CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Informática | Pessoas

CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252399 | ksaraujo | 29 mar 2010 11:15

Prezados(as) Utilizadores(as) deste Fórum,

Sabemos o quão útil tem sido para nós a consulta à base de dados de passaportes disponível no sítio virtual do CEPESE.

Contudo, é da minha opinião que os elementos que estão disponíveis "on-line" não são suficientes para uma identificação inequívoca da pessoa consultada.

Apenas com o nome do titular (ou acompanhante) e a naturalidade não é possível saber de certeza se a pessoa em causa é aquela mesma do nosso interesse. Isto exige da nossa parte um contacto adicional junto ao CEPESE para melhor esclarecimento antes de efectuarmos o pagamento dos 10 euros respeitantes aos demais elementos do registo localizado.

Assim, da minha parte, enviarei um FAX ao CEPESE apresentando uma sugestão de melhoria da forma de consulta "on-line" à base de dados de passaporte para que esta passe a incluir também a Filiação da pessoa pesquisada.

Deste modo, poderemos fazer com mais tranquilidade o prévio pagamento dos 10 euros respeitantes aos demais elementos do registo localizado, dado que teremos de imediato a confirmação de que, muito provavelmente, a pessoa pesquisada e identificada na base de dados trata-se mesmo de quem pretendemos.

Conclamo os confrades a, se assim o desejarem, juntarem-se a mim nesta empreitada igualmente pedindo ao CEPESE que inclua a Filiação na resposta à consulta "on-line" da base de dados de passaportes.

Os contactos do CEPESE são:

CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Edifício CEPESE
Rua do Campo Alegre, 1021/1055
4169-004 Porto
Telefones: 22 607 37 70
Fax: 22 607 37 78
E-Mail: cepese@cepese.pt

Com esta sugestão de melhoria ao CEPESE, estou na posição de cliente exprimindo a minha opinião e com as melhores intenções visando aprimorar a utilização desta importante base de dados de passaportes.

Desde já o meu muito obrigado pela atenção e colaboração de todos(as).

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252444 | vbriteiros | 30 mar 2010 03:25 | Em resposta a: #252399

Caro Confrade,
Tem toda a razão. As Listagens fornecidas nãonos permitem indentificção capaz. Assim pedi vádias pessoas e só duas correspondiam ao que pretendia. As outras eram de pempos mais recentes e foi dinheiro deitado fora! Assim não volto a consultar o Cepese. Se necessário concretizarei a experiência.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252449 | ksaraujo | 30 mar 2010 10:46 | Em resposta a: #252444

Caro Confrade Vasco Briteiros,

A vossa resposta vem corroborar a necessidade de aperfeiçoamento do modo de consulta à base de dados de passaportes do CEPESE.

Esta necessidade da nossa parte, como clientes utilizadores que somos, deve mesmo ser comunicada aos responsáveis pela mesma.

Acredito que, deste modo, o CEPESE perceberá que a base de dados de passaportes disponibilizada via Internet passará a ter mais utilidade para os pesquisadores genealógicos e, inclusivamente, será capaz de gerar mais receitas para o Centro.

Eu já enviei ao CEPESE, por fax, a minha sugestão nestes termos. Se eles acrescentarem a Filiação aos resultados da pesquisa, então, teremos mais um importante elemento que nos trará mais hipóteses de os registos pesquisados serem mesmo os da nossa pretensão. Não iremos deitar fora o nosso dinheiro ao termos de pagar por registos que não nos interessam.

Agradeço-vos desde já se puderdes mesmo colaborar com esta iniciativa enviando ao CEPESE a vossa própria solicitação nestes moldes.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252453 | filipeclix | 30 mar 2010 13:21 | Em resposta a: #252399

Boas a todos, confesso que não tinha conhecimento desta base de dados, contudo e pelo que li da sua intervenção, partilho também da mesma opinião, por certo farei também esse pedido.

Preciso de vossa precisosa ajuda, para mim esta base de dados é novidade como já tive oportunidade de escrever, contudo, andei já no sitio virtual da CEPESE e não consigo vislumbrar essa tal listagem e muito menos uma busca ou pesquisa por nome, alguém me pode ajudar?


Agradeço

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252454 | ksaraujo | 30 mar 2010 13:37 | Em resposta a: #252453

Prezado Sr. Luís Carvalho Guimarães,

A consulta à base de dados do CEPESE está disponível em:

http://cepese.up.pt/pt/passaportes_pesquisa.php

Conto desde já com a vossa preciosa colaboração ao igualmente escrever ao CEPESE solicitando que passem a incluir a Filiação da pessoa pesquisada nos resultados da busca virtual.

Obrigadíssimo!

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252474 | DSS | 30 mar 2010 20:23 | Em resposta a: #252454

Caro Kelson,

Junto-me a si nesta iniciativa. Já enviei a minha solicitação.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252476 | ksaraujo | 30 mar 2010 21:20 | Em resposta a: #252474

Obrigadíssimo!

Decerto, a nossa união fará a força necessária para motivar o CEPESE a realizar a alteração sugerida e, assim, a base de dados dos passaportes passará a representar, de facto, uma mais-valia para as nossas pesquisas...

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#252486 | AAF | 31 mar 2010 00:22 | Em resposta a: #252476

Caro Kelson dos Santos Araújo,

Que tipo de informação se obtém na base de dados dos passaportes?

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272574 | Diana.dias | 15 mar 2011 18:33 | Em resposta a: #252399

Caros utilizadores,

agradecia que me informassem quais os dados que o CEPESE faculta quando solicitamos um pedido.

O sistema mantém-se e, não sabendo o nome dos pais, corremos o risco de pagar por um serviço que não nos interessa.

O ideal seria que este serviço tivesse as condições já indicadas por ksaraujo e que, se possível, nos fosse facultada uma password, após o pagamento, que nos direccionasse para um link onde nos fossem disponibilizados os registos.

Coloquei essa questão através de email e só me responderam que a mãe das crianças cujos ID's pretendo obter, não é a que indiquei, que para mais dados, terei que pagar.
O que eu precisava saber é se facultam datas de embarque, idades, destinos, nomes dos pais, de que forma nos são enviados os dados, se em formato de papel, digitalizados ou apenas transcritos em email, etc..

Agradeço toda a informação que me possam disponibilizar.

Obrigada.

Com os meus cumprimentos.

Diana Dias

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272576 | ksaraujo | 15 mar 2011 18:48 | Em resposta a: #272574

Ex.ma Senhora,
Diana Dias e demais amigos do GeneAll

Antes de tudo, gostaria de agradecer a colaboração de todos no sentido de solicitar ao CEPESE um aprimoramento da forma de consulta virtual à base de dados de emigração.

Embora o sistema ainda não funcione de modo perfeito (pois alguns cruzamentos de dados conhecidos não se confirmam), já houve progressos!

Em resposta à pergunta da Sra. Diana Dias, eis os dados tipicamente fornecidos pelo CEPESE após a concretização de um pedido:

Nome do Titular:
Naturalidade:
Concelho:
Pai:
Mãe:
Data de emissão do passaporte:
Estado civil:
Idade:
Profissão:
Destino no Brasil:
***
Localização do processo
Arquivo Distrital de ...
Livro: cx. ###| Registo: ####

O envio destas informações pode ser feito digitalizado via e-mail (ficheiro/arquivo PDF) ou por via correio em papel, a critério do solicitante, e ambas as formas vêm com o documento com o timbre do CEPESE.

Espero que a nova base de dados seja útil para todos.

Melhores cumprimentos e boas pesquisas!

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272580 | GoldenDays | 15 mar 2011 19:02 | Em resposta a: #272576

Caro Confrade,

Tentei entrar no CEPESE através do link referido numa anterior mensagem mas não consegui. Abrindo o portal do CEPESE também não encontrei no Mapa do Site qualquer link para pesquisas na base de dados de Passaportes.

Poderá, por favor, indicar-me o URL actualizado para as referidas consultas?

Antecipadamente grato envio os meus cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272581 | ksaraujo | 15 mar 2011 19:06 | Em resposta a: #272580

Caro Confrade Ribeiro de Araújo,

Tente este localizador encurtado:

http://tinyurl.com/5smqwah

Cumprimentos e boas pesquisas!

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272584 | GoldenDays | 15 mar 2011 19:38 | Em resposta a: #272581

Prezado Confrade Kelson dos Santos Araújo,

O problema está resolvido com a sua prrestimosa ajuda.
Já entro na página. Muito obrigado.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272608 | Diana.dias | 15 mar 2011 22:33 | Em resposta a: #272576

Caro Kelson dos Santos Araujo,

fico grata pela informação prestada.

Calculei que fosse ficar esclarecida, se colocasse aqui a questão.

Obrigada e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272629 | edvasconcelos | 16 mar 2011 10:10 | Em resposta a: #272576

Exmo Senhor

Agradeço a sua explicação, cujo conteúdo é bastante útil para a decisão de pedir ou não a cópia de um dos registos de passporte.

No entanto gostaria de lhe perguntar, se souber, o que acontece com os filhos menores que normalmente iam averbados no passaporte do pai ou da mãe. Essa informação (pelo menos os seus nomes) também vem referida no pedido inicial de cópia do processo do passaporte paterno?

Cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#272632 | ksaraujo | 16 mar 2011 10:23 | Em resposta a: #272629

Ex.mo Senhor,
Eduardo de Vasconcelos Cardoso

O CEPESE somente fornece os elementos necessários para a localização do registo e/ou do processo de concessão do passaporte (se houver) no respectivo Arquivo Distrital onde este(s) se encontra(m).

Sendo assim, após receber as informações da parte do CEPESE, será necessário fazer um pedido de fotocópia do próprio registo e/ou do processo completo de concessão do passaporte ao Arquivo Distrital em causa.

Caso o titular do passaporte tenha viajado com acompanhantes (esposa, filhos, sobrinhos etc.), esta informação virá no registo e/ou no processo de concessão e, portanto, será possível obter todas as informações pretendidas.

Espero ter-vos sido útil.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#279247 | sandrafig | 22 jun 2011 02:32 | Em resposta a: #272632

Caros Senhores,

Gostaria também de contribuir para esse valioso serviço prestado pelo CEPESE.

Creio que já foram incorporadas as sugestões acima, já que o nome do pai e da mãe já aparecem na busca online.

Minha sugestão, entretanto, é que seja incorporada alguma forma de pagamento que possa ser feita mais facilmente a partir de outros países (cartão de crédito ou PayPal, por exemplo).

Outra sugestão é sobre o método de busca em si. Em princípio eu buscava pelo nome do meu avô (Antônio), sem muito sucesso. Por fim descobri que a grafia correta seria "António" e não "Antônio". Minha sugestão, nesse caso, é que não seja considerada a acentuação no resultado da busca.

Recentemente fiz uma busca sobre o meu bisavô "Pio de Figueiredo", e consegui um resultado positivo no banco de dados, ou seja, houve uma emissão de passaporte para um cidadão com o mesmo nome do meu bisavô. Como eu desconheço o nome dos meus tataravós, infelizmente a filiação não serve para eu identificar se é a mesma pessoa que procuro. Nesse caso específico seria mais importante obter a informação de dependentes, ou seja, nome da esposa ou filhos que estejam associados ao mesmo registro, para que eu pudesse confirmar de que se trata da mesma pessoa, ou pelo menos a informação se existem ou não dependentes associados ao passaporte.

De qualquer forma, gostaria de parabenizar pela disponibilidade desse serviço, essa base de dados é sem dúvida um grande avanço para nossas pesquisas.

Melhores cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: CEPESE - sugestão de alteracao na forma de consulta à base de dados de passaportes

#279260 | ksaraujo | 22 jun 2011 10:20 | Em resposta a: #279247

Cara Sandra,

Muito pertinente esta vossa sugestão de associação dos acompanhantes aos titulares dos passaportes.

Deste modo, conseguir-se-ia uma identificação inequívoca da pessoa em causa!

Por gentileza, encaminhe o texto da vossa mensagem diretamente ao CEPESE pelo e-mail cepese arroba cepese ponto pt

Quanto mais pessoas manifestarem-se neste sentido, maiores serão as hipóteses de o CEPESE vir a efetivamente implementar à base de dados de passaportes estas importantes e úteis alterações de melhoria.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen