folhear livros paroquiais digitalizados

Este tópico está classificado nas salas: Informática

folhear livros paroquiais digitalizados

#252679 | JFonseca | 04 abr 2010 14:07

Existem livros digitalizados disponíveis na internet que podem ser rapidamente folheados, com mero recurso ao cursor sobre o texto.
Como exemplo indico o livro "A Conspiração de 1817", de Raul Brandão, com a seguinte localização: http://www.archive.org/details/conspiraode100branuoft (em cujo site estão alojadas diversas obras portuguesas).

Será que também poderia ser usada tal técnica nos livros paroquiais digitalizados.
Em algumas paróquias de grande densidade populacional a pesquisa de um simples registo ocupa bastante tempo.


JFonseca

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#252716 | rlvz | 05 abr 2010 16:18 | Em resposta a: #252679

Caro JFonseca,

Realmente a consulta dos livros maiores torna-se muito demorada. É excelente ter os livros digitalizados à nossa disposição, mas o informático que concebeu a aplicação provavelmente não deve ter nunca tido de fazer ele próprio pesquisa nesses livros, porque se assim fosse teria arranjado um sistema mais prático.

À falta de melhor, tenho feito o download dos livros com o WinHTTrack (editando as opções para que o número das imagens JPG seja sequencial), apago tudo menos os JPGs e vejo-os depois com o XNView. O download também é lento, mas pode ser deixado a fazer durante a noite, e os livros depois vistos muito mais rapidamente, especialmente se tiver um monitor grande. Ambos os programas (WinHTTrack e XNView) são gratuitos.

Penso que este sistema não funcionará com os livros de Vila Real.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#252729 | Filipe Manuel | 05 abr 2010 19:02 | Em resposta a: #252716

Carissimos,

Encontro-me com o mesmo problema: realmente a consulta dos livros maiores requer muito tempo disponivel pois o manuseamento é demorado e pouco pràtico. Tenho tido paciencia até agora mas a verdade é que neste momento jà nao dà, a ponto de ter pensado em comprar livros digitais inteiros o que seria absurdo.
Nao pude deixar de reparar neste topico, interessante. Informei-me sobre os dois programas que a estimada Rita mencionou, instalei os dois, o xnview nao é mau mas pelo que percebi requer que copiemos um a um nao é ?
o WinHTTrack parece responder mais às minhas expectativas, até fiquei excitado confesso mas nao sei muito bem como se faz o tal download, com base em que link ? Se tiver a amabilidade em explicar-me, ficar-lhe-ia muitissimo grato !

filipecardosopereiraarrobagmail.com

Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#252731 | rlvz | 05 abr 2010 20:38 | Em resposta a: #252729

Caro Filipe,

Peço desculpa se na (longa!) explicação abaixo lhe estiver a dizer o óbvio, mas em todo o caso aqui fica.

Eu uso o WinHTTrack primeiro para extrair as imagens, e depois de as ter no meu disco vejo-as com o XNView (alternativas são o FastStone Image Viewer ou até o Picasa, como se preferir).

Se não quiser ter muito trabalho e apenas acelerar o abrir das páginas dos livros pode usar o WinHTTrack sem mais configurações, fazer o mirror do livro e depois vê-lo no seu computador sem ter de esperar eternidades entre cada página.

No WinHTTrack cria-se um novo projecto a que se dá um nome (é preferível um projecto por livro), adiciona-se o endereço a replicar, e o resto é automático.

O endereço que se usa para download de um livro é o que aparece na janela nova que se obtem ao clicar no livro na respectiva página no website do arquivo.

Eu deixo o WinHTTrack guardar os projectos na pasta que ele prefere (C:\My Web Sites)

Para ver depois o site no disco vai-se a File-> Browse Sites e o WinHTTrack dá-nos uma lista dos sites que copiamos para o disco.

No entanto isso mantém o problema do horrível interface, encaixado naquela janelinha minúscula, com as barras de scroll que às vezes é preciso usar até para conseguir ler uma linha inteira.

O que eu faço é configurar o WinHTTrack de modo a que, depois de ser feito o download, possa ir à pasta onde ele guarda as imagens, retirá-las para uma pasta a meu gosto, e depois apagar todo o resto.

Se não se fizer a configuração do modo abaixo descrito, o WinHTTrack dá um nome aleatório a cada ficheiro, de modo que no fim temos todas as imagens, mas é impossível ordená-las.

Depois de a ter definido guardei esta configuração como default, conforme abaixo explico.

Usando um exemplo:

[Novo Projecto]

Projecto: Lousã Casamentos 1592-1728
Base path: C:\My Web Sites

[Seguinte]

Action: Download Web Site(s)
Web Addresses (URL) DEIXAR EM BRANCO PARA JÁ

Clicar em [Set Options]

Nestas opções só altero duas coisas. Não aconselho a alterar mais nada; pode ser tentador aumentar a velocidade de download, mas além das "sanguessugas" prejudicarem os outros utilizadores, arriscamo-nos a ser bloqueados pelo servidor.

Scan Rules: seleccionar o quadrado que diz gif, jpg, png, tif, bmp

Build:
Local Structure Type: User-defined structure
clicar em [Options] e na janela que aparece escrever exactamente isto:

%r/%h%p/%n%[id:-:::].%t

clicar em [OK] para fechar essa janela
clicar em [OK] outra vez para fechar a janela das Options

Na barra de menu clicar Preferences -> Save Default Options

Copiar o URL do livro que pretende:
No caso deste livro em concreto é:
http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?DOId=2975&NodeID=_253139&imageType=1
Colá-la no quadro que diz Web Addresses (URL)

[Seguinte]

Não altero nada aqui. Fica apenas seleccionado "Please adjust..." e "Do not use remote access connection"

[Concluir]

Quando o download do livro acaba (é demorado para um livro grande, mas pode deixá-lo a trabalhar durante a noite) vou à pasta C:\My Web Sites (Computador -> Disco C: -> My Web Sites). Lá dentro vão estar tantas pastas quantas os projectos que criou (e não apagou). Dentro de cada pasta de um projecto há uma subpasta chamada http e dentro dessa uma sucessão de pastas que terão diferentes nomes consoante os Arquivos de onde fez o download do livro. Numa dessas pastas vai encontrar muitos ficheiros html chamados ODDisplay-xxx.html e ainda mais ficheiros ShowFile-xxx.jpg que são as imagens do livro.

São esses JPG que eu copio para uma outra pasta a que dou o nome da freguesia, tipo de livro e intervalo de datas, arrumada a meu gosto. Altero o nome do ficheiro ShowFile.jpg (sem número), a que dou o nome de ShowFile-0.jpg (para ficar ordenado -- é a primeira página). Estas imagens JPG podem depois ser ordenadas por tamanho do ficheiro e depois apagados todos os de tamanho inferior a 50KB, já que são as miniaturas para navegação que aparecem à direita dos livros.

Na pasta C:\My Web Sites, depois de retirar de lá as imagens JPG, costumo apagar tudo menos a própria pasta.

Depois é só ir à pasta onde guardou as suas imagens, e usar o browser de imagens que se preferir (como disse, eu uso o XNView, mas há muitos) para as percorrer uma a uma, podendo vê-las inteiras no monitor, ou com a ampliação que se quiser), o que torna tudo muito mais rápido.

Tem também outra vantagem: quando vejo um assento que não sei se me irá interessar no futuro, altero o nome da imagem acrescentando-lhe uma nota com o apelido ou nome que me interessa, o que faz com que depois seja muito mais fácil encontrá-lo quando preciso dele.

É bem possível que haja um método mais fácil. Eu cheguei a este por tentativa e erro, e ainda tenho esperança que um dia os livros sejam simplesmente disponibilizados em PDF para download!

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#252779 | Filipe Manuel | 06 abr 2010 16:02 | Em resposta a: #252731

Estimada Rita,

Não sei como agradecer-lhe por se ter disponibilizado em tomar muito do seu tempo para explicar de forma tao clara e ludica quanto possivel. Afinal, tinha que ser explicado assim, de outro modo não chegaria là. E servirà para outros que queiram enveredar por este caminho.
A mim, simplificou-me bastante a vida ! Tem a vantagem de organizarmos os ficheiros a nosso contento, sobreutdo quando temos duvidas com vàrios casais, para confrontar duvidas numa mesma janela quase. tinha adoptado o método de escrever tudo em papelitos as duvidas todas, o que nao é nada pragmàtico, de todo.

Uma maravilha que me deu a conhecer Rita, estou-lhe muitissimo grato ! Até ao dia em que os livros estiverem simplesmente disponibilizados em PDF , esta é sem duvida a melhor ferramenta a usar.

Um grande bem haja !

Filipe Cardoso Pereira

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#252784 | carlas0fia | 06 abr 2010 18:28 | Em resposta a: #252779

Boa Tarde,
Desculpem a intromissão, mas já agora gostava só de acrescentar, que depois de terem as imagens, podem usar (por exemplo) o pdfcreator para criar um pdf a partir das mesmas.

Eu andava tão desesperava (e viciada) ao fim de semana, em que as ligações eram sempre mais lentas, que também acabei por fazer um programa para tirar as imagens dos livros que precisava consultar. Os que ainda guardo, são na maioria são de Lustosa, Barrosas e Santo Adrião de Vizela. Se interessar, posso gerar os pdf's dos mesmos e enviar.

Cumprimentos,
Carla Lima

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#254050 | fcamelo | 01 mai 2010 22:43 | Em resposta a: #252784

Cara Confreira Carla Lima,

Li com muito interesse a sua mensagem, pois tenho gente nas freguesias que indica, bem como noutras de Lousada e Felgueiras.

Ouso parguntar-lhe se lhe seria possível disponibilizar-me o que tiver em pdf.
O meu mail é fjtcameloarrobagmailpontocom

Com os meus antecipados agradecimentos, envio

Melhores cumprimentos

Fernando J. T. Camelo

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#254084 | carlas0fia | 02 mai 2010 20:55 | Em resposta a: #254050

Caro Sr. Fernando Camelo,

Claro que sim!
Eu nunca guardei os pdf's porque ainda assim prefiro pesquisar nas imagens, mas à medida que os for gerando envio-os para o seu email (costumam ser ficheiros à volta dos 60M).

Entretanto, se tiver preferência na ordem avise.

Cumprimentos,
Carla Lima

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#260539 | mafs | 15 ago 2010 22:11 | Em resposta a: #252731

caro confrade

nao consigo copiar o url?

tenho que o esccrever todo? nao ha forma de copiar?

desde ja o meu obrigado

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#260543 | LBolacha | 15 ago 2010 23:40 | Em resposta a: #260539

Um mero Copy+Paste (Ctrl+C/Ctrl+V) chega para se copiar os urls

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#260546 | mafs | 16 ago 2010 00:17 | Em resposta a: #260543

caro confrade

por exemplo os casamentos de Rates 1754-1862 , Povoa de Varzim no etombo
nao consigo fazer?

qual o endereço url?

grato

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#260553 | LBolacha | 16 ago 2010 09:10 | Em resposta a: #260546

Para o que disse, o url que lhe interessa introduir no programa é este:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?DigitalObjectID=19190&FileID=_713379

É sempre o url com que abre o livro propriamente dito

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#260583 | mafs | 16 ago 2010 19:49 | Em resposta a: #260553

caro confrade

onde copiou o endereço?

grato

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#260594 | LBolacha | 16 ago 2010 23:22 | Em resposta a: #260583

Ao estar na pagina do livro que referiur, carreguei em cima da pequena imagem que se encontrava no final com a capa do livro, abriu uma nova janela do meu browser (não sei o nome em portugues), no cimo da qual, se encontrava o dito endereço que para aqui copiei

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#260745 | Jpteixeira | 20 ago 2010 00:22 | Em resposta a: #260539

Caro Mafs

Permita-me, também, sugerir uma outra alternativa que me parece muito mais simples.
Instale o Mozilla Firefox (pode fazer o download directamente da Internet) e em lugar de utilizar o Explorer experimente abrir o livro com o Mozilla. É bastante rápido, não tem comparação alguma.
Depois faça download da imagem do livro paroquial (à falta de melhor opção, o Mozilla descarrega as imagens numa pasta dos Meus Documentos chamada Transferências). Também aqui o processo é bastante rápido. Finalmente faça copy paste das imagens da parta Transferências para uma pasta que queira criar ( por exemplo, casamento 1890) e está pronto a ler. Na leitura, abra com o Microsoft Office Picture Manager e tem a vantagem de melhorar o aspecto da imagem se esta não estiver muito legível, podendo aumentar ou diminuir a imagem à sua vontade e muito rapidamente.
Quanto a mim, esta é a melhor forma de utilizar o etombo.
Eu, quando utilizava o Explorer, demorava cerca de40-50 segundos para abrir e descarregar uma imagem. Agora, faço o mesmo trabalho em apenas 10 segundos utilizando o Mozilla. Temos ainda a vantagem de descarregar o nº da imagem que quisermos, ao contrário do Explorer que, para acedermos por exemplo à imagem nº30 de um documento, tínhamos que abrir as 29 anteriores. Com o Mozilla vamos directamente à pagina que quisermos.
Não sei se me expliquei bem, mas se tiver alguma dúvida faça o favor de expor.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#261223 | mafs | 28 ago 2010 11:02 | Em resposta a: #260745

caro confrade

sem duvida e mais rapido a leitura directa dos assentos


como descarrego o livro com o mozzila?

o meu obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#271810 | LProjecto | 05 mar 2011 09:07 | Em resposta a: #252731

Cara Rita Van Zeller,

Partindo do pressuposto de que alguns arquivos, propositadamente ou não, estão a colocar online os paroquiais num formato ou numa dimensão diferente daquela que até aqui era rotina, quem sabe com a intenção de travar o download integral dos livros, haverá forma de contornar esta situação, ou seja, tem conhecimento de algum processo eficaz para fazer o download desses livros paroquiais?

Constato o WinHTTrack funciona perfeitamente para os livros lançados pela maioria dos arquivos mas não resulta para os livros que estão a ser lançados com imagens de alta resolução, como é o caso dos livros do arquivo de Portalegre, demora-se uma eternidade, decarregamos uma quantidade exorbitante de ficheiros acessórios e não conseguimos descarregar qualquer imagem de dimensões aceitáveis para leitura.

Não sei se outros Confrades também já se depararam com esta situação...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#271813 | rlvz | 05 mar 2011 10:52 | Em resposta a: #271810

Caro Luís Projecto Calhau,

Nunca precisei de usar o Arquivo de Portalegre, razão pela qual nunca o tinha experimentado. Mas testei agora nos casamentos de Lameira 1671-1735, e fiz o download sem problemas. As imagens para esse livro ficaram armazenadas logo na pasta C:\My Web Sites\Lameira Casamentos 1671-1735\http\digitarq.adptg.dgarq.gov.pt

Talvez tenha sido uma situação pontual de lentidão do arquivo? Já me aconteceu no ADPorto passar uns dias em que não conseguia fazer os downloads sem aquilo "pendurar". Também nesse Arquivo há paroquiais com imagens de alta resolução e outras mais pequenas. Não sei se terá a ver com a origem da digitalização ser feita directamente a partir do livro ou de microfilmes.

Diga-me qual o livro em que teve dificuldades, e eu posso experimentar.

Na verdade, acho que podermos fazer o download dos livros até deve ser benéfico para os Arquivos, porque na verdade deve poupar-lhes largura de banda. Acontece-me muitas vezes ver um livro mais do que uma vez, e dantes tinha de tornar a vê-lo na net, ou seja tornar a usar o servidor do Arquivo múltiplas vezes; agora apenas o tiro uma vez, e não torno mais a "incomodar" o Arquivo.

A propósito, também é possível fazer o download dos livros do Arquivo de Vila Real e dos Açores, embora no primeiro caso com um pouco mais de trabalho.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#273022 | pianoman | 21 mar 2011 16:22 | Em resposta a: #271813

Eu não consigo utilizar o HTTrack para os registos que estão no formato TIF, como por exemplo os do Arq. da Guarda (Foz Côa - Cedovim no caso particular).

Para todos os registos do Arq. de Vila Real não tenho tido problemas. Parece que sou ao contrário dos outros...

Alguma ajuda?

Obrigado
Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#273057 | rlvz | 21 mar 2011 22:34 | Em resposta a: #273022

Caro Nuno Batoca,


Configurado cf. acima descrito, o WinHTTrack fez o download desse livro sem problemas. Talvez alguma anomalia temporária?

Experimente apagar ou mover para outra pasta tudo o que está dentro da pasta C:\My Web Sites, tornar a configurar o WinHTTrack, e abrir este "projecto" de novo.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#273109 | pianoman | 22 mar 2011 17:33 | Em resposta a: #273057

Cara Rita van Zeller,

Agradeço imenso a sua ajuda. Parece que agora está a funcionar.

Na minha primeira tentativa depois da sua resposta, o processo já ia em quase 9 horas de funcionamento e não havia um único ficheiro .jpg que se visse...

Depois estive a rever todo o processo e lá descobri que na parte das opções do "Build" tinha que apagar uma linha que ficava em cima da linha dos *.jpg *.tif, etc. que me pareceu ser o que "engatava" isto tudo.

Agora com 30 minutos decorridos, já vejo vários ficheiros .jpg. Uns mais pequenos (miniaturas) e outros grandes que têm o tamanho pretendido.

Veremos quanto tempo mais irá demorar.

Obrigado mais uma vez,

Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274533 | JFonseca | 13 abr 2011 23:56 | Em resposta a: #273109

Cara Rita van Zeller,

Tenho executado com êxito as suas instruções.
Depois de guardar as imagens do livro guardo-as numa pasta.
A seguir basta utilizar o programa Galeria de Fotos do Windows que dispõe os ficheiros automaticamente e permite uma rápida visualização dos mesmos.

Tenho apenas uma dúvida.
É possível utilizar om mesmo método com os arquivos ora disponilizados pelos Mórmons? Ou é tecnicamente impossível?

JFonseca

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274540 | rgmatos | 14 abr 2011 01:12 | Em resposta a: #252731

Querida Rita,

Para os arquivos dos Mórmons o procedimnento é o mesmo? Eu tentei, mas não consegui.

Boa sorte,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274542 | LProjecto | 14 abr 2011 07:41 | Em resposta a: #271813

Cara Rita van Zeller,

Queira desculpar a indelicadeza da minha parte de não ter agradecido a gentileza da sua pronta resposta, mas julguei tê-lo feito e só agora me apercebi do contrário. Na verdade, nunca mais me deparei com dificuldades em relação ao download, pelo que deduzo que fosse alguma situação pontual relacionada com o servidor.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274598 | rlvz | 14 abr 2011 23:50 | Em resposta a: #274542

Caro Luís Projecto Calhau,

Não tem qualquer importância. Ainda bem que conseguiu resolver o seu problema.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274599 | rlvz | 14 abr 2011 23:55 | Em resposta a: #274540

Caro Ricardo,


Também ainda não consegui encontrar nenhuma configuração que fizesse com que o WinHTTrack pudesse fazer o download dos livros dos Mórmons. Por um processo um bocado mais trabalhoso, consegue-se fazer o download com o Firefox e o add-on DownThemAll! Se também usa o Firefox, posso explicar os passos a seguir.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274600 | NISGM | 15 abr 2011 00:00 | Em resposta a: #274599

Cara Rita Van Zeller,

Se puder explicar como faz os downloads, agradecia. Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274604 | rgmatos | 15 abr 2011 00:17 | Em resposta a: #274599

Querida Rita,

Eu aceito o passo a passo. Uso o FF mesmo. 3.6.8. O add-on já está instalada aqui. Você vai ajudar muita gente com esse tutorial!

Abraços e boa sorte!

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274607 | rlvz | 15 abr 2011 00:48 | Em resposta a: #274604

Caros Nuno e Ricardo,


Aqui fica, então, a explicação de como fazer o download dos livros dos Mórmons:


A) Tem de se usar o Firefox, e instalar neste o add-on DownThemAll!

https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/downthemall/


B) Ter à mão de copiar, num ficheiro de notepad, por exemplo, o seguinte endereço:

https://das.familysearch.org/das/v2/dgs:AAAAAAAAA.BBBBBBBBB_CCCCC/$dist?nullcontext=RSCtxFlexClientImage

Este é o endereço que vai servir de base para todos os livros. Pelo menos atá agora, tem funcionado com todos. Para cada livro em particular, tem de se substituir o texto AAAAAAAAA.BBBBBBBBB_CCCCC pelo código específico do livro.


C) Obter o link específico do livro que pretende:

Abrir no browser o livro do qual se quer fazer o download.

Vou usar como exemplo o Livro de Óbitos 1684-1726 de Serafão, Fafe

Ao abrir o livro, está na imagem 1. Avançar para a imagem 2.

Na barra de endereços do browser vai ficar o endereço:

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004668605.004668605_00739

Copiar os números que se seguem a dgs%3A, neste caso os números "004668605.004668605_00739".

Subtrair 1 ao último dígito, para obter o link da 1ª imagem. Ficar-se-á com "004668605.004668605_00738"

Ir para a última página, e ver na barra de endereços qual o número dessa imagem. Neste caso, o número é "004668605.004668605_00813"

Isto quer dizer que as imagens desse livro têm numeros sequenciais do 738 ao 813.

O link directo para a primeira imagem é assim:

https://das.familysearch.org/das/v2/dgs:004668605.004668605_00738/$dist?nullcontext=RSCtxFlexClientImage

O link da última imagem é exactamente igual, salvo os últimos dígitos:

https://das.familysearch.org/das/v2/dgs:004668605.004668605_00813/$dist?nullcontext=RSCtxFlexClientImage


D) Fazer o download com o DownThemAll!

Clicar na seta pequena que fica à direita, np botão do DownThemAll! (este botão costuma ficar na barra do Firefox, à direita). No menu dropdown que aparece, escolher a opção "Manager", que é a do fim.

Clicar no botão azul com [+]

1. No campo que diz "Download" colar o link deste modo:

https://das.familysearch.org/das/v2/dgs:004668605.004668605_[00738:00813]/$dist?nullcontext=RSCtxFlexClientImage

Reparem que alterei o link, encaixando entre [ ] a parte final dos números, e separando por : os números da primeira imagem dos da última. Isto diz ao DownThemAll! que faça o download de todos esses links, desde o 00738 até ao 00813, sendo que o resto do endereço é sempre igual.

2. No campo "Save Files in" seleccionar a pasta onde vai guardar as imagens. Pode já estar criada previamente, ou pode ser criada na altura, escolhendo "criar nova pasta".

3. No campo "Renaming mask" escrever "*inum*_*name*.*ext*" com os asteriscos mas sem as aspas. Isto é importante, porque é o *inum* do início que vai fazer com que as folhas fiquem ordenadas.

4. Clicar "Start!" e na janela que aparece a seguir clicar "Download Batch".


Nota: Os links são todos numa só linha, caso fiquem "partidos" nesta mensagem.

O download é muito rápido, e no fim -- esperemos! :-) -- vão estar na pasta todas as imagens, e apenas elas.

Espero que seja útil!


Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274609 | rlvz | 15 abr 2011 00:58 | Em resposta a: #274533

Caro JFonseca.


Não lhe respondi antes, porque só agora vi esta sua mensagem. Como não foi em resposta à minha, não recebi na altura a notificação por e-mail.

Caso ainda esteja interessado, numa mensagem abaixo tem a informação que pretendia.

Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274647 | rgmatos | 15 abr 2011 16:49 | Em resposta a: #274607

Rita,

Muito obrigado mesmo! É bem mais rápido do que o script que eu fiz aqui. Até deu certo, mas foi uma batalha. O programinha funciona que é uma beleza. Funciona graças ao seu tutorial. O que seria me mim sem ele.

Muito obrigado!

Abraços e boa sorte!

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#274679 | NISGM | 16 abr 2011 09:57 | Em resposta a: #274607

Cara Rita,

Agradeço, até por ser uma prosa longa.

Esta semana espero atacar a coisa.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275627 | cardosodoamaral | 03 mai 2011 18:15 | Em resposta a: #274679

Cara Confreira Rita van Zeller
Depois de ler alguns assuntos no forum chamou-me a atenção "fazer o download dos arquivos paroquiais do mormons" e como sou leigo na matéria e desde já as minhas sinceras desculpa por lhe perguntar o seguinte:
---Como é que eu posso obter o link específico do livro que pretendo.
Exemplo: Freguesia de Podentes, concelho de Penela, livro de nascimentos?
Eu seguia por outra via sem sucesso e estava quase a abandonar a construção da minha àrvore genealógica.
Sei que os mormons têm-se dedicado imenso às microfilmagens (?) dos arquivos por todo o Portugal. Ainda bem guarde-se o que ainda pode ser recuperado, para memória futura.
Grato pela atenção.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275687 | rlvz | 04 mai 2011 14:51 | Em resposta a: #275627

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

A sua mensagem não me foi dirigida, mas ao Nuno de M. (NISGM), pelo que só hoje a vi; daí a demora na resposta.

Para ver se está disponível online o livro que pretende, tem neste momento quatro websites, tanto quanto me ocorre:

- o eTombo: http://etombo.com/ onde tem indexados quase todos os livros disponíveis, organizados por distrito, concelho e freguesia. No seu caso, pode encontrar os livros disponíveis para a freguesia de Podentes em http://etombo.com/paroquia/podentes.html Se pretender fazer o download dum destes livros, as instruções estão neste tópico, acima, em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=252731#lista

- nos Mórmons estão muitos livros do distriro de Braga, e alguns poucos do Porto. O link inicial é https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1850164/waypoints As instruções para fazer o download destes estão em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274607#lista

- se tiver gente nos Açores, tem o Centro de Conhecimento dos Açores em http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/ig/registos/ Estes só funcionam bem com o Internet Explorer.

- para a Madeira pode consultar o Arquivo Regional da Madeira, que não tem digitalizações, mas tem uma base de dados em http://www.arquivo-madeira.org/item1.php?lang=0&id_channel=19&id_page=242

Estes websites estão sempre em actualização, à medida que vão sendo disponibilizados mais livros, por isso se não tiverem o livro que pretende, vá-os consultando, porque pode vir a aparecer.

Não sei quanto tempo vão funcionar os métodos de fazer o download dos livros. Por exemplo o Arquivo Distrital de Lisboa está a usar um sistema novo, com o qual este método de download já não funciona.

Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275731 | cardosodoamaral | 04 mai 2011 21:43 | Em resposta a: #252679

Quero antes de mais pedir desculpa ao Caro Confrade por indevidamente utilizar o seu espaço,mas uma coisa é certa sou leigo na matéria e ao fazer o que fiz, pensei que iria ter diretamente com a Cara Confreira Rita.
Imensas desculpas.
Cara Rita van Zeller
Muito agradecido pela explicação e pela amabilidade em poder explicar-me a forma correta de chegar a determinado sítio.
Vou experimentar brevemente. Uma coisa confesso, não sou muito chegado à parte informática, mas vou fazer um esforço. Se me permite, caso não consiga, irei contatá-la novamente.
Já agora e para não incomodar outra vez e indevidamente o Caro Confrade, como é que eu faço para a contatar, por aqui ou por outro meio.
Imensamente grato aos dois e mil desculpas
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275735 | cardosodoamaral | 04 mai 2011 21:59 | Em resposta a: #275731

Cara Rita van Zeller
O meu mail é cardosodoamaral@gmail.com
Ao seu dispor
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275743 | rlvz | 04 mai 2011 22:48 | Em resposta a: #275731

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

Não tem qualquer importância, e não é qualquer incómodo. Pode contactar-me aqui mesmo no forum, seleccionando qualquer mensagem minha.

Por vezes, quando já há muitas mensagens no tópico, como é o caso deste, fica realmente difícil ver logo à primeira onde responder.

Para responder a uma mensagem em concreto, é mais fácil se estiver a ver o forum em modo expandido, isto é, se vir não apenas uma lista com os títulos das mensagens do tópico (modo comprimido), mas se numa só página vir os textos de todas as mensagens (modo expandido). Se estiver a ver o forum em modo comprimido, pode passar para o modo expandido clicando no link que diz "modo expandido" que fica mesmo por cima da risca verde escura antes da primeira mensagem, à direita.

Em modo expandido vê o texto de todas as mensagens, e por isso basta escolher a mensagem a que quer responder, neste caso uma mensagem minha. As minhas mensagens são aquelas em que entre o título da mensagem e o texto da mesma está escrito "Autor: rlvz" (que é o meu username). Deve clicar no link [responder para o forum] que fica exactamente na mesma linha, separado do meu username "rlvz" apenas por um pequeno espaço. Assim está a responder àquela mensagem em concreto, e a notificação da sua resposta vem para mim de certeza.

O meu e-mail é ritavzarrobagmailpontocom, mas às vezes vejo mais depressa as notificações das mensagens do forum do que os e-mails dessa conta.

Boas pesquisas, e fico à disposição se precisar de mais alguma coisa.


Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275811 | mmadeira44 | 05 mai 2011 18:44 | Em resposta a: #252716

Caros Senhores:

Tenho um problema básico na impressão de assentos de livros paroquiais, já que só consigo fazer impressões
utilizando o print directo o que no caso das paginas da direita não funciona.

Há com certeza um processo de fazer a selecção da imagem e posteriormenta a sua impressão.
Algume me dá uma dica?

Muito grato

Mário Madeira

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275822 | rgmatos | 05 mai 2011 21:37 | Em resposta a: #275811

Amigo Mário,

Que tal mandar "imprimir" a imagem, mas quando a janela de impressão se abrir, você seleciona "Adobe PDF", dentre as opções de impressoras. Ou seja, você não vai imprimir nada, você vai salvar a imagem como um novo ficheiro pdf. Depois você imprime normalmente.
O problema todo é que quando você for imprimir esse arquivo pdf, a imagem tem baixa qualidade. Aí só você pode ir tentando ajustar a imagem com os recursos do Adobe Acrobar e do próprio Flash.

Qualquer coisa, manda o endereço que eu faço e te mando de volta.

Abraços,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275829 | rlvz | 05 mai 2011 23:03 | Em resposta a: #275811

Caro Mário Madeira,

Conforme lhe for mais fácil, pode usar augestão do Ricardo Matos, de imprimir em PDF, ou em alternativa guardar a imagem no seu disco, e imprimi-la a partir do Windows, na sua impressora normal.

Nos sites dos arquivos que não têm o botão próprio para guardar a imagem, pode usar o botão de ver a imagem no écran inteiro, e depois guardá-la clicando na imagem com o botão direito do rato e seleccionando "Guardar Imagem Como".

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275832 | mtavares | 06 mai 2011 00:59 | Em resposta a: #275743

Ainda há outra hipótese:
Alt+ Printscreen e depois fazer past no Word ,onde é dimensionável ou no Photoshop ou outro programa de imagem.
Em qualquer destas é possível alterar a intensidade e contraste.
cumpts
luis

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275879 | mafs | 06 mai 2011 20:53 | Em resposta a: #275743

Cara Rita

consegui fazer download de alguns livros do family search, agora da me sempre erro.

ha algum limite de download do site, ou do programa

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275884 | rlvz | 06 mai 2011 21:54 | Em resposta a: #275879

Caro(a) mafs

Experimentei agora e não tive problemas.

Não penso que haja limite de download no site, até porque supostamente não está preparado para downloads. E quanto ao DownThemAll! também não li nada que dissesse que há limites.

Será a sua firewall que está a bloquear o programa?

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275886 | mafs | 06 mai 2011 22:11 | Em resposta a: #275884

Cara Rita

como vejo isso ?

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275914 | rlvz | 07 mai 2011 12:47 | Em resposta a: #275886

Depende de qual a firewall que tem instalada.

Para o Windows Vista, se é a firewall do Windows, pode ir ao Painel de Controlo > Firewall do Windows > Alterar Definições > Excepções > ver se Plugin Container for Firefox está seleccionado, e seleccioná-lo se não estiver.

Como em qualquer outra permissão, é evidente que isto implica uma selecção prudente dos plugins que instala no Firefox.

Para outros sistemas operativos Windows, creio que os passos serão semelhantes. Para outras firewalls, terá de ver no help respectivo como adicionar permissões.

Isto, se o seu problema for causado pela firewall. Não é que eu seja especialista em computadores, mas talvez possa ajudar mais se descrever exactamente o problema: livro do qual não consegue fazer o download, sintomas e mensagens de erro, etc.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#275949 | mmadeira44 | 07 mai 2011 21:21 | Em resposta a: #275829

Caros amigos Rita e Ricardo

Muito obrigado pela vossa ajuda.
Vou experimentar.

! abraço

M. Madeira

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#276724 | anitacosta | 20 mai 2011 00:45 | Em resposta a: #275914

Cara Rita
De genealogia sei pouco, de informatica muito menos,mas a vontade é muito grade, por isso peço ajuda.
Tenho necessidade de obter certidões de Angola, que é quase pedir o impossível, mas não sei bem onde li , que os Mormons já têm algum trabalho feito por la, mas não sei como procurar, nem como fazer o download, mas se estiver com vontade de me ejudar, nesta primeira fase, logo , com uma ajudinha daqui e dali chego lá.
O tabalho que tenho desenvolvido por cá é atravez de pesquisa nos sites ou pelo telefone, mas para o Sul de Angola é impossivel.Por favor diga-me qualquer coisa, fico a aguardar a sua resposta
Melhores cumprimentos
Ana Costa Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#276735 | rlvz | 20 mai 2011 09:57 | Em resposta a: #276724

Cara Ana,


Não sei se os Mormons tem alguma coisa de Angola digitalizada. Aparentemente, não, pois não consta dp índice das colecções do FamilySearch:

https://www.familysearch.org/search/collection/list

Penso que de África, digitalizado só terão isto:

https://www.familysearch.org/search/collection/list#page=1®ion=AFRICA

Vá vigiando esta lista, porque aparentemente eles ainda estão a acrescentar coisas.


Melhores cumprimentos, e boa sorte,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277121 | rgmatos | 26 mai 2011 19:59 | Em resposta a: #276735

Amiga Rita,

Acabou de ser anunciado pelo amigo Mário César que o Arquivo Distrital de Lisboa disponibilizou alguns livros dos registros de passaportes.

Eu tentei achar o endereço para fazer o download pelo DownThemAll!, mas não consegui. Qual é a chave correta?

O link geral é este.

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/#&&r=True&s=CompleteUnitId&p=0&o0=11&sd=False&p0=CompleteUnitId&v0=PT%2fADLSB%2fAC%2fGCL%2fH-D%25&c=results

Um livro apenas:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/#&&i=0&c=viewer&id=4619069

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277136 | rlvz | 26 mai 2011 23:12 | Em resposta a: #277121

Caro Ricardo,


Com o DownThemAll! não consegui fazer o download destes livros do sistema "melhorado" do ADL, nem com o WinHTTrack.

Mas consegui fazer o download com o add-on iOpus iMacros do Firefox.

https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/imacros-for-firefox/

Basicamente tem de se gravar uma macro simples com os comandos de avançar para a imagem seguinte e gravar a imagem. Tem de se limpar da macro as referências ao livro específico (que ficam gravadas), e depois guardar à mão a primeira imagem, e correr a macro no modo loop com tantas iterações quantas as folhas do livro.

Importante: a macro deve correr numa janela própria do Firefox (não um tab, mas mesmo uma janela separada). O ideal é até correr durante a noite, ou para quem tem dois computadores, por um só a fazer este trabalho, para não interromper a macro com um clique do rato fora do sítio.

Fica aqui a macro que eu estou a usar:

VERSION BUILD=7200328 RECORDER=FX
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:controls_viewercontrol_ascx_ImageButtonScrollRight
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png

Pode criar uma macro nova, dar-lhe o nome que quiser (chamei à minha "Download ADL"), e copiar para lá este texto.

Às vezes encrava a meio, e vai para a página de erro do ADL. Nesse caso, faço "back" com o Firefox, volto à imagem em que estava, e corro a macro de novo a partir dessa imagem.

No fim vai-se à pasta onde o iMacros grava as imagens (é uma pasta própria do iMacros, dentro da pasta "Documentos" ou "Meus Documentos"), ordena-se as imagens por data de modificação, e faz-se um rename das imagens por essa ordem, dando-lhes um número sequencial, com qualquer programa que tenha a capacidade de fazer um batch rename.

Cria-se uma pasta com o nome adequado onde quisermos, e tira-se para lá as imagens que o iMacros guardou na sua pasta de "Downloads".

É trabalhoso, mas não arranjei melhor método. Haveria até talvez uma macro melhor, mas é matéria da qual não percebo nada. Mesmo assim, pessoalmente prefiro esta trabalheira a ter de ler os livros neste sistema "melhorado" que, pelo menos para mim, consegue ser ainda mais incómodo do que o anterior.

Se tiver dificuldades, diga, e eu no fim-de-semana tento fazer uma explicação melhor.

Melhores cumprimentos,

Rita vZ

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277173 | rgmatos | 27 mai 2011 20:08 | Em resposta a: #277136

Amiga Rita,

Seu script funcionou bem. Demorou um pouco, mas chegou tudo direitinho. Infelizmente não encontrei o nome que procurava.

Mas fica o roteiro para os demais livros do ADL.

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277228 | tiagova | 28 mai 2011 19:30 | Em resposta a: #277136

Cara Rita,

Em primeiro lugar gostava de lhe agradecer as dicas deste tópico. Foram muito úteis e já as utilizei. Aproveito para tentar contribuir com 2 aplicações:

1. Rapid File Renamer

Este software é muito útil para efectuar o rename de muitos ficheiros com apenas um clique. Apenas deve ser configurado a estrutura de rename. Pessoalmente estou a utilizar uma estrutura de:[NOME FREGUESIA]_[TIPO REGISTO]_[ANO INICIO-ANO FIM]_XXXX.JPG

2. PDFill PDF Tools

Estou a utilizar este software para produzir um PDF com todas as imagens anteriormente recolhidas.

Mais uma vez muito obrigado.
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277250 | rlvz | 28 mai 2011 23:51 | Em resposta a: #277228

Caro Tiago,

Muito obrigada pelos dois programas.

O PDFill PDF Tools é excelente para trabalhos com PDF, e instalo-o sempre em todos os computadores, No caso dos Paroquiais tenho deixado os livros em JPGs, cada um numa pasta própria com uma estrutura de nome como a que o Tiago usa. Costumo anotar o nome de cada ficheiro JPG à medida que vou encontrando qualquer coisa que me interessa ou me pareça que pode vir a interessar. Assim, quando volto a um livro, encontro num instante o assento ou o apelido que procuro. Como os vejo com o XnView em fullscreen, é quase tão prático como ler um PDF.

Não conhecia era o Rapid File Renamer, que experimentei agora, e que realmente é muito melhor do que o que eu estava a usar, o velhinho LupasRename. Fiquei convertida!

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277282 | GML | 29 mai 2011 22:36 | Em resposta a: #277136

Cara Rita,

Tenho aproveitado sempre as suas dicas para conseguir trabalhar melhor com os livros paroquiais, mas os meus conhecimentos de macros (quase nenhuns), não foram suficientes para aproveitar a sua última explicação de como fazer o download dos livros do ADL. Será que pode dar-nos instruções "passo a passo"?

Agradeço desde já a sua ajuda.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277286 | rlvz | 30 mai 2011 01:05 | Em resposta a: #277282

Caro Gui Maia de Loureiro,


Realmente este sistema é o mais complicado, e eu também percebo muito pouco destas macros. Foi mais à base de experiências, no "desespero" de não conseguir fazer download dos livros e ter de os ler naquela nesga de espaço! :)

Então aqui vai:

1) INSTALAR O ADD-ON IMACROS NO FIREFOX.

https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/imacros-for-firefox/


2) CRIAR UMA MACRO PARA FAZER O DOWNLOAD DOS LIVROS DO ADL.

Depois de instalado, e reinicializado o Firefox, vai reparar que deve ter à esquerda da barra de endereços um ícone novo (um quadrado azul com uma bola amarela no canto inferior esquerdo).

Se clicar nesse botão, abre-se do lado esquerdo do Firefox um separador vertical, com o iMacros. Na parte de baixo tem três opções: Play; Rec; Edit.

Seleccionar [Rec] e depois clicar em [Record]. Se o iMacros perguntar se quer fechar todos os tabs, responder que não. Clicar em [Stop].

O iMacros vai voltar ao separador [Rec]. Seleccionar na parte de cima do iMacros, logo abaixo da pasta que diz "Favorites" a macro chamada #Current.iim. Na parte de baixo clicar em [Edit] e depois em [Edit Macro]. Vai abrir-se uma segunda janela com o texto da macro. Funciona como um processador de texto. Deve apagar tudo o que lá está, e copiar para lá o texto abaixo:

VERSION BUILD=7200328 RECORDER=FX
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:controls_viewercontrol_ascx_ImageButtonScrollRight
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png

Clicar [Save & Close].

Na parte de cima do iMacros clicar com o botão direito do rato na macro #Current.iim e seleccionar [Rename]. Na parte de baixo da janela do iMacros vai ver um campo onde pode escrever o nome da macro. Pode chamar-lhe, por exemplo, "Download ADLSB.iim" (sem aspas, e sem esquecer o .iim), e depois clicar no botão [Rename].

Ficou agora com uma macro Download ADLSB, que vai poder usar para todos os livros do ADL.


3) FAZER O DOWNLOAD DE UM LIVRO.

Para fazer o download por exemplo, do 1º livro de registos mistos da paróquia de Arranhó:

Ir para a primeira página do livro/documento:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/#&&i=0&c=viewer&id=3635516

Fazer o download da primeira imagem, manualmente, clicando o botão de download.

No iMacros seleccionar a macro "Download ADLSB" na parte de cima da janela, e na parte de baixo seleccionar o tab [Play].

Neste caso o documento tem 174 páginas, o que quer dizer que temos de correr a macro com 173 iterações. Escrever 173 no campo "Max:" abaixo de "Repeat Macro".

Clicar em [Play (Loop)]

A macro vai começar a executar, percorrendo as imagens uma a uma, e gravando-as no disco. Tem de se esperar (pacientemente!) que se chegue ao fim de todas as imagens, sem interromper a macro. Por isso é que eu abro sempre este trabalho numa janela separada do Firefox, de modo a poder continuar a usar as outras janelas. Às vezes encrava, não sei porquê, e vai para a página de erro do Arquivo. Nesse caso, usar o botão back do Firefox, para voltar à ultima imagem gravada, e tornar a clicar em [Play (Loop)] para a macro reiniciar.


4) RENOMEAR E ORDENAR AS IMAGENS

Dentro da sua pasta "Documentos" ou "Meus Documentos" vai encontrar uma nova pasta "iMacros" e dentro dessa uma pasta "Downloads" que é onde o iMacros guarda as imagens.

As imagens não podem ser ordenadas por nome, porque o download dá-lhes nome aleatórios, mas como são gravadas sequencialmente podem ser ordenadas por data de modificação.

Não esquecer de mover para esta pasta a primeira imagem, que guardou manualmente, e que vai ficar no início, pois foi a primeira a ser guardada.

Pode fazer o rename de todas as imagens, dando-lhes um número sequencial quando ordenadas pela data de modificação, com qualquer programa que tenha a capacidade de fazer um bulk rename. O Rapid File Renamer sugerido pelo Tiago Silva é muito prático, e tem uma versão de trial gratuita durante dez dias.

Neste site encontra também mais sugestões de renamers gratuitos:

http://www.techsupportalert.com/best-free-rename-utility.htm

O XnView (que uso para ver as imagens) também tem essa opção, e também o Zoner Photo Studio Free e o FastStone Image Viewer, ambos também excelentes para ver imagens sequencialmente.

Se quiser uma explicação mais detalhada, diga-me por favor qual o programa que usa para ver as imagens.


5) NOTAS FINAIS

a)
Esta macro só serve para os livros que estão em http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt.

Para os outros livros que estão em http://digitarq.dgarq.gov.pt tem de se substituir a última linha da macro por:

TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png

Eu tenho duas macros, uma chamada Download ADLSB e outra Download DGARQ com estas duas variantes.

b)

Esta macro o que faz é automatizar o processo de (1) clicar no botão de imagem seguinte, (2) aguardar que a imagem abra e (3) clicar no botão de guardar imagem.

A macro tem quatro vezes repetida a linha:

ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES

Este comando é o que dá o compasso de espera para dar tempo ao Firefox para abrir a imagem seguinte antes de executar o comando de clicar no botão de download.

Em geral, os quatro compassos de espera têm funcionado bem para todos os livros que experimentei. Se a ligação estiver muito boa, pode cortar-se um ou dois, e acelerar um pouco a execução da macro. Do mesmo modo, se a ligação estiver muito lenta, pode-se ir acrescentando mais compassos de espera, tantos quantos os necessários. Basta cortar ou copiar essa linha tantas vezes quantas as necessárias.


Espero que ajude!


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277304 | GML | 30 mai 2011 14:39 | Em resposta a: #277286

Cara Rita van Zeller,

Mais uma vez agradeço a sua ajuda, mas ainda não foi desta que consegui fazer o download do livro. O que acontece é que a Macro descarrera n vezes a mesma página, em vez de descarregar as páginas seguintes. Terá alguma coisa a ver com a velocidade de ligação?

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277315 | rlvz | 30 mai 2011 16:48 | Em resposta a: #277304

Caro Gui Maia de Loureiro,


Pode por favor dizer-me qual o link para o livro em questão, para eu experimentar?

Obrigada,

Rita vZ

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277318 | GML | 30 mai 2011 17:10 | Em resposta a: #277315

Cara Rita,

Eu é que agradeço. Experimentei primeiro com o que me interessava. Como não consegui, experimentei com o que indicou e o resultado foi o mesmo.

Cumprimentos,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277320 | rlvz | 30 mai 2011 18:24 | Em resposta a: #277318

Caro Gui,

Veja por favor se

(1) não tem ligados bloqueadores de javascript, como por exemplo o add-on NoScript do Firefox

(2) no seu Firefox consegue avançar para a imagem seguinte do livro, clicando na seta cinzenta que aponta para a direita, que está em baixo (não no thumbnail da próxima imagem, mas mesmo na seta).

(3) se tem o seu Firefox configurado para guardar automaticamente os ficheiros numa pasta ("Transferências" ou "Downloads", ou outra), sem perguntar antes onde quer guardar o ficheiro (no Firefox 4.0.x para activar/desactivar essa opção deve ir ao botão "Firefox" em cima à esquerda, e depois Options > Options > General, e seleccionar o botão "Save Files to" em vez do botão "Always ask me where to save files".

(4) se o script da macro tem apenas essas oito linhas de texto, ou se por acaso ficou lá alguma linha que não pertença.

(5) se o download funciona se em vez de repetir quatro vezes a linha

ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES

a repetir oito vezes, para dar mais tempo a abrir a imagem.


É tudo o que me ocorre que possa estar a bloquear o download. Acabei de experimentar outra vez, e no meu computador resultou.

Boa sorte, e diga-me se não conseguir de novo.


Rita vZ

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277421 | GML | 01 jun 2011 00:05 | Em resposta a: #277320

Cara Rita,

Agradeço mais este esforço, mas continuo sem conseguir. Acho que vou esperar por que surja um método mais simples.

Cumprimentos,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277426 | rlvz | 01 jun 2011 01:17 | Em resposta a: #277421

Caro Gui,


Quer por favor mandar-me um e-mail para ritavzarrobagmailpontocom?


Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277692 | didbor | 04 jun 2011 18:46 | Em resposta a: #277136

Cara Rita,

Muito obrigado pelo seu script.
Fiz algumas alterações para aplicar a macro no ADGRD e funcionou muito bem.
Na minha opinião, é a solução mais simples para fazer download das imagens.
Aproveito em contribuir, deixando aqui a macro que utilizo para o AD da Guarda:

VERSION BUILD=7200328 RECORDER=FX
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:Form1 ATTR=ID:ibtNext
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:Form1 ATTR=ID:download
SAVEAS TYPE=CPL FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}

Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#277695 | rlvz | 04 jun 2011 20:51 | Em resposta a: #277692

Caro Didier,

Muito obrigada pela sua macro, que vai ser útil a muitas pessoas.

As alterações que fez ao script apontaram-me o caminho para melhorar o script do ADLSB, para que as imagens sejam logo guardadas com um nome que permite ordená-las alfabeticamente.

No comando ONDOWNLOAD em vez de se dizer

FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}

diz-se

FILE={{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}.jpg

e as imagens são guardadas com um filename que é apenas a data e hora, e portanto sequencial. Penso que isto poderá ser aplicado aos scripts de todos os arquivos.

Mudei o meu script para o ADLSB que agora está assim:

VERSION BUILD=7200328 RECORDER=FX
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE={{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}.jpg WAIT=YES
WAIT SECONDS=1
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png

Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#280814 | Gennison | 06 jul 2011 12:21 | Em resposta a: #271813

Cara Amiga Rita Van Zeller.

Bom dia primeiramente.

Estou fazendo atualmente pesquisas nos arquivos de Vila Real, de onde são meus antepassados, mais específicamente da Paróquia de Paços, lugar Fermentões.
Como até o presente momento, todos estão com seus ascendentes nestes registros, tenho procurado exaustivamente página por página, naquele sistema lento.
Percebi que o meio pelo qual vocês têm retirado as cópias dos paroquiais, parece-me diferente do lugar onde visualizo as imagens, como por exemplo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009_m0135.jpg

Registro de uma bisavó de cerca de 5 gerações atrás - Maria, filha de Pedro Garrido e Carlota Grillo.

O que gostaria de saber é onde baixar os ditos programas e como utilizá-los, bem como se o arquivo acima tem como ser visto por outro meio.
Fazer o download dos arquivos que estou realizando buscas, seria fundamental para acelerar minhas buscas, uma vez que estou sem internet em casa e sobra-me somente algum tempo para pesquisa, nos momentos vagos no trabalho, retardando o processo.

Fico grato por sua atenção.

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#280900 | rlvz | 07 jul 2011 00:38 | Em resposta a: #280814

Caro Wellington Gennison,


É possível sim fazer o download dos Paroquiais do Arquivo de Vila Real, usando o Firefox com o add-on DownThemAll! por um processo semelhante ao dos arquivos dos Mórmons, que expliquei aqui:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274607#lista


1) Tem de instalar o Firefox, e o add-on indicado, que pode descarregar em:

https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/downthemall/


2) Tem de obter os endereços directos da primeira e da última imagem do livro.

Consegue obter esses endereços directos, retirando ao endereço que aparece no browser tuo o que está entre "digi/" e "galleries", no caso concreto, esta parte:

iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009&imgfile=

[... excelente informação de Frederico Muñoz em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=240972#lista ]

Para encontrar os endereços tem de ir para a página usando as setas, e não o menu dropdown com o número das páginas. Isso quer dizer que para obter a primeira página deve ir para a segunda e andar com a seta para trás, e para obter a última deve ir para a penúltima e andar com a seta para a frente.

No caso deste livro em concreto temos:

O endereço da primeira página:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009_m0001.jpg

fica transformado em:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009_m0001.jpg

e o endereço da última página:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009_m0162.jpg

fica transformado em:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009_m0162.jpg

Se reparar, é tudo igual menos os últimos números do endereço. Isso quer dizer que este livro tem endereços sequenciais do 0001 ao 0162. Note que pode acontecer que faltem páginas no meio. Já me aconteceu em vários livros deste Arquivo, ver que as imagens mesmo sequanciais "saltam" de número, mas isso não vai afectar o download. A única coisa é que pode receber a mensagem que o ficheiro em falta não foi encontrado.


O resto do procedimento é igual aos dos livros dos Mórmons, que vou copiar para aqui, com as devidas adaptações:


3) Fazer o download com o DownThemAll!

Clicar na seta pequena que fica à direita, np botão do DownThemAll! (este botão costuma ficar na barra do Firefox, à direita). No menu dropdown que aparece, escolher a opção "Manager", que é a do fim.

Clicar no botão azul com [+]

1. No campo que diz "Download" colar o link deste modo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-009_m[0001:0162].jpg

Reparem que alterei o link, encaixando entre [ ] a parte final dos números, e separando por : os números da primeira imagem dos da última. Isto diz ao DownThemAll! que faça o download de todos esses links, desde o 0001 até ao 0162, sendo que o resto do endereço é sempre igual.

2. No campo "Save Files in" seleccionar a pasta onde vai guardar as imagens. Pode já estar criada previamente, ou pode ser criada na altura, escolhendo "criar nova pasta".

3. No campo "Renaming mask" escrever "*inum*_*name*.*ext*" com os asteriscos mas sem as aspas. Isto é importante, porque é o *inum* do início que vai fazer com que as folhas fiquem ordenadas.

4. Clicar "Start!" e na janela que aparece a seguir clicar "Download Batch".


Nota: Os links são todos numa só linha, caso fiquem "partidos" nesta mensagem.


Boa sorte, e os melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#280928 | Gennison | 07 jul 2011 11:51 | Em resposta a: #280900

Amiga Rita.

Fico muito grato por suas explicações tão precisas.

Baixei os programas, testei e já consegui alguns livros de forma ráqida e completa.


Grato,


Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#282668 | mafs | 23 jul 2011 15:01 | Em resposta a: #280900

Cara Rita van Zeller

os Mormons alteraram os endereços.

Pode me ajudar como se faz agora o download de livros

obrigado
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#282719 | mafs | 24 jul 2011 10:19 | Em resposta a: #282668

caros confrades

os Mormons alteração os endereços dos livros paroquiais.

com estes novos endereços, nao sei fazer o Download, conforme explicado pela confrade Rita.

Podem me ajudar?

obrigado

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#282785 | rlvz | 24 jul 2011 22:28 | Em resposta a: #282668

Caro Manuel,


Infelizmente com os novos endereços dos mormons, o método do DownThemAll deixou de funcionar. Os endereços das diversas imagens deixaram de ser sequenciais,

À falta de melhor, consegui fazer o download de um livro com um método em três passos, usando o iMacros + editor de texto + WinHTTrack; é bastante mais lento e complicado, mas em todo o caso amanhã, com mais tempo, deixo aqui as instruções passo a passo, para quem se quiser aventurar.

Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#282860 | anitacosta | 25 jul 2011 18:27 | Em resposta a: #277695

Cara Rita van Zeller
Tenho muita necessidade de consultar os livros paroqiais da freguesia de Ferreira do concelho de Paços de Ferreira, que não estão online e segundo me informaram do ADPorto não fazem ideia para quando vão estar asseciveis devido às novas regras de contenção de despesa.
Acontece, que já me informaram que os mormons os tem microfilmados, os filmes são:

VAULT INTL FILM
1359789 Item 2

VAULT INTL FILM
1359790 Items 1-2

VAULT INTL FILM
1354855 Items 5-7

FHL INTL FILM
1354851 Items 4-5
Cara Rita, já olhei atentamente para as suas explicações, já tentei, já pedi ajuda, mas os nossos conhecimentos de informatica são muito poucos.Com a indicação dos filmes, será que não poedia fazer-me o favor, de tornar isto para mim mais fácil?
Desculpe o incómodo o meu mail é : anitacostaferreiraarroba.com.
Mais uma vez peço desculpa por estar a incomodar, mas não tenho outra maneira de chegar aos livros.
Cumprimentos,
Ana Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#282861 | anitacosta | 25 jul 2011 18:57 | Em resposta a: #277695

Cara Rita
só agora reparo que tenho o endereço incompleto.
o correctro é anitacostaferreiraarrobagmail.com
Cumprimentos Ana Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#282879 | rlvz | 25 jul 2011 21:49 | Em resposta a: #282860

Cara Ana,


Infelizmente, não a posso ajudar.

Os paroquiais de Paços de Ferreira que procura não estão disponíveis online no website dos mormons. É verdade que os mormons têm muita coisa microfilmada, mas só uma pequena parte está digitalizada e online.

Pode ver as freguesias que eles têm disponíveis online aqui:

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1850164/waypoints

(link numa linha só, caso fique partido nesta mensagem).

Desses livros que estão digitalizados pode-se, sim, fazer o download. Mas todos os outros livros que eles microfilmaram e que não estão listados neste site que acabei de indicar só se podem consultar mesmo nas instalações deles. Não a posso ajudar porque eu nunca o fiz, nem sei como isso funciona.

Penso que se puser uma mensagem no forum sobre como consultar os microfilmes dos mormons, alguém com mais experiência há-de saber informá-la sobre os procedimentos necessários e dar-lhe os contactos deles em Portugal.

Boa sorte,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#282882 | rlvz | 25 jul 2011 21:58 | Em resposta a: #282668

Caro Manuel,


Aqui ficam então as instruções para se conseguir fazer o download dos livros dos mormons, agora com os novos endereços.


1) INSTALAR O WINHTTRACK

http://www.httrack.com/


2) INSTALAR O ADD-ON IMACROS NO FIREFOX.

https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/imacros-for-firefox/


3) CRIAR UMA MACRO PARA OBTER AS LISTAS DE LINKS DOS LIVROS.

Depois de instalado, e reinicializado o Firefox, vai reparar que deve ter à esquerda da barra de endereços um ícone novo (um quadrado azul com uma bola amarela no canto inferior esquerdo).

Se clicar nesse botão, abre-se do lado esquerdo do Firefox um separador vertical, com o iMacros. Na parte de baixo tem três opções: Play; Rec; Edit.

Seleccionar [Rec] e depois clicar em [Record]. Se o iMacros perguntar se quer fechar todos os tabs, responder que não. Clicar em [Stop].

O iMacros vai voltar ao separador [Rec]. Seleccionar na parte de cima do iMacros, logo abaixo da pasta que diz "Favorites" a macro chamada #Current.iim. Na parte de baixo clicar em [Edit] e depois em [Edit Macro]. Vai abrir-se uma segunda janela com o texto da macro. Funciona como um processador de texto. Deve apagar tudo o que lá está, e copiar para lá o texto abaixo:

VERSION BUILD=7361445
TAB T=1
ADD !EXTRACT {{!URLCURRENT}}
SAVEAS TYPE=EXTRACT FOLDER=* FILE=URLS.txt
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:https://cdn.familysearch.org/content/images/icon_next_img.png
WAIT SECONDS=1

Clicar [Save & Close].

Na parte de cima do iMacros clicar com o botão direito do rato na macro #Current.iim e seleccionar [Rename]. Na parte de baixo da janela do iMacros vai ver um campo onde pode escrever o nome da macro. Pode chamar-lhe, por exemplo, "Links-Mormons.iim" (sem aspas, e sem esquecer o .iim), e depois clicar no botão [Rename].

Ficou agora com uma macro, que vai poder usar para todos os livros dos Mormons.


4) OBTER A LISTA DE LINKS DE UM LIVRO.


Ir para a primeira página do livro/documento:

No iMacros seleccionar a macro "Links-Mormons" na parte de cima da janela, e na parte de baixo seleccionar o tab [Play].

No campo "Max:" abaixo de "Repeat Macro" colocar o número total de imagens do livro.

Clicar em [Play (Loop)]

A macro vai começar a executar, percorrendo as imagens uma a uma, e gravando o respectivo link num ficheiro no disco. Esperar que se chegue ao fim de todas as imagens, sem interromper a macro. Se a macro encravar, pode recomeçar-se no ponto onde se ficou.


5) PREPARAR A LISTA OBTIDA PARA DOWNLOAD DAS IMAGENS

Dentro da sua pasta "Documentos" ou "Meus Documentos" vai encontrar uma nova pasta "iMacros" e dentro dessa uma pasta "Downloads".

Nessa pasta vai estar um documento chamado URLS.txt (ou apenas URLS para aqueles que não configuraram o Windows para ver as extensões dos nomes dos ficheiros).

Abrir esse ficheiro com um editor de texto. Serve qualquer editor de texto -- Notepad do Windows, NoteTab Light, Notepad++ -- desde que tenha capacidade de fazer um search & replace simples. É preferível um editor de texto simples ao MS Word.

No editor de texto usar a função de substituir (no Notepad do Windows Editar -> Substituir), e fazer duas substituições em todos os links obtidos (no Notepad do Windows "Substituir tudo").

Primeiro substituir o texto seguinte (incluindo as primeiras ")

"https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.3.1/

por

https://das.familysearch.org/das/v2/apid:


Depois substituir o texto seguinte (incluindo as últimas ")

%3Fcc%3D1850164%26wc%3D8112024"

por

/$dist?ctx=CrxCtxPublicAccess

Ou seja, a linha que era por exemplo

"https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.3.1/TH-1-16279-48687-54%3Fcc%3D1850164%26wc%3D8112024"

transforma-se em

https://das.familysearch.org/das/v2/apid:TH-1-16279-48687-54/$dist?ctx=CrxCtxPublicAccess

ou seja a parte que se aproveita é "TH-1-16279-48687-54", a referência directa para a imagem em questão.

Depois de fazer todas as substituições, e ter uma lista de links com este aspecto, por exemplo:

https://das.familysearch.org/das/v2/apid:TH-1-16279-48687-54/$dist?ctx=CrxCtxPublicAccess
https://das.familysearch.org/das/v2/apid:TH-1-16279-48623-10/$dist?ctx=CrxCtxPublicAccess
https://das.familysearch.org/das/v2/apid:TH-1-16279-48384-14/$dist?ctx=CrxCtxPublicAccess
https://das.familysearch.org/das/v2/apid:TH-1-16279-48535-7/$dist?ctx=CrxCtxPublicAccess

etc., guardar o ficheiro e fechá-lo.



6) FAZER O DOWNLOAD DAS IMAGENS COM O WINHTTRACK

Abrir o WinHTTrack.

Clicar em [Seguinte].

Dar um nome ao projecto. Clicar em [Seguinte]

Se é a primeira vez que se usa o WinHTTRack configurar as opções:

==========
Clicar em [Set Options]

Scan Rules: seleccionar o quadrado que diz gif, jpg, png, tif, bmp

Build:
Local Structure Type: User-defined structure
clicar em [Options] e na janela que aparece escrever exactamente isto:

%r/%h%p/%n%[id:-:::].%t

clicar em [OK] para fechar essa janela
clicar em [OK] outra vez para fechar a janela das Options

Na barra de menu clicar Preferences -> Save Default Options
=========

No menu dropdown de "Action" seleccionar "Get separated files"

Na linha que diz "URL List (txt):" clicar no botão com "...", navegar até à pasta Documentos -> iMacros -> Downloads e seleccionar o ficheiro URLS.txt.

Clicar em [Seguinte]

Clicar em [Concluir]

No fim do Download as imagens vão estar dentro da pasta "nome do projecto", em C:\My Web Sites (Computador -> Disco C: -> My Web Sites).

Se tudo tiver corrido bem, deve apagar-se o ficheiro URLS.txt ou dar-lhe outro nome, para poder ser usado para recolher a lista de links do próximo download.


(todos os links numa linha só, caso fiquem partido nesta mensagem)



Vamos a ver quanto tempo dura este método!

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#283218 | rgmatos | 29 jul 2011 00:12 | Em resposta a: #282879

Cara Rita,

Os mórmons alteraram os endereços!

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.3.1/TH-1-16364-5167-28%3Fcc%3D1913410%26wc%3D9359823

Não sei mais como fazer os downloads. Se você puder dar uma olhada e fazer um novo tuturial para nos ajudar.... =)

Fico devendo mais uma!

Abraços,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#283222 | rlvz | 29 jul 2011 01:50 | Em resposta a: #283218

Caro Ricardo,


Com os novos endereços, o único método que encontrei foi usando o iMacros + WinHTTrack.

Estão as instruções num post mais acima:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282882#lista

Boas pesquisas,


Rita vZ

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#285766 | luizsillos | 26 ago 2011 19:32 | Em resposta a: #277286

Cara Rita, boa tarde. Seguindo o passo-a-passo que a colisteira disponibilizou, consegui fazer o download das duas primeiras imagens, depois deu a seguinte mensagem de erro:


RuntimeError: element IMG specified by SRC:http://digitarq.adbja.gov.pt/image/button_download_big.png was not found, line: 8 (Error code: -921)

O site em questão é Arquivo Distrital de Beja e a macro que usei foi:

VERSION BUILD=7300701 RECORDER=FX
TAB T=1
URL GOTO=http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/viewer?id=1043373
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE={{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}.tif WAIT=YES
WAIT SECONDS=1
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adbja.gov.pt/image/button_download_big.png
SAVEAS TYPE=CPL FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}

Onde posso estar errando?

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#285768 | rlvz | 26 ago 2011 19:58 | Em resposta a: #285766

Caro Luiz Gustavo,


Pode usar a macro abaixo para o AD Beja:

VERSION BUILD=7300701 RECORDER=FX
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=* WAIT=YES
WAIT SECONDS=1
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png


Se estiver com uma ligação de internet lenta, pode aumentar o núnero de segundos de espera na linha
WAIT SECONDS=1

Com esta macro no Arquivo de Beja tem-se a vantagem de as imagens já ficarem gravadas com o nome original. Têm a extensão TIF e não JPG, mas abrem na mesma com os programas habituais.

A primeira imagem do livro tem sempre que ser gravada manualmente.


Melhores cumprimentos,


Rita vZ

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#285911 | luizsillos | 29 ago 2011 01:35 | Em resposta a: #285768

Cara Rita,

Muito obrigado. Deu certo.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

adp

#287055 | JFonseca | 11 set 2011 16:02 | Em resposta a: #277695

Cara Rita van Zeller

Qual é o endereço que possibilita o download dos livros digitalizados do ADP com o Firefox e o add-on DownThemAll ?

Com os melhores cumprimentos,

JFonseca

Resposta

Link directo:

RE: adp

#287138 | rlvz | 12 set 2011 21:41 | Em resposta a: #287055

Caro JFonseca,


Até agora só fiz download dos livros do Arquivo Distrital do Porto com o WinHTTrack, conforme explicado aqui:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=252731#lista

Penso que será possível também usar o DownThemAll, mas só testando, para ter a certeza que o endereço das imagens de cada livro é sequencial. Não estou neste momento com acesso ao computador onde tenho esse software, mas se estiver interessado, na quarta-feira à noite posso experimentar o download de um livro por esse método, a ver se também se consegue.

Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: adp

#290185 | rgmatos | 30 out 2011 16:04 | Em resposta a: #287138

Querida Rita,

O método do iMacros mais o WinHTTrack morreu! Só consigo descarregar quatro ou cinco imagens, depois pára.

Agora, há outra novidade. Os mórmons puseram um novo botão: "SAVE". Não sei se facilita ou complica as nossas tentativas de descarregar o livro inteiro.

Enfim, se durante a semana você descobrir um outro script para descarregar os livros através desse "SAVE", escreva aqui! A gente agradece!

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: adp

#292774 | paribas | 12 dez 2011 22:39 | Em resposta a: #287138

Cara Confrade Rita

Para os livros no arquivo do porto, o que é que está a funcionar. Não consigo copiar nenhum.

Tenho instalado o DownThemAll e iopus !

Será que me poderia dar uma ajuda?

Obrigado

RT

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados - Pedido de ajuda para encontrar link correcto

#295607 | BGLC | 24 jan 2012 23:27 | Em resposta a: #252679

Boa noite!
Depois de insistentes pesquisas encontrei este link: http://www.familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=titlefilmnotes&columns=*%2C0%2C0&titleno=1020900&disp=Registros+paroquiais++ onde estão indicados os microfilmes que pertendo visualizar.

Como faço para saber qual o link de cada um dos microfilmes em causa e como os poderei visualizar ou fazer o download?

Muito obrigado
BGLC

Resposta

Link directo:

RE: adp

#301058 | eliton_s | 28 mar 2012 03:39 | Em resposta a: #287138

por favor, mande este metodo pois nao consigo usando o antigo.

Resposta

Link directo:

RE: adp

#301132 | rlvz | 28 mar 2012 20:04 | Em resposta a: #301058

Caro Eliton,

Dê-me por favor o link do livro em questão, para eu ver qual o melhor método, se existir.

Cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: adp

#301135 | eliton_s | 28 mar 2012 20:38 | Em resposta a: #301132

Prezada Rita,


Acabei descobrindo que o problema era o link:
https://cdn.familysearch.org/content/images/icon_next_img.png

Que deve ser substituido por:

https://cdn.familysearch.org/common/content/images/icon_next_img.png

Muitíssimo obrigado!

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#304483 | tiagova | 29 abr 2012 18:24 | Em resposta a: #252716

Cara Rita,

Será que me pode ajudar com o WinHTTrack na recolha dos livros dos Açores residentes em:
Centro de Conhecimento dos Açores com links semelhantes a este;
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_item1/index.html?

Muito obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#304496 | rlvz | 29 abr 2012 19:59 | Em resposta a: #304483

Caro Tiago,

O DownThemAll! para Firefox faz bem o download destes livros. Apenas tem de obter os endereços directos da primeira imagem e da última (no Firefox, clicando com o botão direito do rato na imagem e seleccionando "View Image" ou "Copy Image Location").

Neste caso o endereço da primeira imagem é:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_item1/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_JPG/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_0001.jpg

e o da última:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_item1/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_JPG/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_0124.jpg

O endereço a utilizar no Download Manager do DownThemAll! é:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_item1/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_JPG/PIC-MD-MADALENA-B-1751-1759_0[001:124].jpg

e a máscara pode ficar como *name*.*ext*

As instruções mais detalhadas para usar o DownThemAll!, se necessárias, estão nesta mensagem:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=280900#lista

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#304506 | tiagova | 29 abr 2012 21:27 | Em resposta a: #304496

Cara Rita,

Muito obrigado pela ajuda.

Um abraço
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#311702 | magno | 11 ago 2012 08:01 | Em resposta a: #277695

Cara Rita van Zeller

Copiei o seu script para o Arquivo de Viseu

VERSION BUILD=7200328 RECORDER=FX
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE={{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}.jpg WAIT=YES
WAIT SECONDS=2
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png


Dá-me o seguinte erro
RuntimeError: ONDOWNLOAD command was used but no download occurred. (Error code: -804)

Será que me podia ajudar?
Muito obrigado.
João Magno

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#311715 | rlvz | 11 ago 2012 15:01 | Em resposta a: #311702

Caro João Magno,


Pode dar-me o link do livro para eu experimentar, p.f.? Pela (horrível) pesquisa do Digitraq não consigo encontrar nenhum livro de Viseu. Não sei quais as paróquias que já estão online.

Obrigada,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#311721 | MCNN | 11 ago 2012 16:01 | Em resposta a: #311715

Cara Rita

Este link dá-lhe todos os livros já disponibilizados pelo AD Viseu

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADVIS%2fPRQ%25

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#311723 | rlvz | 11 ago 2012 16:44 | Em resposta a: #311721

Caro Mário César Navarro,


Muito obrigada! Que saudades do eTombo...


Melhores cumpriemtos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#311724 | rlvz | 11 ago 2012 16:51 | Em resposta a: #311702

Caro João Magno,


Consegui fazer agora o download de um livro com o Firefox -- geralmente acho o iMacros para Internet Explorer mais estável, mas hoje as páginas não abriam no IE, mesmo manualmente, não sei porquê.

O script que usei foi:

VERSION BUILD=7511734
TAB T=1
TAB CLOSEALLOTHERS
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=* WAIT=YES
WAIT SECONDS=2
TAG POS=1 TYPE=IMG FORM=ID:formMain ATTR=SRC:http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png

Este script fecha todas as outras janelas ou tabs do browser, por uma questão de estabilidade. É a linha TAB CLOSEALLOTHERS. Pode removê-la, se conseguir que funcione sem ela. Os ficheiros guardados têm a extensão TIF mas são na verdade JPGs. Pode renomeá-los, se quiser, sem problemas. Não precisam de conversão, basta mudar a extensão mesmo.

Boa sorte, e diga se precisar de mais detalhes,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#311732 | magno | 11 ago 2012 18:35 | Em resposta a: #311724

Desde já muito obrigado pela ajuda. No entanto no Firefox não está a funcionar. Deve ser um problema do meu firefox que não permite descarregar a segunda imagem e dá erro. Instalei no Chrome e está semi a funcionar, pois tem algumas falhas :)

João Magno.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#320381 | eliton_s | 08 jan 2013 21:25 | Em resposta a: #282882

Prezados,


O site dos Mormons passou por uma reforma e a macro nao está funcionando. Quando tento baixar, recebo o seguinte erro:
RuntimeError: element IMG specified by SRC:https://cdn.familysearch.org/content/images/icon_next_img.png was not found, line: 5 (Error code: -921)

Tentei copiar o novo link da imagem e editei a macro, mas nao funcionou. Alguem, por favor, poderia me ajudar.
Grato

Eliton Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#320383 | rlvz | 08 jan 2013 21:30 | Em resposta a: #320381

Caro Eliton Medeiros,

Aqui fica a nova macro:


VERSION BUILD=8021970
TAB T=1
ADD !EXTRACT {{!URLCURRENT}}
SAVEAS TYPE=EXTRACT FOLDER=* FILE=URLS.txt
TAG POS=1 TYPE=A ATTR=ID:next
TAG POS=1 TYPE=DIV ATTR=ID:nav
WAIT SECONDS=20


Pode ajustar o valor de WAIT SECONDS para mais ou para menos, conforme a velocidade a que o site estiver a responder.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#320417 | eliton_s | 09 jan 2013 15:22 | Em resposta a: #320383

Prezada Rita van Zeller,


Muitíssimo obrigado pelas informações. Agora está funcionando perfeitamente!!

Melhores cumprimentos,

Eliton Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320423 | XICO1970 | 09 jan 2013 16:42 | Em resposta a: #301135

Caro Eliton !

Descobri esta sua conversa aqui no forum mas ao clikar neste dito link que facultou não consigo ter acesso !!!

Será que estou a fazer alguma coisa mal ?

Teremos que aderir a alguma coisa ?

Poderia se não for incómodo, dizer os passos de como o Eliton tem acesso por favor !!

Obrigado

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320432 | eliton_s | 09 jan 2013 19:34 | Em resposta a: #320423

Prezado Francisco,

o procedimento todo encontra-se no link:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282882#lista

este procedimento foi postado pela Sra. Rita van Zeller algum tempo atrás. O que tens a fazer é substituir a macro antiga:

VERSION BUILD=7361445
TAB T=1
ADD !EXTRACT {{!URLCURRENT}}
SAVEAS TYPE=EXTRACT FOLDER=* FILE=URLS.txt
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:https://cdn.familysearch.org/content/images/icon_next_img.png
WAIT SECONDS=1

pela nova macro que ela me passou:

VERSION BUILD=8021970
TAB T=1
ADD !EXTRACT {{!URLCURRENT}}
SAVEAS TYPE=EXTRACT FOLDER=* FILE=URLS.txt
TAG POS=1 TYPE=A ATTR=ID:next
TAG POS=1 TYPE=DIV ATTR=ID:nav
WAIT SECONDS=1

Aquele link é de dentro da macro (vide acima).

Atenciosamente

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320506 | XICO1970 | 10 jan 2013 18:40 | Em resposta a: #320432

Caro Eliton !

Muito agradecido pelo esclarecimento !

Parece à primeira vista que é complicado aceder aos livros paroquiais dos Mórmons

Mas com essa explicação estou convicto que vou conseguir sequindo , claro está todos os procedimentos .

melhores cumprimentos


Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320689 | XICO1970 | 14 jan 2013 12:00 | Em resposta a: #320432

Caro Eliton !

Desculpe mais uma vez estar a incomodá-lo com este assunto .

Mas, já segui quase todos os passos da explicação de como abrir as imagens dos Assentos Paroquiais.

Mas quando vou tentar abri-las dá erro !!!

Já tenho essas referidas imagens no tal ficheiro urls.txt

Fiz a tal substituição pelo novo texto mas chegando ao fim ( utilizando o tal programa ) dá vários erros no relatório

Que pena, se calhar fiz alguma coisa mal ... ou será que não é mesmo possível ter acesso a tais assentos on-line ???

Cumprimentos

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320690 | eliton_s | 14 jan 2013 12:09 | Em resposta a: #320689

Prezado Francisco,

Eu penso que o senhor cometeu algum erro. Esse urls.txt nao é porque o senhor esqueceu algum passo?
Lembre-se que quando for escolher o formato de arquivo no WinHTTrack deve ser "get separeted files" (2o passo) onde tem o file download mode...
Tente repetir os passos com mais cuidado e veja se funciona, caso nao seja possivel, veja o nome dos erros que estao ocorrendo, por favor.

Atenciosamente,

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320697 | XICO1970 | 14 jan 2013 13:38 | Em resposta a: #320690

Caro Eliton !

Mais uma vez muitissimo obrigado pelo seu esclarecimento.

Já estou a fazer as suas recomendações.

Agora o WinHTTrack está a trabalhar !

Com os melhores cumprimentos

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320700 | XICO1970 | 14 jan 2013 13:58 | Em resposta a: #320697

Caro Eliton !

Mais uma vez a incomodá-lo !!

O WinHTTrack já fez o seu papel, e os ficheiro foram para a tal directoria que o Eliton disse

Contudo estão com a extensão HTML A MINHA PRÓXIMA pergunta é :

Como é que se faz agora para lêr ou vêr as imagens que o programa passou para o meu PC ?

Desculpe a pergunta !!

Com os meus melhores cumprimentos e desculpe estar a maçá-lo se calhar com perguntas básicas

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320767 | eliton_s | 15 jan 2013 12:06 | Em resposta a: #320697

Prezado Francisco,


Fico feliz em saber que o senhor consegui fazer o programa funcionar e que está funcionando perfeitamente.
Na verdade, como já escrevi, os créditos não sao meus, mas da Sra. Rita Van Zeller que tem feito muito por esta comunidade!

Quaisquer esclarecimentos adicionais, caso precise, pode me contatar!

Atenciosamente,

Eliton Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: adp

#320769 | XICO1970 | 15 jan 2013 12:27 | Em resposta a: #320767

Caro Eliton !

Como eu disse ontem na mensagem o programa fez o seu papel contudo eu não consegui abrir ou ver ou que as imagens aparecessem!!??

O que eu acho que não fiz bem foi a alteração do ficheiro MACRO que eu li numa mensagem que o Eliton me encaminhou da Srª Rita

Van Zeller.

Aí nesse ponto é que eu queria a ajuda do Eliton !!

Ou seja ao ler na mensagem que a Srª Rita escreveu com as alterações a fazer na Macro : Eu não consegui fazer as ditas alterações

pois , o que lá vinha no meu Macro não era igual ao que a Srª Rita lá pôs para se fazer as alterações.

Por isso,se calhar é q que o dito Programa não fez bem o seu trabalho.

Uma pergunta que eu lhe quero fazer é se o Eliton já conseguiu ver as imagens dos paroquiais dos Mórmons ?se sim qual a extensão

das ditas, aquando do correr do programa e do programa enviar para o pc ?

A outra ajuda que eu queria, era em relação ao que eu vou pôr no meu Macro ? eu depois mais para o fim da tarde envio-lhe o que me apareceu no meu MACRO OK ??

Com os meus melhores cumprimentos

Francisco Franco Subtil

P.S: Ao seu dispor

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#324741 | jmnp | 05 mar 2013 17:06 | Em resposta a: #320417

Cara Rita van Zeller,

As suas explicações são fantásticas e agradeço a ajuda prestada. Infelizmente não consigo passar a última etapa que descreve no site dos Mormons: consegui a lista dos URLS de um livro (com a macro alterada depois do pedido do confrade Eliton_s), mas quando ponho o HTTrack a funcionar (com as opções de configuração que a Rita deu aqui), o programa dá um erro que passo a citar:

"16:59:57 Error: "Unauthorized" (401) at link https://das.familysearch.org/das/v2/apid:TH-1971-26487-2258-14/$dist?ctx=CrxCtxPublicAccess (from primary/primary)

O mesmo erro repete-se para cada imagem. No entanto, os links parecem correctos, pois consigo visualizar as imagens no no firefox quando ponho o link na barra de links.

Se me puder ajudar, agradeço imenso.
Atentamente,
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#335911 | PP | 27 set 2013 18:29 | Em resposta a: #320383

Cara confreira Rita van Zeller,

Gostaria, por gentileza, que me indicasse um método para fazer «download» das imagens dos assentos paroquiais do ADP.

Antigamente, utilizava o WinHTTrack, mas, actualmente, parece não funcionar...

Tem alguma sugestão para eu não «incomodar» o servidor com tanta consulta? :)

Agradeço alguma dica.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#335951 | jflfl | 28 set 2013 09:54 | Em resposta a: #252784

Olá Carla, bom dia
'Tropecei' por acaso neste seu post. Muito me interessaria ter acesso aos pdf's que refere de lustosa e barrosas pois é uma área que estou a investigar. Pode disponibiliza-los! O que devo fazer para tal? Obrigado
Joaquim Falcao de Lima

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#335952 | HelenaB | 28 set 2013 10:15 | Em resposta a: #282882

Cara Rita Van Zeller,

Esta recolha é só possível nos livros de acesso público dos mórmons?
As zonas onde pesquiso estão com acesso reservado..

Obrigada.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336052 | rlvz | 30 set 2013 15:51 | Em resposta a: #335911

Caro(a) PP,

O download dos livros do ADPorto faz-se com o iMacros, e a macro seguinte:

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://pesquisa.adporto.pt/image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

Como sempre, ajustar o valor de WAIT SECONDS para mais ou menos, conforme necessário para permitir a completa abertura da página antes de cada download.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336054 | rlvz | 30 set 2013 15:59 | Em resposta a: #335952

Cara Helena,

Por imposição da Direcção Geral de Arquivos os mórmons não têm autorização para facultar os livros dos arquivos dependentes dessa direcção a quem não for membro da igreja mórmon. Só os arquivos que não dependem da DGA (Braga, Coimbra e alguns diocesanos) estão disponíveis para todos. Supostamente esta proibição dos portugueses acederem aos seus próprios registos dever-se-á a uma preocupação da DGA com a identidade do povo português...

https://www.facebook.com/DGARQ/posts/524218060967262

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336060 | camac41 | 30 set 2013 17:49 | Em resposta a: #311724

Cara Rita van Zeller

O script que indicou funciona bem para os Assentos do A.D. Viseu
Para o Arquivo Distrital do Porto substitui a última linha por
TAG POS=1 TYPE=IMG FORM=ID:formMain ATTR=SRC:http://digitarq.adprt.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png
mas dá-me o seguinte erro
RuntimeError: element IMG specified by SRC:http://digitarq.adprt.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png was not found, line: 7 (Error code: -921)

Agradecia que me indicasse o erro que estou a cometer ou outra forma de fazer os downloads

Atenciosamente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336064 | rlvz | 30 set 2013 18:34 | Em resposta a: #336060

Caro Carlos Leal Machado,

Acabei de testar e este script, tal como o indiquei no meu post de hoje:

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://pesquisa.adporto.pt/image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

está a funcionar para o Arquivo Distrital do Porto.

Para Viseu uso o script seguinte:

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336067 | PP | 30 set 2013 19:25 | Em resposta a: #336052

Cara Rita van Zeller,

Muito lhe agradeço a sua gentileza e disponibilidade. Porém não estou a conseguir, certamente por inabilidade minha.

Veja, por favor, se os passos que adaptei ao seu anterior texto estão correctos:

"(...) Se clicar nesse botão, abre-se do lado esquerdo do Firefox um separador vertical, com o iMacros. Na parte de baixo tem três opções: Play; Rec; Edit.

Seleccionar [Rec] e depois clicar em [Record]. Se o iMacros perguntar se quer fechar todos os tabs, responder que não. Clicar em [Stop].

O iMacros vai voltar ao separador [Rec]. Seleccionar na parte de cima do iMacros, logo abaixo da pasta que diz "Favorites" a macro chamada #Current.iim. Na parte de baixo clicar em [Edit] e depois em [Edit Macro]. Vai abrir-se uma segunda janela com o texto da macro. Funciona como um processador de texto. Deve apagar tudo o que lá está, e copiar para lá o texto abaixo:

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://pesquisa.adporto.pt/image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

Clicar [Save & Close].

Na parte de cima do iMacros clicar com o botão direito do rato na macro #Current.iim e seleccionar [Rename]. Na parte de baixo da janela do iMacros vai ver um campo onde pode escrever o nome da macro. Pode chamar-lhe, por exemplo, "Download - ADP.iim" (sem aspas, e sem esquecer o .iim), e depois clicar no botão [Rename].

Ficou agora com uma macro, que vai poder usar para todos os livros dos ADP.


4) OBTER A LISTA DE LINKS DE UM LIVRO.

Ir para a primeira página do livro/documento:
No iMacros seleccionar a macro "Download - ADP" na parte de cima da janela, e na parte de baixo seleccionar o tab [Play].
No campo "Max:" abaixo de "Repeat Macro" colocar o número total de imagens do livro.
Clicar em [Play (Loop)]

A macro vai começar a executar, percorrendo as imagens uma a uma, e gravando o respectivo link num ficheiro no disco. Esperar que se chegue ao fim de todas as imagens, sem interromper a macro. Se a macro encravar, pode recomeçar-se no ponto onde se ficou.

É que aparece-me o seguinte erro:

RuntimeError: ONDOWNLOAD command was used but no download occurred. (Error code: -804)

Peço desculpa, mas se me poder ajudar mais uma vez fico-lhe grato.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336106 | HelenaB | 01 out 2013 16:32 | Em resposta a: #336054

Muito Obrigada pela explicação.

Não percebo (ou percebo...) o porquê da identidade portuguesa também estar presente no atraso da disponibilização de mais paroquiais... :////.

É um trabalho fantástico e grandioso. Não se faz do pé para a mão. São imensos livros! Considero-o até um trabalho histórico! Mas há quase 2 anos que estou à espera de disponibilizarem mais livros numa das freguesias que pesquiso e onde só há um livro paroquial online...

Pena também que a interface do site português não seja tão user friendly/adequada a pesquisas. Pelo menos não está como eu gostaria. A do Family Search parece pensada por alguém que está habituado a pesquisar.

Cumps,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336115 | rlvz | 01 out 2013 20:07 | Em resposta a: #336067

Com esta macro o download das imagens é feito imediatamente. Basta criar a macro e corrê-la. Experimente aumentar o valor de WAIT SECONDS. Pode ser que a imagem não tenha tempo de abrir antes de passar ao comando de download.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336155 | PP | 02 out 2013 15:54 | Em resposta a: #336115

Cara Rita van Zeller,

Desculpe de voltar a aborrecê-la, mas não estou a conseguir... e é certamente erro meu...

Veja, por gentileza, se os meus passos estão correctos para o seguinte exemplo:

Pretendo fazer download do seguinte livro: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=752054

Passos:

1.º Com o livro aberto, clico na macro Download - ADP, onde está o seguinte código:

VERSION BUILD=8510617 RECORDER=FX
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://pesquisa.adporto.pt/image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

2.º Clico no separador «Usar»;

3.º Em «Repetir Macro», no campo «Max:», coloquei 39 (n.º de imagens do dito livro);

4.º Clico em «Usar (Loop)».


E acontece-me o seguinte:

1.º O programa pergunta-me onde quero gravar o ficheiro: «PT-ADPRT-PRQ-PPNF03-001-0017_m0073» (1.ª imagem do livro);

2.º Gravo o dito ficheiro e ele depois faz o download correto da dita imagem;

3.º Depois não faz mais nada... e devolve-me a mensagem: «RuntimeError: ONDOWNLOAD command was used but no download occurred. (Error code: -804)»

Já mudei o WAIT SECONDS para 5, 10, 15 e 30, e ele devolve-me sempre a mesma resposta.

Desculpe uma vez mais de estar a aborrecê-la, mas é muito importante este assunto para mim.

Deve faltar-me um passo qualquer... se me puder ajudar, agradeço.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336159 | carlosmsl | 02 out 2013 17:25 | Em resposta a: #336155

Boa tarde PP

Existe outro método de download que desenvolvi, se quiser pode testá-lo.
Veja o seguinte post:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=332802

Cumprimentos,

CL

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336161 | PP | 02 out 2013 17:31 | Em resposta a: #336159

Caro confrade CL,

Obrigado pela sua atenção.

Todavia, no link, não encontrei o método que desenvolveu. Será este o link certo ou devo enviar-lhe um e-mail?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336163 | carlosmsl | 02 out 2013 17:40 | Em resposta a: #336161

Envie email PP

Cumprimentos

CL

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336187 | rlvz | 03 out 2013 12:18 | Em resposta a: #336155

Caro(a) PP,

1) Pode ser um problema com as configurações do Firefox. Faça o RESTAURO do seu Firefox seguindo as instruções aqui:

https://support.mozilla.org/pt-PT/kb/restaurar-o-Firefox-corrigir-problemas

Note que não se trata de REINSTALAR o Firefox, mas sim de fazer o RESTAURO. Reinstalar não resolve os problemas com o iMacros. Leia atentamente as instruções na página para perceber as implicações do que vai fazer, e siga os passos tal como lá está.

2) Reinstale a última versão do iMacros para Firefox.

http://www.iopus.com/imacros/firefox/

3) Vá a

https://app.box.com/s/2111bg5sf88ttil21czd

Faça download das macros que lhe interessarem. Extraia o conteúdo do ficheiro ZIP para a sua pasta de macros, que deve estar algures em Documentos - iMacros - Macros

4) Abra a primeira página do livro, lance o iMacros e faça o download.

Isto funciona para Firefox e Windows. Não aconselho outros browsers e de MAC não sei nada.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336189 | vsuzano | 03 out 2013 12:42 | Em resposta a: #336187

aproveito também.

obrigado pela disponibilidade

cumprimentos

VSuzano

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336212 | PP | 03 out 2013 18:28 | Em resposta a: #336187

Cara confreira Rita van Zeller,

Uma vez mais lhe agradeço a sua disponibilidade, ajuda e partilha.

Confesso que já tinha criado a minha própria macro, analisado o site e os botões necessários com o «inspeccionar elemento» do Firefox... tudo parecia bem, mas nada... Já estava prestes a desistir...

Ainda pensei que não fosse possível executar a macro, pois o servidor, mediante a execução de um código javascript, é que disponibilizava a imagem... Assim pensei que tinha que descobrir qual o código para poder executar a macro.

Em suma, bastava restaurar o Firefox, como muito bem me indicou. Nunca me lembraria de tal: ainda pensei que tivesse que o instalar de novo e nem sequer sabia que podia apenas restaurá-lo.

E tudo funciona agora bem. Já testei e o download correu bem.

Apenas me surge esta mensagem, mas, mesmo assim, consigo descarregar todo o livro: RuntimeError: element INPUT specified by ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight was not found, line: 4 (Error code: -921)

Muito obrigado pela sua atenção e pelo gentil link da sua «macroteca». :)

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336217 | lezico | 03 out 2013 20:14 | Em resposta a: #336212

Eu mesmo restaurando o firefox continuo a não conseguir, não é grave pois a macro que fiz há muito tempo funciona, apesar de ter de usar a versão de imacros anterior à 8. Ia aconselhar a tentar isso, mas felizmente já conseguiu que funcionasse.

De qualquer modo deixo aqui a minha macro, para quem quiser, até porque testei noutro computador e funcionou com a última versão do imacros. Funcionou em todos os distritos que testei, não garanto que funcione em todos os que existem. No meu caso não costuma haver problemas com a velocidade no valor médio.


VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
TAB T=1
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}} WAIT=YES
CLICK X=334 Y=123
CLICK X=1037 Y=823

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336225 | PP | 03 out 2013 22:06 | Em resposta a: #336217

Caro confrade,

Experimente desinstalar o Firefox.

Eu fiz muitas mudanças no browser e penso que terá sido isso que bloqueava alguma coisa.

Se não consegue com o restauro, experimente então reinstalá-lo... Pode ser que resulte.

Agradeço ainda a sua colaboração e gentil partilha do código.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336374 | camac41 | 07 out 2013 12:11 | Em resposta a: #336064

Cara Rita van Zeller

Mais uma ves muito obrigado pela ajuda. Está tudo a funcionar na perfeição, Montei um disco SSD para o processo ser mais rápido. Também aumentei o tempo do computador entrar em repouso para não haver interrupções.

Cordialmente

Carlos Leal Machafdo

Resposta

Link directo:

RE: folhear livros paroquiais digitalizados

#336700 | tiagova | 13 out 2013 14:37 | Em resposta a: #252716

Boa tarde,

Alguém me sabe dizer a razão para o excessivo tempo de download dos livros paroquiais digitalizados de Viana do Castelo. Mais de 7 horas o que me obriga a interromper também pelo excessivo espaço em disco que consome (superior a 1 GB). Estou a utilizar o software WinHTT Track Website Copier.

Muito obrigado por qualquer dica sobre este assunto

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#352434 | pgarr | 24 nov 2014 13:05 | Em resposta a: #252679

Caros,
Sou utilizador de um Mac e por isso utilizo o SiteSucker.
Haverá outros confrades que também o utilizem e que me possam ajudar?
P.ex.:
Em todos os livros do Centro de Conhecimento dos Açores, consigo extrair todas as páginas.
Já no AD de Beja (Serpa), depois de usar o link de um determinado livros, não consigo descarregar as páginas desse livro, pelo contrário, descarrego só a primeira página... de todos os livros?
Será que alguém me pode dr uma ajuda?
Grato
Pedro Garrido

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#352435 | jmnp | 24 nov 2014 14:43 | Em resposta a: #252679

Caro Pedro,

Peço desculpa se a minha resposta for descabida e inconclusiva, mas já experimentou usar o add-on IMacro para Firefox? Tenho ideia que funciona com os Mac. No caso do AD Beja, poderá utilizar esta macro:

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+_{{!NOW:yyyymmdd_hhnnss}}.jpg
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adbja.arquivos.pt/image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

... que é da autoria de Rita Van Zeller e que pode encontrar no site tombo.pt ( link: http://tombo.pt/content/como-usar-o-tombopt )

Se precisar de ajuda, diga qualquer coisa.
Cumps

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#352436 | camac41 | 24 nov 2014 16:32 | Em resposta a: #252679

Meus caros
Por indicação do confrade Graça Pereira utilizo só duas macros
Macro 1

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
SET !ERRORIGNORE YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=img ATTR=src:image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=input:image FORM=id:formMain ATTR=id:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

Macro 2 - Ficheiros no Archeevo

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
SET !ERRORIGNORE YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=img ATTR=src:image/button_download_white_small.png
TAG POS=1 TYPE=img ATTR=src:image/button_forward_white_small.png
WAIT SECONDS=5

Cordialmente

CLM


Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#352449 | pgarr | 25 nov 2014 10:44 | Em resposta a: #252679

Caro jmnp,
Desculpe a utilização das iniciais!
Muito obrigado pela sugestão. Estava a ver se com SiteSucker resolvia o problema. Assim, e até melhor opinião, vou seguir o seu conselho. Primeiro com o Chrome (que á tenho instalado) e se não resultar, então com o Firefox.
Se tiver alguma dúvida ou dificuldade, espero poder abusar da sua colaboração.
Cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#357979 | Filipe Manuel | 26 mai 2015 15:58 | Em resposta a: #282882

Caríssimos,

Isto está difícil!

Depois de um tempo parado na pesquisa e dispondo agora de mais tempo, gostaria de voltar a fazer downloads de imagens de registos paroquiais até porque reparei haver já muitos online.

Usava o winHttrack método explicado pela Rita Van Zeller (que adorava!) e consegui muitos livros mas agora estou com dúvidas:

O winhttrack já não funciona? Corri o fórum todo aqui e pelo que percebi agora que os arquivos são archeevo (para distrito de Coimbra) é preciso o imacros. Tentei pelo método imacros +Firefox e não estou a conseguir. Alguma falha minha certamente. ( não aparece o ficheiro urls quando abro o ficheiro downloads dentro do imacros.

Precisava muito para os distritos Coimbra Viseu e Aveiro.

A macro a inserir muda?
Se alguém pudesse esclarecer-me sobre o método procedimento a usar ficaria tão grato pela ajuda dispensada!!

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#357982 | Filipe Manuel | 26 mai 2015 17:48 | Em resposta a: #252779

Caríssimos,

Isto está difícil!

Depois de um tempo parado na pesquisa e dispondo agora de mais tempo, gostaria de voltar a fazer downloads de imagens de registos paroquiais até porque reparei haver já muitos online.

Usava o winHttrack método explicado pela Rita Van Zeller (que adorava!) e consegui muitos livros mas agora estou com dúvidas:

O winhttrack já não funciona? Corri o fórum todo aqui e pelo que percebi agora que os arquivos são archeevo (para distrito de Coimbra) é preciso o imacros. Tentei pelo método imacros +Firefox e não estou a conseguir. Alguma falha minha certamente. ( não aparece o ficheiro urls quando abro o ficheiro downloads dentro do imacros.

Precisava muito para os distritos Coimbra Viseu e Aveiro.

A macro a inserir muda?
Se alguém pudesse esclarecer-me sobre o método procedimento a usar ficaria tão grato pela ajuda dispensada!!


Alguém nos faz um update do método a ser usado actualmente para distritos de Coimbra Aveiro e Viseu?

Um grande bem haja para ajuda tão preciosa!

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#357984 | nunomiguelmiranda | 26 mai 2015 21:20 | Em resposta a: #252679

Caro Filipe,
Posso-lhe dizer apenas como eu faço... O add-on para o Firefox nunca funcionou comigo. Por isso utilizo o software "completo" do iMacros 10 (http://imacros.net/download). Durante 30 dias pode usá-lo sem restrições, mas depois disso fica com funcionalidade, mas felizmente o que eles limitam não é a capacidade de correr macros, pelo que até hoje continuo a conseguir transferir os livros paroquiais.

Para Viseu (digitarq) uso esta macro, que até agora (há 5 minutos) funciona sem problemas:

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=+.jpg
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.advis.arquivos.pt/image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

Para Coimbra já não o posso ajudar, pois nunca transferi ficheiros de nenhum sistema Archeevo.

O iMacros completo tem uma vantagem adicional: para aqueles arquivos em que recebemos um erro e a imagem não é transferida, passo para o iMacros e ele transfere-as sem problemas. Talvez seja mais persistente... :-)

Espero que isto ajude.
Cumprimentos,
Nuno

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#357985 | nunomiguelmiranda | 26 mai 2015 21:22 | Em resposta a: #357984

Correcção: em vez de "fica com funcionalidade." queria dizer "... fica com funcionalidade limitada". :)
-Nuno

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#357994 | camac41 | 27 mai 2015 00:37 | Em resposta a: #357982

Caro Filipe

Utilizo as seguintes macros no Imacros do Firefox que m. Pereirae foram indicadas pelo confrade A. G

Macro para Archevo

VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
SET !ERRORIGNORE YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=img ATTR=src:image/button_download_white_small.png
TAG POS=1 TYPE=img ATTR=src:image/button_forward_white_small.png
WAIT SECONDS=5


Macro para outros tipo de ficheiros


VERSION BUILD=7601105 RECORDER=FX
SET !ERRORIGNORE YES
ONDOWNLOAD FOLDER=* FILE=*
TAG POS=1 TYPE=img ATTR=src:image/button_download_big.png
TAG POS=1 TYPE=input:image FORM=id:formMain ATTR=id:ViewerControl1_ImageButtonScrollRight
WAIT SECONDS=5

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#358089 | jmnp | 29 mai 2015 10:54 | Em resposta a: #252679

Caros,

Uso bastante o iMacro para os distritos de Aveiro e Viseu. No caso de Viseu, já não uso há algum tempo portanto a minha macro poderá estar desactualizada, não tenho a certeza.

Para Aveiro, e tendo em conta o elevado número de livros paroquiais, uso uma estratégia diferente que é:
- abrir vários livros paroquiais ao mesmo tempo, em vários separadores, por exemplo livro baptismos 1860 no primeiro separador, baptismos 1861 no segundo separador, baptismos 1862 num terceiro separador, etc., posso ir até 10 ou 20 separadores abertos ao mesmo tempo.
- colocar-me no primeiro separador
- se (muito importante) os primeiros 5 separadores (livros paroquiais) tiverem mais ou menos o mesmo número de folhas (imagens tiff), então uso a macro (ver mais abaixo) com o botão "Usar (Loop)", tendo no campo "Max" o número de folhas contidas no livro paroquial com mais folhas + 1. Por exemplo: o separador 1 tem 27 folhas, o n.º2 tem 23 folhas, o n.º3 tem 25 folhas, o n.º4 tem 29 folhas, o n.º5 tem 16 folhas, coloco então como máximo "30".
- uso então a macro, algumas imagens irão ser repetidas mas bastará eliminar as redundâncias, é fácil porque o ficheiro ficará gravado com a indicação "(6)" se for gravado 7 vezes por exemplo.

Aqui vai a macro. Trata-se apenas da repetição 5 vezes da mesma coisa, sendo que na linha "TAB T=n", o n é o número do separador. Tenho a mesma macro para 10 separadores (basta copiar/colar e substituir os últimos 5 por TAB T=6 etc.)
Atenção que a linha que diz "SET !ERRORIGNORE YES" tem de aparecer apenas uma vez e sempre no fim da macro.


VERSION BUILD=8820413 RECORDER=FX
TAB T=1
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adavr.arquivos.pt/image/button_download_big.png
WAIT SECONDS=2
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonThumbnailNext
WAIT SECONDS=3
TAB T=2
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adavr.arquivos.pt/image/button_download_big.png
WAIT SECONDS=2
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonThumbnailNext
WAIT SECONDS=3
TAB T=3
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adavr.arquivos.pt/image/button_download_big.png
WAIT SECONDS=2
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonThumbnailNext
WAIT SECONDS=3
TAB T=4
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adavr.arquivos.pt/image/button_download_big.png
WAIT SECONDS=2
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonThumbnailNext
WAIT SECONDS=3
TAB T=5
TAG POS=1 TYPE=IMG ATTR=SRC:http://digitarq.adavr.arquivos.pt/image/button_download_big.png
WAIT SECONDS=2
TAG POS=1 TYPE=INPUT:IMAGE FORM=ID:formMain ATTR=ID:ViewerControl1_ImageButtonThumbnailNext
WAIT SECONDS=3
SET !ERRORIGNORE YES

Atenção: se quiserem usar a internet enquanto a Imacro está a funcionar, tem de abrir outra janela do Firefox (não estou a dizer "outro separador", mas sim "outra janela"). Aí poderão usar a internet normalmente numa janela Firefox, enquanto na outra janela do Firefox terão vários separadores e o Imacro em funcionamento. Depois, os ficheiros ficam gravados e como têm a indicação do livro paroquial não será difícil organizá-los. Tem acelerado o processo no meu caso.

Não sei se expliquei bem, pelo que não hesitem em pedir esclarecimentos se necessário.

Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

folhear livros paroquiais digitalizados

#367784 | MALTA | 01 abr 2016 21:35 | Em resposta a: #304496

Cara Rita,há um tempo respondeu-me a uma questão e que na altura lhe agradeci. A questão era a dos programas aqui aplicados para retirar os livros completos,sendo que os livros têm de estar abertos para consulta quando pesquisados e que estes IMacros simplesmente os passava inteiros para uma pasta.Isso foi o que me foi referido e que os livros lá inseridos mas que não se podem abrir,nada feito.Correcto?
Agora vem a talho de foice a questão dos livros dos Mormons,pois que como foi referido os mesmos só podem ser consultados por pessoas que aceitem ser seus membros.Ora bem,face ao exposto,coloco a seguinte questão :Como com este IMacros se podem abrir os livros referenciados em Family Search,quando na pesquisa eles estão lá referenciados desde o nºinicial ao último número,mas que somos remetidos para sermos seus membros? Suponho que esta pergunta ou resposta à mesma sirva para tornar este forum cada vez mais rico.Um bem haja para si e restantes confrades.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 20:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen