Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#252384 | A.Godinho | 28 mar 2010 23:02

Caros Confrades

Buscando um Francisco de Araújo da Rua Chã no Porto, que teve ilegitimo de Domingas Francisca ,de Guidões, a João Francisco,e que seria já falecido em 1676 (data de casamento do filho), vim a encontrar na freguesia da Sé e antes daquela data os assentos de óbito de dois Franciscos de Araújo. Um chamado Francisco de Araújo Pinto (creio que em 1668+) morador na Ferraria de Cima e outro Francisco de Araújo falecido em 1673 , sendo assistente na Rua Chã , sepultado na Sé , sendo Abade de S. Martinho da Barca. Num dos livros de S. Martinho da Barca, vem, um apontamento feito pelo dito Francisco de Araújo Costa , dizendo que tomou posse da igreja em 1650 e era filho de Afonso de Araújo, e de Maria da Costa, cidadão da cidade do Porto, e irmão de João Araújo Costa , Arcediago de Oliveira.
Tenho para mim que o Abade poderá ser o pai do João Francisco. Na verdade tudo coincide... Datas, nome, a Rua, proximidade das localidades etc. Só estranho o facto de no assento de casamento do João Francisco não se mencionar que o Francisco de Araújo era Abade....Teria o pároco que lavrou o assento algum pudor de o dizer...?
Agradeço os elementos que possam disponibilizar bem como a vossa opinião sobre esta possibilidade de se tratar do mesmo Francisco de Araújo...

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#252483 | A.Godinho | 30 mar 2010 23:35 | Em resposta a: #252384

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#252485 | GARRIDOS | 31 mar 2010 00:17 | Em resposta a: #252483

Prezado Godinho
/www.geneall.net/P/per_page.php?id=214067
NFP-vol. I-pg. 485 (Aranhas)
Siga estes dados esta tudo o que procura
Abraços
Fernando GArrido

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#252596 | A.Godinho | 02 abr 2010 17:39 | Em resposta a: #252485

Caro Fernando Garrido

Agradeço a resposta. No entanto já conhecia esses dados, além de que na fonte que refere apenas se dá conhecimento da filha de Afonso de Araújo e de Isabel da Costa, e da sua descendência. Nada adianta quanto à ascendência nem quanto ao Abade e ao Arcediago.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#252597 | A.Godinho | 02 abr 2010 17:43 | Em resposta a: #252596

Rectifico: Afonso de Araújo e de Maria da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#252617 | GARRIDOS | 02 abr 2010 22:57 | Em resposta a: #252596

Caro António Godinho
Eu também descendo destas pessoas de Guidões
Na revista da faculdade de letras do porto ,elementos para a História artista da sé do Porto.há uma referencia ao arcediago de oliveira do douro o João Araújo Costa num contrato par uma obra na sé do Porto este reverendo tinhaum certo poder na Igreja nessa altura .

O pai do abade Francisco de Araújo era uma pessoa ilustre na cidade era procurador da cidade do Porto , como era uma Família ilustre dificilmente o padre Francisco de Araújo iria assumir o filho João Francisco .
Os estudos vão no sentido de investigar os filhos do João Francisco se algum veio para o Porto se tiveram contactos com os Araujos algum testamento etc.
Abraços
Fernando Garrido

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#252690 | A.Godinho | 04 abr 2010 21:22 | Em resposta a: #252617

Caro Fernando Garrido

Obrigado pela sua resposta.

De facto o caminho que indica é o correcto, no entanto estou a centenas de km do Porto o que , para já, inviabiliza a investigação em notariais, judiciais etc.

Pode ser que um dia arranje um tempinho para isso ou que entretanto essas fontes sejam disponibilizadas on-line.

Sou descendente ( pelo lado da minha mãe) do referido João Francisco.

Se entretanto o Fernando encontrar algo agradeço , se possivel, a informação respectiva.

Abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã

#253086 | joãoliberatopinto | 13 abr 2010 14:35 | Em resposta a: #252690

Caros António Godinho de Carvalho e F. Garrido

Estou muito interessado neste tópico, uma vez que estudo a circulação de elites entre o cabido do Porto e a vereação da cidade nos séculos XVII-XVIII, para uma cadeira do meu mestrado em História. É um trabalho sem pretensões. Gostaria nomeadamente de saber de que modo, por exemplo, conseguem traçar até vós a descendência de Francisco de Araújo e que cargos de vulto os seus descendentes desempenharam na cidade; em que é que se baseiam para dizer que Afonso de Araújo, supostamente pai do sobredito Francisco, era membro de uma família ilustre no Porto- e se podem confirmar a existência da família em Vila Real, como consta no Geneall. Desculpem-me só pedir esclarecimentos, e em nada poder contribuir, por enquanto, mas espero que o meu atrevimento seja perdoado à conta da minha ignorância.



Com os melhores cumprimentos,

Joao Liberato Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen