Biblioteca Digital do Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Regiões

Biblioteca Digital do Alentejo

#252996 | 2570 | 11 abr 2010 21:52

Caros Confrades
Divulgo aqui este site no intuito de que o mesmo seja uma mais valia para quem pesquisa o Alentejo.
No site é possível ler as obras e/ou fazer o download das mesmas, em PDF
Cumprimentos
Joaquim Martins


http://www.bdalentejo.net/

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253007 | cfpp | 12 abr 2010 02:14 | Em resposta a: #252996

Caro Joaquim Martins
Fiz uma visita rápida e mesmo assim, achei que tem muita razão; deve ter todo o interesse para quem pesquisa o Alentejo e não só - Muito interessante!
Muito obrigada pela informação.

Mª Carlota

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253042 | vabopi | 12 abr 2010 18:43 | Em resposta a: #253007

Caro Joaquim Martins:

Igualmente achei de grande interesse a disponibilização de tanta informação nem sempre de fácil acesso pelos meios tradicionais.

Atrevo-me a questioná-lo sobre se conhece alguma referência ao antigo Convento de São Domingos em Évora?
Interessa-me particularmente qualquer informação a esse respeito.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253139 | JCC | 14 abr 2010 14:39 | Em resposta a: #253042

Caro Vasco Galvão

Também eu gostraia muito de encontrar documentação sobre esse convento. Tenho procurado com algum afinco mas semgrandes resultados.

Era nesse convento que estava a Capela dos Cordovil, e já encontrei alguma coisa em manuscritos gaurdados na Biblioteca Pública de Évora.

Existem também algumas referências, ao que me recordo sem grande relevo, na "Évora lastimosa" (creio ser este o título mas não estou seguro)

Se vier a encontrar alguma coisa proponho-lhe que troquemos aqui informções.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253140 | josemariaferreira | 14 abr 2010 15:21 | Em resposta a: #253139

Caro João Cordovil Cardoso

Dos Cordovil, comendador(es) de Ourique?


Cpts

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253145 | JCC | 14 abr 2010 15:55 | Em resposta a: #253140

Caro José Maria

Seria dos Morgados e sesu descendentes.

Qaunto a esse comnedador, não sei quem é. Só conheço um comnedador na Ordem de Cristo, mas não era de Ourique. Em Ourique ( ou nessa zona) só me recordo de antepassados Limpo e Guerreiro
Pode mandar-me mais dados?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253147 | vabopi | 14 abr 2010 16:26 | Em resposta a: #253139

Caro João Cordovil Cardoso:

O meu interesse também advém da existência de uma capela - dos Boto - instituida por Gonçalo Boto em 1477. O último administrador da capela foi um meu tetravô pelo que tenho alguma documentação da administração dos bens, mas nada relativo propriamente à capela ou ao convento.

Pedi em tempos (1977) informação sobre o assunto à Câmara Municipal de Évora, cujo chefe da Divisão de Cultura e Desporto muito gentimente me fez chegar cópia do que consta em:
- Inventário Artístico de Portugal, Túlio Espanca
- A Cidade de Évora (Boletim da Comissão Municipal de Turismo de Évora) vol. XI, nºs 35-36, Túlio Espanca

É o conjunto de informação sobre o convento mais completo que conheço, no entanto não refere as "nossas" capelas.
Existe também alguma informação na Revista Portuguesa de Arqueologia, disponível no site do Igespar, mas também não acrescenta nada sobre as capelas.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253149 | JCC | 14 abr 2010 16:49 | Em resposta a: #253147

Caro Vasco Galvão

O manuscrito que lhe referi creio que ´o "livro" das capelas e obrigações ou qualquer coisa do género e foi lá que encontrei a descrição mais completa que possou sobre o testamento e os bens que ficaram vinculados.

Confesso que não voltei à BPE para ver o que havia mais, mas pode ser uqe se encontrem mais coisas pois creio que o espólio deste convento se encontra naquela biblioteca.

Possuo o IA de P - Evora e alguns nºs do Boletim, mas não sei se terei esses (tenho-os em Évora...)

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253150 | vabopi | 14 abr 2010 16:55 | Em resposta a: #253147

Correcção:
O meu pedido à CME é de 1997...

Adenda:
Há também referência ao convento no livro "Documentos Históricos da Cidade de Évora" de Gabriel Pereira disponível na Biblioteca Digital do Alentejo.

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca Digital do Alentejo

#253259 | josemariaferreira | 17 abr 2010 19:32 | Em resposta a: #253145

Caro João Cordovil Cardoso

Tenho algo relacionado com um Cordovil que foi Comendador de Ourique, mas neste momento tenho procurado tudo e não consigo encontrar, não sei ao certo donde tirei essa informação se foi de algum testamento ou dos livros notariais.

Mas recorda-me na altura de o associar a Francisco de Cordovil, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=178321
cavaleiro e comendador da Ordem de Cristo, alcaide-mór de Basto e morador a S. Tiago, que teve fiança do Conde de Basto, D. Diogo de Castro, para concerto das Igrejas e Casas da residência das suas comendas de Almodôvar e Garvão.

O meu interesse era saber a sua ligação ao culto do Espírito Santo, porque ele em Panoyas parece ter uma certa ligação com os Homens da Irmandade do Espírito Santo e ainda por cima foi procurador D. Maria Margarida de Castro e Albuquerque http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=49536 para casar com D. Miguel de Portugal, irmão do Conde do Vimioso, e que mais tarde foi 7º Conde de Vimioso. Condes do Vimioso estes ainda ligados por laços familiares à família de Cristóvão Colombo!!!

Não haverá algo nesse Convento em que estava a Capela dos Cordovil, ou em alguns manuscritos na Biblioteca Pública de Évora, ou do Arquivo de Família que se possa comprovar que Francisco Cordovil era devoto do Culto do Espírito Santo (ou outro)?

Estes Cordovil que são seus ascendentes terão ainda ligação familiares dos Cordovil de Lagos, próximos dos Morgados de Messejana?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 23:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen