Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

#251649 | Eduardo05 | 15 mar 2010 00:32

Caros Confrades,

É o século XVIII que ora se examina e a freguesia, no Porto, é a de São João da Foz.

Francisca da Cruz, casada com Amaro da Silva Porto, capitão de navios, é filha de Domingas Carneira. Domingas Carneira é prima em primeiro grau de consangüinidade de ANTÓNIO CARNEIRO, casado com ISABEL MOREIRA. Isabel Moreira era viva em 1768.

Alguém tem notícia desse casal e saberiam dizer se António Carneiro está entroncado nos Carneiros? Parece que os apelidos Moreira Carneiro ou Carneiro Moreira foram combinados nessa época.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

#275293 | Teresa Santos | 27 abr 2011 21:41 | Em resposta a: #251649

Boas, eu sou da família Carneiro do Turcifal (Torres Vedras) e tenho alguns primos que não conheço no Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

#319721 | Eduardo10 | 26 dez 2012 16:28 | Em resposta a: #275293

Prezada D. Teresa Santos,

Obrigado pelo envio da sua mensagem, que só agora pude ler.

De facto, há um estudo de algumas das famílias do Porto, intitulado O Patriciado Urbano Quinhentista. Nessa obra, estudam-se várias famílias, nomeadamente os Carneiros, em torno dos quais várias outras familias se entrelaçaram.
Era a burguesia dominante, conquanto os Carneiro apresentam um perfil para além da burguesia, afidalgados que foram nesse período, mas com raízes na Idade Mèdia, em contexto diverso do da burguesia.

Eu descendo de uma senhora chamada Domingas Carneira, irmã de António Carneiro, este casado com D. Isabel Moreira. São o tronco dos Moreira Carneiro do Porto. D. Isabel Moreira foi testemunha no processo de familiatura do Santo Ofício de
Jozé da Silva Freire, capitão de navios vivendo de seus grossos cabedais em 1765 mais ou menos. Este passou à Bahia,
Brasil, foi famiiliar do Santo Oficio entre 1765 e 1770, onde foi feito capitão dos familiares do Santo Ofício da Cidade da Bahia. É o troco da família Silva Freire da Bahia, de quem descendo e a qual estudo, na medida do possível.

Os meus Carneiros são da freguesia de São João da Foz do Porto e tenho a forte impressão de que o entroncamento, documentado, como deve ser, poderá levar até algum tempo, mas não se trata de entroncamento complicado. É mera questão de encaixar documentalmente as gerações.

Qualquer informação a respeito seria-me de grande valia e, desde já, agradeço à D. Teresa, desejando-lhe um ano de 2013 pleno de realizações, de saúde e de alegrias.

Com os meus melhores cumprimentos,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

#320074 | Limão | 03 jan 2013 02:25 | Em resposta a: #319721

Caro Eduardo.

Peço desculpa pela intromissão. Na família de sua familiar Dª Isabel Moreira, por acaso não existirá nenhuma referência a Baltasar Moreira, nascido cerca de 1829?
Desde já fico muito grato.

A. Melo Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

#320078 | Eduardo10 | 03 jan 2013 03:28 | Em resposta a: #320074

Caro A. Melo Lopes Costa,

Muito obrigado pelo envio de sua mensagem, que li com grande interesse.

D. Isabel Moreira foi casada com meu tio António Carneiro, este filho de D. Domingas Carneira. D. Isabel Moreira era via em cerca de 1765, quando foi testemunha do Santo Ofício, para a familiatura de José da Silva Freire, que era Carneiro, parente de António Carneiro e descendente, por uma filha (irmã de António Carneiro), de D. Domingas Carneira. Estes são os dados que não me saem da memória, apesar de, no documento de familiatura, haver outros nomes dos quais não me recordo, no momento.

Portanto, não posso responder, ainda, à sua pergunta, visto que menciona Baltasar Moreira já no século XIX (1829). De qualquer forma, registo o nome de Baltasar Moreira, que poderá ser parente de D. Isabel Moreira. No Porto, houve a combinação de Moreira Carneiro e esta combinação ocorreu com o casamento de D. Isabel Moreira com António Carneiro. Quem tiver o casal como antepassado será meu parente com toda a certeza, pelo lado de António Carneiro.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

#320099 | Eduardo10 | 03 jan 2013 18:00 | Em resposta a: #320074

Caro A. Melo Lopes Costa,

Muito obrigado pelo envio de sua mensagem, que li com grande interesse.

D. Isabel Moreira foi casada com meu tio António Carneiro, este filho de D. Domingas Carneira. D. Isabel Moreira era via em cerca de 1765, quando foi testemunha do Santo Ofício, para a familiatura de José da Silva Freire, que era Carneiro, parente de António Carneiro e descendente, por uma filha (irmã de António Carneiro), de D. Domingas Carneira. Estes são os dados que não me saem da memória, apesar de, no documento de familiatura, haver outros nomes dos quais não me recordo, no momento.

Portanto, não posso responder, ainda, à sua pergunta, visto que menciona Baltasar Moreira já no século XIX (1829). De qualquer forma, registo o nome de Baltasar Moreira, que poderá ser parente de D. Isabel Moreira. No Porto, houve a combinação de Moreira Carneiro e esta combinação ocorreu com o casamento de D. Isabel Moreira com António Carneiro. Quem tiver o casal como antepassado será meu parente com toda a certeza, pelo lado de António Carneiro.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

RE: Carneiro Moreira/Moreira Carneiro de São João da Foz, Porto

#320111 | Limão | 03 jan 2013 21:42 | Em resposta a: #320099

Caro Eduardo

Muito obrigado pela pronta resposta, se entretanto descobrir algum Baltasar Moreira, fico-lhe muito grato.
Com os melhores cumprimentos,.
A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen