Enorme coincidência?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Pessoas

Enorme coincidência?

#252870 | aalmartins | 08 abr 2010 23:09

Boa noite a todos,

Estive hoje no ADB à procura de dados sobre o neu bisavô paterno. Seu nome Joaquim Justiniano de Araújo Leão. Tinha tirado uma cópia em tempos quando ainda estava online do ADB uma inquirição genere do referido nome. No entanto ao ler esta inquirição deparei-me com a data de nascimento de 1820. Ora tendo o meu avô nascido em 1894 quer isto dizer que o meu suposto bisavô teve o meu avô com 74 anos! acham que posso seguir esta pista? não acham que seria coincidência a mais nesta altura e na mesma zona geográfica duas pessoas com o mesmo nome, ainda para mais quando maioria dos nomes eram pequenos?
Estou numa encruzilhada...


Obrigado pela vossas opiniões,

António Martins

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#252871 | evieira | 08 abr 2010 23:41 | Em resposta a: #252870

Dentro da mesma família, é provável que hajam homónimos. Talvez o seu bisavô tenha o mesmo nome do que o pai, referindo-se esta data de nascimento ao seu trisavô. Talvez se trate de um tio do seu bisavô. Vá recuando pelos paroquiais (baptismos e casamentos) que logo descobre.

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#252874 | coviantiga | 09 abr 2010 00:33 | Em resposta a: #252870

Caro confrade
Diz-lhe alguma coisa Joaquim José Leão de Penela , casado com Filipa Joaquina de Vale de Póvoa-Lordosa?
Estes encontrei-os em Alpedrinha e há lá mais "Leões".Têm a ver com os seus?
Ninguém pensa a diversidade de famílias que foram para Alpedrinha.Até de Guimarães , Lamego e tantas outras.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#252898 | CNT | 09 abr 2010 16:33 | Em resposta a: #252870

Caro António Martins: não me parece nada doutro mundo que esse seu antepassado tivesse um filho aos 74 anos; um visavô meu teve o último quando tinha 73. Nessa época muitos portugueses ainda eram, física e mentalmente, de rígida têmpera. Hoje, muitos, apenas são de rígida e comprida língua.
Cumprimentos / CNT

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#252904 | Matilde Souto Pires | 09 abr 2010 18:25 | Em resposta a: #252870

Senhor António Martins

De facto Joaquim Justiniano de Araújo Leão nasceu em 1820 .Nasceu no lugar do Sobrado (quinta do Sobrado) na freguesia de Santa Maria de Telhado -Vila Nova de Famalicão.Filho de Rodrigo António de Araújo Leão e D. Maria Delfina Barbosa da Silva,Ele de Telhado ,ela da freguesia de S. Pedro de Vila Real.
A sua Inquirição de Genere foi feita em 1847,já Ele tinha 27 anos e tudo indica que só passou a ter filhos depois , visto que não consta ser casado e dizer que pretendia seguir o estado eclesiástico.Alem disso o seu Avô pode não ter sido o filho mais velho.Houveram pelo menos mais dois filhos , irmãos ? de seu Avô ,Bernardo Casimiro de Araújo Leão e Henriqueta Maria Augusta de Araujo Leão,que nasceu em 1837 e casou em 1860
Joaquim Justiniano ,Bernardo Casimiro , Henriqueta Maria foram bisnetos de João de Araújo Leão (cavaleiro professo da Ordem de Cristo e Sargento -Mor). que nasceu em 1705 ,casou em 1755 ,teve 12 filhos, tendo o último nascido em 1773.Ou seja já tinha 68 anos quando nasceu o último filho e sua mulher D. Ana Eusébia Marcelina de Figueiredo já tinha 40 anos,só por isso ,possivelmente é que não tiveram mais filhos.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

P.S.Detectei mais outro possivel irmão de seu Avõ,António Maria Augusto de Araujo Leão , filho de Rodrigo (sem António) de Araujo Leão que foi testemunha de um casamento em Telhado em 1844 e tambem oriundo da Casa do Sobrado e que faleceu em 1856.Por curiosidade neste assento de óbito consta que a cerimónia foi feita com pompa ,que voluntáriamente seus Avós lhe mandaram fazer ,por ser filho familiar nõ legitimado

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#252986 | CNT | 11 abr 2010 13:49 | Em resposta a: #252898

Bisavô e não visavô!

Se assim não fosse, era caso para dizer que os vomveiros de Vraga vorraram as votas na vosta de voi.

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#252991 | aguerreiro | 11 abr 2010 17:50 | Em resposta a: #252898

e tinham muitos primos! E o ADN ainda não dava prova..
aguerreiro

Resposta

Link directo:

Línguas rígidas e compridas.

#252995 | CNT | 11 abr 2010 20:46 | Em resposta a: #252991

Imagino que tal certeza só poderá fundamentar-se na experiência pessoal e familiar...
De tal ordem que exclui o recurso ao ácido desoxirribonucleico; obviamente desnecessário, para alguns insolentes e eunucos psicofisiológicos.

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#253082 | aalmartins | 13 abr 2010 09:59 | Em resposta a: #252874

Bom dia M.Campos,

Não, não tenho qualquer conhecimento de familiares meus nessa zona do país.

Um abraço,
António Martins

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#253100 | aalmartins | 13 abr 2010 20:15 | Em resposta a: #252904

Boa tarde, cara Matilde,


Eu sei de quatro irmãos do meu avô, no entanto desconhecia por completo os nomes de possiveis irmãos que me referiu. meus tios avôs que "conheço" são:

José de Araújo Leão Martins
Amélia de Araújo Leão Martins
Cândida de Araújo Leão Martins
Leonidia de Araújo Leão Martins

Todos com a mesma filiação, ou seja: Joaquim Justiniano de Araújo Leão Martins e D. Maria do Carmo Gomes Araújo Martins

Aqui lhe deixo também um link onde poderá ver o nome do meu avô como Pergoeiro das festas Nicolinas em 1883 e 1884 e autor dos mesmos pregões em 1914/1915/1916/1917!!

http://www.aaelg-velhosnicolinos.net/index.php?p=nicolinas&s=festas&ss=pregao


Os meus melhores cumprimentos,

António Martins

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#253152 | Matilde Souto Pires | 14 abr 2010 17:51 | Em resposta a: #253100

Caro Senhor António Martins

Peço imensa desculpa pela informação incorrecta que lhe enviei.
Seu bisavô Joaquim Justiniano de Araújo Leão foi o 2º filho do casal Rodrigo António de Araújo Leão e D. Maria Delfina Barbosa e Silva,que casaram aos 20 de Abril de 1818 e têve pelo menos mais dois irmãos inteiros:
Bernardo Casimiro de Araujo Leão e Henriqueta Maria Augusta de Araujo Leão,que nasceu em1837 e casou em 26-11- 1860
Como vê troquei o seu Avô pelo seu bisavô

Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#253505 | aalmartins | 22 abr 2010 00:01 | Em resposta a: #253152

Cara Matilde,

Recebi hoje do ADG o assento de baptismo do meu avô e... e o "meu" bisavô não é o mesmo Joaquim Justiniano de Araújo Leão, no entanto penso que poderá haver uma ligação a esta familia de V.N.Famalicão, pois os padrinhos de baptismo do meu avô são de lá. De seguida lhe transcrevo os dados do meu avô: "...Filho legitimo de Joaquim Justiniano de Araújo Leão Martins, pharmaceutico e de D.Maria do Carmo Gomes Martins naturais da freguesia de S.Sebastião da cidade de Guimarães... neto paterno de António José Pereira Martins e de D. Delfina de Araújo Leão e materno de Manuel Luis Gomes e de D. Antónia Cândida dos Prazeres Gomes, foi padrinho António de Araújo Leão, casado, proprietário, do lugar das Cazeiras? da freguesia de Santa Maria de Oliveira do concelho de Famalicão, e foi madrinha Maria Joaquina Pedrosa Machado , mulher do dito padrinho..." Por incrivel que pareça existiram mesmo dois Joaquins, existirá alguma relação familiar? Estou agora à espera das certidões dos nomes referidos neste assento, quando tiver mais novidades lhe direi.

Os meus cumprimentos,

António Martins

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#261341 | bedeca | 31 ago 2010 06:50 | Em resposta a: #252870

lendo as mensagens de vocês fico angustiada. não sei nada sobre a familia de meu avô materno cornelio manuel martins. E me dei conta com 47 anos, que nun ca perguntei,talvez por que ninguém comentava sobre a origem. o que vocês acham?
Como vou em busca de certidões de batismo,de óbito. Vejo também nas pesquisas que muitos filhos assinavam primeiro o sobrenome do pai depois, o da mãe. era assim ou eu estou enganada,visto que estou iniciando a pesquisa.


meus cumprimentos e abraços a todos

nara helena martins rosenhaim

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#261346 | JCC | 31 ago 2010 14:32 | Em resposta a: #261341

Cara nara helena martins rosenhaim

Sugiro que, para se iniciar, leia:

http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

One encontrará indicações muito úteis sobre como começar a pesquisa.

Quanto à sua questão, em Portugal, ordem dos sobrnomes (que cá chamamos apelidos) tem sido muito variável ao longo do tempo, não sendo poss+ivel estabelecer regras para a sua ordem nem, muitasvezes, para as escolhas de sobrenomes. Existem casos em que os vários irmãos têm sobrenomes oferentes.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Enorme coincidência?

#261385 | bedeca | 01 set 2010 04:52 | Em resposta a: #261346

caro sr. joão cordovil cardoso


seguirei seu conselho. obrigada

Resposta

Link directo:

Enorme coincidência?

#354625 | jmnovais | 11 fev 2015 17:37 | Em resposta a: #253505

caro antonio martins,

a ligação existe, mas é outra: O seu bisavô (Joaquim Justiniano Leaõ, n. Sebastião-Guimarães em 4-2- 1893; casado em era filho de Antonio Jose Pereira Martins, boticáro, de s pedro de oliveira,, e d. Delfina Casemira de Araujo Leao, natural de telhado, famalicao; neto paterno de joao martins gomes e maria pereira; materno de rodrigo de araujo leao e maria delfina barbosa e silva
o "outro" Joaquim Justiniano de Araujo Leão, padre, era tio materno do seu bisavô e seu padrinho de baptismo.

reparo agora que a sua mensagem já tem uns aninhos; provavelmente já dispunha desta informação, mas aqui fica de qualquer modo
cumprimentos
joão novais

Resposta

Link directo:

Enorme coincidência?

#423715 | Filipa Carneiro | 29 abr 2020 00:11 | Em resposta a: #252870

Boa noite,
Joaquim Justiniano Araújo Leão Martins nasceu a 1863/02/02 em S. Sebastião (Guimarães), o que pode ser verificado on-line no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta de Guimarães (https://archeevo.amap.pt/details?id=104139).
Casou com Maria do Carmo Gomes Martins e há registo em Guimarães de uma filha Amélia, nascida a 1888/12/07.
Neste arquivo, não consigo descobrir outros filhos de Joaquim Justiniano, mas podem não ter nascido em Guimarães.
Teve vários irmãos (Abel, Felicidade, Alfredo, Júlia, Maria, Amélia e Bernardo) e a Maria de Oliveira de Araújo Leão Martins (vimaranense), da qual sou bisneta.
São filhos de António José Pereira Martins e Delfina Casimira Martins.
Avós paternos João Martins Gomes e Maria Pereira.
Avós maternos Rodrigo Araújo Leão e Antónia de Araújo Leão
A árvore da minha família é um pouco estranha, pois houve alguns casamentos entre primos. A minha bisavó (Maria de Oliveira de Araújo Leão Martins) casou com um primo (José da Costa Carneiro). Ela filha de Delfina e ele filho de Henriqueta Araújo de Leão, que eram irmãs. A Maria de Oliveira teve 3 filhos. Os filhos de 2 deles casaram-se… os meus avós.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 23:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen