Familia Lima - do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Lima - do Porto

#251464 | francandrade | 12 mar 2010 11:58

Eu sou descendente de Joaquim António de Lima que aparece aqui no Genea - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=315489 . Este Joaquim António de Lima era o Pai de meu Trisavô Francisco António de Lima, casado com Maria Mónica Collares (estes dois também aparecem aqui no Genea, mas aparecem totalmente desligados do resto da Família http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33563 e http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33564 ). Francisco António de Lima nasceu em Cedofeita, Porto, a 23 de Abril de 1828, filho de Joaquim António de Lima e de Rita Joaquina de Jesus, neto paterno de António Joaquim dos Santos Lima e de Maria Luísa da Cunha, e neto materno de José António de Jesus e de Antónia Joaquina. Francisco António de Lima casou com Maria Mónica Collares, tendo sido Pais de meu Bisavô Joaquim Januário de Lima (que aparece aqui no Genea, erradamente com o nome José... http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=987617 e ainda de outros filhos (irmãos de meu Bisavô): Maria Rita, Francisco, Joaquim, Amélia, Etelvina, José Anibal ( que se fixou definitivamente no Maranhão e aí terá deixado descendência), Cãndida e Eugénio Adelino (que também aparece aqui no Gena, desligado do resto da Família http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33562 ).

Joaquim António de Lima e Rita Joaquina de Jesus foram Pais de 10 filhos: José António, João António (cujo retrato aparece na Galeria dos Beneméritos da Igreja da Lapa, no Porto), António Joaquim, Manuel, Ana Cândida, Francisco António (meu Trisavô), Maria, Joaquina, Joaquim e Januária.

Acho estranho que aqui no Genea apareça Joaquim António de Lima com o nome Joaquim António Friage de Lima - este apelido Friage não aparece no assento de baptismo de Francisco António de Lima, mas aparece referido em cadernos familiares que o meu Bisavô deixou. Já procurei em várias fontes este apelido e não encontro nada. Não descobri ninguém que tenha esse apelido ! Mas o facto de o apelido Friage aparecer aqui no Genea só pode ficar a dever-se ao facto de algum familiar, provavelmente descendente de um irmão do meu Trisavô, António Joaquim de Lima (do qual descendia, por exemplo, o Dr. Carlos Lima, que foi conhecido ortopedista na cidade do Porto) ter comunicado para o Genea dados relatados nos tais caderninhos de registos familiares que eram tão comuns na família Lima.
Mais estranho ainda é o facto de aparecer aqui referida a data de nascimento, em Miragaia, de Joaquim António Friage de Lima 9/3/1787... a verdade é que eu já andei a procurar nos baptizados de Miragaia e no ano de 1787 não encontro nenhum Joaquim, filho de António Joaquim dos Santos Lima e de Maria Luísa da Cunha a ser baptizado no ano de 1787. A data está errada? Não foi baptizado ?

Será que a partir destes elementos poderão aparecer mais contributos para esclarecer a origem desta família Lima, do Porto ?

Com os meus cumprimentos,
Francisco Carneiro Pacheco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lima - do Porto

#279007 | dppona | 19 jun 2011 16:09 | Em resposta a: #251464

Caro Francisco Andrade,
Encontrei ontem por acaso esta sua mensagem, ao procurar no Google o “misterioso” nome “Friage”, de que tenho conhecimento por constar na posição 44 da árvore nº 115 do livro Árvores de Costados, do Embaixador José António Moya Ribera.
Sucede que estou a elaborar um título genealógico sobre a família LIMA, do Porto, que surgiu do facto de essa família se ter interligado várias vezes com as famílias DIAS DE ALMEIDA -- http://genealogias.info/ -- e SOARES MOREIRA, de que me estou a ocupar.
Para me poder orientar com essas ligações, tive que “arrumar” esses Limas e daí surgiu o estudo.
A sua mensagem, que agradeço, permitiu-me completar alguns dados.
Quanto ao nome “Friage”, está em parte explicado o mistério, uma vez que V. diz que é mencionado nos tais cadernos de família. Só não sabemos o que quererá dizer. Nunca ouvi nem encontrei esse nome, embora tenha procurado em várias obras.
Quanto às datas dadas na GENEALL sobre os nascimentos do Joaquim António (Friage) de Lima e de sua mulher Rita Joaquina de Jesus (dos Santos Maia) são totalmente falsas. Foram uma precipitação de alguém que viu à pressa ou sem atenção os livros de Cedofeita e de Miragaia. Com isso não temos que nos preocupar, apenas temos que encontrar os assentos certos.
Sucede no entanto que, na sua mensagem, há também um erro: as filiações do casal Joaquim António/Rita Joaquina de Jesus.
Joaquim António (Friage) de Lima nasceu em S. Pedro de Miragaia e era filho de José António de Jesus, também de Miragaia, e de sua mulher Antónia Joaquina de Jesus, natural de S. Veríssimo de Paranhos.
E Rita Joaquina de Jesus (dos Santos Maia) era natural de Cedofeita e filha de António Joaquim dos Santos Maia, natural de S. Martinho de Lordelo do Ouro, e de sua mulher Maria Luísa da Cunha, natural de Cedofeita.
Estas filiações não deixam lugar a dúvidas, pois são confirmadas em 7 assentos de baptismo de netos do casal, em que os nomes dos 4 avós são claramente indicados.
Fica no entanto por explicar a origem do nome LIMA.
Será que, à luz disto, pode procurar de novo nos “caderninhos” do seu bisavô e ver se encontra mais coisas?
Será que está interessado em colaborar comigo nestas investigações?
Melhores cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lima - do Porto

#279313 | curadora64 | 22 jun 2011 21:53 | Em resposta a: #251464

Caro Confrade,
procuro, há tempos, as ligações familiares de José Francisco (de) Lima Júnior, nascido na freguesia de Miragaia, no Porto, creio que entre 1860 e 1880. Ele está sepultado no Cemitério da Lapa (POrto) em jazigo-capela de que foi o primeiro titular. Foi proprietário da Casa e quinta do Mirante, em Vila Nova de Gaia e, ao que parece, foi um dos "brasileros do Porto", torna-viagem. Não teve descendência.
Como há diversas "coincidências" com o seu registro acima, venho solicitar-lhe possa informar-me se deparou com esse nome, o que muito lhe agradeço.
A propósito de "Friage", com muito pouca probabilidade de ser a origem desse nome,o termo refere-se à sensação de frio ou de corrente de ar fria - uma friagem (dita "friage") que entrou pela porta aberta, por exemplo.
Cumprimentos,
Mário Mateiro (Rio Grande do Sul - Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lima - do Porto

#289846 | curadora64 | 24 out 2011 21:33 | Em resposta a: #251464

Caro Confrade Francisco Andrade, como vai a sua pesquisa? Tem algum dado relacionado com a pessoa que me interessa. Muito lhe agradeço. Mário

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lima - do Porto

#337738 | Alan Daniel | 07 nov 2013 08:05 | Em resposta a: #251464

Meu vo tambem se chamava joaquim antonio de lima ele erra 5 geracao de desendentes do barao de cocais de minas gerais.
Serra que ele tinha alguma coisa a ver com sua familia??

Resposta

Link directo:

RE: Familia Lima - do Porto

#338110 | jandresen | 14 nov 2013 19:11 | Em resposta a: #337738

Manuel José de Amorim, da Quinta da Boavista (também indicado Choupelo Santa Marinha), casou com Ana Amalia da Cunha Lima a 7 Fev 1791 em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia. Talvez sejam parentes dos citados.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 08:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen