Tomar apelidos do cônjuge Mulher

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252330 | jmacieira | 28 mar 2010 13:26

Caros Confrades

Agradecia, que um dos nossos Confrades, peritos em Direito e que, tantas vezes aqui vêm dar-nos doutos ensinamentos me elucidassem do seguinte:

Aqui, na base de dados do geneall e em algumas publicações genealógicas, aparece o Senhor Joaquim António de Carvalho Santa Marta de Mesquita e Melo. Este Senhor é filho de Domingos de Carvalho (de quem não se sabe mais nada) e de Teresa Maria de Jesus (Senhora, em princípio, sem apelido e de quem, também, não se sabe mais nada).
É estranho que alguém, com esta filiação, possa usar aquele nome. Segundo parece havia punições graves para quem usasse apelidos ou armas a que não tivesse direito.

Porém, é isso que me intriga, a Mulher deste Senhor chama-se: Luisa Leocádia de Mesquita Alcoforado de Almada e Melo! Tirando o "Santa Marta" que poderia ser acrescentado como honra a Santa da sua devoção (!) os outros apelidos que, dá ideia, o Senhor tomou são apelidos de sua Mulher.

Seria isto possível? Ou tratar-se-á duma apropriação indevida?

Com os meus melhores cumprimentos fico a aguardar os vossos esclarecimentos que, mais uma vez, agradeço.

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252341 | evieira | 28 mar 2010 16:18 | Em resposta a: #252330

Caro J. Macieira

Na minha opinião ou se trata de uma apropriação indevida, ou esses apelidos foram herdados de algum avô/ó. Nesta época (sec XVIII) nem as mulheres adoptavam o apelido dos maridos (hábito que só se começou a generalizar em Portugal no sec XIX) , quanto mais os homens.

Hoje em dia já é possível o conjugue homem adquirir até dois apelidos da mulher, no momento do casamento.

Cumprimentos
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252343 | jmacieira | 28 mar 2010 17:03 | Em resposta a: #252341

Caro Confrade Simões

Aquilo que me diz, e que desde já agradeço, é o que eu sabia e pensava estar certo. Até que, como sabe, ainda hoje há muitas Senhoras que não adoptam o nome de família dos maridos. Se pensarmos bem é uma coisa sem nexo e, como alguns dizem "Mulher não é família". A adopção do apelido dos maridos, já nos finais do séc. XIX, deve-se à política maçónico-liberal que, com este e outros procedimentos, mais não tinham em mente que estabelecer confusão e não se saber, bem, quem é quem.

Neste particular o que acontece, de facto, é que os Pais daquele Senhor são aqueles que eu menciono, desconhece-se a sua filiação e são, certamente, pessoas do povo.
Um filho deste Senhor é feito Fidalgo da Casa Real, tomado de novo, e por ter casado com uma Senhora a quem tinha sido dado, ou prometido, esse Foro, a quem com ela casasse.

Mais uma vez o meu agradecimento e fico na esperança de que apareçam mais algumas opiniões.

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252354 | rmfrp | 28 mar 2010 18:10 | Em resposta a: #252330

Caro João de Mariz Sarmento Macieira:

O caso que descreve parece ser semelhante a um que não estudei mas que me foi contado por um amigo genealogista, passado no século XIX: ao casar, uma senhora herdeira de um morgadio transmitiu ao marido os apelidos. Penso que no caso que descrevo a transmissão de apelidos ao marido poderá ter estado relacionada com as regras do vínculo em causa.

A situação que descreve será portanto muito rara mas não inédita.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252364 | pmcoimbra | 28 mar 2010 19:40 | Em resposta a: #252330

Caro João de Mariz Sarmento Macieira,

Partilho da opinião do Confrade Rui Pereira, pode muito bem ser um vínculo a obrigar ao uso de apelidos específicos. Mas também pode ser, e esta hipótese seria mais simples e mais frequente, que tivesse usado esses apelidos a partir do baptismo. Não sei se é possível saber os nomes dos padrinhos... Mesmo há poucas décadas era caso comum usar nomes desse modo.

Cumprimentos,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252367 | abento | 28 mar 2010 20:37 | Em resposta a: #252330

Caro Confrade,

Segundo o livro Mordomia-Mor da Casa Real, Tomo I página 626, de Nuno Borrego:

"José Germano Santa-Marta Mesquita e Melo, natural da freguesia São Vicente do Paúl, Santarém, Desembargador, filho do Desembargador Joaquim António de Carvalho Santa-Marta.
Fidalgo Cavaleiro (tomado de novo), com 1$600 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, por estar casado com D. Antónia do Vadre Almeida Castelo-Branco, Açafata da Casa Real. Em 13.11.1806 (fls 131)"

Sendo Joaquim António de Carvalho Santa-Marta (Mesquita e Melo ?) Desembargador, deverá existir um processo de Leitura de Bachareis na TT, no qual deverá constar nome dos Pais e Avós, sua origem, seus oficios, ..., vários testemunhos quanto à Nobreza ( ou não ) dos seus ascendentes.

Só o facto de ser Dezembargador é um indicio do seu extracto social, seus ascendentes poderão não ser do Povo. Por outro lado o facto de seu Pai só utilizar o apelido Carvalho e sua Mãe não utilizar apelido nenhum não significa que não sejam Nobres.

A consulta dos registos paroquiais de São Vicente do Paúl, Santarém poderá ajudar a responder a origem dos apelidos Mesquita e Melo que o Joaquim António de Carvalho Santa-Marta utilizou.

P.S. mais estranho é o facto do filho de José Germano, Joaquim José do Vadre de Santa Marta de Mesquita e Melo ter "herdado" o titulo de Visconde de Andaluz, não sendo descendente directo do 1º Visconde, era apenas sobrinho da sua Esposa

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252369 | jmacieira | 28 mar 2010 20:49 | Em resposta a: #252367

Caro António Bento

Como deve ter notado os apelidos que o dito Senhor usa são apelidos de sua Mulher.

Quanto ao título de Visconde de Andaluz sou, por ser Chefe da Família Mariz Sarmento, o actual representante do 1º Visconde.

Em breve tenciono publicar um pequeno trabalho, devidamente documentado, onde se esclarece essa "passagem" anormal mas que aconteceu. O texto e os documentos são elucidativos e confirmam uma fraude que aconteceu em 1840 com o apoio de altas figuras do Estado. O mal já vem de longe! Não digo mais. Espero que leia a minha publicação.

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252371 | abento | 28 mar 2010 21:22 | Em resposta a: #252369

Caro João de Mariz Sarmento Macieira,

Do pouco que sei e percebo do assunto dou-lhe toda a razão. Algo de estranho se passou na transmissão do titulo.

Vou ler o seu trabalho com o maior interesse, a minha Mulher é um dos descendentes do 2º Visconde. Onde será publicado?

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252373 | jmacieira | 28 mar 2010 21:38 | Em resposta a: #252371

Caro António Bento

Por enquanto ainda não sei.
Gostava muito que fosse publicado pelas Edições Guarda Mor (geneall).

Deixei o trabalho para apreciação e cálculo de custos e estou à espera que o Amigo Luis Amaral me diga alguma coisa.
Vai ser uma edição simples, a preto e branco, sem quaisquer prosápias!

Penso que sou claro e que, ao lê-lo, qualquer pessoa fica ciente da verdade.

Com amizade e estima

João de Mariz sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252375 | jmacieira | 28 mar 2010 21:50 | Em resposta a: #252373

Caro António Bento

Há coisas engraçadas.
A Senhora Dona Maria Carlota do Vadre Santa Marta de Mesquita e Melo, antepassada de sua Mulher, que casou com o Senhor José Maria Raposo de Andrade de Sousa d'Alte Espargosa, segundo Affonso Dornelas no livro "D. António Caetano de Sousa e a sua família", onde se fala largamente da família Mariz Sarmento, diz que aquela Senhora estivera para casar com um meu parente - FRANCISCO LIBÓRIO DE SOUSA DE MARIZ SARMENTO - sobrinho do Almirante Mariz Sarmento, primo direito do meu 5º Avô (Chefe de Casa) e de seu Irmão o Visconde de Andaluz. A Senhora era sobrinha da Mulher do meu Tio.

Não sei se sabia. Acho curioso.

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#252381 | abento | 28 mar 2010 22:12 | Em resposta a: #252375

Caro João de Mariz Sarmento Macieira,

Não sabia, obrigado pela informação adicional.

Vou aguardar a publicação do seu trabalho.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#258374 | abento | 11 jul 2010 11:16 | Em resposta a: #252330

Caro João de Mariz Sarmento Macieira,

Acabo de ver no Etombo o registo de casamento de José Germano de Santa Marta Mesquita e Melo com D. Antónia do Vadre Almeida Castelo-Branco. O pai do José Germano é só Joaquim António Carvalho de Santa Marta. O Mesquita e Melo é do lado da Mãe.

Paroquiais Lisboa, São Sebastião da Pedreira livro C-5 fls 172 e 172v.

A titulo de curiosidade, uma das testemunhas foi António Luís Mariz Sarmento.

Cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#258375 | jmacieira | 11 jul 2010 12:05 | Em resposta a: #258374

Caro António Bento

Votos de um bom Domingo e muito obrigado pela sua notícia.

Quanto ao livro de que lhe falei está pronto. Penso prepará-lo durante o mês de Agosto e sair no princípio de Setembro.

Como deve calcular o livro explicativo do acontecido, há 170 anos, tem como base documentação legal!!! e bem elucidativa da fraude.

Melhores cumprimentos


João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#306669 | jmacieira | 24 mai 2012 13:54 | Em resposta a: #258374

Caro António Bento

Por acaso, há bocado, vim ao Fórum e dei com esta conversa.

Conheços a sua família, do Baleal, conheço o seu sogro, a sua sogra, enfim...

No São Martinho de 2010 almocei com o seu sogro, na Golegã, no Pavilhão improvisado do Bernardo Mesquitela.

Sobre este assunto e do livro, que agora vai mesmo sair, gostaria de falar consigo.

Vou deixar-lhe o meu mai para que me contacte e eu o faça de volta.

joaoandaluzarrobasapopontopt

Muito obrigado

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#306781 | roz | 25 mai 2012 22:36 | Em resposta a: #306669

Caro Joao Macieira,

Nao sei se tem ligacao aos seus ou se ja 'e do seu conhecimento mas enquanto pesquisava a freguesia de S. Jose, Lisboa, encontrei este assento de obito (1768) do P.e Antonio Jose Mariz Sarmento e que nao esta' nesta base de dados.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3655688 m0680.TIF e seguinte.

Pensei em enviar-lhe caso possa ter interesse.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#357339 | jmacieira | 07 mai 2015 19:23 | Em resposta a: #252371

Caro António Bento
Os meus cumprimentos....
Já publiquei o tal livro o ano passado. Peço desculpa mas nunca mais me lembrei.
Terei imenso gosto em oferecer-lhe, e a sua Mulher, um exemplar.
Agradecia que me desse o seu endereço postal.
Poderá fazê-lo para joaoandaluz@sapo.pt

Renovo os meus cumprimentos e sou
Com estima e consideração

João Macieira

Resposta

Link directo:

Tomar apelidos do cônjuge Mulher

#361356 | I Rodrigues | 12 set 2015 14:33 | Em resposta a: #252367

Caro António Bento,

Deparei-me com esta discussão e gostaria de saber se dispõe de mais informação sobre os Santa-Marta da zona de Santarém e Lisboa. No início do século XX a quinta das Galinheiras (se não me engano no nome) onde se situou depois a Escola Agricola de Santarém, actual Escola Superior Agrária, era propriedade das 'irmãs Santa-Marta', solteiras, que viviam em Lisboa, e um meu bisavô teria sido intermediário nesse negócio. Mas infelizmente não encontro nada, registo algum, sobre o nome dessas irmãs ou a sua propriedade, e gostava de saber mais detalhes que me conduzam a essa informação. Se tiver alguma informação que possa ser útil fico-lhe agradecida.

Com os melhores cumprimentos,
Isabel Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 04:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen