O Capitao Pedro Dinis de Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

O Capitao Pedro Dinis de Carvalho

#252579 | Saba | 02 abr 2010 01:40

Caros Colegas,

Alguem tem informacao sobre os costados do Capitao Pedro Dinis de Carvalho ou dos costados da sua mulher Feliciana Pacheco Pimentel?

Muito Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#252583 | henrdias | 02 abr 2010 11:06 | Em resposta a: #252579

Caro confrade,

também eu estou interessado em saber mais acerca deste casal, pelo facto de se enquadrar na região que estou estudando, e também porque à muito procuro encontrar uma correspondência entre estes Pimentéis de Alvaiázere e os de Maçãs de D. Maria, ali tão próximos, mas até à data sem sucesso.

Da ascendência deste casal, nada sei, mas tenho algo sobre os seus descendentes (julgo que retirado da obra de Cândido Teixeira), e que poderei aqui colocar, caso esteja interessado.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#252592 | Saba | 02 abr 2010 16:28 | Em resposta a: #252583

Caro Colega,

Eu descendo do dito Capitao, mais propriamente do casamento da filha dele com o Capitao Francisco Lopes Valente de Figueiredo. Descendo da filha Felicia Bernardina de Figueiredo Pacheco Pimentel, que casou com Francisco Nunes da Serra de S. Domingos, Serta.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#252613 | henrdias | 02 abr 2010 22:04 | Em resposta a: #252592

Caro Luis Ramos,

o que eu tenho é o seguinte:

1. Pedro Dinis de Carvalho, Capitão
c.c. Feliciana Pacheco Pimentel

1.1. Leocádia Maria Pacheca Pimentel (f.21 jul 1733-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)
c.c. Francisco Lopes Valente de Figueiredo, Capitão (n.1678;f.1 out 1742-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)

1.1.1. Eugénia Maria Leocádia de S. José (n.19 mai 1720-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)
c.c. António José Pimentel (c.22 ago 1746)
1.1.2 Tomásia (n.10 fev 1728-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)
1.1.3. Rodrigo Dinis de Carvalho Figueiredo (n.15 out 1728-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)
c.c. Clara Angélica Teresa Pimentel (n.1728-Alvaiázere)
1.1.3.1. 4. Maria (n.1766-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)
1.1.4. Feliciana (n.26 mar 1731-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)

Entretanto fiquei na dúvida se a Felicia Bernardina de quem descende será a que eu tenho aqui referida por 1.1.4. Feliciana (nascida em 26 mar 1731), ou se será alguma irmã desta.
Como disse o meu interesse tem a ver com a forte ligação desta família com os Pimentéis de Alvaiázere, que eu gostaria de ver contemplada na base de dados do Geneall. Por isso tudo aquilo que puder acrescentar nestes dados, até entroncarem nos dados do Geneall, desde já lhe agradeço.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#252614 | henrdias | 02 abr 2010 22:10 | Em resposta a: #252613

Caro confrades,

apenas para corrigir a numeração atribuída à filha de Rodrigo Dinis de Carvalho Figueiredo e de Clara Angélica Teresa Pimentel, que é o seguinte:

1.1.3.1. Maria (n.1766-Pampilhal,Cernache de Bonjardim)

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#252629 | Saba | 03 abr 2010 05:20 | Em resposta a: #252613

Caro Colega,

Infelizmente nao tenho muita informacao para lhe dar. Apenas ontem descobri a dita ligacao com os capitaes mencionados atraves da analise dos microfilmes da Serta, de onde era natural o meu avo^ materno (mais propriamente da Serra de S. Domingos). Sinceramente, nao esperava encontrar pessoas com esse tipo de cargos no lado da minha bisavo', que era jornaleira. Do meu lado paterno descendo duma seria de Capitaes, mas o meu avo^ ainda era uma pessoa de estatuto elevado na sua aldeia.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#252634 | henrdias | 03 abr 2010 11:02 | Em resposta a: #252629

Caro Luis Ramos,

mas o que eu queria perceber, era como se faz a ligação do Capitao Pedro Dinis ds Carvalho aos seus ascendentes, pois já localizei aqui no Geneall o seu avô materno (José Carvalho), chegando depois ao nível dos seus quartos avós. Agora não sei é qual desses ramos liga ao dito capitão. Será através do Francisco Carvalho de Pedrógão Grande? sabe é que o estudo destes Carvalhos também me interessa, pois esse apelido aparece na minha ascendência ao nível de uma décima avó, e desconheço por completo de onde vem. Trata-se de uma Jerónima Carvalho c.c. Pedro de Abreu (Escrivão das Cizas), e moradores em Aguda, Figueiró dos Vinhos, ali bem perto de Pedrógão.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#257343 | Saba | 27 jun 2010 01:57 | Em resposta a: #252634

O meu Carvalho vem de Moleiras, Freguesia de Santa Catarina, Pedrógão Grande, mas ainda nao o segui por muitas geracoes. Mas a ligacao com o Capitao nao se faz por esse lado, mas por a minha antepassada Maria Antonia de Jesus casada com Antonio Morchim [Nunes]

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#291447 | Saba | 20 nov 2011 09:42 | Em resposta a: #252613

Caro Colega,

Acha que este e' o mesmo Pedro Dinis de Carvalho?

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=398&dsqSearch=%28%28text%29=%27alvaiazere%27%29

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#291485 | Saba | 20 nov 2011 19:51 | Em resposta a: #252634

Agora faz tudo sentido. Ha um Pedro batizado em 04-07-1660 em Alvaiazere, filho de Antonio Carvalho Gomes e de Madalena Dinis. Este e' concerteza o Pedro Dinis de Carvalho que veio a ser capitao.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#291503 | rafael | 20 nov 2011 23:32 | Em resposta a: #252634

Boa noite,caros confrades !

Ao aceder a este Tópico lembrei-me dos meus Dinis e Carvalho, do concelho do concelho de Castanheira de Pera.Alguns partiram para o Ribatejo, Baixo Alentejo e Elvas, com desc.ª e salvo erro, outros foram para longes paragens fora de Portugal.

A minha varonia-Carvalho- vem do meu avô Manuel Carvalho cc Maria Guerreiro de Goes, aqui no Genea, e continua sem quebra desde o 1.º quartel do séc.XVII até hoje, porque tenho dois filhos e do mais velho, o meu neto Francisco.Não dou importância exagerada às varonias, mas vai como curiosidade genealógica.
Isto veio a propósito.Claro que apelidos iguais quase sempre não correspondem a consanguinidades com outras famílias dos mesmos apelidos,naturalmente;todavia,interesso-me por famílias destes apelidos,em particular do concelho de Castanheira de Pera que pertencia a Pedrógão Grande e seus limítrofes.

Irei seguindo com interesse mais informações.

Cordiais cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: O Capitao Pedro Dinis ds Carvalho

#291508 | Saba | 21 nov 2011 00:06 | Em resposta a: #291503

Caro Colega,

Eu tenho uma serie de antepassados de apelido Carvalho de zonas diferentes do pais. Tenho um ramo de Vila Facaia, Pedrogao Grande.

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

O Capitao Pedro Dinis de Carvalho

#382533 | luis262 | 05 jul 2017 15:12 | Em resposta a: #252613

Caro Henrique,

A tua pesquisa, vai ligar-se aos dados de que eu já dispunha e que entretanto tenho vindo a editar no Geneall .

Constatei que os dois ramos de Figueiredos do Pampilhal são afinal um só ramo com poderás constatar, consultando o dito livro... E a partir daí encontrei ,

1. Francisco Simões c c Maria Lopes, Tiveram,

2.1. Águeda Lopes n. Sertã, Cernache do Bonjardim, Pampilhal c c Simão Fernandes - ( de quem descende Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira c c José António Alvares Pimentel Teixeira ).

2.1. Maria Lopes n. Sertã, Cernache do Bonjardim c c Manuel Fernandes , (filho de João Fernandes e de sua mulher Beatriz Vaz).Tiveram,

3. Maria Lopes n. n Sertã, Cernache do Bonjardim c. Cernache do Bonjardim, Pampilhal a 27.8.1671 c. António Lopes Valente n. Sertã, Cernache do Bonjardim, bp 31.07.1645
+ Sertã, Cernache do Bonjardim, 11.08.1684 e tiveram,

4. Capitão Francisco Lopes Valente de Figueiredo b. Pampilhal 5.10.1678. Em 1738, era Prioste do Almoxarifado da Sertã. c c Leocádia Maria Pacheco Pimentel n de Alvaiázere, filha do Capitão Pedro Diniz de Carvalho e de sua mulher Feliciana Pacheco Pimentel.

Cândido Teixeira, "Antiguidades, Famílias e Varões Ilustres" págs. 395 a 400.

Resposta

Link directo:

O Capitao Pedro Dinis de Carvalho

#383044 | luis262 | 21 jul 2017 17:42 | Em resposta a: #382533

Caro Primo,

Feliciana Pacheco Pimentel, deverá ser uma das filhas do Sebastião Pacheco Pimentel de Faria cujo assento de batismo data de 27. 03.1652 em Maçãs de Caminho, a fls. 67 ( imagem tif 320 ), do LB 1607 - 1759. Na altura encontrei outros assentos de batismo de filhos do 2º segundo casamento deste Sebastião Pimentel e de Maria Pacheco. . É curioso , que para além do Sebastião aparecer como padrinho de filhos do irmão, Luís de Faria Pimentel casado com a Mariana Pimentel filha do Martim P. do Alvorge e vice - versa, Aparece nos batismos dos filhos de ambos , um M . artim Borges de M D M !

Quanto ao dito Sebastião terá casado pala 1ª vez com Isabel Pimentel, também filha do "nosso" prolífero Martim...

Encontrei o Assento desta Isabel Pimentel, falecida em Maçãs de Caminho a 31.03.1642 onde se pode ler qua mesma era mulher de Sebastião Pimentel. ( LO Maçãs 1607-1762 fl. 118v. imagem 27). Também aparecem ambos como casados e padrinhos em alguns assentos. Entretanto não consegui ainda encontrar o assento deste casamento, nem terão tido filhos, que eu saiba.
E por ora é tudo,

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

O Capitao Pedro Dinis de Carvalho

#383052 | luis262 | 21 jul 2017 23:41 | Em resposta a: #383044

Correção:

Estava a escrever um pouco pressionado pelo tempo, por isso não revi o texto devidamente antes de o enviar. Penso que entre uma ou outra maiúscula "a mais", o que importa esclarecer é que o assento de óbito da Isabel Pimentel é de Maçãs de Caminho e o facto de eu ter escrito apenas " LO de Maçãs " poderia lançar uma dúvida que não tem razão de existir .

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 21:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen