resposta

Link directo:

Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#430180 | Vasco Briteiros | 05 jan 2021 01:14 | Em resposta a: #251076

No Liceu Alexandre Herculano da Cidade do Porto , em 1964, havia um aluno com o apelido citado . Chamava-se Manuel Mansilha.

Resposta

Link directo:

Mansilhas e Teixeiras, de Oliveira - Mesão Frio

#437088 | Emiliano RdS | 17 out 2021 22:05 | Em resposta a: #251029

O meu avoengo Manuel Teixeira, o Melenas Nasceu na freguesia de Santa Maria de Oliveira, e faleceu no Bairro do Outeiro,
na mesma freguesia, no dia 22 de Julho de 1735, filho de Manuel Teixeira e de
Beatriz Pereira. Casou em Santa Maria de Oliveira, no dia 7 de Junho de 1693, com Maria de
Mesquita, filha natural de João de Mansilha de Mesquita.

Casou também com a minha avó PONCIANA DE ALMEIDA, Nasceu na freguesia de São Silvestre de Melcões, do concelho de Lamego, e
tinha casado no lugar de Juvandes, na freguesia de Arneirós, do concelho de
Lamego. Tiveram um filho, o meu avoengo JOSÉ TEIXEIRA DE ALMEIDA
Nasceu na freguesia de Santa Maria de Oliveira, do concelho
de Mesão Frio. Capitão de profissão que casou com D.Joana Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen