Assento Baptismo 1849 - Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251371 | matos70576 | 10 mar 2010 21:55

Agora q já aumentei as minhas dioprias a tentar traduzir o documento, restou-me apenas algumas palavras que não consigo de todo entender! Seria possível alguém mais habituado a caligrafia antiga ajudar-me? Embora já tenha o principal gostava q ficasse completo.

link para imagem

http://alojaimagens.com/images/4ewiyex0m8fyw553hdfi.jpg

Obgda
Cláudia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251374 | Odete2 | 10 mar 2010 22:09 | Em resposta a: #251371

Desculpe-me, mais nao consegui. acho o primeiro ciculo a palavra e "facto"

Odete

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251375 | LProjecto | 10 mar 2010 22:13 | Em resposta a: #251371

Cara Cláudia,

Salvo uma melhor, segue a minha tradução:

“No dia vinte e quatro de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e nove, mandei pôr os Santos óleos pelo Pe. coadjutor João José de Paiva, a Maria filha legítima de José Lourenço e de Maria Dias, naturais e moradores em Gardete, povo desta freguesia de Fratel, neta paterna de Manuel Lourenço e de Gertrudes Maria, moradores em Gardete e naturais, ele do mesmo povo de Gardete e ela das Moutas, freguesia de Proença-a-Nova Priorado do Crato, neta materna de João Coelho e de Maria Ramos, moradores em Gardete donde ele é natural e ela desta aldeia do Fratel, e foi baptizada em casa por João Coelho por necessidade, apesar disto foi baptizada debaixo de condição pelo dito Pe. João José de Paiva. Nasceu no primeiro de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e nove e para constar fiz este termo que assinei”

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251405 | matos70576 | 11 mar 2010 11:54 | Em resposta a: #251375

Bom dia, desde já agradeço a disponibiliade e atenção.
Gostava de perguntar ao Sr. Luis, se me sabe explicar o termo "(....) foi baptizada debaixo de condição (...)", pois pelo que li anteriormente ela foi baptizada pelo avô materno. O único episódio parecido na minha familia prende-se com uma filha da minha avó que ao nascer não resistiu ao parto, e foi o meu avô que a baptizou nos poucos minutos q lhe restavam. Na sua experiência, Sr. Luís, o que lhe parece que poderá ter acontecido.

Mcpts
Cláudia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251411 | fsmunoz | 11 mar 2010 14:54 | Em resposta a: #251405

Cara Cláudia,

Não sendo o Sr. Luis pode ser que a resposta seja na mesma útil: regra geral o baptismo imediato após o nascimento, pela parteira ou um membro de família, é realizado quando existem razões para temer que o recém-nascido não sobreviva tempo suficiente para ser baptizado na Igreja. Em todos os assentos onde o baptismo é realizado "sub conditione" que tive a oportunidade de transcrever essa é a razão apontada (aliada á falta de segurança do pároco em relação á validade do baptismo, após ter sido feita uma inquirição a quem realizou o baptismo em casa de forma a averiguar se as devidas formas foram cumpridas).

O baptismo sob condição é do ponto de vista sacramental nulo se o baptismo inicial foi válido, e válido se o baptismo inicial não o foi.

Cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251420 | LProjecto | 11 mar 2010 17:48 | Em resposta a: #251405

Cara Cláudia,

Verifico, com agrado, que já obteve resposta à questão que me colocou. Reconheço que não conseguiria responder melhor do que o fez o confrade Frederico.
Já agora, só uma coisinha... que se dispense o tratamento formal de "Sr.", basta "Luís".
Ao seu dispor.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251426 | matos70576 | 11 mar 2010 19:05 | Em resposta a: #251420

Mais uma vez um muito obrigada a todos.
A outra questão q gostava de colocar, encontra-se no assento de batpismo do meu bisavô, e onde a caligrafia é bem mais fácil de se ler. Quando o Cura encomendado escreve a seguir ao nome do pai e o da mãe a designação "(...) primeira a ser cazados(...)", concretamente e para neste caso 1853, esta expressão refere-se ao quê? ou porquê?

Mcpts
Cláudia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251467 | fsmunoz | 12 mar 2010 12:58 | Em resposta a: #251426

Cara Cláudia,

Assim de repente não estou a ver de que se possa tratar. Pode ser simplesmente por falta de contexto. Se lhe aprover coloque uma imagem do referido assento algures de forma a poder se vista, pode ser que a leitur realizada seja diferente...

Uma sugestão útil que posso dar (mas que é óbvia) é nos casos onde a leitura seja difícil tentar ler os demais assentos feitos pelo mesmo padre. É muito possível que exista algum assento de mais fácil leitura, e a vantagem é que permite saber as fórmulas utilizadas pelo padre, que tendem a repetir-se.

Cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251517 | hpinto | 13 mar 2010 01:41 | Em resposta a: #251426

Boa noite Cláudia.
Não será «primeira vez casado»?. Esta expressão costuma referir-se a um casamento anterior.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251524 | LProjecto | 13 mar 2010 10:16 | Em resposta a: #251426

Cara Cláudia,

Lamento, mas fora do contexto não me é possível inferir sobre o significado de tal expressão, embora não seja de excluir qualquer das sugestões apresentadas pelos confrades que, gentilmente, lhe responderam. Sugiro, nesse caso, que publique a imagem.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251526 | matos70576 | 13 mar 2010 11:42 | Em resposta a: #251524

Olá a todos

Para mais facil ajuda envio o link para a imgem do assento de baptismo anterirmente referido

http://alojaimagens.com/images/59msp8wiroeh6t77aozl.jpg

mais uma vez obrigado

Cláudia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251546 | MMacas | 13 mar 2010 17:24 | Em resposta a: #251526

Cara Cláudia,

É sem dúvida "primeira vez casados". Tal como sugeriu a Helena.

A especificação do matrimónio dos pais consta em quase todos os assentos de baptismo dessa época. O pároco tinha que referir se era o primeiro casamento de ambos os pais ou o enésimo de algum deles, implicando uma viuvez (ou mais) anterior e possíveis filhos doutros casamentos.

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Assento Baptismo 1849 - Ajuda

#251604 | matos70576 | 14 mar 2010 18:22 | Em resposta a: #251546

Muito boa tarde, gostava de agradecer a todos as dicas e ajudas, nestes dois assentos. E assim um pouco mais elucidada vou continuar as minhas pesquisas.

Mcpts
Cláudia Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen