retratos de antepassados

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

retratos de antepassados

#251212 | Maria Botelho | 08 mar 2010 19:44

Boa tarde
O meu trisavô e tataravô foram lentes da Universidade de Coimbra (Medicina) nos séculos XVIII e XIX. Alguém me saberá dizer se existirão, eventualmente, nos Arquivos da Universidade, alguns retratos seus?
Desde já muito obrigada por qualquer informação.
Maria Botelho

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251216 | Conde de Granada | 08 mar 2010 20:17 | Em resposta a: #251212

Cara Sra. Maria Botelho,

A senhora poderia dar-nos os nomes deles?

Respeitosa e cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251227 | Maria Botelho | 08 mar 2010 22:17 | Em resposta a: #251216

Caro Sr. Granada
Muito obrigada pela sua resposta. O meu trisavô era o Dr. Aureliano Pereira Frazão de Aguiar, nascido em Coimbra, em 1789; os meus tataravôs eram o Dr. Fernando Luís Soares Barbosa, nascido em Ansião, em 1742 e o Dr. António José Francisco de Aguiar(lente da Universidade de Coimbra aquando da reforma pombalina); o meu 5º avô era o Dr. Manuel de Matos.
Melhores cumprimentos
M. Botelho

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251230 | abento | 08 mar 2010 22:22 | Em resposta a: #251216

Caro Conde de Granada,

Caso possa ajudar tambem gostaria de saber se existe algum retrato do Dr. Francisco Coelho de Sousa e São Paio (Lente de Direito na U.C. no final do sec XVIII).

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1030965

Desde já lhe agradeço qualquer informação acerca do assunto.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251343 | Conde de Granada | 10 mar 2010 17:39 | Em resposta a: #251230

Caro Sr. António Bento,

Como eu disse a Sra. Maria Botelho, não moro em Portugal (sou brasileiro), mas pedi a um amigo meu que procurasse por tais informações. Ele está em busca de alguns papéis de família e, dentro das possibilidades, fará a busca. Todavia, como dito, acho que será difícil. Ele volta para o Brasil semana que vem e tem muito o que fazer em Lisboa, Porto e Cintra.

Respeitosa e cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251344 | Conde de Granada | 10 mar 2010 17:43 | Em resposta a: #251227

Cara D. Maria Botelho,

Acho que a primeira mensagem não saiu... Mas, repito-a.

Não moro em Portugal, portanto, não tenho como procurar ou ajudar "in loco". Todavia, um amigo meu está em Portugal e está a aproveitar a viagem (negócios-lazer), para buscar algumas informações familiares. Visitou o Tombo, e ainda deve passar por alguns lugares. Deve passar por Coimbra (inclusive pela Universidade), pois ainda deve voltar a Lisboa e ir ao Porto e a uma outra cidade. Ele volta semana que vem. Disse-me que mandar-me-á o que achar. Todavia, sugiro-lhe que entre em contato com a administração da Universidade, pois, muito provavelmente, a senhora poderá obter maior e melhor auxílio. Conte comigo para o que precisar.

Respeitosas e cordiais saudações,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251346 | Eduardo05 | 10 mar 2010 18:05 | Em resposta a: #251230

Señor Granada,

Também necessito ajuda por parte de V.Exa. Meu sexto-avô, o dr. André Alves de Oliveira estudou em Coimbra no século XVIII, 1731 é a data de sua formatura. Obteve dois graus: um em Teologia e o outro, a seguir, em Leis. Viveu no Rio de Janeiro e foi proprietário de uma das maiores bibliotecas da cidade, tido como homem douto, foi testemunha de inquirição de gênere de várias pessoas no Rio de Janeiro (Mosteiro de São Bento). Há um trabalho com rigor acadêmico assinado pelo professor doutor Gilson Caldwell do Coutto Nazareth e publicado numa revista do Colégio Brasileiro de Genealogia. Nesse artigo, que trata de outro objeto, se não estou enganado, é a respeito de biografias, ressalta o autor que o dr. André Alves de Oliveira comprara parte da biblioteca de Caldas Barbosa, figura conhecida de todos, assim como a Marquesa de Alorna, cujo salão freqüentava.
Casou-se o dr. André Alves de Oliveira com pessoa da nobreza da terra no Rio de Janeiro.
Por tudo isso e com grande esforço, tentamos compor a biografia documentada do dr. André Alves de Oliveira e, neste particular, será que o Señor, como homem douto que é, poderia encontrar o retrato do dito dr. André Alves de Oliveira? Tenho uma curiosidade enorme em saber como era a sua figura.
Com meus cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251382 | Maria Botelho | 10 mar 2010 23:49 | Em resposta a: #251344

Caro Sr. Granada
Muito obrigada pela sua amabilidade. Quando eu tiver oportunidade de ir a Coimbra, farei uma pesquisa nos arquivos da universidade.
Se o seu amigo lhe der alguma informação, agradeço que ma transmita.
Melhores cumprimentos
Maria Botelho

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251819 | Conde de Granada | 17 mar 2010 15:44 | Em resposta a: #251382

Cara Maria Botelho,

Meu amigo Guilherme, já tendo voltado de Portugal, mandou-me e-mail dizendo que passou por Coimbra e mal conseguiu obter as informações que ele próprio necessitava. Aconselhou à que a senhora, caso pudesse, faça uma viagem à Coimbra e tente conversar diretamente. Disse-me que conversou com um secretário de algum professor, por falta de gente para atendê-lo adequadamente, e foi também aconselhado a entrar em contato daqui há algumas semanas, pois parece que um dos "responsáveis" pelo acervo não se encontrava... Sinto não poder ter lhe ajudado além disso.

Sincera e cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251820 | Conde de Granada | 17 mar 2010 15:50 | Em resposta a: #251230

Caro Sr. António Bento,

À exemplo do que disse a Sra. Maria Botelho, as pesquisas em Coimbra acabaram sendo frustrantes por conta de alguns desencontros que teve meu amigo (ele próprio voltou sem alguns documentos importantes dos quais necessitava...), assim, restou-nos aconselhá-lo à que busque, sendo-lhe possível, visitar pessoalmente a universidade e, lá, tentar conseguir alguma informação dos responsáveis. Desculpe-me por não ter podido ajudá-lo além disso.

Respeitosas saudações,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251838 | MontDias | 17 mar 2010 20:27 | Em resposta a: #251346

Caro Eduardo,

Será muito difícil encontrar algum retrato desse seu sexto-avô, o Dr. André Alves de Oliveira na Universidade de Coimbra.

Existem muitos retratos (pinturas sobre tela) de antigos Lentes da Universidade de Coimbra, espalhados pelos vários edifícios das Faculdades e outras dependências, nomeadamente a casa do Arquivo e da Biblioteca Geral. Mas são de antigos professores. Nunca vi nenhum retrato, dessas datas, de algum aluno!! Muitos deles vieram dos extintos colégios e são, naturalmente, de clérigos, maioritariamente professores das faculdades de Teologia, Cânones e Leis, alguns identificados, outros não!

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251845 | abento | 17 mar 2010 21:49 | Em resposta a: #251820

Caro Conde de Granada,

Muito obrigado pela ajuda.

Tenciono um dia visitar a U.C.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: retratos de antepassados

#251849 | M. Botelho | 17 mar 2010 22:29 | Em resposta a: #251819

Muito obrigada na mesma.
Melhores cumprimentos
M.Botelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen