Família Collares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Collares

#251412 | francandrade | 11 mar 2010 15:40

Alguém terá elementos sobre a origem da Família Collares? Eu tenho uma antepassada desta Família, Maria Mónica Collares, que terá nascido em S. Luís do Maranhão, a 1 de Fevereiro de 1835, e que era filha de um João Francisco Collares, que apenas sei que foi comerciante, com loja na Rua do Ouro em Lisboa e que, em dada altura, se mudou para o Maranhão. Maria Mònica Collares casou em S. Luís do Maranhão com Francisco António de Lima, natural da freguesia de Cedofeita - Porto e filho de Joaquim António de Lima e Rita Joaquina de Jesus.

Após o casamento e nascimento de Filhos (meu Bisavô Joaquim Januário de Lima, filho de Maria Mónica Collares e de Francisco António de Lima, nasceu em S. Luís do Maranhão a 10 de Julho de 1861), o casal (Maria Mónica e Francisco António) regressou a Portugal, tendo-se estabelecido na cidade do Porto. Já João Francisco Collares terá regressado a Lisboa, onde os seus familiares teriam interesses comerciais, e aí terá falecido.

Isto é o que eu sei, através de registos deixados por meu Bisavô Joaquim Januário de Lima. Mas creio que os meus antepassados Collares deverão estar relacionados com a Família Collares Pereira...que ainda hoje existe em Portugal, mas a esse respeito, não tenho elementos concretos, apenas uma suposição. Por outro lado, também tenho conhecimento da existência de pessoas com apelido Collares no Brasil....em vários estados e que poderão ter, ou não, ligação uns com os outros e com os Collares de Portugal.

Gostava ainda de saber se este nome de família, Collares, tem ou não, na origem, alguma ligação com a bonita Vila de Colares, no concelho de Sintra.

Se alguém me puder prestar algum esclarecimento a este respeito, muito agradeço.
Francisco Carneiro Pacheco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#251424 | vbriteiros | 11 mar 2010 18:43 | Em resposta a: #251412

Olá Francisco,
Não o fazia por aqui!
Não o posso ajudar na origem dos Collares, apenas me lembro de um amigo do meu pai chamado Collares Pereira, que suponho era da região de Aveiro. mais não sei.
Qanto a Cedofeita poderá consultar os registos paroquiais que já existem on-line.
Boa sorte nas pesquisas e um abraço
Vasco
(Brandão Gama)

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#251434 | curadora64 | 11 mar 2010 20:21 | Em resposta a: #251412

Caríssimo Francisco,
transcrevo o verbete "Colares" extraído do Dicionário das Famílias Brasileiras, vol. I, p. 757-758, cujos autores são Carlos Eduardo de Almeida Barata (ilustre confrade assíduo neste Forum) e Antônio Henrique da Cunha Bueno:

"COLARES - Sobrenome de origem geográfica, do lugar Colares. Do ant. colle, sign. 'outeiro', e do suf. -ar (Antenor Nascentes, II, 77; Anuário Genealógico Latino, IV,19). Família estabelecida no Rio Grande do Sul, que teve princípio em José Luiz Colares [c.1764-?], que deixou numerosa descendência de seu cas., cas. 1789, Mostardas (RS), com Ana Inácia de Jesus. Família estabelecida no Pará, procedente de José Francisco Collares [c.1810. Mafra, Portugal - ?], filho de Manuel Francisco Collares de Maria. Deixou geração do seu cas., em 1836, no Pará, com Maria Pacheco."

É o que consta, ipsis litteris. Acrescento que o Estado do Rio Grande do Sul (onde moro há trinta quatro anos) teve um Governadoor de nome Alceu de Deus Colares.
Espero que estas informações possam ter alguma valia para a sua pesquisa.
Entretanto, por ter notado o nome de seu bisavô (LIMA), tomo a liberdade de lhe solicitar e me possa informar se tem algum dado sobre JOSÉ FRANCISCO (DE) LIMA JÚNIOR, inumado no Cemitério da Lapa (PORTO), à volta de 1915, e que foi proprietário da Casa e Quinta do Mirante, em Vila Nova de Gaia, freguesia de Santa Marinha. Muito lhe agradeço.
A seu dispor (mateiroarrobarazaoinfopontocompontobr)
Mário (Rio Grande do Sul - Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#251460 | francandrade | 12 mar 2010 11:08 | Em resposta a: #251434

Caro Mário,

Não tem nenhum outro elemento sobre o José Francisco de Lima Júnior ? De quem era filho, a freguesia em que nasceu...?

Nos meus registos familiares não tenho indicação de nenhum José Francisco de Lima, mas isso não quer dizer que não exista uma relação com os meus familiares.

Acho que vou abrir um outro tópico, sobre a Família Lima, do Porto, e colocarei aí alguns elementos que tenho.

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#251462 | francandrade | 12 mar 2010 11:41 | Em resposta a: #251424

Caro Dr. Vasco da Gama,

Obrigado por esta intervenção. Tenho andado por este "fórum" e várias vezes me tenho lembrado de si. Este meu interesse pelos Colares aparece ligado ao meu interesse pela Família Lima, do Porto. Eu sou descendente de Joaquim António de Lima que aparece aqui no Genea - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=315489 . Este Joaquim António de Lima era o Pai de meu Trisavô Francisco António de Lima, casado com Maria Mónica Collares (estes dois também aparecem aqui no Genea, mas aparecem totalmente desligados do resto da Família). Francisco António de Lima nasceu em Cedofeita, Porto, a 23 de Abril de 1828, filho de Joaquim António de Lima e de Rita Joaquina de Jesus, neto paterno de António Joaquim dos Santos Lima e de Maria Luísa da Cunha, e neto materno de José António de Jesus e de Antónia Joaquina. Francisco António de Lima casou com Maria Mónica Collares, tendo sido Pais de meu Bisavô Joaquim Januário de Lima.
Acho estranho que aqui no Genea apareça Joaquim António de Lima com o nome Joaquim António Friage de Lima - este apelido Friage não aparece no assento de baptismo de Francisco António de Lima, mas aparece referido em cadernos familiares que o meu Bisavô deixou. Já procurei em várias fontes este apelido e não encontro nada. Não descobri ninguém que tenha esse apelido ! Mas o facto de o apelido Friage aparecer aqui no Genea só pode ficar a dever-se ao facto de algum familiar, provavelmente descendente de um irmão do meu Trisavô, António Joaquim de Lima (do qual descendia, por exemplo, o Dr. Carlos Lima, que foi conhecido ortopedista na cidade do Porto) ter comunicado para o Genea dados relatados nos tais caderninhos de registos familiares que eram tão comuns na família Lima.
Mais estranho ainda é o facto de aparecer aqui referida a data de nascimento, em Miragaia, de Joaquim António Friage de Lima 9/3/1787... a verdade é que eu já andei a procurar nos baptizados de Miragaia e no ano de 1787 não encontro nenhum Joaquim, filho de António Joaquim dos Santos Lima e de Maria Luísa da Cunha a ser baptizado no ano de 1787. A data está errada? Não foi baptizado ?
Quanto às paroquiais on-line, a verdade é que no site e-tombo aparecem como disponíveis paroquiais que, de facto, ainda não estão disponíveis (e na freguesia de Cedofeita verificam-se isso em relação aos anos finais do séc. XVIII).

Eu aqui estava mesmo era interessado em elementos sobre a Família Collares, que eu sei que eram de Lisboa (ou da Grande Lisboa) mas com passagem pelo Maranhão.

Quanto à Família Lima, acho que vou abrir mais um tópico aqui no Fórum, a ver se aparecem mais elementos
Um abraço
Francisco Andrade


PS: eu tenho um site com os elementos genealógicos do meu Filho - manuelandrade.site.voila.fr Aí estão quase todos os elementos de que disponho sobre os meus ascendentes e os de minha Mulher.

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#251485 | curadora64 | 12 mar 2010 18:45 | Em resposta a: #251460

Caríssimo Francisco Andrade,
excelente a sua ideia de abrir um novo tópico, aliás como eu mesmo tenho com o nome da pessoa de quem procuro (por todos os lados) os laços familiares.
Lamentavelmente, somente sei que José Francisco de Lima Júnior está inumado - e foi o primeiro titular - em jazigo-capela no Cemitério da Lapa (paróquia de Cedofeita - Porto), deve ter falecido à volta de 1915, e foi casado com Amélia Ernestina Pereira Pedrosa de Lima, falecida em 04 de outiubro de 1942, na sua casa, em Vila Nova de Gaia, freguesia de Santa Marinha, e inumada no mesmo jazigo. Creio que não deixaram descendência direta, já que a herança foi para uma sobrinha.
Devo dizer que o fato de um seu ascendente ter sido um dos beneméritos da Irmandade da Lapa é mais um elemento que me dá esperança de encontrar as ligações...
Nos arquivos do Cemitério da Lapa devem encontrar-se, pelo menos, as certidões de óbito que podem fornecer alguns dados, mas... estou longe demais (por enquanto), como estou longe do Maranhão, mas aqui, no Rio Grande do Sul, há vários "ramos" Colares (ou Collares). Se eu puder ser útil, queira dispor.
Grato, receba meus cumprimentos,
Mário (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#252559 | Francisco Queiroz | 01 abr 2010 13:10 | Em resposta a: #251412

Por favor, verifique se é a mesma família mencionada em

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=252557

Sendo caso disso, convido-o a explanar a questão também no referido tópico.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#253431 | vbriteiros | 20 abr 2010 15:56 | Em resposta a: #251462

Caro Francisco,
Não pude responder na devida altura a esta sua questão, pelo que apresento as minhas desculpas.
Pensava encontrá-lo pessoalmente , mas não me foi possível.
Sobre os seu " Lima " recebi em tempos uma fotocópias de um passaporte, fotos de Joaquim Januário de Lima, notas de viagem marítima de 1859 , com o fim de encontrar a possível ligação aos meus "Pereira de Lima do Porto". Pela minha pesquisa não encontrei nenhuma relação até meados do séc XVIII e este resultado ainda foi transmitido
à Senhora sua Mãe.
Aqui na BD verá que os seus LIMA, são do Honório de Lima
Quanto aos Friage e Collares poderá surgir no futuro uma informação que interesse. É só ter paciência e esperar.
Permita-me que o aconselhe a chamar à actualidade um tópico Lima antigo em vez de criar um novo. Para isto basta no tópico antigo escrever ... renovo meu pedido, como resposta ao seu anterior.
Um grande abraço e disponha sempre
Vasco
( o Miguel tem o meu e.mail)

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#323506 | Josino | 20 fev 2013 01:36 | Em resposta a: #251412

EU NOME É JOSINO BENTES MONTEIRO E SOU BISNETO DE CAROLINA COLLARES DE SANTAREM PARA, PELO QUE ME CONSTA ERA DESCENDENTE DE INDIO

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#323511 | Josino | 20 fev 2013 04:46 | Em resposta a: #251434

MEU NOME É JOSINO BENTES MONTEIRO, BISNETO DE COROLINA COLLARES, MORAVA EM SANTAREM EM 1870

Resposta

Link directo:

RE: Família Collares

#323512 | Josino | 20 fev 2013 05:03 | Em resposta a: #251434

MEU NOME É JOSINO BENTES MONTEIRO, BISNETO DE COROLINA RODRIGUS COLLARES, MORAVA EM SANTAREM EM 1870 E MINHA AVO DIZIA QUE ERAMOS DESCENDENTES DE INDIO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen